Niterói além do óbvio

Uma das máximas, quase uma piadinha infame, conhecida por todo habitante de Niterói, diz que a melhor coisa da cidade é a sua vista para a cidade do Rio de Janeiro.

Bem, a despeito de todo nosso potencial turístico – composto por um museu mundialmente famoso, um complexo de fortes dos mais bem preservados e belos do Brasil e praias capazes de rivalizar com nossa cidade vizinha – confesso que não é de todo uma mentira, já que a visão da cidade do Rio é mais ampla do lado de cá da Baía de Guanabara.

Daqui podemos ver a maioria das montanhas que formam a Floresta da Tijuca, o maciço da Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos.

Mas vamos conhecer agora um dos grandes atrativos turísticos de Niterói que vão além das praias e museus.

Niterói além do óbvio

Praia de Itaipuaçu ao fundoOutra máxima conhecida por muitos viajantes diz que quanto mais difícil de chegar a um lugar, mais preservado e bonito será o mesmo. Não é a toa que trilhas em montanhas sempre apresentam belas paisagens para se contemplar, além de ser uma atividade ao ar livre que faz muito bem à saúde.

Niterói foi agraciada com duas das mais belas: a do Alto Mourão e a do Costão da Praia de Itacoatiara. Ambas no Parque Estadual da Serra da Tiririca.

O Alto Mourão ou Pedra do Elefante, nome devido à semelhança com o rosto de um elefante quando vista da praia de Itacoatiara, é o ponto mais alto de Niterói, com cerca de 400 metros, e é uma trilha considerada de moderada para semi pesada e indicada para quem já tem uma certa experiência em trilhas e um mínimo de preparo físico (foto 1). O começo é no mirante da estrada de Itaipuaçu e uma boa parte dela é subindo por meio do que restou da Mata Atlântica no Estado do Rio (foto 2).

Galera que já chegou no pico  Caminhos pela mata

Na parte final é necessária uma pequena “escalaminhada” por entre as fendas das pedras, nada muito complicado, mas que não é recomendado para quem nunca fez trilha. É a nossa mini “carrasqueira”: faz alusão a um trecho da subida da Pedra da Gávea. Mas todo esforço será recompensado!! A vista do mirante é realmente espetacular, de um lado toda a praia de Itaipuaçu (no município de Maricá), do outro a praia de Itacoatiara e mais ao fundo o Rio de Janeiro (fotos 3 e 4).

Praia de Itaipuaçu vista do mirante do Alto Mourão  Praia de Itacoatiara vista do Alto Mourão

Uma trilha de mais fácil acesso é a do Costão de Itacoatiara, uma imensa pedra que ladeia a praia mais bonita de Niterói. O acesso é pelo centro de recepção do Parque, dentro do Bairro de Itacoatiara. Começa com uma subida íngreme que pode ser vencida tranquilamente, devagar, um passo por vez até a bifurcação: seguindo em frente chega-se na enseada do Bananal, onde ocorre treinamento de rapel em suas grandes pedras (foto 5); a sua esquerda o antigo caminho para o Alto Mourão que está interditado para recomposição da floresta e a direita fica o começo da subida no costão. Em princípio pode assustar quem não está acostumado ou que tenha problemas com exposição à altura, mas no decorrer da subida fica claro que é mais fácil do que parece. No final, novamente, você será recompensado por belas paisagens: a Serra da Tiririca (foto 6), toda praia de Itacoatiara aos seus pés (foto 7), Praia de Camboinhas e de Piratininga mais ao fundo e depois as montanhas do Rio com destaque para o Pão de Açúcar (foto 8) e, ainda, um trecho da praia de Itaipuaçu.

Rapel na Enseada do bananal  Vista parcial do Alto mourão

Praia de Itacoatiara  Parte da praia de Piratininga e o Pão de Açúcar ao fundo

Já que conhecemos duas das mais bonitas trilhas do Rio de Janeiro, não nos esqueçamos que começar a trilhar, bem como começar quaisquer atividades físicas, requer uma avaliação médica, respeito aos seus limites, o uso de roupas e calçados adequados (um tênis especifico para trilhas é fundamental!!!), uma boa hidratação e, sempre que possível, fazer a trilha acompanhado.

Outra boa dica é começar a fazer trilhas acompanhado de um guia experiente que já saiba o caminho, evitando o risco de ficar perdido. No Rio de Janeiro temos vários grupos de caminhadas que aproveitam os finais de semana para um contato mais íntimo com o meio ambiente e uma boa sugestão é o http://trilhasdoriodejaneiro.com/.

* Texto e fotos de Dimitri Reynier

Não deixe de ver as outras dicas de Niterói aqui no blog!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente matéria. As fotos são incríveis. Fiquei com uma vontade danada de fazer a trilha. O problema para mim não é subir, é descer. Provavelmente teriam que chamar o resgate para buscar uma baleia encalhada rsrsrs.

    Esse site tá ficando cada vez “mió” em Ana. Parabéns minha amiga.

    bjs

  2. Sou apaixonada por Niterói. A cidade é muito mais que o Mac e essas trilhas. As dicas das trilhas são ótimas mas Niterói é muito mais que isso. E muito mais, inclusive, que o próprio roteiro oficial da prefeitura. Mesmo assim, ótima dicas.

    • Concordo com você. É uma pena que a maioria das pessoas ignorem o potencial turístico de Niterói.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here