Por: Turista Profissional - Atualizado em 11/04/2020

Espaços culturais em São Paulo é o que não falta! Carinhosamente chamada de Sampa, São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo e isso se reflete na cultura diversificada e no ‘caos’ urbano que já faz parte da rotina de quem mora na capital do estado.

A cidade é tão grande e com tantas opções que muitas vezes nem os próprios paulistanos conhecem todos os lugares interessantes de lazer.

Falando em cultura, então, a cidade também não deixa a desejar e é rica em espaços culturais de todos os estilos e também bolsos, sejam museus, cinemas, exposições, espaços abertos e festivais.

Para além dos mais famosos, com o MASP, a cidade oferece muitos mais. Confira 12 espaços culturais interessantes em São Paulo!

Não viaje sem um bom Seguro Viagem Nacional nem mesmo para São Paulo!!

Espaços culturais em São Paulo

espacos culturais de sao paulo - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer

Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB é um polo cultural bem na região central de São Paulo, onde carros não são permitidos pelas ruas e prédios antigos são vistos um ao lado do outro.

O próprio Centro Cultural tem o estilo arquitetônico característico do início do século XX. No CCBB é possível apreciar a arte de forma geral com exposições, dança, música, cinema, teatro e literatura. Dentro dos quatro andares do prédio também há uma lojinha, uma cafeteria e um auditório.

Procurando Hotel em São Paulo? Ache o seu aqui!!

ccbb sao paulo - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
CCBB São Paulo – Centro Cultural do Branco do Brasil – Foto: Shutterstock

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Centro Cultural São Paulo (Vergueiro)

Inaugurado em 1982 e também conhecido como Centro Cultural Vergueiro ou simplesmente Vergueiro, o Centro Cultural São Paulo fica literalmente na saída do metrô Vergueiro (por isso o apelido). Há uma grande rampa logo no final da escada rolante saindo da estação.

O Local é um ponto de cultura e lazer paulistano que conta com um conjunto de bibliotecas, um jardim suspenso, salas de apresentações, auditório, restaurante, lojinha e exposições. Shows e apresentações artísticas são comuns tanto no auditório quanto pelos corredores do grande espaço que é o Centro Cultural.

Saiba tudo sobre o Metrô de São Paulo

Justamente pela arquitetura, seus corredores são muito usados por grupos de dança e treinos artísticos e é bastante comum se deparar com uma caixinha de som e alguém ensaiando algum passo por lá. Confira a programação no site oficial!

  • Endereço: Rua Vergueiro, 1000
  • Funcionamento: Áreas livres/prédio geral – todos os dias, das 9h às 22h. Demais espaços têm horários específicos.
  • Site: http://www.centrocultural.sp.gov.br/

Pesquise aqui passeios em São Paulopara fazer

centro cultural vergueiro - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
Jardim no telhado do Centro Cultural Vergueiro em São Paulo – Foto do site oficial

Galeria Olido

A Galeria Olido é um daqueles lugares no centro de São Paulo que tem história. Foi o primeiro cinema em galeria e um dos principais da capital na época, até fechar as portas no final do século XX devido à despopularização dos cinemas de rua.

A Galeria Olido foi reformada e reaberta em 2004 e atualmente funciona como centro cultural de atividades como a própria sétima arte, além de teatro, exposições, música e circo.

Destaque para a Vitrine da Dança, bem na esquina do prédio, onde acontecem aulas e bailes. Nos andares de cima, as salas são usadas para ensaios e workshops.

É dentro da Galeria Olido que também fica o Centro de Memória do Circo, com um acervo de objetos e arquivos audiovisuais sobre a trajetória circense no Brasil.

galeria olido sao paulo - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
Espaços diversos na Galeria Olido – foto do site oficial

 

Casa das Caldeiras

Icônica construção na região da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, a Casa das Caldeiras chama atenção já de longe, com suas chaminés de tijolinhos que funcionavam na época em que a Casa fazia parte das Indústrias Reunidas Francesco Matarazzo na década de 1920.

O prédio é tombado desde 1986 e funciona atualmente como espaço de eventos e principalmente atividades culturais, que acontecem todos os finais de semana (a maioria gratuita!).

casa das caldeiras sao paulo - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
Logotipo da Casa das Caldeiras, com a silhueta da antiga fábrica

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Itaú Cultural

Itaú Cultural é um Instituto de pesquisa e produção de cultura que, como o nome indica, pertence ao banco Itaú. As atividades como teatro, exposições, auditório, apresentações e biblioteca são gratuitas e acontecem na sede na Avenida Paulista.

O Programa Rumos é uma das iniciativas de fomento à arte do Instituto e possibilita que diversos projetos brasileiros sejam inscritos e os vencedores ainda expõe o resultado no próprio itaú Cultural.

  • Endereço: Avenida Paulista, 149
  • Funcionamento: Terça à sexta, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h
  • Site: http://www.itaucultural.org.br/
itau cultural - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
Exposições, teatro, performances… no Itaú Cultural! – Foto do site oficial

Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake fica em um complexo de prédios na região da Faria Lima em São paulo. De longe é possível avistar a construção, que chama atenção pela arquitetura mais moderna/ futurista.

O acervo do tomie Ohtake recebe sempre exposições de arte contemporânea e muitas obras da artista japonesa naturalizada brasileira que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.

Faça um Roteiro em São Paulo em um fim de semana cultural

espacos culturais de sao paulo tomie ohtake - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
Interior do Instituto Tomie Ohtake, com suas linhas futuristas – Foto Shutterstock

Matilha Cultural

Um dos espaços culturais em São Paulo mais democráticos, o Matilha Cultural é um espaço que funciona desde 2009 no centro da capital paulista e foi idealizado pela produtora Olldog Filmes.

O local funciona como resistência artística independente, além de abordar pautas de proteção animal e direitos humanos. O edifício conta com três andares onde funcionam sala de exposições, um pequeno cinema que veicula filmes independentes e uma cafeteria.

Tudo a preços populares ou gratuitos, já que o intuito do lugar é justamente fomentar a arte​ independente e o debate de ideias de forma acessível. O Matilha Cultural ainda realiza uma feira de adoção de animais abandonados todos os domingos.

matilha cultural - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
Entrada da Matilha Cultural – foto do site oficial

Casa das Rosas

Em uma das avenidas mais famosas de São Paulo, se encontra a Casa das Rosas, casarão datado de 1935, da época em que a Avenida Paulista era dominada por mansões dos barões do café.

O local funciona como espaço cultural desde 1991 e é dedicado à poesia e literatura com atividades como saraus, peças e teatro, lançamentos de livros, recitais, exposições e até alguns cursos.

  • Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista
  • Funcionamento: Terça-feira à sábado, das 10 às 22h; domingos e feriados, das 10 às 18h.
  • Site: http://www.casadasrosas.org.br/
casa das rosas sp - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
Fachada da Casa das Rodas – Foto do site oficial

Pavilhão da Bienal

Localizada em um dos parques mais conhecidos da capital paulista, o Pavilhão da Bienal se chama oficialmente Pavilhão Ciccillo Matarazzo e foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer em 1957.

Os eventos mais famosos que acontecem no local são a São Paulo Fashion Week e a Bienal de Arte. Porém, fora estes eventos de grande porte, a estrutura de três andares de vidro e concreto abriga exposições, apresentações e cursos. Dá pra conferir o que está rolando na agenda no site oficial.

biental de sao paulo - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
Bienal de Arte de São Paulo

Catavento Cultural

Aberto desde 2009, o Catavento Cultural é um espaço na região central de São Paulo onde o foco são as crianças e jovens. Porém, os adultos também podem aproveitar bastante!

De atividades e instalações que envolvem informações culturais e científicas, o Catavento é dividido em quatro ambientes: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

  • Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n – Brás − Centro – São Paulo.
  • Funcionamento: Terça à domingo, das 9h às 17h
  • Custo: R$ 10 para adultos
  • Site: http://www.cataventocultural.org.br/
museu catavento sao paulo - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
Uma das salas do Catavento Espaço Cultural São Paulo – foto do site oficial

Sesc 24 de Maio

Inaugurado em 2017, o Sesc 24 de Maio é um grande prédio localizado próximo ao Teatro Municipal e em frente à galeria do rock em São Paulo.

Seus mais de dez andares de altura – com uma piscina no topo do prédio – abrigam salas de convivência, biblioteca, café, comedoria, auditório e muito mais. Ou seja, é um grande complexo cultural bem no centro de São Paulo e só dar uma passadinha por lá, nem que seja para apreciar a vista dos andares de cima, já vale a pena.

Como todo Sesc, diversas atividades culturais e cursos acontecem nesta unidade, confira a programação no site.

sesc sp - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
Piscina no topo do prédio do SESC SP – Foto Shutterstock

Memorial da América Latina

Dos espaços culturais em São Paulo que mostramos aqui, talvez este seja um dos mais marcantes. Um monumento de 7 metros de altura de uma mão aberta com um mapa do subcontinente americano em vermelho, em referência ao sangue do povo oprimido, é o símbolo do Memorial da América Latina.

O espaço fica coladinho com a estação de metrô Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, e foi inaugurado em 1989 com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. O Memorial é um grande pátio aberto que comporta também seis prédios fechados incluindo biblioteca, auditório e espaço para exposições.

O Memorial da América Latina foi criado com o objetivo de aproximar as relações do Brasil com outros países da América Latina e fomentar a cultura latinoamericana. O complexo conta com uma grande rampa que atravessa a avenida e funciona como palco de eventos, feiras, shows com destaque para o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

  • Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
  • Funcionamento: Terça à domingo, das 9h às 18h
memorial da america latina - 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
Memorial da América Latina em São Paulo

Então, gostou? São realmente MUITOS espaços culturais em São Paulo. A gente falou apenas de 12, mas tem muito mais.

Se você gosta de cultura, definitivamente você vai amar São Paulo, como nós!

Antes de ir, confira ainda outras dicas de São Paulo que temos aqui no blog.

Boa viagem! 

Texto Luciana Console

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *