Home / Canadá / O que fazer em Ottawa: as principais atrações turísticas

O que fazer em Ottawa: as principais atrações turísticas

Está se perguntando o que fazer em Ottawa?! Acha que tem pouca coisa lá para visitar? Se enganou! 😉

Ottawa é a capital do Canadá (aposto que você pensou que era Toronto ou Vancouver, né?!), está localizada na Província de Ontário e é vizinha da Província de Quebec.

Elas são tão vizinhas que atravessando a magnífica Ponte Alexandra, situada no centro da cidade, você já está em Gatineau, que pertence à Quebec.

É isso mesmo! “Ottawa-Gatineau” é como chamam as duas juntas, que são consideradas cidades irmãs.

Praticamente todas as atrações turísticas estão do lado de Ottawa e, de tão perto, muitos cidadãos de Gatineau atravessam a ponte para trabalhar lá.

Ottawa é considerada o centro financeiro do país, além de ser uma das cidades mais turísticas do Canadá, onde o destaque vai para seus museus e edifícios de arquitetura belíssima. É segura, limpa, amistosa e relativamente pequena (apesar de ser a quarta maior cidade do Canadá), o que faz com que aquele clima de comunidade seja sempre sentido, principalmente na região central. Ela já foi inclusive considerada o melhor lugar para se viver no país.

Quanto mais à leste você for no Canadá, mais francês irá ouvir – e Ottawa já começa a mostrar isso. A língua predominante ainda é o inglês, mas, atravessando a ponte e indo para Gatineau, você só irá ouvir francês. Apesar disso, ambas são bilíngues.

☛ Leia também: Dicas de Ottawa para quem vai a primeira vez

turista profissionalNós na visita guiada ao Parliament Hill

O que fazer em Ottawa: as principais atrações turísticas

Byward Market

Inaugurado em 1826 e conhecido também como Lower Town, o Byward Market é uma região que oferece muitas opções de gastronomia, mercado, artesanato e compras em geral. É como se fosse um grande mercadão municipal a céu aberto.

Catedral de Notre-Dame

Não é só em Paris que existe a Catedral de Notre-Dame. Em Ottawa é possível entrar na basílica de mesmo nome e encontrar em seu interior uma estrutura inspirada em antigas construções espanholas, além de apreciar o bom uso de cores. Foi construída em 1841 e é a igreja mais antiga da capital.

o que fazer em ottawa

  • Endereço: 385 Sussex Drive
  • Funcionamento:
    • de novembro a  abril – segunda, das 11:30h às 18h / terça a sexta, das 10h às 18h / sábados, das 14h às 18h / domingos, das 8h às 20:30h;
    • de maio a outubro – segunda, das 11:30h às 18h / terça à sexta, das 9h às 18h/ sábados, das 9h às 18h/ domingos, das 8h às 20:30h.
  • Site: www.notredameottawa.com

Parliament Hill

É uma das áreas mais famosas e não tem como você não passar por ela. Situada no centro de Ottawa, às margens do rio, a Colina do Parlamento engloba o edifício do Parlamento canadense e outros prédios históricos.

O prédio mais chamativo é o do próprio Parlamento, que tem arquitetura gótica e um belo e enorme jardim em frente. É possível fazer visitas guiadas dentro do edifício e vale muito a pena. Pode-se ir no alto da torre e a vista de lá é linda!

o que fazer em Ottawa

Se você tiver sorte como nós tivemos, poderá ver a troca da guarda.

parlamento Ottawa

  • Endereço: Wellington Street
  • Funcionamento: para visitas guiadas dentro do Parlamento, é necessário consultar os horários no site oficial. Durante o verão há muitos tours e em diversos idiomas, mas é preciso chegar cedo e pegar pegar os tickets no prédio da frente (90 Wellington Street)
  • Site: https://visit.parl.ca/index-e.html

Pesquise opções de hospedagem em Ottawa aqui!

Suprema Corte

Ao lado do Parlamento fica o prédio da Suprema Corte canadense. Para quem tiver interesse, é possível fazer visitas guiadas gratuitas. No verão elas acontecem a cada 30 minutos, logo, é só chegar e escolher um horário disponível; mas no restante do ano é preciso reservar antes.

Canal Rideau

Calçadões, banquinhos na beira do rio, barcos e gramados é o que você verá no Canal Rideau, que no inverno se torna a maior pista de patinação do mundo, com 7,8 km de extensão. Mas o que você talvez não imagine é que o canal foi criado com objetivo militar entre os anos de 1826 e 1832 e hoje é considerado patrimônio da Unesco. Apesar de sua ligação com guerras, nunca foi usado para tal e acabou sendo utilizado como um meio de transporte para o comércio.

o que ver em Ottawa

Parque Gatineau

É uma região de Gatineau que abrange cerca de 36 hectares, onde o contato com a natureza é total e é possível fazer caminhadas e trilhas – são 165 quilômetros de trilhas. O parque é mais fácil de ser acessado por carro, mas é relativamente perto: está localizado a 15 minutos do Parliament Hill. Ele pode ser visitado e desfrutado tanto no verão quanto no inverno, mas, obviamente, as atividades serão diferentes.

No verão, você poderá explorar as trilhas de bicicleta, observar os jardins históricos e admirar os edifícios originais vitorianos, cercado de muito verde. Com sorte, poderá ver algum dos animais que habitam o parque: lontras, castores, ursos negros, veados, guaxinins, lobos e muitas espécies de aves. Já no inverno, você poderá praticar alguns esportes típicos da estação, como esqui cross-country, além de desfrutar de uma caminhada pela neve.

  • Endereço: 33 Chemin Scott, Chelsea, QC J9B 1R5, Canadá

Dows Lake Pavilion

É um local que funciona como uma marina e parque, ótimo para ser aproveitado tanto no verão quanto no inverno. Nos dias mais quentes é possível alugar caiaques e pranchas SUP e remar pelo lago que no inverno se torna pista de patinação.

Fairmont Château Laurier

O Fairmont é um hotel de luxo que chama atenção pela arquitetura inspirada nos castelos franceses e pode entrar pra sua lista do que fazer em Ottawa, até porque muito provavelmente você já vai passar em frente a ele de qualquer forma, devido à localização. É possível fazer visitações em seu interior, caso você não vá se hospedar nele.

dicas de OttawaHotel Fairmont Château Laurier visto desde o passeio de barco no rio

Major’s Hill Park

Local para relaxar, fazer piqueniques e apreciar a vista que dá para o Parlamento. O local tem sua origem junto com o Canal Rideau. Lá se encontram os restos de uma casa onde vivia um coronel, daí o nome da região.

  • Endereço: Mackenzie Ave

Museu da Aviação (Canada Aviation and Space Museum)

Pra quem gosta de aeronaves este é o lugar. É considerada uma das melhores do mundo e contém em seu acervo mais de 130 aeronaves e artefatos (hélices, motores) do serviço civil e militar.

Museu da Natureza (Canadian Museum of Nature)

Prepare-se para ser surpreendido pelo poder e a beleza do nosso planeta no Museu da Natureza Canadense. Situado em um edifício datado de 1905 feito de pedra calcária que parece um castelo, o museu tem expostos esqueletos de dinossauros, minerais do mundo todo e coleções de insetos.

  • Endereço: 240 McLeod Street
  • Funcionamento:
    • junho (dia 1) até Setembro (dia 4) = sábado a quarta, das 9h às 18h | quinta a sexta, das 9h às 20h.
    • Demais meses: fechado às segundas feiras, quintas das 9h às 20h e demais dias das 9h às 17h.
  • Custo: $14 para adultos.
  • Site: http://nature.ca/en/home

Galeria Nacional (National Gallery of Canada)

O prédio da Galeria Nacional por si só já é considerado uma obra de arte. A estrutura é toda de vidro e há uma escultura gigantesca de uma aranha logo no pátio de entrada. Seu acervo conta com mais de 25 mil obras de arte, o que a torna a maior galeria do segmento no Canadá.

Não pode faltar no seu roteiro do que fazer em Ottawa e, se você não gostar tanto de arte, passe pelo menos para admirar a aranha gigante, vale a pena!

museu em Ottawa

  • Endereço:  380 Sussex Drive
  • Funcionamento:
    • de maio a setembro = diariamente, das 9:30h às 17h / terças, das 9:30h às 20h;
    • de outubro a abril = de quinta a domingo, das 9:30h às 17h / terças, das 9:30h às 20h.
  • Custo: $15 para adultos.
  • Site: www.gallery.ca

Museu da Civilização (Canadian Museum of Civilization)

Localizado perto da Ponte Alexandra e às margens do rio Ottawa, o museu já encanta por conta da fachada privilegiada que fornece uma das vistas mais bonitas da cidade. Lá dentro você encontra toda a história do Canadá, começando pelas nações indígenas, influência Viking, colonização europeia e chegada dos imigrantes.

o que fazer em ottawa

Pra quem está com crianças, lá dentro tem o Museu Canadense das Crianças, com muitas brincadeiras e atividades. Cuidado: elas não vão querer sair de lá de dentro! rs

museu canadense das criançasA nossa TuristaProfBaby em uma das casinhas do museu.

  • Endereço: 100 Laurier Street, Gatineau
  • Funcionamento: os horários variam bastante durante o ano e de acordo com o dia. Antes da sua visita, cheque no site oficial.
  • Custo: $20 para adultos
  • Site: www.civilization.ca

Museu da Guerra (Canadian War Museum)

O museu tem em seu acervo uma coleção de artefatos de guerra como canhões, armas, medalhas, uniformes, veículos, além de fotografias, num total de mais de 3 milhões de objetos. A intenção do museu é mostrar a participação canadense nas guerras de uma forma cronológica.

  • Endereço:  1 Vimy Place
  • Entrada: $17 para adultos
  • Horários: variam bastante durante o ano e de acordo com o dia. Durante a sua visita, cheque no site oficial
  • Site: www.warmuseum.ca

Museu da Moeda (Currency Museum of the Bank of Canada)

Se você quer conhecer como foi o processo de evolução do dinheiro desde seus primórdios inteiramente em moedas para o de hoje em dia em papel, precisa passar neste museu. Além de contar com uma rica coleção de cédulas e moedas canadenses e sua história, o museu também apresenta algumas curiosidades históricas como, por exemplo, um baralho que foi utilizado como dinheiro em substituição das cédulas de papel.

Aposto que achou que não tinha tantas opções de o que fazer em Ottawa, não foi?! E olha, isso nem é tudo, tem mais, viu?!

E nós também temos várias dicas de outras partes do Canadá, dá só uma olhada:

Boa viagem!

Texto de Luciana Console

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

Mahone Bay, Nova Scotia

9 cidades pequenas no Canadá que você precisa conhecer!

Você quer viajar, mas ainda não sabe para onde ir? O Canadá é um país …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *