Como evitar o jet lag: dicas práticas!

Quer saber como evitar o jet lag e seus sintomas? Nós vamos te dar algumas dicas. Aliás, se você é um viajante e não sabe o que é jet lag pelo nome, com certeza o conhece na prática.

Não há um termo brasileiro para traduzir, mas é como se fosse uma “descompensação horária”, é aquela desconfortável sensação que se tem quando realizamos um voo longo para destinos de fuso horário diferente do brasileiro.

Sono fora de hora, enjoo, dor de cabeça, mal-estar, irritabilidade e outros sintomas são comuns, afinal, o nosso corpo está completamente confuso e fora da rotina habitual.

Então, aprenda algumas técnicas para evitar o jet lag!

Leia também:

O que é o jet leg?

Como dissemos, o termo em inglês jet lag traduzido seria algo parecido com “fadiga de viagem” ou “descompensação horária”. Ele acontece porque nós temos um relógio biológico interno, ou seja, o nosso organismo sabe quando é dia ou é noite, o horário de se alimentar e assim vai. Então, quando alteramos isso por conta do fuso horário de outro país, o corpo sente e os sintomas aparecem, para algumas pessoas com mais intensidade, para outras com menos.

Às vezes, o jet lag dura dias até o organismo entrar em sintonia com o fuso horário local, o que pode prejudicar a viagem. Saiba, então, como evitar o jet lag!, algo fundamental para não estragar o seu passeio.

como evitar o jet lag

Como evitar o jet lag?

Tenha em mente que a eliminação completa do jet lag é um pouco complicado, afinal, você vai, fisicamente, atravessar de avião partes do planeta Terra com fusos horários diferentes e o corpo vai responder a isso. Agora, dá pra tomar algumas atitudes que podem diminuir os sintomas ou fazê-los durar menos tempo.

Alguns dias antes da viagem, por exemplo, você pode iniciar a alteração de horários para acostumar o corpo, ao ir dormir um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde aos poucos, de acordo com o horário do futuro destino de viagem.

Durante o voo/trajeto, beba bastante água. O corpo vai precisar de recursos para se manter hidratado e trabalhar para implementar o novo horário biológico. Falando em alimentação, evite comidas pesadas, álcool e cafeína no voo e durante o período dos sintomas do jet lag.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Se você puder comprar uma passagem com voo durante a noite é interessante, assim dá pra ir dormindo no avião e chegar ao destino já de dia. Desse modo, dá pra dar uma segurada e aguentar até a noite, quando for dormir de fato e já no novo fuso horário.

Procure viajar descansado, deixando tudo pronto já antes da viagem. Estresse é o que você menos precisa neste momento; e não pense que ficar correndo atrás das últimas coisas em cima da hora vai te ajudar a dormir mais rápido no avião por conta do cansaço. O que vai acontecer é que o seu corpo, além do jet lag, ainda terá que lidar com todo o stress jogado na corrente sanguínea. Nada bom!

Só tome remédios para dormir se for receitado por um médico. A maioria dos medicamentos possui efeitos colaterais e não é isso que queremos neste momento.

Uma coisa que gostamos de fazer para evitar o jet leg é já ajustar o relógio para o horário do destino assim que entramos no avião. Parece bobagem, mas psicologicamente já vamos nos acostumando com o novo horário.

como evitar o jet lag

Jet leg: e depois que chegar ao destino?

Após a tarefa de casa de tomar algumas atitudes para amenizar o jet lag no momento pré-viagem e durante o deslocamento, há algumas coisas que podem ser feitas quando você já estiver no destino e fuso horário oficial.

A primeira dica de como evitar o jet lag é procurar viver de acordo com o fuso horário local logo ao chegar no destino. Por exemplo, se você chegou durante o dia, por mais cansado que esteja, procure segurar o sono e vá dormir somente quando anoitecer de fato.

Deste modo, o corpo já começa a entender que precisa alterar o horário de sono. Aproveite e tome bastante sol durante o dia pra dar o recado ao corpo do novo horário. Caso esteja muito difícil segurar o sono, procure tirar pequenos cochilos durante o dia, mas só “sonequinhas”, nada de capotar por horas.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Procure se alimentar de acordo com o horário local, mesmo que não esteja com tanta fome. Lembre-se de que o nosso relógio biológico funciona pela luz, mas também pelos horários de alimentação.

Praticar exercício leves ao ar livre ajuda o corpo a trabalhar e também a relaxar, facilitando o equilíbrio do relógio biológico. Caminhadas são uma ótima opção.

Bom, como você vê, não existe uma fórmula mágica, mas sim uma série de pequenas atitudes que, juntas, podem fazer diferença.

Então, com estas dicas de como evitar o jet leg acho que vai ser um pouco mais fácil fazer uma viagem para um destino com um fuso horário bem diferente, como a Austrália ou o Japão, por exemplo. 😉

Boa viagem!

Fotos: Shutterstock

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here