O que fazer em Teresina, Piauí: as principais atrações turísticas

O que fazer em Teresina, capital do Piauí? Essa pergunta pode estar na sua cabeça, afinal, ela é a única capital nordestina que não é banhada pelo mar…

Mas isso não quer dizer que ela não tenha as suas atrações!

Saiba que, pra começar, Teresina é considerada uma das cidades do nordeste com melhor qualidade de vida. E lá se tem a oportunidade de aproveitar as praias de água doce e ouvir as lendas ribeirinhas, principalmente por conta da presença de dois importantes rios que banham a capital: o Rio Parnaíba e Rio Poti.

Devido ao calor, árvores pelas ruas são encontradas aos montes, fazendo Teresina ser chamada também de “Cidade Verde”, o que se pode perceber lá em cima do principal mirante da cidade, na ponte Estaida.

A culinária típica e o lindo artesanato local, em madeira, cerâmica e barro, principalmente, também fazem parte dos atrativos da cidade, mas tem muito mais.

Saiba, então, o que fazer em Teresina aqui com a gente!

o que fazer em teresina

Nós no alto da Ponte Estaiada. De lá se tem uma visão 360º da cidade!

O que fazer em Teresina

Mirante da ponte Estaiada

Cartão Postal de Teresina, o mirante da Ponte Estaiada, também conhecido como Complexo Turístico Ponte João Isidoro França, tem construção recente, em 2010. Possui 95 metros de altura com uma visão 360° de toda a capital, que já pode ser apreciada durante a subida, pois os elevadores que levam até o mirante são panorâmicos.

  • Endereço: Avenida Raul Lopes
  • Funcionamento: Terça-feira a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
  • Custo: R$ 3,00 valor inteira

ponte estaiada teresina-min

teresina ponte estaiada-min

Palácio de Karnak

Sede do Poder Executivo do Piauí, o edifício em estilo neoclássico (com características gregas e romanas) chama atenção pela arquitetura e leva este nome devido a uma região da cidade egípcia de Tebas, o bairro Karnak. Sem nenhuma ligação específica com o Egito em si, o nome provavelmente foi somente uma homenagem dos construtores, que levantaram o Palácio ainda no século XIX.

  • Endereço: Avenida Antonino Freire, 1450

atrações de teresina

Encontro dos Rios

A cidade de Teresina é cercada pelos rios Parnaíba e Poti. Visitar o encontro destes rios é um dos pontos interessantes de o que fazer em Teresina.

O Parque Ambiental Encontro dos Rios fica no bairro Poti Velho e, além de permitir a bela visão do encontro dos rios, com dois mirantes disponíveis no parque, ele fomenta a cultura teresinense com artesanato, produtos alimentícios regionais, restaurantes, trilhas e pontos de pesca.

Logo na entrada, um importante ícone do folclore da capital do Piauí toma conta da porta: a escultura do Cabeça de Cuia, lenda teresinense. Diz a história que Crispim, ao chegar em casa e não gostar da comida oferecida pela mãe, teria dado pancadas na cabeça da mulher, que o amaldiçoou dizendo que ele teria cabeça em forma de cuia e boiaria pelas águas dos rios Parnaíba e Poti até o momento em que conseguisse devorar 7 virgens em noite de lua cheia. Eu, hein!!!

  • Endereço: Rua Des. Flávio Furtado, Olarias

o que fazer em Teresina

Quando fomos, vimos o encontro dos rios, mas o parque estava em obras, sendo todo reformado. Então, quando você for, vai pegar um parque novinho!

encontro dos rios teresina

turista profissional

Museu do Piauí

Fundado em 1934, o museu já passou por mudanças e revitalizações e hoje funciona a todo vapor na preservação da memória do Piauí.

Em seu acervo são encontradas aproximadamente 7 mil peças que contam a história do estado. Fósseis e artefatos pré-históricos, – como, por exemplo, machados primitivos, louças e porcelanas antigas, moedas, arco e flecha… – além de artesanato, quadros e mobília do século XIX é um pouco do material que você vai encontrar neste museu.

  • Endereço: Rua Areolino de Abreu, 900
  • Funcionamento: Terça a sexta, das 8h às 17:30. Sábados e domingos, das 8h às 12h.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Troca Troca

Como o próprio nome do local indica, a região chamada Troca Troca é um comércio de trocas de mercadorias às margens do rio Parnaíba bastante tradicional em Teresina.

Lá tem de tudo, de eletrodomésticos a pequenos objetos como discos de vinil, por exemplo. A feira de mercadorias e trocas começou em 1985 sob as sombras do pé de uma figueira, que está lá até hoje, mesmo após a construção de uma estrutura fixa com teto no local.

  • Endereço: Av. Maranhão, Teresina, Piauí, Brasil

troca troca teresina

A feira acontece assim mesmo, na rua, na calçada, em barracas improvisadas…

feira troca troca

Vai uma geladeira ou um fogão semi-novo?

Teatro 4 de Setembro

O teatro de Teresina não tem este nome por acaso. Foi no dia 4 de setembro de 1889 que algumas senhoras da alta sociedade levaram ao presidente da província da época uma proposta de construção de um teatro para a cidade, e assim surgiu o Teatro 4 de Setembro.

Atualmente, é um centro de cultura importante da capital do Piauí, sendo palco tanto de espetáculos nacionais quanto internacionais.

  • Endereço: Praça Pedro II

TEatro 4 de Setembro Teresina

Igreja São Benedito

A Igreja de São Benedito tem uma história fortemente ligada à escravidão em Teresina. A igreja foi idealizada, financiada e construída pelo povo negro, que era proibido de entrar nas outras Igrejas da cidade, juntamente com os indígenas, leprosos e demais pessoas “mal vistas” pela elite.

Datada de 1917 e nomeada em homenagem ao padroeiro dos negros, a Igreja de São Benedito está localizada no Alto da Jurubeba, ao lado de um cemitério de escravos, que era também ponto de convergência para eles na época.

A construção foi orientada por Frei Serafim, um padre conhecido por sempre se compadecer e ajudar os desfavorecidos de Teresina, que coordenou o trabalho por ser formado em arquitetura.

  • Endereço: Avenida Frei Serafim 1626

Igreja de São Benedito Teresina

Polo Cerâmico do Poty Velho

No bairro Poty Velho encontra-se uma das tradições teresinenses, que é a produção de artefatos de cerâmica.

O Pólo Cerâmico foi criado em 2006 e reúne diversos artesãos em cerca de 25 lojas, onde mais de 300 famílias trabalham produzindo a arte em potes, jarros, esculturas, jóias, mandalas e muito mais. A tradição no bairro vem desde 1964 e as peças são vendidas para todo o Brasil.

Para quem gosta de cerâmica, este lugar é uma perdição… e o melhor, os preços são ótimos!!! Obviamente, nós saímos de lá com diversas peças: um conjunto de 3 garrafas, um enorme prato para a parede e algumas joaninhas para o jardim.

polo de cerâmica em Teresina

o que fazer em Teresina

Espaço Cultural Esperança Garcia (antigo Memorial Zumbi dos Palmares)

Inaugurado em 2007, o local antigamente homenageava um bandeirante que desbravou o Piauí às custas da morte de índios e foi também um dos responsáveis por destruir o famoso Quilombo dos Palmares em Alagoas.

Posteriormente foi nomeado como Memorial Zumbi dos Palmares, que permaneceu até recentemente, quando novamente o local mudou de nome após reforma para Esperança Garcia, primeira advogada negra do Brasil.

O local é um espaço de cultura, com exposições, oficinas de dança, percussão, música, culinária, filmes, shows e inclusão digital, com salas equipadas com computadores e também uma biblioteca no local.

  • Endereço: Av. Miguel Rosa, 3400, Centro/Sul

Procurando hotel em Teresina? Nós ficamos no Grand Hotel Arrey (foto abaixo), pertinho de centros comerciais e de shoppings. Mas, se você quiser ver outras opções, pesquise aqui mais hotéis em Teresina.

onde dormir em Teresina

Grand Hotel Arrey

Central de Artesanato Mestre Dezinho

Em homenagem a um importante artesão do Piauí, José Alves de Oliveira, que tem obras ao redor do mundo, a Central de Artesanato é palco de eventos culturais, escola de balé e música e, claro, artesanato local. São 25 lojinhas localizadas em uma antiga sede da Polícia Militar que funcionou durante a ditadura no Brasil. Ótima troca!

  • Endereço: Rua Paissandu, 1276
  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 7h às 18h.

Gostou? O que mais você sugere o que fazer em Teresina? Conta pra gente nos comentários!

E continue a sua viagem pelo Nordeste brasileiro aqui no blog:

Boa Viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here