Por: Turista Profissional - Atualizado em 11/05/2020

Apesar de ser um destino bastante procurado no verão, existem muitos motivos para visitar a Turquia no inverno.

O colorido das paisagens vistas na primavera e no verão dá espaço para a chegada da neve branquinha em algumas regiões, o que também tem seu charme e encanto.

Basta se prevenir contra o frio para que, assim como na época mais quente, a Turquia ofereça momentos inesquecíveis também no inverno.

Economia => Por que contratar um seguro viagem? (dicas + desconto)

Clima da Turquia no inverno

O inverno na Turquia vai de dezembro a fevereiro, com temperaturas baixas, que variam de acordo com a região e muitas vezes podem ser negativas.

No litoral do país, além de frio, o clima é mais chuvoso durante o inverno. Na capital, a temperatura costuma variar entre 6º e -3º. Já em Istambul, a média fica entre 11º e 3º. Os ventos também são constantes durante o inverno turco, mas nada que te impeça de ter uma ótima viagem!

Independente da região, é importante se agasalhar bem para poder curtir a Turquia no inverno confortavelmente. Camadas de roupa são bem vindas!

Confira => Passeios na Turquia

istambul - Motivos para visitar a Turquia no inverno
Santa Sofia, em Istambul, em pleno janeiro.

Porque visitar a Turquia no inverno

Como dissemos, a Turquia no inverno é encantadora e oferece atrações para todos os gostos e para toda a família.

Vamos ver algumas?

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Motivos para visitar a Turquia no invernoQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Esqui nas montanhas de gelo

Boa parte das diversas montanhas da Turquia, naturalmente, se cobrem de neve durante o inverno. E o frio se transforma em diversão com as 12 estações de esqui espalhadas pelas cidades da Turquia.

O pico mais popular, Uludağ, fica na cidade de Bursa. Possui vários níveis de dificuldade, tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. O fato de ser um vulcão extinto só faz a montanha ser ainda mais interessante.

Para os mais aventureiros, Palandöken pode ser extremamente atrativa. É a montanha mais alta da Turquia, com pistas de esqui de até 3.125 metros de altura.

Confira hospedagem na região de Palandöken

Turquia no inverno - Motivos para visitar a Turquia no inverno
Foto via iStock por IrinaSen

Mais exclusividade nas visitas aos monumentos

Outro benefício que o inverno traz é dispersar as multidões turísticas. Os monumentos ficam consideravelmente mais vazios, de forma que você possa visita-los e tirar fotos com maior tranquilidade, além de explorar cada cantinho com bastante calma.

Nas colinas de Travertino, acima da cidade de Antalya, estão localizados os sarcófagos da pré-histórica cidade de Termessos.

Outro passeio interessante é pelas ruínas de mármore do anfiteatro de Sagalassos.

Mas, caso queiram visitar um teatro bem conservado, há o teatro da cidade de Aspendo, uma das construções mais bem conservadas do mundo romano.

Imperdível => Excursão guiada a Perge, Side, Aspendo e Cachoeiras

No entanto, dois dos pontos turísticos da Turquia mais disputados pelos turistas estão na pequena cidade de Selçuk. São eles a Casa de Maria (mãe de Jesus) e as ruínas de Éfeso.

Nós visitamos os dois lugares da Turquia no inverno e mesmo assim estavam cheios de turistas, então, imagina como não ficam na alta temporada?!

dicas de efeso - Motivos para visitar a Turquia no inverno
Conseguimos tirar fotos com o lugar vazio ANTES da chegada da multidão!

Visitar a cidade onde nasceu Papai Noel

São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel, nasceu na Turquia em 270 d.C. e morou na cidade de Mira, hoje chamada de Demre. Ele ficou conhecido por herdar uma fortuna após ficar órfão e gastar todo o seu dinheiro com doações anônimas. Faleceu em 343 d.C. e foi canonizado pela Igreja Católica no século IX.

A igreja de São Nicolau, em Demre, que também funciona como museu, tornou-se destino de religiosos e fiéis para visitas e peregrinações.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Banho turco para esquentar

Para espantar o frio da Turquia no inverno, você pode conhecer alguma das casas de banho turco existentes em Istambul. O banho turco, ou hamam, é um banho a vapor quente e úmido e é bastante comum por lá.

Entre as casas de banho turco mais recomendadas, estão Çemberlitas, uma das mais populares, e Kiliç Ali Pasa, uma das mais belas.

Leia também: Dica de hotel em Istambul

Banho Turco na Turquia - Motivos para visitar a Turquia no inverno
Foto via Westwing

Se aqueça com Sahlep, uma exótica bebida turca

Sahlep é uma bebida feita a partir da farinha de Salepo, extraída de uma orquídea que nasce no sul da Turquia e na região do Mar Negro.

Por ser uma bebida quente, saborosa e com propriedades medicinais, se popularizou na Turquia e seu pó se tornou proibido para exportação. Então, aproveite a oportunidade de conhecer essa iguaria turca.

O que fazer na Turquia no inverno - Motivos para visitar a Turquia no inverno
Foto via iStock por Alpaksoy

Conhecer o lago Van, que fica no meio de montanhas nevadas

Van é um dos maiores lagos da Turquia, cercado de montanhas e vulcões. Por ser extremamente salgado, a maior parte dele não congela no inverno, o que permite travessias de balsa para as ilhas ao seu redor.

Na ilha de Akdamar é possível conhecer a igreja da Santa Cruz, datada do século X e que pertenceu ao reino armênio de Vaspurakan.

Lago da Turquia - Motivos para visitar a Turquia no inverno
Foto via iStock por Muhur

Voar de balão com neve? Sim!

A Capadócia é um dos destinos mais procurados da Turquia, principalmente por conta dos seus famosos passeios de balão. E, ao contrário do que se pensa, é possível fazer esse passeio durante o inverno também. Nós fizemos e amamos!

As montanhas cobertas de neve branquinha dão um toque todo especial na paisagem vista lá de cima. O nascer do sol neste cenário é a cereja do bolo que faz valer a pena encarar o frio da Turquia no inverno.

Vale o investimento => Passeio de balão

voo de balão - Motivos para visitar a Turquia no inverno

Leia mais: 15 dicas da Capadócia para quem vai pela primeira vez

E aí, animado para viajar para a Turquia, mesmo durante o inverno?! Espero que sim! 😉

Boa viagem!

Texto de Carolina Peixoto

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *