A rota de Fernando Pessoa em Lisboa

Fernando Pessoa é um dos poetas mais conhecidos de Portugal. Nascido em Lisboa em 1888, viveu uma pequena parte da infância na África do Sul com a família, mas foi na capital portuguesa que manteve suas raízes e história.

Ao passear pelas ruas da cidade, é possível refazer os passos de Fernando Pessoa em Lisboa, frequentando os mesmo lugares onde o artista passava seu tempo e obtinha inspiração para suas obras.

O poeta está enterrado no Mosteiro dos Jerónimos, que também é um dos mais famosos pontos turísticos de Lisboa.

Importante => Seguro Viagem Para Portugal (dicas + desconto)

Mosteiro dos Jeronimos em Lisboa - A rota de Fernando Pessoa em Lisboa
Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

Confira aqui o melhor da rota de Fernando Pessoa em Lisboa!

Fernando Pessoa em Lisboa

O poeta veio ao mundo no quarto andar de um edifício bem em frente ao Teatro de São Carlos, onde o pai de Fernando, Joaquim Pessoa, trabalhava como crítico musical.

Ao ir até a região do Largo de São Carlos, você vai facilmente identificar a casa, afinal, além da placa na fachada, há uma enorme estátua do artista no local.

Perto dali se encontra a Basílica dos Mártires, com uma capelinha ao lado, local onde o artista foi batizado ainda bebê.

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

Largo do Carmo

Outra casa de Fernando Pessoa fica no Largo do Carmo. Ele viveu nesta residência de número 18 quando voltou da África do Sul com a família.

Casa Museu Fernando Pessoa

Já os últimos dias de Fernando Pessoa em Lisboa foram no bairro do Campo de Ourique.

Ele morou em uma casa da região até sua morte, em 1935, onde atualmente funciona o museu em sua homenagem. Dentro é possível encontrar objetos pessoas do artista.

  • Endereço: Rua Coelho da Rocha, 16 – Campo de Ourique
  • Funcionamento: de Segunda a Sábado, das 10h00 às 18h00
  • Preço: € 3

Os cafés de Pessoa

Café A Brasileira

Como todo bom artista, Fernando Pessoa costumava frequentar cafés e bares na cidade e o Café A Brasileira era um deles.

Este é um dos cafés tradicionais em Lisboa e um dos pontos turísticos populares da cidade e tem, obviamente, uma ligação com o Brasil.

Ele foi fundado sob o diferencial de trazer o autêntico café mineiro! Não é a toa que o artista frequentava o lugar, que conta com uma estátua de bronze em sua homenagem na entrada do café.

  • Endereço: Rua Garrett 120 – Chiado
  • Funcionamento: das 8h às 2h

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui

cafe a brasileira fernando pessoa - A rota de Fernando Pessoa em Lisboa
Batendo um papo com Fernando Pessoa em frente ao Café A Brasileira em Lisboa

Café Martinho da Arcada

O Martinho da Arcada é outro café importante na cidade e foi bastante frequentado por Fernando Pessoa também.

Localizado na Praça do Comércio, o café, que é o mais antigo de Lisboa, era onde o poeta costumava fazer refeições no final da tarde. Atualmente, o Martinho da Arcada mantém sempre uma mesa reservada para o artista em sua homenagem.

  • Endereço: Praça do Comércio 3
  • Funcionamento: de segunda-feira, a sábado 7h às 23h
Martinho da Arcada em Lisboa - A rota de Fernando Pessoa em Lisboa
A famosa mesa de Fernando Pessoa

Café Beira Gare

O Café Beira Gare também faz parte do roteiro de Fernando Pessoa em Lisboa. neste lugar ele costumava encontrar-se com outro poeta, Carlos Queirós.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


A Licorista

Tem também um restaurante chamado A Licorista, que antigamente era um bar onde Fernando costumava parar para tomar algum licor ou coisas do tipo, algo bem comum na época. O local foi um dos cenários onde ele aparece em fotografias e uma imagem foi eternizada em um mural de azulejos no restaurante.

  • Endereço: rua dos Sapateiros 218
  • Funcionamento: das 12h às 15h e das 22:15h

Livraria Bertrand

Ela, por si só, já é uma atração portuguesa, afinal, é a livraria mais antiga do mundo! Obviamente, um poeta não deixaria de frequentar um lugar desses.

A Livraria Bertrand fica no bairro Chiado. Além de ser um lugar onde Fernando Pessoa frequentou bastante, nos dias atuais as obras do antigo frequentador são encontradas entre os títulos das prateleiras.

  • Endereço: rua Garret, 73-75 – Chiado
  • Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 22h – domingos e feriados, das 11h às 20h

Confira => Passagens aéreas baratas para Portugal

livrarias bertrand - A rota de Fernando Pessoa em Lisboa
A Bertrand do Chiado – a livraria mais antiga do mundo – fica neste lindo prédio de azulejos azuis

Elétrico 28

O que um dos transportes públicos em Lisboa tem a ver com Fernando Pessoa?

Bom, se pensarmos que é um transporte tradicional e antigo que sempre foi e ainda é muito utilizado pelos moradores da cidade e que, além disso, passa justamente pelos bairros que o poeta frequentava, tem tudo a ver!

O chamado “eléctrico 28” nada mais é do que um bonde que atende o Campo de Ourique e o Chiado.

Imperdível => Melhor de Lisboa a pé – Passeio Particular de 3 horas

atrações de Lisboa - A rota de Fernando Pessoa em Lisboa
Os bondes de Lisboa (ou eléctricos) são parte da cidade

Guia de Fernando Pessoa

Além de todos esses locais que você pode frequentar para sentir um pouco como era a vida de Fernando Pessoa em Lisboa, você pode também seguir um guia feito por ele!

No ano de 1925, o poeta escreveu um roteiro por Lisboa com a intenção de divulgar a sua cidade natal. O título do guia turístico era: Lisboa: O Que o Turista Deve Ver.

Imperdível => Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

Fernando Pessoa em Lisboa - A rota de Fernando Pessoa em Lisboa
O poeta caminhando pelas ruas da cidade

O roteiro de Fernando Pessoa em Lisboa começa pelo Cais da Rocha, que ainda é um importante ponto de chegada de cruzeiros marítimos. Ele destaca a beleza da cidade vista desta região do porto, com os monumentos portugueses em destaque na paisagem.

Nas andanças, ele comenta a arquitetura da Câmara Municipal, do Terreiro do Paço, com a Praça do Comércio. Ele também cita a Praça do Rossio como sendo o coração da cidade, e a Praça da Figueira, ambas no meio do trajeto comum do dia a dia do poeta.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Rossio em Lisboa - A rota de Fernando Pessoa em Lisboa

A Praça de Touros do Campo Pequeno, datada de 1892 e construída estilo árabe, também é destacada por Fernando Pessoa em seu roteiro.

Claro que Fernando Pessoa não deixaria de fora de um guia turístico de Lisboa o Castelo de São Jorge, no bairro de Alfama, próximo à Mouraria, que são dois importantes bairros de Lisboa. Assim como o Chiado, que é considerado o bairro literário da cidade!

castelo de sao jorge lisboa 1 - A rota de Fernando Pessoa em Lisboa

Fernando Pessoa coloca em seu roteiro o Aqueduto de Águas Livres que representa muito bem a qualidade da engenharia portuguesa. O aqueduto foi erguido em 1732 para abastecer a cidade, que sofria com o fato de a água do mar tornar as águas do Rio Tejo impuras para consumo.

Ele também destaca uma curiosidade um tanto macabra: a construção chegou a ser fechada por um tempo por conta do alto índice de suicídios cometidos no local.

Acho que com todas essas sugestões vai ficar mais fácil sentir um pouco da Lisboa que Fernando Pessoa conheceu, não é?

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 10% de desconto com o cupom TURISTAPRO5, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Confira mais dicas de Lisboa:

Passagens aéreas internacionais

Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!

Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar  as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!

É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!

Pesquisar passagens aéreas internacionais

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

hospedagem em lisboa - A rota de Fernando Pessoa em Lisboa

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

Lisboa min - A rota de Fernando Pessoa em LisboaE não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 10% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

1 comentário em “A rota de Fernando Pessoa em Lisboa”

Deixe um comentário