Dicas de Parnaíba, Piauí: tudo o que você precisa saber!

O Piauí é o estado com a menor costa do Brasil: são apenas 66 quilômetros de litoral, espremidos entre o Ceará e o Maranhão. Mas, não pense que não vale a pena: são 66 km dos mais bonitos do Brasil! Depois de ver essas dicas de Parnaíba – a segunda maior cidade do estado – você vai ver que eu tenho razão.

Parnaíba fica nesse pedaço do paraíso e, com um plus: uma das formações geográficas mais diferentes e bonitas do país: o Delta do  rio Parnaíba, o rio que faz a divisa entre os estados Piauí e Maranhão.

E não é pra menos, porque o local impressiona. O Delta é formado do encontro entre o rio com o Oceano Atlântico. Ao chegar lá, o rio se desdobra em diversos braços que formam um imenso arquipélago com mais de 70 ilhas. É o único delta que deságua em mar aberto nas Américas, sendo ainda o terceiro maior delta do mundo.

Com isso, formam-se inúmeras praias e lagoas, enormes dunas, um majestoso mangue com uma grande biodiversidade. E tudo isso pode ser desfrutado pelos turistas!

A porta de entrada é a cidade de Parnaíba. De lá, pode-se ir para as praias, fazer passeios de barcos, ir a locais famosos muito rapidamente, pois é tudo próximo… e comer muito, mas muito bem!

Nós estivemos lá e vimos as belezas da região de perto e vamos contar pra vocês. Pra começar, como primeiro post, vamos dar essas dicas de Parnaíba, pra você que quer ir mas não sabe ainda como começar.

Bom passeio!

Dicas da Parnaíba PiauíComer camarão, dedinhos de taioca e água de coco à beira da praia em uma barraca confortável? Sim, é possível!

Dicas de Parnaíba, Piauí

Como chegar em Parnaíba?

Parnaíba tem um aeroporto, o Aeroporto Prefeito Doutor João Silva Filho, como voos vindo de algumas cidades do Brasil, mas sempre com uma conexão em Campinas, hub da cia aérea Azul, que por enquanto é a única que voa pra lá. A oferta de horários é muito baixa, atualmente somente aos sábados, mas já é melhor do que nada.

Então, o mais comum é pegar um voo para Teresina, capital do estado, que fica a 340 Km de Parnaíba.

como chegar a ParnaíbaO voo direto deve ser ótimo, mas é mais caro e com poucos horários. Então, paramos em Teresina. Foi bom pra aproveitar e conhecer a capital do estado do Piauí

De lá, você tem que pegar uma condução para Parnaíba, que pode ser um ônibus (Empresa Guanabara, 6h de viagem, R$ 40,00 ou R$ 73,80); contratar uma agência ou alugar um carro. Para quem optar por ir dirigindo, saiba que a estrada é ótima e bem sinalizada.

PASSAGEM AÉREA BARATA PARA TERESINA
Passagens aéreas saindo de

Qual a melhor época para visitar Parnaíba?

O Piauí é quente. Muito quente. Então, seja qual for a época que você vá, é quente. Mas tem um tempo menos quente (a época das chuvas, de janeiro a junho) e um tempo mais quente e seco (de julho a dezembro).

Dicas da ParnaíbaNão é raro vermos pessoas com sombrinhas… afinal, o sol castiga!

Entre os meses de janeiro a junho, quando podem ocorrer pancadas de chuvas com mais frequência, é bom para fazer passeios ecológicos, observar aves e as lagoas que se formam no delta. Para os amantes de esportes como kite surf, entre setembro de dezembro é o período dos melhores ventos.

De qualquer forma, não se desespere tanto com o calor quando for à Parnaíba, porque, apesar de estar no Piauí, lá o clima é mais amenos que Teresina, por exemplo. Há uma eterna brisa marítima que faz o calor ser menos agressivo.

Onde ficar em Parnaíba?

Um dos melhores hotéis em Parnaíba é o Arrey Hotel Beach. Ele tem uma ótima estrutura, quartos bem equipados, ar-condicionado, piscina, terraço, restaurante buffet. O wi-fi é gratuito em todas as dependências e também o estacionamento. É um hotel novinho, então tem uma estrutura moderna e impecável.

Mas há outros hotéis e pousadas fantásticas, como a Casa de Santo Antônio Hotel de Charme, uma charmosíssima pousada instalada em um antigo casarão a apenas um quilômetro do Porto das Barcas (de onde saem os passeios para o Delta do Parnaíba).

onde ficar na ParnaíbaVisão da piscina da Casa de Santo Antônio, com certeza a pousada mais charmosa e estilosa de Parnaíba

Outra pousada é a Vila Parnaíba, que tem um balcão de turismo no local, onde se vendem passeios diversos. Ela tem quartos com ar-condicionado, piscina, um bonito jardim central, além de wi-fi e estacionamento gratuitos.

Veja aqui outras Pousadas e alberges em Parnaíba, e pesquise aqui outros hotéis em Parnaíba.

O que fazer em Parnaíba?

A vocação da região é, sem dúvida, o ecoturismo, o turismo para apreciar e desfrutar de belas paisagens de praias de mar, praias de rio, mangues, dunas, etc. Mas, além disso, ainda se pode aproveitar um pouco a cidade, sua gastronomia e sua cultura.

turista profissional

Vamos aos principais atrativos de Parnaíba:

✔ Centro Histórico

É no pequeno centro histórico de Parnaíba que se encontra o Porto das Barcas (de onde saem alguns passeios de barco para o Delta), com seus prédios coloridos e lojas de artesanato, restaurantes e agências turísticas.

✔ Delta do Parnaíba

Esta é a principal atração da cidade. Parnaíba é a porta de entrada para o Delta. Pode-se fazer passeios pelo Delta do rio Parnaíba tanto em lanchas particulares (para grupos de até 9 passageiros, que foi como fizemos) como em barcos maiores.

No caso de um passeio particular, a duração e os locais de visita são previamente combinados. Uma excursão, ao contrário, faz uma rota pré-estabelecida e dura o dia inteiro. O passeio pode incluir ver a revoada dos guarás, almoço em restaurantes à beira-rio ou até mesmo um safári noturno, com focagem de jacaré.

passeio pelo Delta do rio ParnaíbaFizemos o passeio pelo Delta do Parnaíba em uma lancha particular, que cabem 10 pessoas, incluindo o guia

dicas de Parnaíba Turista ProfissionalParamos nas dunas à margem do rio…

delta do Parnaíba… onde vimos um lindo pôr-do-sol

o que fazer em parnaiba - Dicas de Parnaíba, Piauí: tudo o que você precisa saber!

✔ Casa das Rendeiras

Você pode conhecer o trabalho das rendeiras do Piauí e suas flores de renda, saias e outros acessórios em renda. Fica na Ilha Grande de Sta. Isabel.

✔ Praia Pedra do Sal

A praia Pedra do Sal é a única praia de Parnaíba, onde se pode ver um lindo pôr-do-sol. Ela é dividida ao meio por uma grande pedra. Um lado bate mais onda que outro e podemos encontrar alguns quiosques de fim de semana.

✔ Lagoa do Portinho

Por último, mais como um alerta e uma denúncia, apresentamos a lagoa do Portinho. Há não muito tempo era uma imensa lagoa de águas claras. Hoje, após impactos em seus afluentes (desvios e ações criminosas de fazendeiros), a lagoa secou grande parte de seu espelho d’água. O local, antes ponto turístico com barracas, restaurantes, etc., está totalmente abandonado. Uma pena! Bois magrelos pastam na rala vegetação que cresce onde antes tinha água. Imensas dunas cobrem a estrada que dá acesso à lagoa e a gente teve que fazer um desvio pra chegar.

Apesar disso, indico aqui dar uma passada por lá, para quem quer ver o que um dia foi o local. Não deixa de ainda ser uma vista bonita. E quem sabe estará melhor quando você for?!

Lagoa do PortinhoLagoa do Portinho, um local lindo, mas vítima de um crime ambiental e abandonado.

Passeios bate e volta de Parnaíba

Para além de tudo, a localização de Parnaíba é extremamente privilegiada. Ela está ao lado de outros municípios com mais praias e atrações, além de muito perto de atrações super famosas do Brasil.

Ou seja, a cidade de Parnaíba pode servir de cidade-base para a sua viagem e, de lá, você pode visitar muitos outros lugares. Como ela tem essa localização central, está perto de tudo e, ainda por cima, tem uma boa estrutura, ela é ideal para a sua estadia como ponto central de seu roteiro.

Os mais próximos e possíveis são:

✔ Município de Luís Correia

Município vizinho, onde se chega com poucos minutos de carro (e nem se sabe quando um termina e o outro começa). Lá estão as praias mais conhecidas do Piauí, como a Praia do Atalaia, Praia do Coqueiro e Praia de Macapá.

praia do coqueiro parnaiba

praia em parnaíbaPraia do coqueiro. Tem barracas super confortáveis e uma piscininha pras crianças. Ideal para famílias.

✔ Município de Cajueiro da Praia

É lá que fica Barra Grande, vilarejo que ainda mantém o ar rústico e agradável, com bons restaurantes e pousadas, e onde fica uma das melhores praias para a prática do kite surf no Brasil. Em Cajueiro da Praia ainda se tem, além de outras atrações, o pretenso maior cajueiro do mundo.

barra grande

atrações de ParnaíbaA praia de Barra Grande é considerada a capital do Kite Surf no Brasil, com ventos ideias para o esporte. A praia é linda. No mais, a vila é charmosa, cheia de ótimos restaurantes. Ótimo para uma esticada à noite após a praia.

✔ Parque Nacional de Sete Cidades

Mais ou menos no meio do caminho entre Teresina (200 km) e Parnaíba (140 km) você pode fazer um pit stop neste parque nacional e visitar as lindas formações geológicas das “sete cidades”, além de algumas pinturas rupestres.

✔ Jericoacoara

Isso mesmo: é possível ir à Jericoacoara, no Ceará, a partir de Parnaíba. A famosa vila está a 200 quilômetros dali, o que dá cerca de 3 horas de carro.

✔ Lençóis Maranhenses

E, sim, para o lado oposto à Jeri, é possível ir aos Lençóis Maranhenses saindo de Parnaíba. Fica, igualmente, a menos de 200 quilômetros de distância.

Esses dois últimos destinos mais o Delta do Parnaíba formam a chamada Rota das Emoções, um super roteiro pelos três estados nordestinos: Ceará, Piauí e Maranhão

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


O que comer em Parnaíba?

Uma das coisas que fizemos MUITO bem por Parnaíba foi comer. Come-se muito bem por lá. O forte, como não podia deixar de ser, são os frutos do mar. Tivemos experiências gastronômicas incríveis com camarões, peixes e caranguejos, mas também com carneiro e tira-gostos.

Não deixe de experimentar o espetinho de camarão com queijo e o vatapá de camarão do Cantinho do Camarão, na Beira Rio; os dadinhos de tapioca (tira-gosto muito comum por lá); o Carneiro Abençoado (do restaurante Abençoado); a torta de caranguejo do Caranguejo Expresso; o queijo coalho assado com melaço. Ah, e não deixe de provar a verdadeira Cajuína, um suco de caju engarrafado.

o que comer em parnaíba

O que levar na mala de viagem?

 Como a região é quente, com um sol forte e local de praia e passeios de barco, alguns itens são fundamentais.

Os mais lógicos: roupas de praia, canga, chinelo, roupas leves. Mas não esqueça o protetor solar e o protetor contra mosquitos. Se você for uma pessoa friorenta, vale a pena levar um casaco (não muito quente), por conta do eterno vento, especialmente para a noite e para o passeio de barco, quando pode fazer algum frio.

turista profissional em Parnaíba

Então, com essas dicas de Parnaíba, com certeza você já deve estar querendo partir pra lá, não é? Pois eu tô com vontade de voltar!

Continue a sua viagem pelo Nordeste brasileiro aqui no blog:

🏝  Dicas de João Pessoa

🏝  Dicas de Alagoas

🏝  Dicas de Pernambuco

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here