Viajando de trem pela Alemanha: todas as dicas passo a passo

Depois do post “10 dicas de Colônia para quem vai pela primeira vez“, trazemos hoje mais um post do colaborador Eduardo Schlup: “Viajando de trem na Alemanha”. Espero que gostem.

[dropcap]V[/dropcap]iajar de trem é uma maravilha! Especialmente por distâncias curtas ou médias, são muitas as vantagens. É rápido, confortável, você pode apreciar a vista e ainda não tem alguns dos inconvenientes de viajar de avião.

Afinal, você não precisa chegar com tanta antecedência – basta chegar alguns minutos antes na sua plataforma de embarque – e não tem aquela coisa chata com as bagagens.

Talvez por isso – e também pela grande malha ferroviária, claro – que seja tão comum viajar de trem pela Europa. Em alguns países em especial e a Alemanha é um deles. É fácil e eficiente. Então, neste post vamos dar pra vocês todas as dicas de como viajar de trem na Alemanha. Vamos lá?

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Viajando de trem na Alemanha

[dropcap]A[/dropcap] empresa que controla os trens na Alemanha é a Deutsche Bahn (DB). Para adquirir as passagens com antecedência pelo site é necessário um cartão de crédito internacional, e aí fica a primeira dica: você terá que ter esse mesmo cartão de crédito em mãos durante a viagem, pois ele irá validar seu ticket.

Não tem cartão de crédito? Sem problemas. Você poderá comprar o bilhete num dos terminais da DB espalhados pelas estações de trem (Bahnhof). Comprar os bilhetes realmente é bem simples e os terminais de auto-atendimento funcionam em diversos idiomas, o que facilita muito a nossa vida.

Ao comprar no terminal automático, a tela de cima da esquerda (Start-Ziel) já apresenta como Start o lugar onde você está (mas é possível alterá-lo) e, em seguida, você deve colocar o seu destino.

Trem na AlemanhaImagem do terminal onde podem ser comprados os tickets

Caso você tenha comprado os tickets da Eurotrail, pelos quais você pode viajar por um período de tempo dentro do país, eu aconselho fortemente a reservar os assentos no ICE (InterCityExpress), principalmente aos finais de semana, pois do contrário você correrá o sério risco de viajar em pé. Esta reserva de assento custa em média 4 ou 5 euros e você pode escolher o lugar onde irá viajar.

Quando você compra o bilhete, a escolha (reserva) do lugar não é obrigatória, mas como já falei, eu recomendaria reservar o lugar. Para viagens em trens regionais (o nome do trem começa com RE___ ) não existe essa possibilidade de reservar, mas os trens são grandes e, em geral, sobra lugar.

Agora você está com seu bilhete em mãos e surge a dúvida: qual a minha plataforma (Gleis)? Você deve procurar ou uma tela grande que existe em quase todas as grandes estações de trem, ou procurar um quadro mural.

Como andar de trem na Alemanha

dicas alemanha

Alemanha Dicas de viagem - Viajando de trem pela Alemanha: todas as dicas passo a passoNeste exemplo: o trem sairá às 12:14, o numero do trem é o ICE 627, o horário dos locais onde ele irá parar, por exemplo, Aeroporto de Frankfurt 13:26, e o número da plataforma: 2.

Exemplo de quadro mural de chegadas (branco) e partidas (amarelo)Exemplo de quadro mural de chegadas (branco) e partidas (amarelo)

Ok, agora você já sabe qual a sua plataforma, mas você está cheio de malas e não tem tanto tempo para achar seu vagão na hora de embarcar (os trens param em média só 3-4 minutos nas estações). O que fazer?

Na sua plataforma, procure um quadro mural como este…

O que fazer? Na sua plataforma, procure um quadro mural como este (no caso este é o quadro mural da plataforma 06 – Gleis 06) e observe o número do seu trem e horário, bem como o número do seu vagão (caso você tenha reservado assento).No caso este é o quadro mural da plataforma 06 – Gleis 06

… e observe o número do seu trem e horário, bem como o número do seu vagão (caso você tenha reservado assento):

o que ver na alemanha

Assim, você irá saber entre quais “letras” você irá embarcar, e basta dirigir-se para o local correto.

Neste exemplo, o vagão 21 deve embarcar entre as letras E e D.Neste exemplo, o vagão 21 deve embarcar entre as letras E e D.

Fique atento, pois ocorrem vários atrasos e, por conta disso, pode ser que seu trem parta de outra plataforma, ou às vezes no sentido contrário (ou seja, se você embarcaria na letra A, irá embarcar na letra F – do outro lado do terminal), mas isso sempre é avisado nos alto-falantes e em dispositivos luminosos (nos terminais grandes – na foto abaixo, terminal de Colônia).

Na imagem letra A da estação 6.Na imagem letra A da estação 6

roteiro alemnha

Em letra amarela as eventuais alterações ou atrasos – aparecem em alemão e inglês.Em letra amarela as eventuais alterações ou atrasos – aparecem em alemão e inglês

Caso você observe muita movimentação na sua plataforma, pergunte o motivo, pois em geral mudou a plataforma ou o horário! Por conta dessas mudanças todas, antes de embarcar no trem confirme se este é o vagão e o trem mesmo. Os trens InterCityExpress (ICE) possuem dispositivos luminosos no lado de fora que os identificam.

Exemplo do ICE 859 de Köln para Berlin – Vagão 31Exemplo do ICE 859 de Köln para Berlin – Vagão 31

Entrando no vagão, procure o seu assento. Se você o reservou corretamente, aparecerá no letreiro digital o trecho que você reservou. Caso você não tenha reservado lugar, procure algum letreiro que esteja apagado, pois este local não está reservado e você poderá sentar nele.

Caso você conheça bem o trajeto, pode sentar também em um lugar reservado, mas que não esteja reservado para o seu trajeto (exemplo você vai de Köln para Frankfurt e o assento está reservado de Frankfurt para München).

Um dos assentos reservado de Köln/Bonn até Frankfurt (FF) Flughafen (aeroporto) e o outro assento reservado de Frankfurt até München (Munique).Um dos assentos reservados de Köln/Bonn até Frankfurt (FF) Flughafen (aeroporto) e o outro assento reservado de Frankfurt até München (Munique).

Economizando nas passagens de trem

Viajar de trem na Alemanha nem sempre é barato. Os trechos mais vendidos e nos melhores horários podem sair por valores superiores a 100 euros. Mas existem algumas dicas:

  • Se possível, compre os bilhetes com antecedência de mais de 1 mês. Em geral, você encontrará promoções especiais (Sonderangebot);
  • Fica mais barato viajando dentro do mesmo estado da Alemanha, ou às vezes em uma região (por exemplo: Sachsen, Sachsen-Anhalt e Thüringen, ou Niedersachsen, Hamburg e Bremen). Você encontrará bilhetes com o nome dos estados: NRW Ticket (Nord-Rhein-Westfalen Ticket – bilhete para a região norte do Reno – onde está Colônia/Bonn/Aachen/Dortmund…), Niedersachsen Ticket, e por aí vai. Estes bilhetes dão direito a utilizar todos os trens dentro do estado, inclusive o transporte público dentro da cidade, com exceção dos IC e ICE (InterCity e InterCityExpress). Para planejar quanto demora sua viagem com essa modalidade, depois de escolher os destinos no site, ou mesmo nas máquinas, escolha sem IC e ICE. Em geral, a viagem demora 30 a 40 min a mais, e você terá que trocar de trem, mas pode valer a pena pelo preço. Se você viaja em grupo (mais de 1 pessoa e até 5), o bilhete fica ainda mais barato!
  • Viajando por toda a Alemanha existe o bilhete Quer-Durchs-Land (que seria atravessando a Alemanha, em uma tradução literal). Com ele você pode usar os transportes citados no item acima, mas por toda a Alemanha. É um pouco mais caro que os bilhetes regionais, mas geralmente mais barato que os IC e ICE. Ideal para alguns passeios bate e volta onde você sai do estado que você está.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Validando a sua passagem de trem na Alemanha

Assim como na Itália, onde existe o tal “convalida”, na Alemanha você deve “validar” seu ticket – em alemão: entwerten. Caso você tenha comprado bilhete viajando com ICE e às vezes IC, não há necessidade de validar o ticket. Para os demais tickets, sejam regionais, estaduais, ou quer-durchs-land, é necessário validá-los, senão sua passagem não tem valor (na realidade você tira o valor da passagem para aquele dia ou horário).

Procure as ‘caixas amarelas’ e coloque seu ticket dentro. Será carimbado nele o horário que você realizou isto e, pronto, você pode embarcar. Cuide que em alguns terminais, como é o caso do de Colônia, estas máquinas estão embaixo, antes de subir a escada rolante.

A caixa amarela na imagem é o validador da passagem.A caixa amarela na imagem é o validador da passagem

Basicamente era isso. Parece complicado viajar de  trem na Alemanha, mas uma vez entendido o processo, é simples.

Caso tenha mais alguma dúvida, espero poder responder!

Por Eduardo Schlup

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

4 COMENTÁRIOS

  1. Ola uma duvida: se eu comprei uma passagens com varias trocas de trem ate o trecho final, onde tenho um trecho feito por um ICE e outro regional, preciso validar em todos os embarques? Ou somente no primeiro techo? muito obrigada

  2. bom dia Eduardo,

    comprei passagem de amsterdam para colônia para 2 adultos, e imprimi o ticket em casa. Como faço para validar no dia da viagem essa passagem? pois imprimir apenas 1 folha onde consta o nome das duas pessoas. É necessário validar em algum lugar ou não? obrigada

    • Tenho uma dúvida.. estou pesquisando passagens de trem Bruxelas – Colônia e Colônia – Heidelberg e vi que pelo site da DB Bahn é possível colocar um pit-stop entre os trechos, aí coloquei Bruxelas – Heidelberg com pit-stop de 24h em Colônia (já que eu ficaria apenas uma noite mesmo em Colônia) e o sistema gerou a passagem, no fim das contas sairia 10 euros mais barato do que comprar as 2 passagens separadas.. vc saberia dizer se isso é mesmo permitido e se não terei problemas ao apresentar as passagens?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here