Qual a melhor época para viajar para a Tailândia?

Escolher o mês errado para uma viagem pode resultar na perca de dinheiro e de tempo. E se o seu destino for a Tailândia o cuidado precisa ser maior.

O país, que fica no Sudeste Asiático é conhecido pelas belezas naturais, mas as condições climáticas são muito diferentes ao longo do ano. Por isso, saber qual a melhor época para viajar para a Tailândia é essencial!

Para ajudar a planejar sua viagem para a Tailândia, leia também: 

Qual a melhor época para viajar para a Tailândia?

Um dos principais motivos para ir à Tailândia é conhecer e explorar cada canto que abriga a sua beleza natural. Nesse caso, as condições meteorológicas são importantes.

As ilhas e praias são o destaque desse País e destinos como a capital Bangkok, Koh Phi Phi e Chiang Mai precisam estar com o clima favorável para a viagem ser plenamente válida. Por isso, confira o nosso guia completo para entender mês a mês e ver se vale a pena viajar para a Tailândia.

qual a melhor época para viajar para a Tailândia
Visual do Wat Arum em Bangkok

Tailândia em janeiro

Quem mora no País é unânime: a melhor época do ano para ir à Tailândia é logo após o Réveillon. Janeiro traz consigo a temperaturas entre 25ºC e 30ºC, sem chuvas repentinas na maioria dos dias.

O clima quente na medida certa e o tempo firme deixam as praias da Costa Oeste (Mar de Andaman) e da Costa Leste (Golfo da Tailândia) lotadas de turistas. Graças a esse interesse enorme em visitar o País é preciso preparar o bolso, pois os valores de reservas em hotéis são mais salgados. Além disso, é necessário reservar o seu espaço com antecedência.

Pesquise opções de hospedagem em Bangkok aqui!

Tailândia em fevereiro

No mês de fevereiro o clima continua quente. Com relação a janeiro, a temperatura sobe um pouco, mas nada alarmante (chega a 29ºC). O lado positivo é que os turistas começam a voltar para os seus países de origem e fica mais fácil conseguir uma boa reserva de hotel.

Vale frisar que em Bangkok e Chiang Mai o tempo continua aberto, com poucos incidentes com chuvas. No entanto, o preço dos passeios, alimentação e estadia podem ter um aumento na época do Festival do Ano Novo Chinês, que acontece nessa época.

dicas de Chiang Mai
Cerimônia em Chiang Mai

Tailândia em março

Nessa época do ano a temperatura começa a dar sinal de que vai aumentar. O calor característico do País começa a não agradar muito quem está acostumado com o verão de boa parte da Europa, que atinge no máximo 25ºC.

Quem vai para a Tailândia em março acaba substituindo as caminhadas pelo translado de táxi. Os carros são confortáveis e climatizados para que ninguém sucumba com o calor local.

Nessa época do ano a temperatura chega a 33ºC (mas calma, que ainda vai ficar mais quente). Para ter um pouco de refresco só em locais com ar-condicionado, como por exemplo, os hotéis.

✅ Leia mais: Como comprar um seguro viagem mais barato

Tailândia em abril

Abril é muito quente! MUITO mesmo! Quase que diariamente os termômetros atingem 40ºC. É também nesse mês que os tailandeses comemoram o seu ano novo (Songkran).

Para celebrar a abertura desse novo ciclo as pessoas saem nas ruas de Bangkok e Chiang Mai com armas de brinquedo que jogam jatos de água, muito bem-vindos nesse calor enorme.

bangkok
Skyline de Bangkok

Nas ilhas do Golfo da Tailândia, como Koh Samui, Koh Tao e Koh Pha Ngan o calor ainda não é diariamente de 40ºC. Embora o clima esteja bem quente todos os dias. Mas, nesses pontos, as chuvas acontecem em locais isolados, o que ajuda a diminuir a temperatura.

Tailândia em maio

Maio é o mês das chuvas na Tailândia. A boa notícia é que as chuvas são intensas, porém passageiras nas ilhas do sul do País. Nas demais regiões chove mais.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não viaje para a Ásia sem um ótimo seguro viagem. Imagine ter uma perrengue do outro lado do planeta?! Escolha a melhor opção de seguro para você aqui e ganhe 5% de desconto com o cupom TURISTAPRO5. E quem pagar com boleto, ganha mais 5%.


Tailândia em junho

Em junho as temperaturas variam muito e a chuva ainda aparece. O lado positivo é que as chuvas intensas deixam os parques verdinhos em folha. Vale a pena conhecer Ayutthaya e as cachoeiras de Kanchanaburi nesse período.

Mesmo com dias aonde o sol aparece por de trás de nuvens, vale a pena ir às praias mais famosas da Tailândia. O calor ainda estará por lá.

praias da Tailândia
Maya Bay, em Koh Phi Phi

Tailândia em julho

Em julho não dá para confiar nas condições climáticas. A temperatura muda sempre, além de terem dias bem chuvosos. As ilhas do Mar de Andaman (Phuket e Koh Phi Phi) são os pontos aonde as chuvas são mais vigorosas.

O lado positivo é que viajar para a Tailândia nesse mês é muito mais barato do que nos meses anteriores.

Tailândia em agosto

O mês mais chuvoso do ano e mais barato para se viajar para a Tailândia é agosto. No Norte do País a chuva é muito intensa. Por isso, evite as ilhas do Mar de Andaman.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Tailândia em setembro

Setembro chove menos e começa a melhorar o clima para passeios externos.

Na parte Norte do País as tempestades já não são um risco tão eminente e as chuvas estão menos demoradas e frequentes. É nesse momento do ano que você deve priorizar visitas a Chiang Mai.

Em Bangkok pode ser que chova mais forte, pois essa região ainda estará na “temporada das águas”, fique de olho.

Clima na Tailândia

Tailândia em outubro

A capital da Tailândia já dá adeus as chuvas, logo, é a hora de visitar Bangkok. No Norte do País ainda chove um pouco, mas o clima está quente e a vegetação renovada. Outro ponto positivo é que têm poucos turistas nos hotéis, preços mais acessíveis e mais tranquilidade para frequentar as praias, bares e restaurantes.

O lado super negativo é que você pode ser surpreendido com uma torrencial chuva “DO NADA”.

Tailândia em novembro

Visitar as ilhas do Mar de Andaman sem medo de ser lavado pela água que cai do céu já é uma realidade em novembro. Koh Phi Phi e Phuket também podem ser visitados com mais tranquilidade, e ainda, gastando menos, graças aos valores mais acessíveis nessa época do ano.

No entanto, as ilhas localizadas no Golfo podem te reservar uma pancada de chuva que atrapalhe o passeio.

☛ Leia também: Imigração na Tailândia: vacinas, visto e outras dicas

Tailândia em dezembro

Dezembro é um mês de festividades aqui no Brasil e em boa parte do mundo. É nessa época do ano que a alta temporada na Tailândia começa, já que o clima está quente, porém mais ameno e as chuvas passaram.

O último mês do ano também é bem positivo pelo clima de recomeço. Muitas festas de Réveillon são realizadas nos hotéis e à beira mar. Por isso, quem gosta de badalação vai curti muito mais se viajar para o destino em dezembro.

Nós uma vez passamos o ano novo em Chiang Mai e foi bem legal. Eles tem uma tradição de soltar lanternas à meia noite, deixando o céu da cidade lindo!

Pesquise opções de hospedagem em Chiang Mai aqui!

Dicas de Chiang Mai
Fica ou não lindo?!

Mas afinal, quando é melhor ir para a Tailândia?

A grosso modo, podemos dizer que entre novembro e fevereiro é a melhor época para viajar para a Tailândia.

Entre março e maio dá até pra ir, mas é quente DEMAIS, e entre maio e outubro é a época das chuvas, com o ápice em agosto, então, meses menos indicados, digamos assim.

Nós não costumamos deixar de ir para algum lugar por causa do clima, mas isso é mega pessoal, por isso, avalie os prós e contras de ir para a Tailândia, mesmo que seja uma época “menos” favorável.

E antes de embarcar, confira todas as nossa dicas da Tailândia já publicadas aqui no blog!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here