Há quem pense que a Capadócia é uma cidade, mas não, ela na verdade é uma região formada por algumas cidades e vilarejos bem no meio da Turquia, famosa por suas formações geológicas singulares, pelos voos de balão, pelas cidades subterrâneas, pelos cavalos selvagens e por ser o local de nascimento de São Jorge. É um lugar especial!
Se você está pensando em conhecê-la, vou listar abaixo 15 dicas da Capadócia, pois foram dúvidas que eu mesma tive quando estava planejando a minha viagem. Espero que possam te ajudar.
=> Importante: Por que contratar um seguro viagem? (dicas + desconto)
Dicas da Capadócia
Como chegar na Capadócia?
Nós fomos de avião e existem 2 aeroportos na Capadócia, o Nevsehir Kapadokya Airport (o mais próximo de Goreme) e Kayseri Erkilet Airport (o que usamos). As empresas que voam para lá são a Turkish Airlines, Pegasus, Onur e Sum Express.
Para ir do aeroporto até a sua hospedagem, o mais provável é que você tenha que contratar um serviço de transfer, mas antes verifique se o seu hotel não oferece esse serviço, pois a maioria o faz.
Você pode ainda ir de carro ou ônibus, mas uma viagem de Istambul até lá leva em média 12 horas.
Dica => Transfer de/para o aeroporto da Capadócia
Como se locomover pela Capadócia?
Bom, neste quesito as 3 opções são: ou você aluga um carro e faz tudo por conta própria, ou contrata um guia particular com transporte (foi a nossa opção), ou contrata uma excursão local (day tour), pois o que não falta por lá são empresas oferecendo esse tipo de serviço.
Transporte público? Esqueça!
Transporte => Ônibus hop on hop off na Capadócia
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Quais são as principais vilarejos e cidades da Capadócia?
A maior cidade é Kayseri, como disse antes, mas a região tem ainda Nevsehir, Aksaray, Nigde, Derinkuyu, Kaymakli, Ihlara, Goreme, Uçhisar, Urgup e Avanos.
Quanto tempo é necessário para visitar a Capadócia?
Eu diria que 2 dias, mas se só tiver 1, ok! Claro que em 1 dia não poderá visitar tudo, mas os top 5, sim.
Em 2 dias na Capadócia você consegue ver com calma as coisas mais importantes e ainda tem 1 dia extra para o passeio de balão, pois se no primeiro dia houver algum problema e os balões não puderem subir, ainda tem o segundo dia.
Leia mais: Roteiro de 2 dias na Capadócia
Já para quem quer explorar tudinho com muita calma, fique 3 dias, mas mais do que isso não vejo muita justificativa.
=> Confira: Capadócia Escondida: Excursão Particular de 1 Dia
Como é o clima na Capadócia ao longo do ano?
O verão é bem quente (temperatura média de 30º durante o dia, mas fresquinho à noite) e o inverno bem frio (entre -10º e 5º). Por isso, dizem que as épocas mais indicadas para visitar a região são o outono e a primavera, quando as temperaturas estão mais amenas.
Eu fui em pleno inverno e, apesar de frio, gostei da experiência, pois os lugares não ficam tão cheios e o céu estava sempre lindamente azul. Embora chova por lá de vez em quando, isso não é muito comum, logo, não é um tema para se preocupar muito. Supostamente o mês “mais” chuvoso é abril.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
É viável uma viagem para a Capadócia no inverno?
Com certeza. Como está quase sempre bem ensolarado e os passeios são praticamente todos ao ar livre e com caminhadas, acaba que em em dado momento você já não sente tanto o frio.
Claro que de manhã bem cedo e de noite pode ficar bem gelado, mas nada que as roupas e sapatos certos não resolvam, certo?!
Quais são os passeios imperdíveis na Capadócia?
O passeio de balão, claro, o Museu a Céu Aberto de Goreme, as cidades subterrâneas, o Vale da Imaginação, as Chaminés das Fadas, o Vale do Amor, o Castelo de Uçhisar, o Vale de Dervent…
Imperdível => Passeio no balão pela Capadócia
Qual o melhor lugar para se hospedar na Capadócia?
Nós optamos por ficar em Goreme, que é um dos principais povoados de lá e de onde saem quase todos os voos de balão.
Ficamos no hotel Royal Stone House. Outras opções legais também são Uçhisar, Urgup e Avanos.
Evite ficar em Kayseri, pois embora faça parte da região e tenha o principal aeroporto, ela é uma cidade “grande” e que fica longe da Capadócia que você espera conhecer.
Comidas típicas da Capadócia: o que não deixar de experimentar?
Você vai encontrar em todos os restaurantes o Pide, o pão turco, que eles trazem quentinho. Uma delícia!
Se gosta, prove algum prato com carne de cordeiro, que é bem típico. E, claro, não saia de lá sem comer um kebab, que é um clássico. Mas o prato mais famoso da Capadócia é o Pottery Kebap, que são legumes e carne preparados num potinho de barro fechado e quebrado na sua frente.
De um modo geral você não terá problema com comida por lá, pois as coisas são bem saborosas e há muitos pratos parecidos com os nossos.
Quanto custa em média o voo de balão? É preciso reservar antes?
Bom, este com certeza será o seu passeio mais caro, mas não tem como não fazer, né?!
O preço pode variar bastante, mas em geral você pagará pelo menos uns 120 euros por pessoa. Nós fizemos com a Sultan Ballons, mas obviamente existem muitas outras empresas. Você pode pedir para o hotel reservar ou fazer direto com uma delas pela internet.
E uma das nossas dicas da Capadócia mais importantes: chegue com seu voo já agendado, pois é um passeios muito concorrido e em cima da hora ou você não vai conseguir um ou vai pagar muito mais caro.
Como é o voo de balão na Capadócia (duração, horário, etc e tal)?
O voo dura em média 1 hora e os balões começam a subir muito cedo. A empresa te pega no hotel e te leva até o local onde o balão está sendo preparado (você vê todo o processo para enchê-lo), e enquanto ele vai enchendo nos servem um pequeno café da manhã.
Na “cestinha” cabem entre 12 e 16 pessoas. Quando fomos estávamos em um grupo de 9 amigos/família, então, conseguimos negociar um balão só pra gente.
O voo é muito tranquilo, mal dá para perceber que o balão saiu do chão. É emocionante! No final, nosso piloto “estacionou” o dito cujo direto em cima do reboque que o levaria embora, impressionante! Quando já estamos em terra firme, ganhamos um certificado de voo, rsrsrs, e brindamos a experiência com champanhe.
- Leia: Passeio de balão na Capadócia (tudo o que você precisa saber)
Quando for agendar o seu passeio, marque de preferência para a primeira manhã que estiver lá. Por quê?
Porque caso os balões não sejam autorizados a subir no dia por algum motivo, você sempre terá a manhã seguinte para tentar de novo.
Como é a comunicação por lá? Alguém fala português?
Essa foi uma parte muito interessante. Acredita que tem um monte de gente que fala português por lá?!
Depois da novela Salve Jorge, a Capadócia lotou de brasileiros e rapidinho os turcos – que não são bobos nem nada – trataram de aprender o nosso idioma. Além disso, o inglês, claro, é o idioma falado pela grande maioria.
O nosso guia falava português fluente e super indico os serviços dele, que ainda conseguiu um monte de descontos pra gente, até no balão. O nome dele é Sercan (ou Sérgio) e tratamos tudo por e-mail. Disse para ele tudo o que queria fazer e ele organizou o nosso roteiro sob medida. Se quiser, mande um e-mail para ele: kaymakyemez@hotmail.com. Essa dica vi no blog Voali, da Priscila, e foi ótima!
Confira => Passeios pela Capadócia
O que é bom para comprar na Capadócia?
Pode parecer óbvio, mas uma coisa super típica de lá para comprar são os tapetes, além da cerâmica. Verdade que não são muito baratos e que é preciso pesquisar e pechinchar bastante, mas se puder, traga.
Dicas da Capadócia: o que vestir?
Apesar de ser um país de maioria muçulmana, não há necessidade de qualquer traje especial. Mas, claro, evite micro shorts e saias, ou blusas que deixam sua barriga de fora, se quiser evitar olhares atravessados.
No inverno na Turquia, leve roupas bem quentes e um ótimo casaco, pois pode fazer muito frio de manhã cedo (a hora que o balão sai) e de noite. Quando fomos, uns dias antes chegou a nevar e a fazer -17º, por isso, vá preparado.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Capadócia com crianças é algo indicado?
Eu diria que sim, pois nenhum dos passeios ou caminhadas é puxado e acho que a criançada vai gostar muito do que verá.
Já para quem estiver com bebês, talvez seja mais complicado, embora não impossível. Andar com o carrinho vai ser difícil na maioria dos lugares, então, leve consigo um canguru ou sling.
Gostou das nossas dicas da Capadócia?!
E na hora de começar a organizar o seu roteiro, não deixe de ler todas as nossas outras dicas da Turquia e nem de verificar os passeios e ingressos que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Olá, Ana, muito valiosas suas dicas. Estou pensando em fazer minha próxima viagem a Grécia e estender a Turquia e qualquer detalhe é importante. Você acha legal esse tipo de viagem que você fez para quem já passou dos 50 e viaja só, como é o meu caso?
Por que não seria?
As ilhas gregas são lindas… Atenas não vale a pena e é bastante desagradável no sentido de segurança e passeio. Mas Turquia…. linda…linda…Istambul, balão em Capodocia……sozinho, acompanhado, Éfeso, Pamukkalle, Kusadasi, Konia ou Ancara…..Morreria no Topikapi, sinto saudade de cada minuto vivido ali. De todos os lugares que passei… nunca se compara a Turquia… sem palavras
José vá com tudo pra Turquia, não espere muita coisa da Grécia, mas o metiterranio tem um mar muito azul… inesquecivel. Aproveite muito. Boa viagem
Adorei as dicas e vou fazer este roteiro. No meu mochilão de 30 dias pela europa está me sobrando 5 dias. Pensei em incluir Istambul também, mas estou com receio quanto ao idioma. Você passou por lá?
Passei, tem vários posts aqui no blog sobre Istambul, que é super tranquila.:-)
Vou me planejar para conhecer,gostei das dicas,preciso .Obrigado.
Adorei as dicas da Capadocia, so gostaria de saber qual calcado apropriado para caminhar por la….pois estou me recuperando de uma fratura no tornozelo..rss.Obrigada
Eu usei tênis, que acho o mais indicado. Boa viagem!