Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

Tailândia é o sonho de viagem de muitas pessoas, principalmente dos mais aventureiros e mochileiros de plantão. Pra quem está indo pela primeira vez, estas dicas de Bangkok são fundamentais.

Afinal, Bangkok é a capital, o ponto de chegada e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para a maior parte dos passeios pelo país.

A maior cidade do país nasceu no século XVIII e é caracterizada por um certo ‘caos’ pelas suas ruas, com um trânsito intenso que se mistura com a beleza dos monumentos e templos, a arquitetura e a cultura da população local, tornando Bangkok uma cidade única na Ásia.

Caracterizada também por ser o centro do Budismo na região, uma das nossas dicas de Bangkok é mergulhar nos ideais da filosofia em alguns dos vários templos espalhados pela cidade.

Entre e contemple.

Dicas de Bangkok

grand palace bangkok - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vezFoto Shutterstock

Precisa de visto para visitar a Tailândia?

Se for viajar a turismo, não é necessário visto se você ficar até 90 dias no país. Agora, se a intenção é estender a viagem, é necessária documentação.

☛ Leia também: Imigração na Tailândia: vacinas, visto e outras dicas

Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

Como chegar em Bangkok?

De avião do Brasil é preciso fazer conexões em outros países como Emirados Árabes, Inglaterra, Alemanha ou Holanda, por exemplo. Empresas como KLM, British Airways, Lufthansa e Emirates fazem o trajeto.

Bangkok geralmente é a porta de entrada dos turistas que visitam a Tailândia, e caso você tenha entrado por outro local e já esteja na Ásia, pegue voos locais. Mas atenção, Bangkok possui dois aeroportos: Suvarnabhumi Internacional, maior e que fica a cerca de 30km do centro, e Don Muang, a 24km do centro da cidade.

Como chegar em Bangkok?

Tem também a estação de trem Hualamphong, que pode ser uma boa, dependendo da cidade tailandesa em que estiver. Verifique as opções: http://www.railway.co.th/main/index_en.html#northernNK

A última opção é ir até Bangkok de ônibus, se já estiver na regão. São três terminais rodoviários que recebem o transporte de várias partes do país: o Terminal do Norte (Mo Chit), Terminal do Leste (Ekamai), Terminal do Sul (Sai Tai Mai).

PASSAGEM AÉREA BARATA PARA BANGKOK
Passagens aéreas saindo de

Como ir do aeroporto até o centro de Bangkok?

Primeiramente, fique atento ao aeroporto que vai desembargar, pois como dissemos existem dois na cidade, o Suvarnabhumi Internacional e o Don Muang. Em ambas as opções táxi ou Uber podem ser utilizados, mas se atente às dicas:

Suvarnabhumi Internacional: como em qualquer viagem, a opção de saída do aeroporto vai depender da sua disposição, orçamento e tempo. Ir de táxi ou Uber é o jeito mais rápido e confortável, porém, mais caro. Se optar por táxi, siga as placas logo no desembargue do aeroporto até chegar a um funcionário responsável, que já deixa tudo pronto (destino anotado no papel e indicação de qual carro você vai pegar). Geralmente o taxista pergunta se prefere que o trajeto seja pela via expressa (Express Way), o que é muito recomendado pra fugir do trânsito caótico da cidade. Porém, há dois pedágios nesta via nos valores de 50 e 25 Bath, encarecendo a viagem. Fique atento pra não ser enganado, combine o valor da corrida antes, peça para o motorista ligar o taxímetro ou compre a viagem nos guichês, pagando antecipadamente.

SÓ HOJE 25% DE DESCONTO NO SEU CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL

Que tal chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom RIPHERO quando for fechar o pagamento para ganhar 25% de desconto (somente hoje)Compre aqui!

Saindo de trem, acesse a estação que fica no subsolo do aeroporto. Chamada de Airport Rail Link, funciona das seis da manhã até meia noite, possui oito paradas e é uma ótima opção pra quem está hospedado próximo do metrô ou na região central de Bangkok, já que ela possui conexão com o sistema de metrô.

Se você for realmente muito guerreiro, pode ir de ônibus também, mas com o trânsito caótico da cidade e as malas que provavelmente você estará carregando, esta opção deveria ser cogitada só em último dos últimos casos.

Aeroporto Don Mueang: desembarcando do aeroporto mais central, as opções diminuem e o melhor mesmo é pegar um táxi ou Uber (sai quase a metade do preço), já que este aeroporto não tem acesso à estação de trem.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não viaje para a Ásia sem um ótimo seguro viagem. Imagine ter uma perrengue do outro lado do planeta?! Escolha a melhor opção de seguro para você aqui e ganhe 5% de desconto com o cupom TURISTAPRO5. E quem pagar com boleto, ganha mais 5%.


Qual a melhor época para visitar Bangkok?

A Tailândia é um país com clima quente e úmido, então, procure fugir das épocas mais extremas de altíssimas temperaturas e chuvas fortes. Procure ir de final de novembro até meados de fevereiro. O único problema é que essa época é alta temporada, então, a cidade está mais cheia. Apesar disso, nós sempre fomos em janeiro e foi bem tranquilo.

Já a pior época para visita a cidade é entre abril e outubro, pois é o período das monções (chuvas) e fica bem mais quente.

☛ Leia também: Melhor época para viajar para a Tailândia

dicas de Bangkok - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

Quais são as principais atrações turísticas de Bangkok?

Sem sombra de dúvidas, as principais atrações são os templos e as estátuas de Buda espalhados pela cidade. Alguns dos pontos mais famosos, incluindo os arredores da cidade, são:

  • Wat Pho: estátua gigante do Buda deitado
  • Wat Phra Kaeo: Buda de Esmeralda
  • Grand Palace: Grande Palácio Imperial
  • Tour de barco pelo rio Chao Phraya
  • Tailing Chan: Mercado Flutuante
  • Khao San Road 
  • Ponte do rio Kwai
  • Templo dos Tigres (com todas as ressalvas que esta visita tem)
  • Ayutthaya
  • Wat Sukhothai Traimit: Grande Buda de Ouro
  • Wat Arun: Templo do Amanhecer
  • Casa de Jim Thomp
  • Estádio de Boxe Lumpinee (Muay Thai)

☛ Leia também: Os principais templos de Bangkok

o que fazer em bangkok - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

dicas de bangkok - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

Como se vestir para visitar os templos em Bangkok?

Os templos são locais religiosos e é preciso respeitar as regras de cada local. Na Tailândia, se não estiver seguindo as recomendações, não entra no templo (e não entra mesmo!).

Cada templo possui regras específicas, mas, basicamente, não se pode ir de ombros aparecendo e nem barriga de fora. Roupas transparentes ou que marquem muito o corpo também não são aceitas. Perna de fora não pode, portanto, nada de shorts. Se for utilizar bermuda, tem que estar na altura do joelho.

O que vestir nos templos de Bangkok - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

Existem algumas regras em relação às cores, geralmente o vermelho e amarelo são proibidos, que são mais fortes (mas apenas em alguns). Alguns templos só permitem a entrada de calça mesmo e muitos até oferecem um empréstimo da vestimenta para quem estiver despreparado.

Tirar os sapatos também é algo comum de se fazer ao entrar em um templo em Bangkok. Uma dica, principalmente para as mulheres, é sempre andar com um pano na bolsa, assim, qualquer coisa é só amarrá-lo ao corpo para cobrir a parte necessária, como fizemos na foto acima.

☛ Leia também: O que vestir para visitar os templos na Tailândia

Onde ficar em Bangkok?

Bangkok tem acomodações para todos os gostos, desde o hostel mais mochileiro possível até o hotel cinco estrelas. A vantagem do país é que os preços de hospedagem são baratos de forma geral.

Dá uma olhada nessas dicas de Bangkok sobre algumas regiões de hospedagem para te ajudar a escolher o local:

Banglamphu – Ótima localização, com muitas opções de hostels, hotéis menores e com preço mais em conta. É onde fica a conhecida rua dos mochileiros, chamada de Khao San Road. Se buscar uma acomodação mais sofisticada e com mais luxo, não vai encontrar por lá, mas existem opções boas e confortáveis, ainda que não 5 estrelas. Na nossa opinião, é o melhor lugar para ficar: barato, animado e perto de quase todas as grandes atrações (para ir a pé).

☛ Leia também: Dica de hotel em Bangkok

hotel em Bangkok

Sukhumvit Road – Diversas opções de estilo de hospedagem, com algumas acomodações de alto luxo na região, inclusive. A área também tem vários restaurantes e a vida noturna é ativa.

Ko Ratanakosin – Esta região é próxima de alguns templos budistas que são atração turística da cidade. É conhecida como A Cidade Antiga e também é uma boa opção.

Pesquise opções de hospedagem em Bangkok aqui!

Quantos dias são necessários para visitar Bangkok?

Quatro dias é o mínimo pra você conseguir ver as atrações em Bangkok, sendo o ideal mesmo, cinco dias. Há roteiros de dois dias, mas fica algo bastante corrido e você perderá muitas atrações bacanas. Só os templos Budistas espalhados pela cidade já ocupam grande parte do roteiro.

☛ Leia também: Roteiro de 4 dias em Bangkok e arredores

templos em bangkok - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vezFoto Shutterstock

Como se locomover por Bangkok?

Trem, metrô, barco, tuk tuk… opções não faltam na cidade do trânsito caótico. É a mesma regra da saída do aeroporto, a escolha vai depender do seu tempo e do destino.

O metrô, MRT, é bom, limpo e barato, porém não atende todas as regiões, é composto somente por uma linha, a azul, e a passagem aumenta de valor conforte o percurso se estende. Em termos de turismo não é tão útil.

Barcos são utilizados como meio de transporte em Bangkok, como se fosse uma balsa. Só fique atento para não confundir o barco de transporte público com o barco de turismo. O de transporte é dividido em cinco linhas, cada uma parando em uma “estação” diferente, a de cor laranja é a mais utilizada pelos turistas e o valor da passagem funciona no mesmo esquema do metrô.

Tuk Tuk é um transporte que vale a pena pegar só pela experiência de se estar em Bangkok. São uma mistura de moto com carroça, na falta de melhor descrição. Os motoristas dos tuk tuk não usam taxímetro, então, tem que combinar previamente o valor da corrida e eles geralmente são bem mais caros que o táxi.

tuk tuk em bangkok - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

Os ônibus são também uma opção, mas como o trânsito em Bangkok é intenso, não é uma das melhores opções no quesito tempo e “tranquilidade”. Mas se quiser arriscar, são mais baratos que os outros transportes e atendem praticamente a cidade toda. As tarifas aumentam de acordo com os “serviços” do ônibus, como por exemplo, ar condicionado ou o fato de rodar na madrugada.

transporte bangkok - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

De mototáxi, prepare-se para emoção. Os motoristas saem cortando todo mundo, o que pode ser bom no quesito tempo. Capacete também não é algo muito comum entre eles, que são identificados por um colete laranja.

BTS é outra opção de transporte em Bangkok. É um sistema de metrô de superfície e atende mais lugares na cidade que o próprio metrô, além de ser de boa qualidade.

E, por fim, o Uber, que em nossa última estadia na cidade usamos bastante: confortável, barato, preço certo e não precisa ficar negociando e nem com medo de ser ser enrolado pelo motorista.

Quais são os melhores passeios de um dia a partir de Bangkok (bate e volta)?

√ Ayutthaya

Antiga capital da Tailândia, foi fundada em 1350 e incendiada pelo exército birmanês em 1767, fazendo com que os habitantes a abandonassem. Vale a pena ir visitar as ruínas, que ficam a cerca de uma hora e meia de Bangkok.

☛ Leia também: Visita à cidade histórica de Ayutthaya

dicas de Bangkok

√ Mercado Flutuante

É bastante famoso, mas não fica necessariamente em Bangkok e sim, em Rachaburi, há 100 km de lá. As mercadorias são vendidas nos barquinhos que ficam no canal.

mercado flutuante tailândia

√ Kanchanaburi

A cachoeira Huay Mae Kamin é o destaque desta cidade, que possui paisagens naturais lindas e fica a 160 km de Bangkok. A ponte do Rio Kwae é outro atrativo da região, junto com o Cemitério de Guerra dos Aliados e o Jeath War Museum, museu que simula como os prisioneiros de guerra eram mantidos.

O quê e onde comer em Bangkok?

Muitas barracas de rua, restaurantes de comida típica, fast-food. Bangkok é uma cidade turística e uma das maiores do mundo, então, alimentar-se é algo que não será complicado. Há opções para todos os gostos e bolsos.

Basicamente, a gastronomia local tem elementos exóticos como ervas, especiarias e muito arroz e macarrão, ah, e pimenta (muita!!!).

Frutos do mar são bastante utilizados por lá e a combinação de doce, azedo e salgado também deixa a comida tailandesa com características únicas. Se quiser experimentar pratos típicos, tente o Pad Thai, que é um macarrão com camarões e especiarias, o Sem Lek, que é uma sopa com noodles e chilli e o Gang Keow Wan, que leva curry, mambu, leite de coco e frango.

Comida de rua é o melhor jeito de conhecer a cultura local, portanto, experimente algo das barraquinhas, mas fique atento, pois ninguém quer passar mal durante uma viagem e esse risco a gente corre em qualquer lugar! Observe a higiene do local, se é bastante frequentado por moradores e turistas, verifique os alimentos crus e evite consumir gelo e água sem saber a procedência.

o que comer em bangkok - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

onde comer em bangkok - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

☛ Leia também: Comidas da Tailândia: nas ruas tem de tudo!

Uma boa região pra apreciar a gastronomia local é a área da Khaosan Road, com bares e barracas de rua com direito aos insetos e outro bichos exóticos, como escorpiões e grilos fritos, por exemplo. Perto dali fica a rua Soi Rambuttri (nos hospedamos nela em nossa última viagem para lá e recomendo bastante), que tem vários restaurantes de comida internacional. Com certeza, lá você encontrará algo que te agrade.

Khaosan Road, a rua mais mochileira do mundo

Localizada a cerca de 1 km do Palácio Real e bem no centro histórico de Bangkok encontra-se a Khaosan Road, conhecida como a Rua dos Mochileiros devido à quantidade de hostels, bares e barraquinhas de comida e bugigangas. Uma das dicas de Bangkok para quem gosta do espírito mochileiro é ficar nesta região, que inclusive aparece no filme “A Praia”, com Leonardo DiCaprio.

Nós sempre nos hospedamos nessa região. Já ficamos tanto nela mesmo, com toda a sua “loucura” e música alta, como na rua ao lado, a Soi Rambuttri, mais calma e “sofisticada”. Simplesmente adoramos a vibe da área e acho que ali se pode ver a verdadeira Bangkok.

khaosan road - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

bangkok dicas - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

Dicas de compras em Bangkok

Mercados e shoppings centers estão por toda parte.  Em Bangkok você pode encontrar tanto artesanato, souvenirs e coisas típicas da cidade, como roupas de marca e eletrônicos.

O Shopping MBK Center e a região ao seu redor, chamada de Siam Square, têm bastante lojas. Tem vários shoppings praticamente interligados por passarelas, alguns mais sofisticados, outros mais populares.

compras em bangkok - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

O Chatuchak Market também é ótimo, mas só acontece aos finais de semana. É um mercado aberto que vende de tudo. Não deixe de visitar o Pantip Plaza caso o interesse seja eletrônicos.

☛ Leia também: Compras em Bangkok: Beauty Buffet, a loja de cosméticos mais apetitosa da Tailândia!

Dicas Bangcoc - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

Bangkok com criança

Quando estivemos em Bangkok a primeira vez, ainda sem filhos, vimos muitos casais com suas crias e até achamos engraçado, pois a Tailândia não era um destino que imaginávamos ser o ideal para ir com crianças, em especial Bangkok, com toda a sua loucura.

No entanto, logo percebemos o nosso preconceito e, então, quando voltamos a cidade há pouco tempo, nem pensamos duas vezes, levamos a nossa baby de 2 anos e foi tudo muito tranquilo. A única dificuldade que tivemos foi de encontrar papinha pronta, e, claro, ter atenção com a questão da pimenta na comida, pedindo sempre para ter zero pimenta (tem que enfatizar isso!).

No mais, as crianças podem fazer tudo e ir a todos os lugares com vocês.

bangkok com crianca - Dicas de Bangkok para quem vai a primeira vez

Estas foram algumas dicas de Bangkok para que você possa começar a organizar a sua viagem para lá.

Sei que muita gente tem crises de ansiedade quando pensa em ir para lá pela primeira vez, mas podemos garantir que este é um dos lugares mais fáceis de viajar, até mesmo para um marinheiro de primeira viagem, pois eles têm uma baita estrutura turística, então, relaxe! 🙂

Boa viagem!

✈ Continue a sua viagem para Tailândia aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here