Já se imaginou fazendo um curso de francês em Paris?!
Aposto que você tem um monte de dúvidas sobre onde estudar, onde morar em Paris, preços, etc e tal, né?!
A Graziella estudou lá e conta neste post um pouco de como foi a experiência dela, aproveite!
Economia => Seguro Viagem Intercâmbio (dicas + desconto)
Confira => Passeios em Paris e arredores
Curso de francês em Paris
Meu nome é Graziella Valentim, na época eu tinha 33 anos e era secretária executiva numa empresa de consultoria (2012).
Escola de francês
A escola que escolhi se chama LSI Paris e estudei lá por 3 semanas (férias do trabalho aqui no Brasil).
Nos apresentamos na escola no dia marcado e fizemos um teste escrito geral (gramática, interpretação de textos, etc.), que contempla todos os níveis (do básico ao avançado) e você responde até onde sabe.
Tinham muitos brasileiros lá, mas é proibido falar o idioma natal na sala de aula (minha professora fazia a gente repetir em francês tudo o que tinha falado em português nas conversas paralelas… rsrsrsrsrsrs. Aliás, ela forçava bastante a conversação e dizia que podia falar errado, não tinha problema que ela corrigia! Então a gente se jogava sem medo!
- Leia também: Dicas de Paris (guia completo)
Matrícula no curso em Paris
Escolhi a escola por indicação de uma amiga que trabalhava com intercâmbios na época. Seria a que tinha melhor custo-benefício e era muito bem localizada (Rue Saint Honoré – pertinho do Louvre, Place de la Concorde, Place Vendome…).
O total pago em 2012 foi em torno de R$6.000,00 (podia parcelar no cartão em 6x!) e fiz tudo aqui no Brasil na IE Intercâmbio de Recife.
Uma semana antes eles fazem sua pré-partida, ou seja, passam o contato da família e outros detalhes explicando tudo direitinho e tirando dúvidas que você ainda possa ter.
As passagens aéreas eu comprei pela internet mesmo, não utilizei a agência (estava mais barato direto no site da companhia aérea).
Moradia em Paris
Eu tive muuiiittaaa sorte! Morei no apartamento de uma senhora com vista pra Torre Eiffel (bairro 16 – Rue Balard). Paguei pela agência junto com o curso de francês e ainda pedi uma noite extra, pois saía mais barato que uma diária de hotel (cheguei antes da data para aproveitar o fim de semana).
- Leia mais: Onde ficar em Paris (melhores bairros e dicas de hotéis)
Quando você compra pela empresa você diz o que gostaria ou não que tivesse na casa que você vai morar e eles tentam fazer do jeito que você quer, conforme disponibilidade. Minhas exigências foram apenas que não tivessem gatos e que as pessoas da casa não fossem fumantes, por exemplo. Não escolhi bairro.
Alguns amigos brasileiros acabaram alugando um apartamento por não gostarem da casa que ficaram (custa em torno de 700 euros mensais e normalmente por esse valor são bairros mais afastados).
Imperdível => Tour guiado e sem fila para Versalhes
Imigração em Paris
Eu já tinha ido a Paris (pela TAM que faz imigração em Paris mesmo) e dessa vez fui de TAP e fiz imigração em Lisboa, mas como passei menos de 3 meses não foi necessário visto de permanência.
Transporte em Paris
O metrô de Paris é mais rápido! Fiz o Navigo, um cartão pré-pago que você compra nas próprias estações de metrô (precisa de uma foto 3×4 recente) e escolhe a área que quiser (tipo 1,2,3,4…). Eu carregava semanalmente o valor (começando sempre aos domingos), mas pode ser também mensal. Compensa muito e você pode usar sem limites durante a semana que tiver carga!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Custo de vida em Paris
Paris é bem caro! Eu comprava muita coisa no supermercado e a dona da casa deixava eu utilizar as coisas dela (eu escolhi alojamento apenas com café da manhã) mas não espere um café “brasileiro”, normalmente é café, leite, suco de laranja e geléia com pão, sábados ela servia croissants.
Minha aula era das 9 às 13 horas e eu almoçava por perto da escola mesmo (descobri vários lugares com os outros colegas brasileiros).
A maioria dos franceses não é muito gentil e nem amistoso… mas com uma dose de simpatia a gente quebra o gelo! No fim, eu almoçava com 7 euros (prato+bebida+sobremesa). Muita comida Bio… francês adora!!! Mas se fuçar tem de tudo!!! Dá pra comer até coxinha, buchada e afins.
Vantagens de estudar em Paris
Você vai ter tempo pra conhecer lugares como um morador local, vai ver a cidade com outros olhos. A cidade é linda e a diversidade é enorme!!!
Andei muito e se tivesse passado mais tempo teria viajado mais pelas cidades do interior, que de trem é fácil e rápido. E outros países também.
Consegui ir à Itália, mas poderia ter ido a outros. Passagem aérea é muito barato (gastei R$100,00 para ir à Roma!). Muita coisa para visitar, eu vou precisar voltar mais algumas vezes pra ver tudo o que eu queria.
O transporte é muito bom e rápido em relação ao Brasil. Eu esperava no máximo 3 minutos pelo trem e chegava à escola em 15 minutos!!! Um sonho!!!
Divirta-se => Ingresso de 1 dia para a Disneyland Paris
Contras de estudar em Paris
Tem problemas como toda grande cidade. Muitos batedores de carteira pelas ruas, especialmente em metrôs e pontos turísticos em geral, portanto, não bobeie! Não coloque coisas de valor nos bolsos externos de casacos e ande sempre ligado.
Eu enfrentei greves de transporte, ameaças de atentado terrorista 2 vezes: uma no metrô e outra nas proximidades da Torre Eiffel. Fiquei doente (essa foi a pior parte) por causa do clima e pelo excesso de banhos (rsrsrsrsrs). Sim, isso é verdade! Não devemos lavar os cabelos todos os dias por lá.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!O que fazer em Paris além de estudar
Paris é uma loucura em relação à diversidade cultural e programas em geral.
Na escola eles tinham programação de passeios guiados pelos professores, tipo aulas externas. Não cheguei a fazer, pois teria pouco tempo e gosto de fazer tudo por conta própria, mas achei interessante! Existe uma infinidade de possibilidades…
Ficava encantada com as crianças francesas fazendo atividades no Louvre, nas Tulherias e outros lugares… Imagina, você vai fazer um trabalho sobre, sei lá, cultura egípcia: vai lá no Louvre!!! rsrsrsrsrsrs Demais!!
Dicas extras para fazer um curso de francês em Paris
Antes de ir tomei vacina para H1N1 e gripe normal (não há exigência para nenhuma vacina, mas achei bom não arriscar), mas lá peguei um baita resfriado que me deixou de cama e febrão… Se eu piorasse acionaria o seguro-saúde que fiz antes de ir (muito importante!), eles exigem que façamos um seguro com cobertura mínima total de 30 mil euros e é obrigatório!!! Muitas opções para escolher, estude todas com cuidado.
Tem opções de intercâmbio em outras cidades da França e, segundo minha professora francesa, para quem quer realmente aprender o francês mais “puro” deveria ir para essas cidades. Paris está muito “misturado”. Realmente, com tantos imigrantes…
O que eu posso dizer é: planeje tudo!!! Eu tinha plano A, plano B, plano C, plano D… E acredite, sempre vai se surpreender com algo. E vá sem medo. Se jogue!!! Mas tenha responsabilidade!
Na casa que morei o limite para tomar banho era 10 horas da noite! Mas um dia fui a um aniversário e cheguei 15 minutos depois do horário limite e já me preparava psicologicamente para tomar banho com lencinhos umedecidos… ahahahahahaha A dona da casa foi legal e relevou, mas isso não é comum. Siga as regras da casa rigorosamente!
Cuidados em Paris
Atenção na balada. Você está num lugar estranho, longe de casa e você não é francês…Aliás, você não é ninguém e uma bobagem pode virar um problemão! Exemplo: não pode beber nos gramados da Torre Eiffel, tem gente que tenta burlar, mas eu não aconselho! A última coisa que quero é ter que voltar pro Brasil na marra e com a ficha suja.
Cuidado com os validadores de passagem dos ônibus. Se você não validar o ticket (tem que fazer um barulhinho e ficar gravado a data e hora) um fiscal pode entrar no ônibus e te multar caso você não tenha validado ou esteja sem o bilhete (não jogue fora o bendito bilhete!).
A mesma regra vale para o metrô, não deixe outras pessoas passar com você na catraca, e não pule! Para minimizar isso eu fiz o cartão Navigo. Facilita muito! É só encostar no sensor, assim como em algumas cidades no Brasil.
Espero ter ajudado e te animado a fazer um curso de francês em Paris! Au revoir!
Por Graziella Valentim
Seguro Viagem França com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da França, e nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.
Boa viagem!-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Muito bom o texto, embora sua experiência de estudar em Paris seja bem diferente da minha (estudei francês por um ano antes de fazer a faculdade na França). Acho que o melhor lugar pra viver é nas cidades ao redor de Paris, não so porque é mais barato, mas porque ali o povo so fala francês e vc vê de perto o modo de vida deles. Ah, eu lavo a cabeça todo dia e ainda não fiquei doente rsrsrsr bjs
Quais cidades, por exemplo, pode dar umas dicas?
Olá, Fátima Caldas! Que bom que pude ajudar!Deixe suas dúvidas por aqui, pois assim, poderemos ajudar outras pessoas também.
oi.Graziella Valentin, ( acertei?) li seu depoimento e sua passagem pela França, tem facebook. gostei do que li, sei um pouco de françes, e não tenho em mente fazer isso. Mas gostaria de ter este contato. fatima caldas. Salvador.( ah! conheço a França- incluso Paris).
Muito bom mesmo. Completo. Obrigado. Ja fui à franca 6x mas quero muito voltar la p um curso desses.