Claude Monet foi um dos mais importantes pintores do Impressionismo. Aliás, o nome deste movimento artístico nasce, justamente, por conta de um quadro deste pintor que foi chamado de “Impressão: sol nascente”, pintado em 1872. A expressão, usada inicialmente de forma pejorativa, foi acatada por Monet e seus colegas para designar aquilo que estavam começando a produzir.
Monet foi morar em Giverny em 1883, onde mantinha um atelier, jardins ricamente floridos e um lago com pontes e muitas plantas aquáticas.
Foi nesta casa que, em 1899, Monet pintou a famosa série de quadros das Ninfeias, possivelmente seus quadros mais famosos. Foi lá também que pintou a série de quadros com uma pequena ponte japonesa sobre o lago.
Nós já escrevemos sobre isso por aqui, no post como chegar aos jardins de Monet em Giverny. Lá você encontra tudo muito bem detalhado.
Economia => Seguro Viagem França (dicas + desconto)
Confira => Passeios em Paris e arredores
Jardins de Monet em Giverny
Mas eu gostaria de contar e mostrar, com algumas imagens, uma coisa que eu acho super interessante, que é uma dupla emoção:
1 – de ver ao vivo, de pertinho, um quadro que nos acostumamos a ver a vida inteira em livros e reproduções – e que amamos; e
2 – de ver ao vivo o local que inspirou o mesmo quadro.
Nós temos vários exemplos disso em fotos. Aos poucos vou mostrando outros, mas hoje vou começar com o Monet e suas pinturas em Giverny.
Vamos começar por esta: eu admirando um quadro que retrata a famosa ponte japonesa do lago de Giverny, no National Gallery of Art, em Washington:
E olha eu aí na mesmíssima ponte!!!
Agora, Ana Catarina em frente a outro quadro da mesma série – sim, como sempre ele fez muitos parecidos – no Musée d’Orsay, em Paris:
Imperdível => Passeio para Giverny
E, abaixo, a vemos onde? Onde?? Onde???
Exatamente, na mesma ponte, alguns anos depois, em Giverny:
Este é outro quadro da série encontrado no Musée d’Orsay:
Agora vejam uma das fotos que tirei no local:
Interessante, não?
Abaixo, uma montagem com um quadro que vimos no Metropolitan, em Nova York, mostrando o quadro, um detalhe dele e a assinatura do Monet:
Agora, uns detalhes tirados in loco:
Qualquer semelhança também com esta obra encontrada no MoMA de Nova York, não é mera coincidência…
Então, não é interessante?
Você já passou por isso? Já viu ao vivo imagens que você sempre admirou nos quadros, nas reproduções, nos livros? Conte pra gente!
Seguro Viagem França com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da França, e nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.
Nossa que maximo!!! Meu sonho vai alem, gostaria de tocar a pintura, como se isso fosse possivel?!!,rs Vcs conseguiram muiito mais. Parabens!!
Incrível!!!
Vou em Setembro, não vejo a hora!!!
Acho que é um dos cantinhos mais lindos do mundo.. Me lembra “o jardim secreto”. Entendo o Monet ter pintado tantos parecidos (: