Por: Declev Dib-Ferreira

A Laguna Humantay é um dos pontos turísticos do Peru que se pode alcançar em passeios em Cusco.

É a partir de Cusco que saem excursões para a Laguna Humantay, ou Lagoa Azul do Peru.

Quase todo mundo que planeja uma viagem para o Peru vai acabar indo a Cusco, mas, apesar disso, essa atração do Peru é negligenciada pelos brasileiros.

Provavelmente, a atração turística do Peru mais querida e visitada pelos brasileiros é Machu Picchu, a cidade inca localizada no topo da Cordilheira dos Andes. Nós já fomos duas vezes e, realmente, vale a pena!

Mas, agora, depois de falar da Rainbow Mountain, vamos apresentar esse outro ponto turístico fantástico do Peru, a Laguna Humantay.

Queremos mostrar que, ao contrário do que se imagina, você pode inserir em seu roteiro de Cusco muitos outros lugares lindos, além dos tradicionais sítios arqueológicos, em passeios a partir de Cusco.

Vai para o Peru? Então veja aqui Por que contratar um Seguro Viagem?

Laguna Humantay no Peru

Laguna Humantay - Laguna Humantay, no Peru: a Lagoa Azul

Então, como exemplo de passeio a partir de Cusco, temos a excursão para a Laguna Humantay.

Se você tem muita disposição e tempo para aproveitar um dia cheio de passeio, não deixe de escolher ao menos um desses trekkings para fazer naquela região, pois apesar de serem um tanto quanto cansativos, os trekkings para a Laguna Humantay te revelarão grandes e agradáveis surpresas.

Ah, e o melhor: o Peru é um dos países que não precisam de passaporte e nem de visto. Então, fica ainda mais fácil viajar pra lá.

Confira nesse post tudo o que você precisa saber sobre a Laguna Humantay, a Lagoa Azul do Peru, um dos ótimos passeios em Cusco que você pode fazer!

Não deixe para última hora: reserve o seu hotel em Cusco (cancelamento grátis)

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Laguna Humantay: a lagoa azul do Peru

A Laguna Humantay é uma das paisagens mais bonitas que você vai encontrar na viagem.

A laguna foi formada por conta do degelo das montanhas ao redor, e por isso ostenta essa coloração que varia entre o verde esmeralda e o azul turquesa, razão pela qual é conhecida também como a Lagoa Azul peruana.

Localizada na província de Anta, no distrito de Mollepata, a 4.630 metros de altitude nos pés da Montanha Salkantay está um dos destinos mais lindos da América do Sul!

Porém, não é fácil chegar nesse paraíso! A forma mais comum de acesso é por meio de transporte terrestre saindo da cidade de Cusco, passando por alguns povoados onde ainda há construções Incas como, por exemplo, os sítios arqueológicos de Killarumiyoq.

O trajeto de van a partir de Cusco até os pés da montanha tem duração de aproximadamente 3h, com paradas para café da manhã e o almoço da volta incluso no passeio.

Chegando lá, após o café começa a caminhada propriamente dita.

Laguna Humantay no Peru - Laguna Humantay, no Peru: a Lagoa Azul
Humantay_90″ by Apollo⠀ is licensed under CC BY 2.0 

A trilha para Laguna Humantay

A trilha dura aproximadamente 2 horas, dependendo do ritmo de cada um. Apesar de não ser muito tempo de trilha, a mesma é bem íngreme, fato este que dificulta sobremaneira a respiração e pode desencadear o soroche.

Soroche é como os peruanos chamam o “mal de altitude” ou “mal da montanha”. É aquela sensação de mal-estar que sentimos com a falta de oxigênio nas grandes altitudes, com dor de cabeça, cansaço, mal-estar e enjoo.

No meio do caminho você vai ver algumas pessoas cobrando 60 soles (aproximadamente R$ 70,00) para você fazer o trajeto no cavalo, porém, as condições do bichano não costumam ser muito boas.

Não gostamos muito deste tipo de exploração animal, mas, se você realmente precisar muito… sabe que tem esta opção.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Laguna Humantay, no Peru: a Lagoa AzulQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Como se trata de um trekking longo e com uma caminhada puxada, o mais indicado é fechar um pacote com agência que inclua um guia capacitado e que carregue com ele os mesmos equipamentos de suporte contra o efeito da altitude que os guias da Montanha Colorida carregam, para evitar momentos de puro perrengue.

Laguna Humantay como chegar - Laguna Humantay, no Peru: a Lagoa Azul
“Humantay glacial lake” by steve.upton is licensed under CC BY 2.0 

Dicas Extras da Laguna Humantay

  • Para tirar fotografias com a Laguna bem azul sua cor característica, procure um ponto mais alto.
  • Não deixe de fazer aquele monte de pedras empilhadas e equilibradas, chamado por lá de Apacheta. Dizem que dá sorte e energiza.
  • Para não sofrer com o soroche, vá ao seu ritmo, ande devagar, não faça esforços desnecessários. Ah, e leve umas folhas de coca para mascar.
  • Procure não levar muito peso na mochila, mas, ao mesmo tempo, não deixe de levar itens essenciais como água, casaco, papel higiênico, óculos escuros e protetor solar ou capa de chuva, dependendo do tempo que você pegar…
pontos turisticos do peru - Laguna Humantay, no Peru: a Lagoa Azul
“Humantay_94” by Apollo⠀ is licensed under CC BY 2.0 

Laguna Humantay: quanto custa?

Os valores variam de agência para agência, mas não variam muito de uma para outra.

A média é de aproximadamente 140 soles (aproximadamente R$ 167,00), fora o custo de 10 soles por pessoa para entrar no parque onde está localizada a montanha.

A gente tem uma parceria com a Get Your Guide, empresa internacional de venda de ingressos e passeios, que é de super confiança, com preço justo e possibilidade de cancelamento gratuito.

Você pode pesquisar no link abaixo, pois lá tem várias opções de excursão para a Laguna Humantay, para todos os gostos: com café da manhã, com almoço, saindo de Cusco, com outra atração em conjunto, de 1 dia, de 2 dias…

Pesquise aqui a sua excursão para Laguna Humantay

No mais, não deixe de aproveitar outras atrações em Cusco, como os sítios arqueológicos Sacsayhuamán, Qenko, Tambomachay, Pukapukara e Qorikancha.

Aproveite todas as nossas diversas dicas do Peru e faça uma super viagem para lá!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *