Por: Ana Catarina Portugal

É certo que as praias de Cabo Frio são menos badaladas do que as praias de Búzios e Arraial do Cabo, mas, acredite, elas também têm seu charme. E já que você estará na região, por que não aproveitá-las também?

A cidade, que fica na Região dos Lagos, é uma ótima opção de base para visitar toda as cidades da região, já que é a mais central.

Além disso, em geral ela fica menos lotada – ao menos fora do centro-, o que permite curtir uma prainha com mais tranquilidade.

Então, vamos conhecer as principais praias de Cabo Frio!

Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)

Como chegar a Cabo Frio

Você pode chegar a Cabo Frio de diversas formas, pois é uma cidade de bom e fácil acesso. Até mesmo um aeroporto pequeno tem lá, mas não é aconselhável, pois os voos costumam ser bem caros.

As melhores formas, saindo do Rio de Janeiro (distante 150 km) é de carro alugado ou de ônibus (saindo na rodoviária Novo Rio).

Para mais detalhes, leia o post completo com todas as informações sobre como chegar em Cabo Frio.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Praias de Cabo Frio

Se você está organizando a sua viagem pra Cabo Frio, não deixe de ler também o nosso post com todas as dicas de  Cabo Frio, RJ que você precisa para aproveitar a cidade ao máximo!

Vamos às praias de Cabo Frio:

Praia do Forte

Essa é, sem dúvidas, a principal praia de Cabo Frio, pois além de ser bem bonita, ela fica a poucos metros do centro da cidade.

Na Avenida Litorânea há vários prédios residenciais bem bonitos, além de vários restaurantes, quiosques, sorveterias, alguns dos principais hotéis da cidade e lojinhas, o que lhe confere uma característica de praia urbana.

E para quem gosta de uma feirinha, é aí também que encontrará a feira de artesanato da cidade. Eu adoro!

O bom da praia do Forte é que ela tem uma faixa de areia bem grande e, portanto, o que não falta é espaço para colocar a sua cadeira e guarda sol.

Para quem gosta de ficar em um lugar com mais agitação e facilidades de comércio e serviços, esta pode ser não só a sua praia em Cabo Frio, como também um dos melhores pontos da cidade para se hospedar.

o que fazer em cabo frio - Praias de Cabo Frio
Praia do Forte – Cabo Frio RJ de Acomte

Praia das Dunas

Já para quem quer uma praia menos frequentada, a praia das Dunas em Cabo Frio pode ser uma boa opção, já que fica um pouco mais afastada do centro de Cabo Frio, ainda que seja uma extensão da praia do Forte.

Como ela fica numa região bem mais residencial, além da tranquilidade, ela oferece muitas opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada, então, pode ser um bom lugar para ficar se você estiver de carro, seja próprio ou de carro alugado.

Ela é especialmente procurada pelos praticantes de windsurfe e kitesurfe, mas vale aqui destacar que por lá não tem tanta estrutura à beira mar, como quiosques e restaurantes… o que pode ser bom, se você quiser tranquilidade.

Pesquise sua hospedagem em Cabo Frio aqui!

praias de Cabo Frio - Praias de Cabo Frio
Praia das Dunas – Fonte: Booking

Praia das Conchas

Esta praia tem um formato de meia lua, ou concha (daí o seu nome) e também costuma ser tranquila. Ela á uma boa opção para famílias com criança.

Além disso, ela tem um mirante que oferece um visual bem bonito. Para isso, basta fazer uma pequena trilha, de cerca de 20 minutos. De lá poderá curtir não só o visual da praia das Conchas, como também da praia do Peró, que fica ali ao lado.

Aproveite que está na região e conheça Búzios com um City Tour de dia inteiro

praia das conchas cabo frio - Praias de Cabo Frio
Praia das Conchas, em Cabo Frio

Praia do Peró

A Praia do Peró é outra das que não pode ficar de fora do seu roteiro pelas praias de Cabo Frio, pois é uma das mais famosas.

Ela já fica um pouco mas afastada do centro, cerca de 8 km, mas tem uma oferta boa de transportes públicos para lá.

A estrutura à beira mar é bem legal, há uma boa opção de comércio e hospedagem no bairro, já que há muitas casas de veraneio por ali que, por vezes, são alugadas para temporada.

É uma praia mais familiar, mas também queridinha dos surfistas. Além disso, ela é uma praia de Bandeira Azul, ou seja, uma garantia de qualidade e acessibilidade.

Se for até lá, não deixe de caminhar para o canto direito da praia e subir o Parque Estadual da Costa do Sol para garantir lindas fotografias.

Aproveite => Mergulho em Búzios para Iniciantes

praia do pero cabo frio - Praias de Cabo Frio
Praia do Peró, Cabo Frio RJ – Foto de Bruno123MA

Praia Brava

Esta é uma praia diferente em Cabo Frio e é linda! Ela é quase deserta, sem infraestrutura nenhuma e tem uma característica especial, ela é a praia de nudismo de Cabo Frio. Além disso, os surfistas também amam a região, mas é bem demarcado o lado usado por eles e o lados dos naturistas. 😉

Para chegar até lá você deve fazer uma pequena trilha de uns 15 ou 20 minutos a partir do estacionamento onde o pessoal costuma parar o carro para ir até a Ilha do Japonês.

Para saber mais sobre ela, leia o texto do meu amigo Maurício Oliveira fez sobre a praia Brava, no blog Viagens Possíveis.

Praia Brava de nudismo em Cabo Frio - Praias de Cabo Frio
Foto de Maurício de Oliveira

Ilha do Japonês

Este é um dos lugares mais legais de Cabo Frio e, se você puder deixar para ir lá um dia de semana, ainda melhor, pois aos fins-de-semana ela fica bem cheia.

Na maré baixa você consegue atravessar com a água na altura do joelho, mas se deixar para voltar quando a maré já subiu, aí só dá para os mais altos (o que não é, definitivamente, o meu caso, rsrs). No entanto, há opções de barcos para fazer a travessia entre o continente e a ilha, então, não se preocupe com isso.

O local é uma excelente alternativa para quem viaja com crianças ou para aqueles que gostam de caiaque ou SUP. Isso porque as águas são cristalinas e bem calmas.

Confira opções de hotéis e pousadas em Cabo Frio

ilha do japones em cabo frio - Praias de Cabo Frio
Foto: Viagens Imperdíveis

Outras praias de Cabo Frio

Achou que são só essas as praias que poderá encontrar em Cabo frio?!

Se enganou, tem muito mais!!! 🙂

Você ainda poderá explorar as praias:

  • Pontal
  • São Bento
  • Aquárius
  • Foguete
  • Nordeste
  • Palmeira
  • Siqueira
  • Sudoeste
  • Unamar

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


As praias de Cabo Frio valem a pena?

Bom, eu sou um pouco suspeita, pois cresci na Região dos Lagos e frequentei muito as praias de Cabo Frio, rsrs.

Mas se eu fosse você dava uma chance à cidade e suas praias. Embora já tenha sido a cidade que mais recebia turistas na região, em especial nos anos 80, depois ela ficou um pouco “ofuscada” por conta do boom de Arraial do Cabo e Búzios.

No entanto, a cidade tem uma estrutura muito boa para receber todos os tipos de turistas, praias para todos os gostos e perfis, como você pôde notar, então, eu acho que vale muito a pena visitar não só as praias de Cabo Frio, como as suas demais atrações. 😉

Boa viagem!

Mais dicas de viagem para a Região dos Lagos:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *