O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos

O que fazer em Teresina, capital do Piauí? Essa pergunta pode estar na sua cabeça, afinal, ela é a única capital nordestina que não é banhada pelo mar… você sabia?

Mas isso não quer dizer que ela não tenha as suas atrações!

Além dos muitos pontos turísticos de Teresina, saiba que a culinária típica e o lindo artesanato local, em madeira, cerâmica e barro, principalmente, também fazem parte dos atrativos da cidade, mas tem muito mais.

Saiba, então, o que fazer em Teresina aqui com a gente!

Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)

o que fazer em teresina min - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos
Nós no alto da Ponte Estaiada, um dos pontos turísticos de Teresina. De lá se tem uma visão 360º da cidade!

O que fazer em Teresina, capital do Piauí

Nem só de mar vivem as grandes e belas cidades.

E, como não depende de praia, Teresina tem atrações para o ano inteiro. É uma cidade linda, histórica e muito verde, com parque, rios, áreas verdes diversas, lagos…
Devido ao calor, árvores pelas ruas são encontradas aos montes, o que se pode perceber lá em cima do principal mirante da cidade, na Ponte Estaiada. Não é à toa que ela é chamada de “A Cidade Verde”.

Saiba também que Teresina é considerada uma das cidades do nordeste com melhor qualidade de vida.

E lá, apesar de não se ter mar, tem-se a oportunidade de aproveitar as praias de água doce e ouvir as lendas ribeirinhas, principalmente por conta da presença de dois importantes rios que banham a capital: o Rio Parnaíba e Rio Poti.

Ficou curioso? Sabia que ela era essa cidade tão vibrante? Então, vem com a gente saber mais sobre Teresina!!

Aqui você vai ver:

Onde fica Teresina?

Bom, como já sabemos, Teresina é a capital do estado do Piauí, na região Nordeste.

O Estado do Piauí é o que tem o menor litoral do Brasil – dos que têm litoral, claro… rs. São apenas 66 km de litoral, e Teresina está a cerca de 340 km de distância, indo para o interior do estado.

Teresina está localizada bem na divisa do Piauí com o Maranhão, na região Noroeste do estado.

A cidade fica entre os Rios Poti e Parnaíba, dois rios que ajudam a formar a bacia hidrográfica do Rio Parnaíba.

Veja no mapa abaixo onde fica Teresina:

onde fica teresina - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos
Posição de Teresina do estado do Piauí – Fonte: Google Maps

Como chegar a Teresina?

Chegar a Teresina é muito fácil, pois há voos diretos de diversas capitais brasileiras para todo o Nordeste, inclusive voos para Teresina.

De São Paulo para lá, por exemplo, são apenas 3 horas de voo.

Confira aqui passagens para Teresina com ótimos preços

como chegar parnaiba - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos

Passagens aéreas nacionais - o site mais barato!

Se você está buscando passagens aéreas nacionais, se liga nesta dica! Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar  as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!

E, um detalhe: no link abaixo, você vai conseguir passagens aéreas nacionais mais baratas do que nas próprias companhias aéreas!

Pesquisar passagens aéreas nacionais

Como se locomover em Teresina

Teresina tem um sistema de transporte coletivo (ônibus) que utiliza a integração com cartão magnético no período de 2h30min, além de terem corredores exclusivos para os ônibus, com estações climatizadas situadas nos canteiros centrais das avenidas, o que agiliza para não pegar engarrafamtos.

Além disso, Teresina tem metrô! O Metrô de Teresina foi criado no dia 15 de agosto de 1989 e possui hoje nove estações.

Apesar disso, para poder se locomover de forma mais rápida e confortável entre as atrações – o que nem sempre encontraremos ligações de ônibus ou metrô direto entre elas -, aconselhamos alugar um carro.

Com um carro alugado você terá conforto (ar condicionado… rs) e agilidade para ir a qualquer ponto sem se preocupar com transporte coletivo. Pense nisso e faça uma pesquisa de preços para saber se realmente vale a pena.

E sempre tem a opção do Uber. Nós, com nossas filhas especialmente, sempre alugamos um carro ou, se não, andamos muito de Uber.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


10 Pontos turísticos de Teresina

Para ajudar a você a organizar o seu roteiro e saber o que fazer em Teresina, veja essas principais atrações turísticas da cidade.

1 – Mirante da ponte Estaiada

Cartão Postal de Teresina, o mirante da Ponte Estaiada, faz parte do Complexo Turístico Ponte João Isidoro França ou Complexo turístico da Ponte Estaiada, tem construção recente, sendo inaugurado em 2010.

No espaço do Complexo você pode fazer trilhas, andar de bicicleta ou curtir o visual do rio e da vegetação do entorno, além de poder comprar artesanato e lembrancinhas vendidas nas barracas que se encontram no local.

Mas a principal atração com certeza é o mirante, com 95 metros de altura e com uma visão 360° de toda a capital, que já pode ser apreciada durante a subida, pois os elevadores que levam até o alto do mirante são panorâmicos.

  • Endereço: Avenida Raul Lopes
  • Funcionamento: Terça-feira a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
  • Custo: R$ 3,00 valor inteira

ponte estaiada teresina min - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos

teresina ponte estaiada min - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos

2 – Palácio de Karnak

Sede do Poder Executivo do Piauí, o edifício em estilo neoclássico (com características gregas e romanas) chama atenção pela arquitetura e leva este nome devido a uma região da cidade egípcia de Tebas, o bairro Karnak.

Sem nenhuma ligação específica com o Egito em si, o nome provavelmente foi somente uma homenagem dos construtores, que levantaram o Palácio ainda no século XIX.

  • Endereço: Avenida Antonino Freire, 1450

atracoes de teresina min - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos

3 – Encontro dos Rios

A cidade de Teresina é cercada pelos rios Parnaíba e Poti. Visitar o encontro destes rios é um dos pontos interessantes de o que fazer em Teresina.

O Parque Ambiental Encontro dos Rios fica no bairro Poti Velho e, além de permitir a bela visão do encontro dos rios, com dois mirantes disponíveis no parque, ele fomenta a cultura teresinense com artesanato, produtos alimentícios regionais, restaurantes, trilhas e pontos de pesca.

encontro dos rios teresina min - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos
O Encontro dos Rios em Teresina, Piauí

Logo na entrada, um importante ícone do folclore da capital do Piauí toma conta da porta: a escultura do Cabeça de Cuia, lenda teresinense.

Diz a história que Crispim, ao chegar em casa e não gostar da comida oferecida pela mãe, teria dado pancadas na cabeça da mulher, que o amaldiçoou dizendo que ele teria cabeça em forma de cuia e boiaria pelas águas dos rios Parnaíba e Poti até o momento em que conseguisse devorar 7 virgens em noite de lua cheia. Eu, hein!!!

  • Endereço: Rua Des. Flávio Furtado, Olarias
encontro dos rios em teresina - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos
Quando fomos, vimos o encontro dos rios, mas o parque estava em obras, sendo todo reformado. Então, quando você for, vai pegar um parque novinho!

turista profissional min - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos

4 – Museu do Piauí

Fundado em 1934, o museu já passou por mudanças e revitalizações e hoje funciona a todo vapor na preservação da memória do Piauí.

Em seu acervo são encontradas aproximadamente 7 mil peças que contam a história do estado. Fósseis e artefatos pré-históricos, – como, por exemplo, machados primitivos, louças e porcelanas antigas, moedas, arco e flecha… – além de artesanato, quadros e mobília do século XIX é um pouco do material que você vai encontrar neste museu.

  • Endereço: Rua Areolino de Abreu, 900
  • Funcionamento: Terça a sexta, das 8h às 17:30. Sábados e domingos, das 8h às 12h.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 10% de desconto com o cupom TURISTAPRO5, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


5 – Troca Troca

Como o próprio nome do local indica, a região chamada Troca Troca é um comércio de trocas de mercadorias às margens do rio Parnaíba bastante tradicional em Teresina.

Lá tem de tudo, de eletrodomésticos a pequenos objetos como discos de vinil, por exemplo. A feira de mercadorias e trocas começou em 1985 sob as sombras do pé de uma figueira, que está lá até hoje, mesmo após a construção de uma estrutura fixa com teto no local.

  • Endereço: Av. Maranhão, Teresina, Piauí, Brasil
troca troca teresina min - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos
A feira acontece assim mesmo, na rua, na calçada, em barracas improvisadas…
feira troca troca - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos
Vai uma geladeira ou um fogão semi-novo?

6 – Teatro 4 de Setembro

O teatro de Teresina não tem este nome por acaso. Foi no dia 4 de setembro de 1889 que algumas senhoras da alta sociedade levaram ao presidente da província da época uma proposta de construção de um teatro para a cidade, e assim surgiu o Teatro 4 de Setembro.

Atualmente, é um centro de cultura importante da capital do Piauí, sendo palco tanto de espetáculos nacionais quanto internacionais.

  • Endereço: Praça Pedro II

Pesquise aqui hospedagem em Teresina

teatro 4 setembro teresina min - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos

7 – Igreja São Benedito

A Igreja de São Benedito tem uma história fortemente ligada à escravidão em Teresina. A igreja foi idealizada, financiada e construída pelo povo negro, que era proibido de entrar nas outras Igrejas da cidade, juntamente com os indígenas, leprosos e demais pessoas “mal vistas” pela elite.

Datada de 1917 e nomeada em homenagem ao padroeiro dos negros, a Igreja de São Benedito está localizada no Alto da Jurubeba, ao lado de um cemitério de escravos, que era também ponto de convergência para eles na época.

A construção foi orientada por Frei Serafim, um padre conhecido por sempre se compadecer e ajudar os desfavorecidos de Teresina, que coordenou o trabalho por ser formado em arquitetura.

  • Endereço: Avenida Frei Serafim 1626

o que ver em teresina min - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos

8 – Polo Cerâmico do Poty Velho

No bairro Poty Velho encontra-se uma das tradições teresinenses, que é a produção de artefatos de cerâmica.

O Polo Cerâmico foi criado em 2006 e reúne diversos artesãos em cerca de 25 lojas, onde mais de 300 famílias trabalham produzindo a arte em potes, jarros, esculturas, joias, mandalas e muito mais. A tradição no bairro vem desde 1964 e as peças são vendidas para todo o Brasil.

Para quem gosta de cerâmica, este lugar é uma perdição… e o melhor, os preços são ótimos!!! Obviamente, nós saímos de lá com diversas peças: um conjunto de 3 garrafas, um enorme prato para a parede e algumas joaninhas para o jardim.

polo ceramica teresina min - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos

teresina o que fazer min - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos

9 – Espaço Cultural Esperança Garcia

É o antigo Memorial Zumbi dos Palmares.

Inaugurado em 2007, o local antigamente homenageava um bandeirante que desbravou o Piauí às custas da morte de índios e foi também um dos responsáveis por destruir o famoso Quilombo dos Palmares em Alagoas.

Posteriormente, foi nomeado como Memorial Zumbi dos Palmares, que permaneceu até recentemente, quando novamente o local mudou de nome após reforma para Esperança Garcia, primeira advogada negra do Brasil.

O local é um espaço de cultura, com exposições, oficinas de dança, percussão, música, culinária, filmes, shows e inclusão digital, com salas equipadas com computadores e também uma biblioteca no local.

  • Endereço: Av. Miguel Rosa, 3400, Centro/Sul

10 – Central de Artesanato Mestre Dezinho

Em homenagem a um importante artesão do Piauí, José Alves de Oliveira, que tem obras ao redor do mundo, a Central de Artesanato é palco de eventos culturais, escola de balé e música e, claro, artesanato local.

São 25 lojinhas localizadas em uma antiga sede da Polícia Militar que funcionou durante a ditadura no Brasil. Ótima troca!

  • Endereço: Rua Paissandu, 1276
  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 7h às 18h.

O que fazer em Teresina: 10 Parques e mais…

Como já dissemos, Teresina é chamada de “Cidade Verde”, e não é à toa!

Há inúmeras áreas verdes, parques, ruas bem arborizadas, canteiros…  Eu particularmente amo isso!

São muitos e muitos parques. Veja uma pequena lista com 10 parques de Teresina para você que, como eu, é apaixonado por natureza por todos os cantos:

  1. Parque do Mocambinho
  2. Parque Lagoas do Norte
  3. Parque Estação da Cidadania
  4. Parque Zoobotânico de Teresina
  5. Floresta Municipal Floresta Fóssil
  6. Parque Potycabana
  7. Jardim Botânico de Teresina
  8. Parque da Cidade
  9. Parque Ambiental Poti
  10. O Parque Municipal Parnaíba

Mas, além desses – e do Parque Encontro dos Rios, que falamos lá em cima – Teresina também tem outras dezenas de parques:

Parque Municipal do Acarape; Parque Vale do Gavião; Parque Ambiental Boa Vista; Parque Mini-horto das Samambaias; Parque Ambiental da Macaúba; Parque Ambiental Porto Alegre; Parque Ambiental São João; Parque Ambiental Beira Rio; Parque Prainha; Parque Vila do Porto; Parque São Paulo; Parque Marina; Parque do Caneleiro; e Parque Nossa Senhora do Livramento.

O que fazer em Teresina: 3 Museus a mais

Além de ser uma cidade bem arborizada e de bem com a natureza, pela sua própria trajetória Teresina é uma cidade cheia de atrações históricas, como museus.

Então, para quem gosta também de conhecer a história local, como a cidade nasceu, cresceu, se desenvolveu e é o que é hoje, não se pode deixar de visitar os museus da capital.

Além do já citado Museu do Piauí, você não pode perder esses 3 museus em Teresina:

1 – Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório

São 2 mil peças dos séculos XVIII, XIX e XX em seu acervo, com arte sacra, alfaias, paramentos e mobiliário.

Como curiosidade, Dom Paulo Libório foi o primeiro bispo natural do Piauí que serviu em Teresina.

2 – Casa da Cultura

A Casa de Cultura de Teresina abriga, entre outras, exposições de geologia e artes sacras em um dos prédios mais bonitos da capital, de 1880, o qual já serviu de residência, enfermaria e quartel.

3 – Museu dos Rios 

O Museu dos Rios, localizado no Parque do Encontro dos Rios, foi criado para trabalhar a educação ambiental sobre a fauna e a flora dos rios Poti e Parnaíba.

O que fazer em Teresina à noite?

Bom, para quem não sabe, a vida noturna em Teresina também pode ser bem animada, já que ela é cheia de bons restaurantes, bares e casas noturnas.

Alguns dos points de Teresina são o Urbano Bar, com foco em jazz e blues; o Bendito Boteco, para quem gosta de curtir um bom forró e o badaladíssimo 309 Bar, para ouvir rock e música eletrônica.

Já entre as dicas de restaurantes, se puder, vá ao Favorito Comidas Típicas, que além de muito bonito, tem uma comida nordestina imperdível! SE quiser uma sugestão de algo bem local, peça um Capote Selvagem ao Molho Pardo. 😉

Destaque também para o restaurante Flutuante, que como o nome já sugere, fica em um barco, e Camarão do Elias.

Olha, vou te dizer uma coisa, no Piauí como um todo, se come muito bem. Acredite!

o que comer em parnaiba - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos
Você não tem ideia da maravilha que é esse espetinho de camarão!

O que comer em Teresina

Com temperos fortes e característicos como a pimenta de cheiro, o coentro e o cheiro verde, a gastronomia do Piauí deve ser apreciada pelos viajantes.

Veja alguns dos pratos típicos do estado que não se deve perder:

  • Galinha à cabidela – ou galinha caipira
  • Paçoca (carne seca pilada com farinha)
  • Maria Isabel (arroz misturado com carne seca)
  • Baião de dois (arroz misturado com feijão novo)
  • Sarapatel (confeccionado com carne, fígado, coração e rim de porco).

Outra das atrações de Teresina é o Festival Gastronômico Cabritos & Cordeiros, quando diversos restaurantes especializados em comidas típicas produzem pratos de caprinos e ovinos.

Ah, quanto aos doces, experimente os doces e bebidas feitas com com os derivados do caju, uma das frutas mais típicas do Nordeste e do Piauí, como a famosa cajuína.

cajuina - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos
Prove a famosa Cajuína em Teresina !!

Quantos dias ficar para curtir os pontos turísticos de Teresina?

Bom, nós conseguimos visitar os principais pontos turísticos de Teresina em apenas um dia inteiro, mas eu gostaria de ter podido ficar, ao menos, dois dias para poder curtir tudo com mais calma.

Se você tiver mais tempo, acredito que 3 dias em Teresina seja o ideal para você fazer tudo com calma, conhecer alguns restaurantes, passear de dia e de noite.

Hotel em Teresina

Procurando hotel em Teresina?

Nós ficamos no Grand Hotel Arrey (foto abaixo), pertinho de centros comerciais e de shoppings.

Mas, se você quiser ver outras opções, pesquise aqui mais hotéis em Teresina.

onde dormir em teresina - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos
Nós ficamos hospedados no Grand Hotel Arrey

Dica extra: 5 pontos turísticos do Piauí

1 – Parnaíba

A cidade de Parnaíba é fundamental de visitar, se você quer realmente conhecer o litoral do Piauí e uma das partes mais bonitas do estado.

Nós somos apaixonados pela Parnaíba e você também vai gostar, tenho certeza.

Para você ver que estamos falando a verdade, veja as nossas dicas de Parnaíba, um pequeno guia da cidade para você  se organizar.

2 – Delta do Rio Parnaíba

E estando lá em Parnaíba, NÃO DEIXE DE FAZER o passeio ao Delta do Parnaíba.

É indescritível você ver a revoada dos Guarás quando as aves se recolhem ao final da tarde para dormir.

Além disso, é claro, no passeio de barco você passa por mangues, areais, assiste ao pôr do sol e ainda pode almoçar no Maranhão, estado vizinho que faz divisa por este rio mesmo.

Você conhece a Rota das EmoçõesClica no link abaixo e insira suas informações que nós entraremos em contato!

Rota das emoções: EU QUERO!

passeio no delta do parnaiba 1 - O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos
Os guarás lotando a ilha onde vão passar a noite, no Delta do Parnaíba

3 – Praia da Barra Grande

A praia de Barra Grande também é lá perto de Parnaíba. É uma praia de areia fofa e águas calmas, situada em um vilarejo tranquilo.

Ótimo lugar para descansar, curtir a vida, aproveitar o sol e o mar.

Para quem quiser um pouco mais, a praia de Barra Grande é um ótimo local para aprender e praticar o Kite Surf, esporte muito popular no Piauí.

4 – Parque Nacional de Sete Cidades

Esse ainda não pudemos conhecer, mas se você tiver a oportunidade, não deixe de ir. Está na nossa lista. Se você for antes da gente, nos conte!! rs

É uma reserva ambiental a cerca de 180 km de Teresina com vegetação de caatinga e cerrado. O nome deriva das formações rochosas que, em seus agrupamentos, foram apelidados de “cidades”.

Lá você vai encontrar, além das formações rochosas esculpidas pela ação erosiva do vento, uma cachoeira com mais de 20 metros de queda d’água e a sua piscina natural; algumas pinturas rupestres e outras atrações.

5 – Parque Nacional da Serra da Capivara

E, por último, o Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos mais importantes parques nacionais brasileiros em matéria de arte rupestre. Aliás, um dos mais importantes do mundo.

Ele fica a 530 km de Teresina com sua vegetação de caatinga, pedras e cavernas. São 600 sítios arqueológicos no Parque da Serra da Capivara, dos quais diversos estão abertos à visitação.

E aí, gostou?

O que mais você sugere o que fazer em Teresina? Conta pra gente nos comentários!

Dica extra: Seguro Viagem Nacional

Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem mesmo que a viagem seja dentro do Brasil. Sabemos que não é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem nacional.

É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.

Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos, mesmo dentro do Brasil. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público.

Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.

Cotação de Seguro Viagem com Desconto

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


E continue a sua viagem pelo Nordeste brasileiro aqui no blog:

Boa Viagem!-

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 10% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

11 comentários em “O que fazer em Teresina: mais de 23 pontos turísticos”

Deixe um comentário