MASP, o melhor museu do Brasil

O MASP – Museu de Arte de São Paulo – é um museu pequeno, mas muito significativo. É, com certeza, o melhor museu do Brasil.

Sabe aquelas obras que nós costumamos ver sempre nos livros ou na TV, ilustrando matérias e artigos sobre artistas ou cultura? Algumas delas estão ali. É muito emocionante ver estas obras de perto.

Mesmo para nós, que viajamos bastante e, por conta disso, conhecemos ótimos museus pelo mundo, com obras igualmente conhecidas e importantes, é um museu impactante.

É, portanto, uma visita imperdível em São Paulo.

Como é o MASP

Ele é um museu privado, fundado em 1947 por Assis Chateaubriand e é considerado o primeiro museu de arte moderna no país. As obras são adquiridas por meio de doações da  própria sociedade e, hoje, formam o mair importante acervo de obras de arte europeias do Hemisfério Sul. São mais de 8 mil objetos, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, peças de vestuário da Europa, África, Ásia e das Américas.

O primeiro diretor do museu foi o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi, que o dirigiu por 45 anos. Sua esposa, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, foi quem projetou o prédio. E ele próprio é uma obra de arte, tornando-se um ícone modernista e uma marca do seu trabalho.

O prédio foi construído “acima” do terreno, sustentado por quatro pilares de concreto em suas laterais. Parece uma enorme “caixa” suspensa. Abaixo dele, o “vão livre” está à disposição da população, utilizado como uma praça, inclusive com outras exposições, feiras, eventos…

maspShutterstock

MASP São Paulo

A exposição das obras no MASP

Na pinacoteca do MASP, no 2º andar, fica a exposição permanente do acervo. Sustentando os quadros, a gente se depara com os cavaletes de cristal criados pela própria Lina Bo Bardi. Com estes cavaletes o salão não tem paredes internas – os quadros “saíram” das paredes – , gerando um amplo espaço e uma sensação de que os quadros estão flutuando.

o que fazer em São Paulo

Outro resultado desta forma de expor os quadros é que podemos circular por entre as obras da maneira que queremos, temos um convívio quase íntimo com as obras, escolhendo nosso caminho, indo e voltando, passando por trás da tela, chegando bem perto. É lindo.

onde ir em são paulo

Além da exposição permanente, o museu realiza uma programação intensa de outros eventos, como exposições temporárias, apresentações de música, teatro e dança, cursos e palestras e muito mais. O MASP ainda tem uma loja com lembranças, um restaurante self-service, uma lanchonete e realiza diversos trabalhos com o público, como palestras, seminários, cursos, recebimentos a grupos escolares e ainda mantém uma biblioteca e centro de documentação.

o que ver em são paulo

Artistas expostos no MASP

Mas, para nós, turistas e amantes das artes que vamos lá para admirar as obras, o mais importante é poder circular por entre…

Monet:

MASP SP

o que fazer em sp

Modigliani:

Roteiro São Paulo

Modigliani

Degas:

dicas de são paulo

Van Gogh:

Turista Profissional

Também tem muitas obras de artistas brasileiros, como Di Cavalcanti:

Dicas São Paulo

Di Cavalcanti

Volpi, Portinari…

portinari

candido portinari

E muitos, muitos outros: Cèzanne, Manet, Vuillard, Delacroix, Léger, Rodin, Courbet, Toulousse-Lautrec, Gaugin… É um acervo absolutamente impressionante!

É claro que nem todas estão expostas, aliás, infelizmente apenas uma ínfima parte está exposta, mas já dá pra ter uma boa ideia.

E, apesar de tudo isso, o que mais me impactou foi o enorme quadro Retirantes, de Candido Portinari:

Turista Profissional blog

Para quem é apaixonado por arte, como nós, é um museu para se emocionar. Não deixe de ir quando for à maior cidade do Brasil, cheia de atrações. Com certeza, esta é uma das melhores coisas que se pode fazer por lá.

Veja também outras dicas de São Paulo.

Informações úteis:

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

  • Endereço: Avenida Paulista, 1578
  • Como chegar: metrô para estação Trianon MASP
  • Funcionamento: de 3ª a domingo, das 10h às 18h | às quintas fecha às 20h
  • Custo: R$ 25,00 – Meia-entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos.  Às terças-feiras é de graça para todos.
  • Site: http://masp.art.br/

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here