Quando se pensa nos impressionistas – artistas quase que unanimidade entre o gosto dos admiradores – logo nos vem França à cabeça. E, sim, é verdade que este país era a base de quase todos eles.
Paris, então, era quase a “cidade-sede” do movimento, recebendo muitos deles durante décadas como moradores e também servindo de inspiração e cenário para seus quadros.
Podemos ver, por exemplo, no post roteiro por Montmartre que muitos deles moraram e retrataram parte deste bairro em suas telas.
Então, você deve se perguntar, grande parte de suas obras devem estar na França, certo? Certo, certíssimo! E aqui, então, vai a dica: quer ver obras dos impressionistas? Vá no Musée d’Orsey!
Economia => Seguro Viagem França (dicas + desconto)
Confira => Passeios em Paris e arredores
Museu D’Orsay, Paris
O museu é pequeno e charmoso, construído dentro de uma antiga estação ferroviária (a Gare d’Orsay), na margem esquerda do rio Sena. O próprio prédio de inspiração art nouveau já é lindo, mas as obras, que cobrem o período de 1848 a 1914, formam um acervo impressionante (sem trocadilhos!).
Imperdível => Passeio para Giverny
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
O estação havia sido construída para a Exposition Universelle de 1900. Mas, logo em 1939, com a eletrificação da rede de trilhos, as plataformas da Gare d’Orsay ficaram curtas para os novos trens e ela teve que deixar de funcionar como estação.
Durante a Segunda Guerra o prédio foi utilizado como centro postal e, depois, utilizado como cenário do filme O Processo (texto de Kafka e direção de Orson Welles), em 1962.
Em 1973 tornou-se Patrimônio Histórico da cidade e, em 1977, o presidente Valéry Giscard d”Estaing decidiu transformá-lo em museu de arte. O museu, finalmente, foi inaugurado em 1986.
Economia => Paris Museum Pass
É claro que não é só lá que podemos encontrar obras dos impressionistas – elas estão espalhadas por todo o mundo e em outros museus de Paris – mas muitas e muitas daquelas que nós estamos acostumados a ver nos livros de História ou de Artes estão por lá.
É muito emocionante dar de cara com uma delas.
Pesquise outras opções de hospedagem em Paris aqui!
Como eu disse, o museu é pequeno, então dá pra fazer ele todo, por exemplo, em uma manhã.
Agora uma notícia não muito boa pra quem nunca foi: antigamente podia tirar fotos, mas hoje não pode mais… que pena! Mas eu tive o privilégio de ir lá três vezes, então das duas primeiras eu pude tirar fotos livremente, da ultima já não pude mais. E são, portanto, as fotos que você pode ver aqui neste post.
Imperdível também => Tour guiado e sem fila para Versalhes
De qualquer forma, se você gosta deste tipo de arte, você TEM que ir ao D’Orsey quando for à Paris.
Lá você encontrará autores como Renoir, Gauguin, Cézanne, Sisley, Manet, Monet, Degas, Toulouse-Lautrec, Pissarro, Van Gogh… nada mal, né?
E as obras cobrem não só pinturas, mas também muitas esculturas, desenhos, pastéis, esboços e utensílios domésticos da época.
- Leia também: Dicas de viagem para Paris (Guia Completo!)
Informações úteis:
– Endereço: 62, rue de Lile
– Como chegar: Metrô 12, estação Solférino | RER C estação Musée d’Orsay | Ônibus 24, 63, 68, 69, 73, 83, 84, 94
– Funcionamento: de 3ª a domingo, das 9:30 à 18h (5ª até 21:45h). Fecha às segundas
– Custo: € 15,40
– Site: https://www.musee-orsay.fr/
Ingresso antecipado e sem fila
Seguro Viagem França com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da França, e nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.
Olá! Fiquei surpresa porque já liberaram as fotos de novo! Em 2011 não podia. O melhor museu de Paris, na minha opinião. Abraços.
Realmente, O Museu Dórsay é para mim o museu mais charmoso de Paris. Perde-se nele durante uma tarde inteira sem vontade de se ir embora. Ja fui duas vezes e n próxima viagem irei novamente. Parabéns pela matéria.