Por: Turista Profissional

A Rainbow Mountain – ou Montanha Colorida, Montanha Arco-íris ou Montanha das 7 Cores – é um ótimo destino no Peru que se pode alcançar em passeios a partir de Cusco.

Quase todo mundo que vai ao Peru vai a Cusco, mas, apesar de estar ali perto, esse é um dos pontos turísticos do Peru que são negligenciados pelos brasileiros.

Quando pensamos no Peru, automaticamente nos vem à cabeça Machu Picchu, a cidade inca localizada no topo da Cordilheira dos Andes e a mais conhecida da América do Sul.

Não à toa, sua beleza e toda a sua história levam milhares de turistas anualmente a saírem de Cusco, cidade base, para conhecer de perto o sítio arqueológico de Machu Picchu, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1983.

Então sobre ela, aqui vão algumas dicas extras: você saiba que houve mudança nas regras e no horário para visitar Machu Picchu? Pois é, fique informado para poder organizar sua viagem. Ah, e veja aqui também como chegar a Machu Picchu.

Confira=> Por que contratar um Seguro Viagem? (dicas + desconto)

Só que, agora, queremos falar desta outra atração turística do Peru que se pode alcançar a partir de Cusco: a Rainbow Mountain.

Queremos mostrar que, ao contrário do que se imagina, você pode inserir em seu roteiro de Cusco muitos outros lugares lindos, além dos tradicionais sítios arqueológicos, em passeios a partir de Cusco.

Rainbow Mountain, o arco-íris na terra

atrações turísticas do Peru
“Colours” by Emma Jespersen is licensed under CC BY-NC-ND 2.0 

Então, como exemplo de passeio a partir de Cusco, temos a excursão para a Rainbow Mountain – Montanha Arco-íris, Montanha Colorida ou Montanha Vinicunca.

Se você tem muita disposição e tempo para aproveitar um dia cheio de passeios, não deixe de escolher ao menos um dos trekkings para fazer naquela região, pois, apesar de ser um tanto quanto cansativo, o trekking para Rainbow Mountain te revelará grandes e agradáveis surpresas.

Ah, e o melhor de tudo: um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros, o Peru é um dos países que não precisam de passaporte e nem de visto, ou seja, é mais fácil fazer uma viagem para o Peru que para países mais burocráticos!

Confira então, nesse post, tudo o que você precisa saber para ir à Rainbow Mountain Vinicunca.

Não deixe para última hora: reserve o hotel em Cusco (cancelamento grátis)

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Rainbow Mountain Cusco: como ir?

Sabe aquele tipo de lugar que você vê através de uma foto e não acredita que ele realmente existe?

Sabe um lugar tão diferente, mas tão diferente, que se você contar por aí que viu com seus próprios olhos uma montanha arco-íris, as pessoas não irão acreditar?

Sabe aquele lugar que parece ter sido desenhado pelas mãos de um profissional e pintado ao final pelo melhor aquarelista do mundo?

Com certeza tudo isso só vai dar em uma única resposta: Rainbow Mountain!

A Rainbow Mountain é uma montanha colorida que era coberta de neve e que se revelou uma verdadeira obra-prima após o desgelo. Com sua descoberta, ela vem se tornando cada vez mais frequentada pelos turistas do mundo inteiro desde o início de 2016, quando as agências começaram a vender o passeio.

Afinal, quem não gostaria de apreciar de perto tamanha beleza em forma de montanha?

o que ver no peru
O caminho para a Rainbow Mountain – “Halfway up” by lgoub is licensed under CC BY 2.0

Subindo a Montanha Colorida

Bom… a parte ruim é que.. não é fácil!

Infelizmente, para visitá-la, é preciso ter muita disposição e certo preparo físico para aguentar os mais de 5.000 metros acima do nível do mar em uma caminhada de aproximadamente 7 km até o topo.

Pode-se dizer que, para acessar a Vinicunca, é preciso fazer um trekking de nível difícil.

caminhada para a montanha colorida
“IMG_4983–“ by Daniela Snow is licensed under CC BY 2.0 

Recomenda-se estar em bom preparo físico para poder superar o famoso soroche, ou o mal da altitude, quando nosso corpo sente a falta do oxigênio que é natural nas grandes altitudes.

Faça no seu tempo, parando quando necessário. São cerca de 2 h de caminhada para ir, mais duas horas pra voltar.

É possível alugar cavalos para parte da viagem. Os cavalos podem levar participantes até 200 metros de distância do topo; depois, é preciso finalizar a subida a pé. Preço: 70 a 90 Soles, trajeto de ida e volta; apenas dinheiro em espécie é aceito.

No entanto… não gostamos nem incentivamos esse tipo de turismo, porque não sabemos o quanto os cavalos são bem tratados ou são explorados. Fica a critério de cada um.

como chegar a montanha colorida no Peru
“Resting after a long day” by lgoub is licensed under CC BY 2.0 

O passeio até a Montanha Arco-íris

A Rainbow Mountain fica a 140 km de Cusco. Para ir até lá, você até pode ir por conta própria, mas não aconselhamos.

Uma agência organiza tudo pra você, desde o transporte até os ingressos, café da manhã, almoço e todas as orientações.

Compre aqui online e com segurança: Excursão de 1 Dia à Montanha Vinicunca

Então, a melhor maneira para se chegar lá é através de excursão ou transfer, cujo horário de início é 04:30h e, após 3 horas, chega até a cidade de Pitumarca, onde vive a comunidade de Qheshiuno, é lá que se toma o café da manhã, geralmente na casa de uma família local.

A partir deste ponto, começa a caminhada em direção à Montanha das 7 Cores, num trilha de 6 km. A caminhada dura cerca de 2 a 3 horas pra ir, mais a volta. Pode demorar um pouco mais ou um pouco menos, dependendo de cada caso.

Embora a estrada não seja muito difícil, deve-se lembrar que estamos a mais de 4 mil metros de altitude, subindo para 5.050 metros!

Inicialmente, você vai sentir o efeito do mal de altitude, pois a caminhada já inicia na casa dos 4.500 metros acima do nível do mar.

chegar a montanha colorida
Sim, e ainda pode ter neve! “10.26 Rainbow Mountain-16” by esmeewinnubst is licensed under CC BY 2.0 

Em determinado ponto, você deve pagar o ingresso ou mostrar seu voucher. Então, se estiver de excursão, veja isso com o seu guia.

Os primeiros metros serão sofridos, prepare bastante as suas pernas para se esforçar ao máximo. Passados os primeiros 200 metros, os próximos 80% do passeio serão mais tranquilos. Com subidas e descidas de pouca inclinação. Guarde seu fôlego para o final.

O trecho final será aproximadamente 800 metros de pura subida íngreme. Vai ser a parte mais desafiadora do passeio, mas que com certeza te reservará grandes recompensas.

como chegar a rainbow mountain
“The hike to the top” by lgoub is licensed under CC BY 2.0 

Após umas 3 horas de caminhada, você chegará ao topo da montanha de onde se pode ver as cores da montanha Arco-íris.

O visual é simplesmente incrível a todo o momento!

Rainbow Mountain Montanha Colorida do Peru
“strike a pose at rainbow mountain” by lgoub is licensed under CC BY 2.0 

É importante destacar que a todo o momento você terá grande contato com os locais que em sua maioria são muito simpáticos e receptivos. Estão sempre com um sorriso no rosto, especialmente por que sobrevivem do turismo.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Rainbow Mountain: Quanto custa?

A Montanha Colorida, localizada em uma área de concessão para mineração, tem custo de aproximadamente 10 soles para acessar – aproximadamente R$ 11,00.

Como dito, certifique com a agência se o valor de acesso já está incluso no pacote do passeio. Se estiver, o próprio guia pagará para você.

O passeio, realizado por agência, com café da manhã e almoço, guias e transfer custa US$ 30,00. Veja aqui:

O guia se faz imprescindível. Não só por que você pode se perder no caminho, mas porque ele pode te ajudar na subida, caso não se sinta bem.

Antes de fechar o passeio com a agência, procure se informar se o guia leva cilindros de oxigênio, álcool e água florida para espantar o mal de altitude.

No passeio, você perceberá que muitas pessoas farão uso desses materiais.

subir a rainbow mountain
Se você não gosta de frio, veja bem a época para não pegar neve “10.26 Rainbow Mountain-22” by esmeewinnubst is licensed under CC BY 2.0 

E aí? Gostou das nossas dicas sobre esse passeio “fora do roteiro” de Machu Picchu?

O Peru tem muito o que se conhecer. Não deixe de colocar a Rainbow Mountain em seu roteiro!!

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *