As casas de Pablo Neruda são verdadeiros pontos turísticos do Chile.
É de conhecimento de todos que, além da poesia, a arquitetura era uma paixão para o poeta chileno Pablo Neruda.
Existem 3 casas-museus, atrações turísticas do Chile, que outrora foram residências de Neruda.
Cada casa de Pablo Neruda tem suas peculiaridades arquitetônicas e características muito interessantes.
Ainda que você não goste de poesia, é quase certo que irá gostar muito de visitar estas construções, que remontam o universo do poeta e a cultura chilena.
Apaixonado pelo Chile e suas tradições, a forma das casas lembram barcos. A decoração é bem inusitada e, provavelmente, muito diferente de qualquer coisa que já tenha visto.
E, se você achava que você tinha algumas coleções de coisas em casa, ainda não viu as de Pablo – um verdadeiro colecionista (de tudo)!
Entre conosco e se sinta em casa!
> Leia também: SEGURO VIAGEM CHILE, por que fazer? <
As casas de Pablo Neruda
São 3 as casa de Pablo Neruda no Chile:
- La Chascona, em Santiago;
- La Sebastiana, em Valparaíso; e
- Isla Negra, em Isla Negra.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Casa de Pablo Neruda – La Chascona
Localizada no bairro da Bellavista em Santiago (próximo ao Cerro San Cristóbal), foi construída em 1952 para celebrar o amor de Pablo por Matilde, a descabelada (la chascona), que foi sua última esposa – inicialmente sua amante, com a qual foi morar depois de separado.
É uma construção dividida em 3 partes, unidas por escadas, caminhos e um belíssimo jardim.
Confira => Passeios em Santiago e arredores
Além de funcionar como casa-museu, La Chascona também é sede da Fundação Pablo Neruda e da biblioteca do poeta.
Nesta casa de Pablo Neruda estão preservadas, entre outras coleções, uma verdadeira galeria de arte, com peças de pintores chilenos e estrangeiros, uma coleção de esculturas em madeira africanas e muito mais.
As visitas não precisam ter hora marcada e são com um sistema de áudio-guia, incluído na taxa de admissão, disponível em português.
La Chascona – Informações úteis:
- Endereço: Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista, Providencia, Santiago
- Funcionamento: de março a dezembro: de terça a domingo, das 10:00 h às 18:00 h | Janeiro e fevereiro: de terça a domingo, das 10:00 às 19:00 | segunda-feira fechado.
- Custo: $ 7.000 – desconto para estudantes
- Site: http://fundacionneruda.org/museos/casa-museo-la-chascona/
Casa de Pablo Neruda – La Sebastiana
Localizada no Cerro Bellavista em Valparaíso, a casa tem o formato de barco e uma linda vista para o oceano Pacífico e para porto da cidade.
O nome La Sebastiana foi colocado por Neruda em homenagem ao construtor e primeiro proprietário da casa, o espanhol Sebastián Collado, que morreu em 1949.
A casa, imensa e abandonada, foi comprada por Pablo Neruda em conjunto com a escultora Marie Martner e seu marido, Dr. Francisco Velasco. Eles dividiram a casa e cada um ficou com dois andares. Neruda ficou com os mais altos, com vista pro mar.
Sua inauguração – da reforma – completou-se em 1961, com uma grande festa.
Nesta casa estão coleções de mapas antigos, pinturas marinhas, relíquias portuárias, entre muitas outras.
As visitas também não precisam ter hora marcada e são com um sistema de áudio-guia, incluído na taxa de admissão, disponível em português.
> Quer passar uns dias por lá? Veja opções de hotéis em Valparaíso <
La Sebastiana – Informações úteis:
- Endereço: Ferrari 692, Valparaíso.
- Funcionamento: de março a dezembro: de terça a domingo, das 10:00 h às 18:00 h | Janeiro e fevereiro: de terça a domingo, das 10:00 às 19:00 | segunda-feira fechado.
- Custo: $ 7.000 – desconto para estudantes
- Site: http://fundacionneruda.org/museos/casa-museo-la-sebastiana/
É possível ir por conta própria, de ônibus ou de carro alugado, mas diversas empresas fazem excursões para Valparaíso a partir de Santiago.
Casa de Pablo Neruda – Isla Negra
Como o próprio nome indica, esta casa localiza-se em Isla Negra, uma pequena vila de pescadores a cerca de 100 km de Santiago.
Neruda chegou lá em 1939 e esta é considerada a casa mais interessante, guardando ainda a maior parte do acervo do poeta.
Em Isla Negra é possível compreender bem o fascínio de Pablo Neruda por coleções. Não coleção de uma ou outra coisa, mas coleção de tudo.
A ideia de Neruda como colecionista fica clara aqui. São mais de 3.500 objetos de todo o mundo espalhados pela casa.
Confira => Passeios para Isla Negra
Nos jardins, com uma linda vista para o Pacífico, descansando em sua casa favorita, está a tumba com o corpo do poeta. É lá onde Pablo Neruda está enterrado.
A região é toda muito bonita, então, após visitar a casa, desça até a praia. Repare nas rochas um “moai” com o formato da cabeça de Neruda.
> Quer passar uns dias por lá? Veja opções de hospedagem em Isla Negra <
Isla Negra – Informações úteis:
- Endereço: Poeta Neruda, Ilha Negra, El Quisco.
- Funcionamento: de março a dezembro: de terça a domingo, das 10:00 h às 18:00 h | Janeiro e fevereiro: de terça a domingo, das 10:00 às 19:00 | segunda-feira fechado.
- Custo: $ 7.000 – desconto para estudantes
- Site: http://fundacionneruda.org/museos/casa-museo-isla-negra/
Se quiser ir por conta própria, pegue um ônibus da Pullman Bus no Terminal Alameda que vai para Algarrobo e peça ao motorista para descer em Isla Negra. Ou alugue um carro e vá na fé!
Mas, assim como para La Sebastiana, em Valparaíso, existem diversas empresas que fazem excursões a partir de Santiago para Isla Negra.
Infelizmente não é permitido fotografar o interior de nenhuma das casas do poeta. Mas eu, como sou apaixonada por decoração, comprei um livro de fotos que recomendo muito, o “Las casas y cosas de Pablo Neruda”, vendido nas lojinhas que há em todas elas.
E para finalizar, fiquem com as palavras do poeta:
“Em minha casa tive brinquedos pequenos e grandes, sem os quais eu não poderia viver. Edifiquei minha casa como um brinquedo e brinco nela da manhã à noite”.
Ah, veja aqui uma excursão de dia inteiro que vai a TODAS as casas de Pablo Neruda.
Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 20% de desconto aqui!
Não deixe também de ler todas as nossas dicas para viajar para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.
Veja nossas dicas de onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros).
Boa viagem!? Continue sua viagem para Santiago aqui:
- Chile e Vinhos, tudo a ver: Concha y Toro
- Roteiro de 2 dias em Santiago do Chile
- Parque Bicentenário, Santiago do Chile
- Dicas do Valle Nevado para quem vai pela primeira vez
- Dicas da Ilha de Páscoa para quem vai pela primeira vez
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Olá, estive em janeiro de 2013 e janeiro de 2014, não vi esse livro à venda, também queria comprar um DVD e não estava disponível.
Você lembra quanto pagou pelo livro : Casas y cosas de Pablo Neruda?
Tenho uma colega que viajará agora em janeiro e quero encomendar esse livro.
Muito obrigado.
Não tenho mais ideia do quanto paguei, 🙁
Porque no post de cima se comenta o seguinte a respeito do administrador de “La Sebastiana”: que ele “está enriquecendo. tudo em benefício dele”. Por isso pensei que este senhor cobraria mais caro por um mesmo produto que nas outras casas seria vendido a um preço menor
Entendi, mas não. 🙂
Boa tarde. Obrigado pelas ótimas dicas. Então é melhor comprar souvenirs e o livro com as fotos dos interiores das casas de Neruda, já que não se pode fotografar la dentro, numa das outras duas casas ou La Chascona ou Isla Negra, pois em Valparaiso (La Sebastiana) tudo é mais caro?
Por que seria mais caro lá?
Primeiro conselho, verifique dia de visitação das casas geralmente estão fechadas às segundas-feiras. Em Santiago aLa Chascona (nome em homenagem a última esposa de Neruda) é singular e muito bom de visitar.Se for para isla Negra pega ônibus perto da Estação Central, tem vários terminais, não todos tem ônibus pra lá (Pode: Tur Bus, Chile Bus, Pullman Bus, etc). Se for para Valparaiso para visitar “La Sebastiana”, pegam um ônibus na estação de metrô “Pajaritos “( sentido aeroporto) no próprio metrô tem um terminal, onde tem várias empresas indo para Valparaiso saem a cada 5 minutos, é a melhor forma de ir, sempre tem passagens. Perguntar no terminal que “micro” pegar para ir ao Cerro Bellavista, chegando na avenida, nos pés do Cerro Bellavista (morro) , vcs podem caminhar umas 2 quadras e encontram um mini terminal de taxi colectivo, passageiros avulsos (4), preço fixo e barato( como de ônibus) que deixa vcs na porta da casa. As casas de Neruda são todas administradas por uma Fundação, porém, o administrador dessa, é um sujeito impostor, ganancioso, muito contrário ao que Neruda queria na sua vida e com suas casas. O administrador está se enriquecendo, tudo em beneficio particular dele, não se apiadem da instituição, a família do poeta foi enxotada dela. só desfrutem do que há para ver de Neruda mesmo, há venda de souvenirs (que são caros) é comercio puro.