Visita à Basílica do Santo Sepulcro – Jerusalém

Em janeiro de 2014, fizemos uma das mais sonhadas viagens para todos os seguidores do cristianismo: fomos visitar a Terra Santa em Jerusalém.

Sabe aquelas listas de viagens (do tipo: 10 lugares para conhecer antes de morrer) com os lugares mais incríveis que o povo faz e compartilha no facebook? Pois é… Israel era um dos lugares colocados entre os tops da minha lista. Mais um sonho realizado.

E, apesar de toda a tensão que sentimos, principalmente quando entramos em área de fogo (por culpa do GPS, que nos indicou o caminho mais curto… mas isso é assunto para um outro post), a viagem foi inesquecível. Visitamos o país de norte a sul, de leste a oeste, de carro alugado… e acredite: foi uma das aventuras mais incríveis de todas as que já vivemos.

E Jerusalém foi, sem sombra de dúvida, a cereja do bolo.

Leia também: 10 dicas de Israel para quem vai pela primeira vez

Por ser considerado um local sagrado para as três religiões – cristãos, judeus e muçulmanos -, Jerusalém é uma espécie de “oásis” de tranquilidade em meio a toda a tensão do restante do país. Lá, apesar de terem “territórios” definidos, judeus e muçulmanos vivem num regime de tolerância mútua.

E é dentro da morderna Jerusalém que se encontra a Cidade Antiga, ou Cidade Velha, palco de importantíssimos acontecimentos para as três grandes religiões ali presentes. A visita à Cidade Velha provoca emoções e reflexões. E você certamente não vai sair de lá da mesma forma que entrou.

mapa de jerusalém

Cercada por uma imensa muralha, a Cidade Velha está dividida entre os bairros árabe, armênio, cristão e judeu. Nela está concentrada uma grande parte das atrações religiosas de Jerusalém, e também um infinito labirinto de corredores com opções de compras e restaurantes.

Basílica do Santo Sepulcro

Para chegar à Basílica do Santo Sepulcro, entramos na Cidade Velha pelo Portão de Damasco e procuramos a Via Dolorosa. Segundo a tradição cristã, a Via Dolorosa foi o caminho percorrido por Jesus quando carregava a cruz até o calvário.

portão de damascus jerusalém

via dolorosa

dicas jerusalém

Então, foi só seguir por esse caminho até chegar ao nosso destino. Mas a melhor entrada para fazer essa visita é pela Porta do Leão, localizada na parte leste da Cidade Antiga, pois, segundo a tradição cristã, ela é o marco do início da caminhada de Jesus na Via Crúcis. Então, se você é cristão e deseja percorrer todo o caminho como, acredita-se, Jesus percorreu, essa seria a melhor opção. Veja o mapa acima.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


A Basílica do Santo Sepulcro  é o local onde a tradição cristã afirma que Jesus foi crucificado, sepultado e onde ressuscitou no terceiro dia. Ela é um dos locais mais sagrados do cristianismo e atrai pessoas de todo o mundo, entre peregrinos religiosos e turistas comuns.

igreja do santo sepulcro

Junto à entrada, fica uma grande pedra de formato retangular – a  Pedra da Unção -, onde acredita-se que o corpo de Jesus foi preparado para o sepultamento. Há uma espécie de óleo que cobre a pedra, e os fiéis levam seus objetos religiosos – terços, medalhas, crucifixos etc. – para ungir com esse óleo.

Pesquise opções de hospedagem em Jerusalém aqui!

pedra da unção

dicas de israel

Dentro da Basílica do Santo Sepulcro existe uma pequena edícula. Ela fica situada à esquerda e é o local que guarda o sepulcro de Cristo. O espaço é muito pequeno e, novamente, é preciso ter paciência para entrar. A fila que se forma do lado de fora é grande e, quando estive lá, só entravam quatro pessoas por vez. Além disso não se pode permanecer por muito tempo dentro do local e nem fotografar. Então, as fotos que fiz foram da entrada.

santo sepulcro

No interior da Basílica, à direita, há uma escada que leva ao Calvário (Gólgota) – o local da crucificação de Jesus. Ali fica a rocha do Calvário, a pedra onde Jesus foi crucificado. É lá também que ficam os altares grego e latino. A rocha pode ser vista embaixo de um vidro, e por baixo do altar existe um buraco onde, segundo a tradição cristã, foi levantada a cruz de Cristo.

dicas de jerusalém

Por causa da importância deste acontecimento na história do cristianismo, talvez esse seja o local mais visitado da Basílica. Por isso é preciso muita paciência, porque as pessoas se acotovelam para tocar o local da cruz. Mas, apesar de toda a dificuldade para chegar, foi simplesmente indescritível o que senti ali! De repente, toda a dificuldade se dissipou… e, quando eu toquei o local, senti uma enorme paz. Então, agradeci. Apenas agradeci.

roteiro israel

Quem acompanha meus posts aqui no Turista sabe que as religiões me fascinam, me emocionam, me encantam. Todas, de uma forma ou de outra, sempre mexem muito comigo. Mas, como cristã, tocar o local da cruz foi uma das mais fascinantes experiências que tive ao longo de toda a minha peregrinação pelo mundo. Aí você, caro leitor, pode pensar: mas será que esse foi realmente o local? Será que tudo isso é real?

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Bem… se aquele foi ou não o local real da crucificação de Cristo, eu não sei. Sempre houve muita polêmica em torno da Basílica do Santo Sepulcro, considerada por muitos como a mais sagrada da cristandade. Mas sei da energia que senti ali. E vi que meus amigos sentiram também. Não é uma questão de ciência ou história. É uma questão de fé.

Visita imperdível!

A Basílica funciona de abril a setembro – diariamente das 5h às 20h; e de outubro a março, diariamente das 5h às 19h.

E você? Está de viagem marcada para a Terra Santa? Não deixe de ler nossas dicas de Israel!

Boa viagem!

✈ Vai para Israel? Então, leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here