Por: Turista Profissional - Atualizado em 11/10/2020

Está planejando ir até o Rio de Janeiro e quer saber onde fica Cabo Frio, RJ, dicas de passeio e muito mais? Então nós vamos te ajudar.

Nós moramos relativamente perto de Cabo Frio e, aqui, na Região dos Lagos é onde se passa as férias e os feriados. Muita gente tem casa de veraneio nessa área, inclusive em Cabo Frio.

Esse município é conhecido nacionalmente e internacionalmente por conta de suas paisagens paradisíacas. A Praia da Dunas, por exemplo, é uma das principais atrações, junto com a Praia do Forte e o próprio Forte de São Mateus.

É possível encontrar atrações para todos os tipos de turistas, tanto para os casais em busca de paisagens únicas para curtir momentos românticos, até famílias que querem muita diversão e lazer.

Venha conhecer Cabo Frio RJ com a gente!!

Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)

como chegar a Cabo Frio - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
Forte da Praia do Forte ao final da tarde

Como chegar em Cabo Frio, RJ

Cabo Frio (RJ) é o tipo de destino bem fácil de chegar. De carro, saindo de São Paulo, por exemplo, a viagem dura cerca de 7 horas. Além disso, também existem ônibus que fazem o trajeto São Paulo/Cabo Frio.

Mas, para quem deseja mais agilidade e comodidade, é possível ir de avião até a cidade do Rio de Janeiro e de lá pegar um ônibus até o município, que fica a cerca de 150 km da capital.

Ou, quem sabe – a melhor opção -, chegando no Rio de Janeiro já com o seu carro alugado te esperando no aeroporto. Com o carro em mãos, você poderá aproveitar para explorar toda a cidade de Cabo Frio – que tem praias ótimas – e a Região dos Lagos como um todo, que tem outras cidades maravilhosas, como Arraial do Cabo e Búzios.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Qual a melhor época para visitar Cabo Frio

Esse é o tipo de destino que consegue atrair turistas todo o ano. Isso porque a maior parte do ano a cidade se mantém com temperaturas mais altas e estáveis.

Obviamente que a época de maior movimento é entre dezembro e fevereiro, quando ocorre o pico do verão e as férias escolares. Inclusive, se você pretende passar as férias de final de ano, é bom se preparar com alguma antecedência. Se você deixar tudo para a última hora corre o risco de não conseguir nem mesmo passagem.

Para quem deseja fugir da quantidade elevada de turistas, mas ainda pegar altas temperaturas, entre março e abril é uma excelente época.

O inverno é um pouco mais frio (ou seria menos quente?), mas ainda assim, dá pra aproveitar bem a cidade.

Aproveite => Mergulho em Búzios para Iniciantes

praia em cabo frio - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
Sim, Cabo Frio pode ser BEM cheia no verão! – Foto: BenjaminThompson

Onde ficar em Cabo Frio

Sem sombra de dúvidas, onde ficar Cabo Frio é uma das dúvidas recorrentes. A resposta vai depender do seu roteiro.

O ideal é sempre ficar próximo das principais atrações, até para facilitar o translado. Mas existem algumas regiões e bairros recomendados.

O bairro Passagem, por exemplo, é uma excelente alternativa. Além de ser histórico, ele passou por uma verdadeira repaginada, se transformando em um verdadeiro polo gastronômico.

Agora, se você quer mais é pegar um sol nas areias brancas, as Praias do Forte e de Peró contam com várias pousadas com excelentes índices de avaliação, como a Pousada Cambucá de Cabo Frio, a Pousada SUN Victoty e o Paradiso Peró Praia Hotel.

A diferença entre elas é que a Praia do Forte é bem mais central, enquanto a Praia do Peró é mais afastada do centro.

Busque aqui outros hotéis em Cabo Frio

mapa de cabo frio - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
Mapa de Cabo Frio mostrando as Praias do Forte e do Peró – fonte. Google Maps

Melhores praias de Cabo Frio, RJ

Com toda a certeza as praias de Cabo Frio são suas principais atrações. E claro que a gente não poderia deixar de fazer uma lista com as melhores.

Praia do Forte

Essa é a principal praia do destino e parada obrigatória para qualquer viajante. Além de ter uma orla recheada de toda a infraestrutura que você precisa para curtir, ela ainda tem aquela areia branca e águas cristalinas de tirar o fôlego.

É o tipo de lugar para desligar o celular, deitar na toalha e apenas curtir.

o que fazer em cabo frio - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
Praia do Forte – Cabo Frio RJ de acomte

Praia do Peró

A Praia do Peró também é uma das que não pode faltar na sua lista. Você também encontrará uma paisagem única, além de vários quiosques e ambulantes na orla.

Dá para ficar o dia inteiro no local sem precisar sair para comer alguma coisa.

O bacana é que dá para chegar no local tranquilamente de carro, táxi ou aplicativo de motorista. E você também pode ir de ônibus se tiver disposto a fazer uma caminhada mais longa até o local.

praia do pero cabo frio - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
Praia do Peró, Cabo Frio RJ – Foto de Bruno123MA

Praia das Conchas

Bem ao lado da Praia do Peró fica a das Conchas. O grande diferencial dela é o seu formato de meia-lua que a torna ainda mais interessante.

Além de conseguir tomar sol e curtir muita tranquilidade, você ainda poderá ter uma vista privilegiada se ir até o mirante. Para chegar até ele é necessário fazer uma trilha rápida que não leva nem 20 minutos.

E ao chegar no mirante você poderá ver as duas praias e terá um lindo cenário para bater aquelas fotos.

Aproveite que está na região e conheça Búzios com um City Tour de dia inteiro

Praia Brava – NUDISMO

Você quer visitar uma praia totalmente diferente do que já viu e está com a mente totalmente aberta para isso? Então você precisa fazer uma parada na Praia Brava.

O local é um point dos adeptos ao nudismo. Mas além disso muitos surfistas acabam indo até o local por conta das excelentes ondas.

É o tipo de experiência que ficará marcada na sua mente.

pacotes para cabo frio - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
Veja super pacotes para Cabo Frio (CLIQUE NA IMAGEM)

Ilha do Japonês

A Ilha do Japonês é o tipo de local que você deve reservar um dia inteiro para curtir.

Nela você não vai encontrar uma ampla infraestrutura como em outras praias famosas de Cabo Frio. Contudo, é o tipo de lugar que emana tranquilidade e onde você pode passar horas simplesmente relaxando.

O local é uma excelente alternativa para quem deseja praticar caiaque ou SUP. Isso porque as águas são cristalinas e bem calmas.

Mas, atenção, na alta temporada o lugar é super disputado.

Veja hotéis na ilha do Japonês

ilha do japones cabo frio - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
Ilha do Japonês, em Cabo Frio RJ – foto de marcusrg

O que fazer em Cabo Frio além das praias?

Se você quer incluir outros passeios e atrações além das praias, também há várias opções. E nós listamos algumas das mais populares e que nenhum turista pode deixar de fazer.

Forte São Mateus

Se você já vai dar um pulo na Praia do Forte e gosta de história, o Forte de São Mateus é uma excelente atração. Ele foi construído em 1616 e é uma verdadeira parte da história do Brasil com acesso ao público.

Com toda a certeza os canhões antigos são ótimos cenários para fotos da viagem, e você ainda terá uma vista privilegiada.

praia do forte cabp frio - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
O Forte São Mateus em Cabo Frio RJ  visto do alto – foto: Carlos

Feirinha de Cabo Frio

Outra alternativa para quem deseja sair um pouco do roteiro de praias de Cabo frio (RJ) é ir até a feirinha da cidade. Ela fica no endereço rua Urano, número 194, no bairro Vila Nova.

Esse é o tipo de local ideal para quem ama trabalhos artesanais, pois é possível encontrar todos os tipos de objetos de decoração bem no estilo praiano, além dos famosos colares e pulseiras feitos de miçanga.

Destaque também para as balinhas de coco recheadas.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio também não pode faltar no seu itinerário. Construída em 1663, ela é um verdadeiro reduto de história da época colonial.

Apesar da arquitetura simples, ela chama a atenção por trazer traços do Brasil Colonial. É como se você entrasse dentro de um livro de história.

igreja assuncao cabo frio rj - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
Igreja de Nossa Senhora da Assunção in Cabo Frio, Brazil – Foto: Fulviusbsas

Museu do Surf

Ainda na vibe de atrações alternativas para o seu roteiro em Cabo Frio, não podemos deixar de citar o Museu do Surf que é um verdadeiro sucesso entre os praticantes de esportes aquáticos.

Ele foi criado foi inaugurado em 2009 e idealizado por Diniz Iozzi, o famoso Pardhal.

Ele faz parte Parque Municipal Roberto Mário Santini, e é considerado o primeiro museu brasileiro totalmente dedicado a história do surfe.

Leia também: Melhores destinos de Surf

Surf em Floripa - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios

O que fazer perto de Cabo Frio

Uma das principais vantagens desse destino é que ele tem uma localização geográfica privilegiada. Isso porque ele fica perto de vários outros municípios interessantes e que são uma febre entre os turistas.

Bate-volta: Arraial do Cabo ou Búzios

Um dos passeios que deve estar no seu itinerário é um bate-volta até Arraial do Cabo ou até Búzios.

Os dois locais são recheados de paisagens paradisíacas dignas de filmes que te fazem se sentir dentro de um espetáculo hollywoodiano.

No caso de Búzios você vai levar apenas 30 minutos de carro para chegar. E Arraial do Cabo fica ainda mais perto.

Então esse é o tipo de passeio que você fazer depois do almoço sem qualquer problema.

Além disso, existem ônibus que vão para os dois destinos e que passam a cada 30 minutos em Cabo Frio.

Dica => Passeio de Escuna em Búzios 

ir pra buzios de carro - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
Praia de Geribá em Búzios

Visitar o Museu Oceanográfico

Para quem tem mais tempo e vai conseguir ficar um dia inteiro em Arraial do Cabo, a dica é visitar o Museu Oceanográfico, que é mantido pela Marinha do Brasil.

O local é um prato cheio para quem gosta de saber mais sobre a fauna e flora marinha. O destaque fica para o esqueleto de uma baleia Orca, que encalhou em 1981, na Ilha de Cabo Frio.

Além disso, há uma grande imensidão de aquários. É o tipo e parada perfeita para se fazer com as crianças.

Passeio de Catamarã

Para quem deseja fazer um tour completo pelas praias, mas de uma forma diferente, o passeio de Catamarã é uma excelente alternativa.

Partindo de Cabo Frio você poderá visitar algumas das atrações mais conhecidas do destino, tais como: Praia do Forte, Praia Brava, Ilha do Japonês e muito mais.

Além de fazer paradas em diferentes praias, algumas embarcações ainda permitem que os passageiros nadem em torno delas. Tudo isso claro, sempre prezando pela segurança de todos.

Outra vantagem é que essas embarcações contam com toda a infraestrutura necessária, incluindo banheiros, itens de recreação, restaurantes e até mesmo serviço de aluguel de máscara para mergulho de snorkel.

Em média esse tipo de passeio dura de 2h30 a 3h e ao pagar o passaporte não estão inclusos alimentação nem bebidas. Então é bom reservar um dinheirinho para ter toda a comodidade.

cabo frio rio de janeiro - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
“Cabo Frio” – Foto: bart1970

Dica bônus: Roteiro de 3 dias em Cabo Frio

Para dar uma ajudinha na hora do planejamento da viagem, nós separamos um roteiro de 3 dias para quem deseja conhecer o melhor de Cabo Frio e ter experiências incríveis. Confira!

Dia 1

Nossa dica é começar o primeiro dia visitando parte das praias do destino.

Assim você poderá recarregar as energias para garantir disposição total para os demais dias do roteiro.

Comece pela Praia do Forte, pois nela você já poderá dar um pulo na construção histórica que dá nome ao local.

Depois da sua visita até o Forte, você também pode dar um pulo na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, que fica bem no centro da cidade. Esse é o tipo de atração que não pode faltar no roteiro de quem gosta de conhecer mais sobre a história local.

Você pode encerrar a sua noite em um dos vários restaurantes, bares ou lanchonetes do Bairro Passagem. O local é um polo gastronômico local e serve uma ampla gama de pratos deliciosos além de drinks super agradáveis.

Pesquise aqui hotéis e pousadas em Cabo Frio

como chegar em Cabo Frio - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
Orla da Praia do Forte à noite

Dia 2

No segundo dia do seu roteiro a nossa dica é tomar um bom café da manhã no hotel ou pousada e colocar o pé na estrada. Faça a primeira parada em algumas das praias de Arraial do Cabo, onde você pode passar a manhã inteira curtindo sombra e água fresca.

Aproveite para almoçar no local. Os pratos com frutos do mar são simplesmente de dar água na boca.

Depois coloque o pé na estrada novamente e vá até Búzios.

O bacana é que os dois destinos ficam bem próximos, então o trajeto de carro vai ser bem rápido.

Aproveite para visitar a Praia da Ferradura e a Praia Azeda.

Se programando com antecedência, você ainda consegue dar um passeio de buggy pela região e finalizar o dia vendo o lindo pôr do sol.

Imperdível => Passeio de barco em Arraial do Cabo

cabo frio rj - Cabo Frio (RJ): quando ir, o que fazer e dicas de passeios
Entre as Praia do Peró e das Conchas de Rodrigo_Soldon

Dia 3

No terceiro e último dia do seu roteiro a dica é começar pelas comprinhas. O Shopping Gamboa, conhecido como Rua dos Biquínis, tem mais de 150 lojas de moda praia, acessórios e roupas fitness.

Com toda a certeza você vai encontrar todos os tipos de lembrancinhas e presentes para amigos e familiares nesse local com preços bem acessíveis.

Ainda de manhã aproveite para fazer uma parada para o lanche no famoso Portuga. Ele vende bolinhos de bacalhau na praia, mas também na Avenida Nilo Peçanha.

Na parte da tarde visitar a praia do Peró e a feirinha que comentamos. Esse também é um point para os turistas que amam comprinhas.

Por fim, feche o seu dia vendo o pôr do sol na Praia das Conchas.

Conclusão

Agora que você já sabe o que fazer em Cabo Frio, RJ e onde ficar, não deixe de começar a se planejar.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *