Por: Turista Profissional - Atualizado em 04/02/2020

O que fazer em Lima, capital do Peru, é uma pergunta que muita gente deve se fazer. Afinal, é fato que Lima ainda não está localizado entre os destinos turísticos mais visitados pelos brasileiros.

Por muitas vezes, a capital peruana serve tão somente como ponte aérea, onde as pessoas estão apenas de passagem para outro destino no Peru, como Cusco ou Machu Picchu.

Acaba que o turista não deixa muito tempo para conhecer tudo o que fazer em Lima, pra desvendar o mar do pacífico, compreender os parques, admirar o verde, se perder em meio ao trânsito e comer as delícias que reservam os melhores restaurantes peruanos.

Apesar de ser uma cidade tão incompreendida, existem lugares imperdíveis em Lima. Apesar de ter seus prós e contras, assim como toda cidade grande Latino Americana, Lima reserva grandes e maravilhosas surpresas.

O Peru tem uma cultura inigualável, natureza exuberante e um povo simples e muito afetuoso. Conhecer a cultura andina é mergulhar num universo inteiramente novo.

E um pacote para Lima pode surpreender até o mais viajado dos visitantes: os sabores, os costumes, tradições e construções ancestrais e coloniais fascinam e nos deixa perplexos com tanta variedade de cores e sons.

Então, ainda que você esteja apenas de passagem por Lima, aqui você também vai encontrar lugares imperdíveis para se conhecer, bastando adequar ao seu tempo.

Confira dicas do que visitar na cidade, saiba o que fazer em Lima!

Contrate aqui o Seguro Viagem Mais Barato – com desconto!

O que fazer em Lima

centro historico de lima - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana
Pontos turísticos de Lima

Centro Histórico de Lima

Você com certeza vai passar um bom tempo andando pelo Centro Histórico de Lima, porque ele tem inúmeras atrações. São dezenas de prédios que trazem a história do povo inca e a do colonizador espanhol.

A cidade de Lia foi fundada em 18 de janeiro de 1535 pelo espanhol Francisco Pizarro, o qual a nomeou de Ciudad de los Reyes (Cidade dos Reis). Mas o nome que acabou se firmando foi o seu nome original, provavelmente vindo do idioma aimará, Lima (flor amarela).

O Centro Histórico de Lima é considerado Patrimônio Mundial da Unesco desde 1988.

Lá, entre outros, você vai ver…

  • Palácio Arquiepiscopal de Lima
  • Casa de Aliaga
  • Casa do Ouvidor
  • Casa de Pilatos
  • Casa Goyeneche
  • Casa Riva Agüero
  • Casa das Treze Moedas
  • Catedral de Lima
  • Basílica Menor e Convento de São Pedro
  • Basílica Menor e Convento de Santo Domingo
  • Basílica Menor de Nossa Senhora da Mercê
  • Basílica e Convento de São Francisco
  • Ingreja San Lazaro
  • Igreja da Soledade
  • Santuário e Convento de Santa Rosa de Lima
  • Santuário e Mosteiro das Nazarenas
  • Templo de São Sebastião
  • Palácio do Governo do Peru
  • Parque Universitário
  • Palácio de Torre Tagle
  • Praça de San Martín
  • Tribunal da Santa Inquisição

o que ver em Lima - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana

Plaza Mayor

O coração de Lima é aqui., nesta praça fundada junto com a cidade, em 1535, e palco de grandes acontecimentos históricos para Lima: touradas, execuções e a própria Independência do Peru se deu nesta praça!

Em seu entorno temos prédios importantes como o Palácio do Governo, o Palácio da Municipalidade, o Palácio Arquiepiscopal e a Casa do Ouvidor.

Toda cidade de colonização espanhola tem uma Plaza de Armas, onde os exércitos se reuniam para se organizarem aos combates ou para simplesmente trocar a guarda.

A cerimônia é muito bonita, mas fique atento para não colar no portão. Os guardas geralmente não curtem isso e poderão pedir para você se retirar.

Confira => Passeios em Lima e arredores

plaza armas lima pixabay - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana

Bairro Barranco

Mesmo que você esteja apenas de passagem ou a trabalho, vale a pena tirar um momento da sua noite para conhecer o bairro mais boêmio de Lima.

Repleto de bares e restaurantes para todos os bolsos, esse bairro é conhecido por concentrar o melhor da agitação noturna de Lima.

Aqui, você vai encontrar a excelência do tempero do Peru, o bom gosto da comida latina e até conseguirá apreciar e se surpreender com a comida europeia, tudo isso enquanto admira os muros e as fachadas coloridas, que, em verdade, são uma verdadeira galeria a céu aberto. Você vai querer tirar foto em frente a todas as artes!

Inclusive, uma boa pedida é chegar ao Bairro Barranco enquanto ainda está claro, andar um pouco pelas ruas com muros pintados, passar pela conhecida Ponte dos Suspiros, tirar algumas fotos e, ao pôr do sol, finalizar em um dos diversos bares espalhados pelo bairro.

Imperdível => Excursão guiada de meio dia para as Ruínas Pachacamac e Barranco

bairro barranco em Lima - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana
Ponte dos Suspiros

Bairro Miraflores

O bairro de Miraflores é, com certeza, o mais bonito, o mais seguro e o melhor dos 43 distritos que formam a cidade de Lima.

Ele fica na zona costeira e é dono de uma linda vista panorâmica para o Oceano Pacífico.

Nem preciso dizer que é o mais procurado pelos turistas, né? Por conta disso, existem diversos bons hotéis de grandes redes mundiais.

É lá que fica o sítio arqueológico de Huaca Pucllana, o shopping Larcomar e, ainda, o Parque central de Miraflores, com vários restaurantes, a Igreja Matriz Virgem Milagrosa, a Prefeitura de Miraflores e muitas obras de arte e esculturas de madeira.

Vale a pena => Excursão a Miraflores, Centro de Lima e Museu Larco

bairro miraflores em lima - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana

Shopping Larcomar

Você pode me perguntar assim: “e por acaso um shopping é uma atração turística?”.

Ah, sim, pode ter certeza de que o Shopping Larcomar em lima merece ser visitado!

Ele é um shopping a céu aberto no alto de um penhasco à beira-mar, com uma arquitetura linda.

Vale a pena ir até mesmo para conhecer, comer algo curtindo a vista, pois nem dá a impressão de que estamos em um shopping, mas em um mirante!

shopping larcomar - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana
Parecem duas fotos coladas, e são mesmo! Juntei as duas pra você ter uma ideia de como são lindos o lugar e a vista!

O que fazer em Lima: Parque do Amor

Sem dúvida alguma, esse vale para as viagens românticas, pois é o parque mais charmoso e romântico de Lima.

Parque del Amor fica no bairro Malecón de Miraflores, no alto de uma colina e é um cenário encantador, com vistas para a Baía de Lima e o Oceano Pacífico.

Tem uma escultura gigante chamada “El Beso” (O Beijo), do artista peruano Victor Delfínm, com 2 metros de altura e posicionada na área central do Parque.

A escultura tem tem a imagem de um casal se beijando e recebe diariamente muitos casais apaixonados e que querem eternizar o seu amor. Ela tem em seu entorno um largo banco em curva decorado com mosaico multicolorido e frases românticas registradas por poetas peruanos, algumas marcadas em cadeados, além de um lindo canteiro com muitas e coloridas flores.

Pesquise opções de hospedagem em Lima aqui

parque del amor miraflores lima - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana
Escultura gigante chamada “El Beso” (O Beijo)

Os casais procuram o parque ao pôr-do-sol para fazer piqueniques e fotos. Durante o dia dos namorados, o Parque do amor se torna destino predileto dos casais que vão para participar da competição do beijo mais longo, além de se divertir nos concertos e eventos.

Devido a sua localização estratégica no alto de uma colina, durante todos os dias do ano, muitas pessoas o frequentam no final da tarde para apreciar um dos mais belos pores do sol do Oceano Pacífico.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Bosque El Olivar

Um parque muito bonito com mais de 1.600 oliveiras, provenientes de apenas três mudas trazidas da Espanha, em 1560.

Um roteiro apaixonante para quem ama ecoturismo: o bosque conta com outras 44 espécies de arvores, 20 de pássaros diversos e até mesmo raros e muitos animais silvestres.

Um passeio de barco pela lagoa possibilita ver patos e gansos deslocando-se docemente. O Parque El Olivar é considerado um Monumento Nacional desde 1959, atualmente é uma área de preservação ambiental e cultural de grande importância para o país.

bosque el olivar lima - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana

Parque da Reserva: Circuito Mágico de Água

O Parque da Reserva, localizado no Centro de Lima, é uma das atrações mais incríveis que você vai ter a oportunidade de conhecer.

O Parque é enorme e antigo, inaugurado em 1929, recebeu esse nome em homenagem aos soldados que durante a guerra defenderam a cidade. Embora as várias esculturas diferentes espalhadas pelos 8 hectares do gigante parque, o que chama atenção do público é o deslumbrante Circuito Mágico Del Água com toda sua magia, cor e fantasia.

O Circuito Mágico Del Água de Lima foi inaugurado em 2007 e se trata de um complexo altamente cibernético de 13 fontes ornamentais, iluminadas e interativas, adicionando ainda mais amor e romantismo as diversas atrações da Capital do Peru.

Não à toa, o Circuito Mágico de Água entrou para o Guinness Book como o maior complexo de fontes de água do mundo em um parque público.

É um verdadeiro show de luzes e muuuuuita água!

circuito magico del agua lima - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana
Foto do site oficial

Fonte da Fantasia no Circuito Mágico de Água

Se você vai ao Circuito Mágico de Água, não deixe de conhecer o espetáculo a parte que acontece na Fonte da Fantasia.

Você vai ter a chance de conhecer a história do Peru sobre outra perspectiva, aqui, o show ficará por conta dos jatos d’água e névoa.

  • Horário: terça a domingo: 19:15h – 20:15h – 21:30h
fonte da fantasia circuito magico da agua - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana
Foto do site oficial

O que fazer em Lima: Museu Larco

O Museu Larco (Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera) é um dos mais importantes museus arqueológicos da América do Sul.

São aproximadamente 45 mil peças originais distribuídas pelo Museu em ordem cronológica que retratam detalhes da cultura pré-inca e inca. Além disso, também existem objetos que eram utilizados pelos povos antigos em funerais.

Além do conteúdo presente no Museu, toda a sua estrutura também chama atenção, tendo em vista que está localizado em uma mansão colonial do século XVIII.

Lá também tem um restaurante e um jardim com lindas flores que irão te acompanhar até você alcançar o alto, por onde começará o tour.

  • Endereço: Av. Bolívar 1515, Pueblo Libre, Lima 21, Perú
  • Horário: segunda a domingo, das 9h às 22h;
  • Preço: 30 soles
  • Site: https://www.museolarco.org/
museus de Lima - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana
Foto do site oficial: Museu Larco

Ruína pré-inca: Huaca Pucllana

Já imaginou conhecer uma ruína pré-inca que fica exatamente no centro de um dos bairros metropolitanos de Lima?

É exatamente o que acontece com Huaca Pucllana, um sítio arqueológico do século V, localizado no bairro de Miraflores, um belo contraste com os prédios construídos ao seu redor.

O local é feito em adobe, uma espécie de tijolo de barro, todo feito através de trabalho artesanal.

É uma visita um tanto quanto interessante, pois as ruínas estão bem preservadas e foram preparadas para o turista possa ter uma breve noção de como viviam os Limas entre os anos 200 e 700 d.C.

Dica => Passeio de meio dia pela Lima Colonial e Moderna

dicas Peru - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana
Sítio arqueológico em Lima

Informações dizem que o lugar era utilizado administrativamente à época, além de fazerem rituais e sacrifício de pessoas, especialmente de mulheres, cujo objetivo era “acalmar deusas” consideradas violentas.

O serviço dos guias sempre muito inteligentes está incluído no valor do bilhete e o tour é realizado em grupos formados por ordem de chegada, em inglês ou espanhol, com duração de uma hora aproximadamente.

Na base da pirâmide existe um Museu com algumas peças e explicações sobre o templo. Não deixe de visitá-lo.

Para sua experiência ficar ainda mais completa, aproveite para se esbaldar no agradável restaurante anexo enquanto aprecia a Huaca Pucllana., ou seja, você pode jantar dentro de um sítio arqueológico em Lima!

  • Endereço: Calle General Borgoñocuadra 8 s/nº
  • Horário: quarta-feira a segunda-feira, das 09:00 às 17:00
  • Preço: 15 soles (R$ 18,25 – setembro/2019)
o que comer em Lima - O que fazer em Lima: lugares imperdíveis na capital peruana
Aproveite para conhecer a gastronomia peruana em grande estilo!

O que fazer em Lima: Conclusão

E aí? Se surpreendeu positivamente com Lima e não imaginava o tanto de coisas legais para se fazer? Não deixe de inserir a capital peruana no seu roteiro e conhecer todos os lugares mencionados no nosso post.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *