Sabe aqueles países que você não dava nada por ele, mas quando chega lá se apaixona?!
Com a Eslovênia foi exatamente assim: que gracinha de país!
Se eu tivesse a dimensão do quão lindo e acolhedor ele é, com certeza teria me planejado para ficar mais tempo. Mas, ainda assim, durante o nosso roteiro de 3 dias na Eslovênia deu para ver bastante coisa, pois estávamos de carro e o país é bem pequeno, facilitando visitar vários lugares num mesmo dia.
Nós chegamos ao país de noite, em pleno dia 1º de janeiro, vindos de carro da Hungria. As estradas são ótimas e o trânsito super tranquilo.
Se você for rodar de carro por lá saiba que tem que ter um adesivo no vidro da frente – chamado “vignette” – que dá passagem por todos os pedágios das estradas.
Se alugar lá mesmo, provavelmente já terá (mas confirme), mas se alugar em outro país, como nós fizemos, antes de cruzar a fronteira eles são vendidos nas lojas de conveniência dos postos de gasolina.
Super dica => Seguro Viagem Eslovênia (dicas + desconto)
Roteiro de 3 dias na Eslovênia: dia-a-dia
Roteiro Eslovênia – dia 1: explorando Liubliana
Liubliana (ou Ljubjiana), a capital da Eslovênia, é pequena e a parte central, mais turística, é um ovinho, o que te permite conhecer tudo a pé. Nós ficamos hospedados no hotel Emonec, com uma localização mais do que perfeita. Ele ficava ado lado, literalmente, da Prešeren Square, um ótimo ponto de partida para visitar a cidade.
Pesquise opções de hospedagem em Liubliana aqui!
É na Prešeren Square que você vai encontrar a Igreja Franciscana, a Galeria Emporium e a Triple Bridge. Além disso, de lá já se tem uma bela vista para o Castelo de Liubliana.
Uma curiosidade a se observar nessa praça é a estátua do poeta esloveno Prešeren. Acompanhe a direção do seu olhar e você encontrará, do outro lado, em uma janela, a escultura de sua amada Julija Primic, que morava ali.
Leia também:
- Dicas da Eslovênia para quem vai a primeira vez!
- Seguro Viagem para a Europa (é obrigatório?)
- Como tirar a carteira internacional de motorista (PID)?
Assim que cruzar a pequena a Ponte Tripla, logo de frente estará um escritório de informações turísticas e, se virar à esquerda, encontrará o Mercado Central, a Igreja de São Nicolau, a prefeitura e a famosa Ponte do Dragão. E isso tudo é muito perto!
Confira => Passeios na Eslovênia
Ali mesmo da praça de onde está o mercado você já visualiza o funicular que te leva até o Castelo de Lubliana (se tiver ânimo, dá para subir a pé e de graça). Lá de cima, como já se pode imaginar, tem um belo visual da cidade.
Quando descer, se voltar na direção da Ponte Tripla e seguir um pouco mais a frente, logo irá encontrar a praça Kongresni Trg, onde fica a Embaixada do Brasil, a Universidade, a Filarmônica da Eslovênia e o Parlamento. Como fomos no inverno, tinha uma pista enorme de patinação do gelo na praça, que estava bem animada!
Acredite, é tudo tão pertinho, que mesmo estando com uma bebê e uma criança de 3 anos, fizemos isso, com toda tranquilidade, em pouco mais de uma manhã. De tarde, se quiser, ainda poderá visitar ali pertinho (vai a pé mesmo) o Museu Nacional da Eslovênia.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
No mais, é se “perder” pelas ruazinhas do seu centrinho, que é todo muito bonitinho. Como fomos logo depois do natal, ainda estava tudo iluminado, o que garantia um visual lindo à noite. Adoramos!
Se quiser saber com mais detalhes tudo o que fazer em Liubliana, dá uma lida no post do blog Monday Fellings. 😉
Roteiro Eslovênia – dia 2: Lago Bled, Skofja Loca e Radovljica
No nosso segundo dia pegamos a estrada para conhecer o principal cartão postal da Eslovênia: o Lago Bled.
No entanto, antes de chegar lá fizemos duas paradinhas rápidas (não mais do que uma hora) em duas cidadezinhas no caminho: Skofja Loca e Radovljica.
De Liubliana até Skofja Loca são apenas 23km. Indique no GPS que é ir para o centro e pronto! A cidade tem um centrinho histórico pequeno, mas bem bonitinho. Gostei de ter ido e ainda comi uma torta maravilhosa num café.
Depois, seguimos mais 30 km e fizemos uma paradinha em Radovljica. Nesta cidade ficamos menos tempo, ainda que ela merecesse mais, mas como estava um frio danado e as crianças estavam dormindo no carro, ficamos com pena de tirá-las, então, nos revezamos numa visita relâmpago pelo centro histórico.
Por fim, fomos até o Castelo de Bled (para chegar lá, é só seguir as placas que indicam Grad = castelo em esloveno), apenas 9 km depois. Tudo pertinho, como eu disse!
Lago Bled
A chegada em Bled foi um balde de água fria, pois o tempo estava completamente nublado e simplesmente não dava para ver na-da!!!
Sabe aquela igrejinha que tem no meio do lago?! Até vimos, mas entre nuvens. 🙁 Bom, acho que temos um BOM motivo para voltar à Eslovênia!
=> Economia: Seguro Viagem Mais Barato (com desconto)
Lá de cima do castelo deveríamos ter a vista da foto acima, mas, infelizmente, tudo estava cinza. 🙁 Visitamos o castelo, afinal, já estávamos lá mesmo.
E depois almoçamos no restaurante que tem lá mesmo (não é baratinho, mas muito bom!). Por fim, demos uma volta pela cidadezinha e, então, voltamos para Liubliana.
Quem for durante outra estação que não seja o inverno terá dias maiores, com sol até oito da noite ou mais, então, dará para aproveitar bem mais; mas no inverno às 16h já era noite.
Outro passeio ali perto, que pelo que vi deve valer muito a pena, é o Lago Bohinj (23 km de distância). Anota aí.
Total de Km rodados: +/- 130 km ida e volta
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Roteiro Eslovênia – dia 3: Cavernas de Postojna e Castelo de Predjama
Cavernas de Postojna
Saímos cedinho de Libliania em direção às Cavernas de Postojna, o maior complexo de cavernas do mundo, pois durante o inverno há menos horários de visitas, apenas às 10h, 12h e 15h ($35 – ingresso caverna + castelo, que eu sugiro comprar) e eu queria garantir o primeiro horário, para não afetar o restante da programação.
Foi tranquilo, pois são apenas 52 Km. Há um grande pátio de estacionamento e tour em vários idiomas.
A visita começa pegando um trenzinho que nos leva até o meio da caverna e de lá seguimos uma boa parte a pé (com sobes e desces) e, por fim, pegamos o trenzinho de novo para saírmos. É tudo enorme, isso que só visitamos uma parte.
Confira => Passeio para as Cavernas de Postojna e Castelo de Predjama
Castelo de Predjama
Almoçamos ali mesmo, compramos umas lembrancinhas e, então, seguimos mais 10 km até o Castelo de Predjama, que foi fantasticamente construído dentro de uma rocha no século XIII e é a atração mais visitada da Eslovênia (mais do que o castelo de Bled, acredite!).
Ele fica no meio da “roça”, no bom sentido. Está numa espécie de aldeiazinha, que me lembrou muito o interior de Portugal, uma graça!
Tenho que confessar que foi o lugar que mais amei no país: é lindo e super curioso! A visita é feita por conta própria, mas o ingresso dá direito a um áudio-guia muito bom, que tem até em português.
A nossa ideia era ainda seguir até Piran, uma cidade a beira mar, apelidada de Veneza eslovena, por causa das construções em estilo veneziano. Até daria tempo, mas já chegaríamos bem no fim do dia e acabamos desistindo de ir… mas, para quem se animar, acho que vale a pena, pois são apenas mais 70 km.
Total de Km rodados: +/- 125 km ida e volta
Viagem para a Eslovênia: pense nisso!
Neste roteiro de 3 dias na Eslovênia conseguimos visitar as principais atrações do país, e ainda umas extras. Mas percebi que poderia ter ficado uma semana para explorar outros destinos, já que o país é pequeno e muito fácil de percorrer, mas principalmente, porque ele é lindo!
Caso não possa conhecer a Eslovênia de carro, não tem problema, pois da capital há uma imensa oferta de passeios para todos os lugares do país, que, como já deu para perceber, é tudo pertinho.
Confira alguns passeios aqui:
Como disse no começo, viemos de carro de Budapeste e depois desses 3 dias (4 noites) na Eslovénia, sempre com base na capital, seguimos para a Áustria (Viena era o destino final).
Cerca de 400 km separam as duas cidades, então, saímos por volta das 9h direto para Graz (195 km em 2h de viagem) já na Áustria, onde almoçamos e fizemos uma visita ao centro histórico e, então, mais 2 horas de estrada até Viena.
- Aproveite e veja as nossas dicas de Viena.
Espero que você se anime com o nosso roteiro de 3 dias na Eslovênia e vá também descobrir este pequeno e lindo país!
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Olá Ana! Meu marido e eu estamos fazendo de carro o roteiro Áustria-Eslovenia-Austria. Gostei de saber que vocês foram de Liubliana a Viena de carro. Poderia dizer qual a rodoviária que pegaram e se tinha pedágio?
Fomos via Graz, que é a opção que o Google Maps vai te dar e não pegamos nenhum pedágio, só na Eslovênia, mas lá você tem que ter aquele adesivo dos pedágios. Boa viagem!
Olá Ana, já fui à Europa mas nunca aluguei carro. Como funciona na prática? Você aluga num país e entrega no outro? quanto custa por dia? No caso da Eslovênia, tem estacionamento no hotel e nos locais onde vocês foram? É caro estacionar por lá? Obrigado!!
Quando se pega em um lugar e entrega em outro há uma taxa de devolução, mas os valores depende de muitas coisas: data, quantos dias, onde devolver….. Só fazendo simulação nos sites de aluguel de carro. No nosso hotel não tinha, mas tinha bem pertinho e nas atrações sim. Boa viagem!
Ana Catarina, suas dicas me inspiraram em ir para Elovenia, eu também sou mãe e viajo com o meu filho. Obrigada por dividir suas experiancias em Liubliana. Um grande abraço e parabens pelo blog. Sandrina
Aproveite, pois o país é lindo! 🙂
Olá Ana, gostei muito do post (adoro a Eslovénia), mas espero que os seus leitores fiquem bem mais tempo por lá. Como você mesma diz, uma semana talvez seja melhor (três dias é muito pouco para um país com tantas coisas boas). Beijinhos e boas viagens.