Por: Turista "Amador"

O que fazer em San Pedro do Atacama? Essa, sem dúvida, é a pergunta que muitas pessoas que vão visitar o maior e mais seco deserto da América do Sul se fazem.

Isso porque há muito o que conhecer nesse lugar de cenário espetacular. São belezas tão grandiosas e únicas que a gente não vê em nenhum outro canto da nossa querida América do Sul.

A lista de o que fazer em San Pedro do Atacama é realmente extensa demais!

Então, sabendo que muitas vezes o tempo disponível e a quantidade de passeios não são compatíveis, vamos te ajudar indicando as cinco paisagens mais procuradas.

Embora San Pedro seja uma cidadezinha bem pequena, distante 1.600 km da capital, ela é bastante turística. Com suas casinhas simples, feitas de adobe e palhas, além das ruas de terra e sítios arqueológicos, consegue conquistar o coração de todos que a visitam, tamanha simplicidade.

Então, se eu fosse você, quando estiver planejando uma viagem para o Chile, cogitava seriamente este destino.

Economia => Seguro Viagem Chile (dicas + desconto)

Confira => Passeios no Atacama

O fazer em San Pedro do Atacama e seus arredores

Deserto do Atacama

Valle de la luna

O melhor de tudo desse passeio é que dá pra fazer por agência ou por conta própria.

Caso vá com alguma agência, além de visitar o Valle de la Luna, você conhece também o Valle de La Muerte (conhecido por ter umidade do ar zerada), Cavernas de Sal, Três Marias (conhecida pelas pedras de sal esculpidas pelo vento do deserto), Duna Mayor (conhecido pelo lindo pôr do sol) e Piedra Del Coyote.

Porém, apesar desse “rolezão” com a agência, muitos preferem ir de carro ou alugar uma bike e ir pedalando. Esse último caso é, com certeza, uma aventura e tanto, especialmente por causa da falta de umidade no ar. Caso não tenha um bom condicionamento físico, indicamos repensar se aventurar de bike, já que são aproximadamente 16 km até lá.

Carro Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Aqui as pessoas passam o dia aproveitando as 4 trilhas disponíveis e admirando a paisagem árida com formações geológicas do deserto e que se assemelham à superfície da lua, por isso o nome.

  • Endereço: Reserva Nacional Los Flamencos
  • Horário: no inverno os passeios acontecem entre 15h e 19h30. No verão, das 16h às 20h30
  • Preço: $6 mil pesos para entrar no Valle de la Luna

O que fazer em San Pedro do Atacama: principais pontos turísticos

Geysers del Tatio

Os Geysers Del Tatio é sem sombra de dúvidas o passeio mais procurado em San Pedro do Atacama!

Nesse tour, independente da época do ano que for, você encontrará temperatura abaixo de 0 graus. O Tatio está a mais de 4.300 m acima do nível do mar e recebe o título do terceiro maior campo geotérmico do mundo!

Isso porque, nesse incrível fenômeno da natureza, saem das crateras no chão descargas de água e vapor de água fervente. Consegue imaginar o quanto esse passeio é simplesmente incrível?

Os disparos de água dos gêiseres Tatio chegam a pouco mais de 7 metros de altura e para poder vê-los em ação é preciso chegar bem cedo, entre 5h e 9h da manhã, tendo em vista que é pela manhã que o fenômeno acontece na melhor frequência.

Após assistir aos gêiseres, você poderá se aventurar e tomar banho em uma piscina termal que fica bem próximo. Agora pensa… entrar em águas termais no meio daquela friaaaaaca!

  • Preço: o valor dos tours geralmente varia entre $20 e $80 mil pesos

O que fazer em San Pedro do Atacama: principais pontos turísticos

Salar de Tara

Antes de falar sobre o Salar de Tara, é importante saber que a única empresa que chega até o Salar de Tara é a Maxim. Então, quando tiver em San Pedro, procure por ela para negociar valores.

O Salar de Tara é conhecido por ser o mais alto de todos os passeios. São 4.800 metros de altitude que te levam diretamente para os pés do Vulcão Licancabur, na estrada que leva à fronteira com a Argentina, onde você tomará o café da manhã e terá tempo para se adaptar à altitude.

Após o passeio, segue-se para Lagunas e termina-se em um off road para chegar em Tara, pois o lugar fica bem escondido e apenas uma empresa tem autorização para chegar lá.

Como o passeio dura o dia inteiro, também se prepare para almoçar na estrada num planalto rodeado pelos Andes, lagos e lhamas.

Em verdade, durante todo o percurso do passeio, se prepare para avistar diversos tipos de fauna (como flamingos, vicuñas e outras espécies). É uma paisagem surpreendente e de tirar o fôlego!

  • O que inclui: transporte, café da manhã, almoço e guia
  • Horário: das 08h às 17h
  • Preço: $58 mil pesos

Pontos turísticos do Atacama

Tour Astronômico

É verdade que nem todos os passeios em San Pedro acontecem durante o dia.

O Atacama possui título do céu mais limpo do mundo! O clima do deserto e a altitude contribuem bastante para isso. É por isso que o tour astronômico é um dos mais procurados por lá. O passeio te leva para observar o céu com telescópio, onde é possível ver todos os astros, entre eles estrelas e planetas.

Esse passeio dura entre 2 a 3 horas e nele você é acompanhado por um guia que seguirá te explicando tudo sobre estrelas, planetas e galáxias.

Sabe aquela foto de alguém com lindas estrelas brilhantes no fundo? Certamente foi capturada nesse tour astronômico no Atacama!

o que fazer em San Pedro do Atacama - tour Astronômico
Foto Get Your Guide

O melhor de tudo é que, para observar o universo de perto, não tem taxa de entrada!

  • Horário: das 21h às 23h ou 23:30 às 01h
  • Preço: $25 mil pesos

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Laguna Cejar

A Laguna Cejar é a lagoa mais salgada do mundo!

Devido a esse componente, lá todo mundo flutua sem nenhum esforço. Apesar da água ser bastante fria, a experiência é única e indescritível. Ótimo local para relaxar e admirar a paisagem das montanhas ao redor depois de fazer tantos passeios cansativos no Atacama.

Laguna Cejar no Atacama
“Reflejo en Laguna Cejar” by julio martinich is licensed under CC BY-NC-ND 2.0 

Após aproveitar uma lagoa de água salgada, é possível tomar banho de água doce para tirar todo o sal do corpo. O local possui estrutura para trocar de roupas e banho para retirar o sal.

  • Preço do passeio: $23 mil pesos
  • Taxa para entrar no parque: $17 mil pesos para entrar no parque

Imperdível => Excursão de vários dias ao Salar de Uyuni a partir do Atacama

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Outros pontos turísticos em San Pedro de Atacama?

Dentre tantos possíveis passeios que você poderá fazer em San Pedro do Atacama e arredores, acima citei apenas alguns dos mais importantes, mas existem muitos outros pontos turísticos no Atacama que você pode colocar no seu roteiro, como:

  • Vila de Artesãos de San Pedro de Atacama
  • Centro Histórico de San Pedro de Atacama
  • Museu Arqueológico Gustavo Le Paige
  • Sítio Arqueológico de Pukará de Quitor
  • Aldea de Tulor
  • Lagunas Escondidas de Baltinache
  • Termas de Puritama
  • Vulcão Licancabur
  • Lagunas Andinas
  • Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas

Não deixe de aproveitar cada dia em um dos lugares mais lindos que você vai conhecer na sua vida.

Confira aqui onde se hospedar em San Pedro do Atacama

Como chegar no Atacama

Para começo de conversa, você precisa saber que terá uma longa jornada até chegar a San Pedro de Atacama, que é a cidade base para visitar o deserto do Atacama.

Será preciso pegar um voo até Santiago do Chile e de lá pegar um outro voo para Calama, que é o aeroporto mais próxima de San Pedro de Atacama, a cerca de uma hora de carro.

Uma vez chegando em Calama, você pode contratar um serviço de transfer, de preferência com antecedência, para te levar até a sua hospedagem em San Pedro.

Como chegar no Atacama
“Salar de Atacama” by benontherun.com is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 

Bom, agora que você já sabe o que fazer em San Pedro de Atacama e como chegar lá, é hora de começar os preparativos. 😉

Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 10% de desconto aqui!

Não deixe também de ler todas as nossas dicas para viajar para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.

Veja nossas dicas de onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros).

✈ ✈ Confira aqui passagens aéreas baratas para Santiago do Chile ✈ ✈

Boa viagem!

Texto de Mylena Sousa

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista "Amador"
Os "turistas amadores" são amigos que viajam e querem contar e mostrar suas aventuras, encontrando no blog Turista Profissional um espaço para isso. São autores diversos, citados no final de cada artigo.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *