Home / Portugal / 6 experiências e passeios em Portugal imperdíveis

6 experiências e passeios em Portugal imperdíveis

O André Araújo, leitor e colaborador do blog, acabou de voltar de uma super viagem na Europa e nos trouxe essa pérola: 6 passeios em Portugal imperdíveis.

Ele passou 1 mês inteiro cruzando Portugal de Norte a Sul, com a ideia de visitar vilarejos e cidades pouco conhecidas ou que não estivessem propriamente na rota dos turista, fazendo passeios incomuns.

Ele já colaborou aqui no blog duas vezes, contando das suas aventuras.

E nós esperamos que faça muito mais, porque, afinal, quando a gente lê, dá vontade de ir! 

Dá uma olhada nos outros dois e veja se não tenho razão:

E, agora, ele trouxe suas aventuras novamente. Vamos a elas!

6 experiências e passeios em Portugal

Há bastante tempo eu já nutria o desejo de visitar Portugal. Vários fatores me atraíam em relação a isso: sem barreiras quanto ao idioma, temperatura agradável, bons preços e belas paisagens.

Ao longo de 30 dias viajando pelo país de Norte a Sul de carro, fui descobrindo lugares e vivenciando novas experiências.

Pesquisar aluguel de carro mais barato em Portugal

Foi ao longo da minha jornada que fiz alguns passeios que me chamaram muita atenção. Alguns deles nem existem no Brasil e outros me atraíram pela paisagem que mais parecia uma pintura. Visitar Portugal foi, acima de tudo, ter contato com a história, suas tradições, sua gastronomia e seu povo acolhedor.

Vejam os passeios em Portugal que eu fiz e que são imperdíveis!

Andar de carrinho elétrico pelas vielas de Óbidos

A vila de Óbidos é um charme, seu casario branco com detalhes em azul e amarelo chamam a atenção dos turistas que visitam o local diariamente.

Composta por algumas ruas principais e vários becos e vielas, o visitante se perde prazerosamente entre inúmeras lojas de souvenires, bares e restaurantes.

Existe também a opção de caminhar sobre a muralha ao longo de 2 km, porém, para quem não quer caminhar muito, uma ideia é alugar um mini carro elétrico com capacidade pra 2 pessoas e sair desbravando a vila, como eu fiz. Automóveis são proibidos de trafegar no local.

passeios em Portugal

Informações úteis:

Quem deseja alugar o mini carro elétrico, é necessário ter habilitação e a nossa carta de condução é aceita lá. Os valores são de acordo com o tempo escolhido, eu optei por 2 horas pois queria também visitar a Lagoa de Óbidos.

Degustar um bom vinho do Porto

Existem dezenas de caves do vinho do Porto em Vila Nova de Gaia. São tantas as opções que escolher uma torna-se uma tarefa difícil. Para aqueles que apreciam um bom vinho, fazer a escolha certa conta muito.

Indicado por um amigo, fiz a degustação na Taylor´s Cave e foi uma experiência incrível. Não se trata apenas de uma degustação, pois o visitante conhece a história do local, o modo de fabricação dos vinhos (do passado ao presente), em uma visita guiada bastante informativa e interessante. E, por fim, a tão esperada degustação de 2 tipos diferentes.

O que eu achei interessante é que na Taylor´s havia um belo jardim, um restaurante com vista para o rio Douro, loja de souvenirs com bons preços (comprei aquelas mini garrafas) e o vinho, que é de excelente qualidade, mesmo eu não sendo um profundo conhecedor de vinhos, pude notar isso.

passeios Portugal

vinho do POrto

Informações úteis:

Taylor’s Cave está em Vila Nova de Gaia. Ao final da visita guiada o visitante faz a degustação em média de 2 vinhos, mas existe a possibilidade de fazer mais degustações, pois o local possui um espaço dedicado a isso, além de um restaurante. Espaço requintado e bonito em todos os aspectos.

Ver Lisboa desde o Tejo

Em minhas andanças por Lisboa, posso dizer que andei bastante e me dei o direito de me perder pelas ruas estreitas que nos brindam com aquela arquitetura de outros tempos (e preservada), onde eu sempre encontrava, volta e meia, um belo miradouro (mirante).

Por acaso, descobri que havia um passeio de barco pelo Tejo e, como eu não tinha planos de visitar Almada, vi no passeio uma boa oportunidade de vê-la mais de perto.

O passeio dura 1:30h e navega ao longo do Tejo, passando embaixo da ponte 25 de Abril, além de outros locais como a Torre de Belém etc. É ver Lisboa de um outro ângulo.

passeio de barco no rio Tejo

dicas de Lisboa

Informações úteis:

E, se está com muita vontade de ir pra lá, veja esses pacotes promocionais para Portugal que reservamos pra vocês, do nosso parceiro Zarpo, com até 50% de desconto. Confira!

Se aventurar no parque Peneda Gerês

Considerado um dos maiores santuários de vida natural em Portugal e melhor preservado, o parque Peneda Gerês ou apenas Gerês, como é conhecido, impressiona pela sua dimensão ao longo de 72.000 hectares. Rios, cascatas, animais silvestres e aldeias ainda preservadas compõem a paisagem de Gerês, que atraem visitantes do mundo inteiro, principalmente da própria Europa.

Existem várias atividades que podem ser feitas dentro do parque com o acompanhamento de guia, desde cavalgada, rapel, tirolesa, arvorismo, caminhadas etc. Eu optei pela cavalgada e foi uma experiência bastante agradável.

Os brasileiros ainda estão começando a conhecer Gerês, pois o meu guia disse que ainda são poucos brasileiros que o visitam, talvez por total desconhecimento dessa beleza natural. Se você gosta de paisagens naturais, não pode perder.

passeios diferentes em Portugal

Informações úteis:

  • Equidesafios: Oferecem dezenas de atividades no parque Gerês, de acordo com as preferências de cada um. Eu adoro cavalos e por isso optei por esse passeio e valeu muito a pena, durou mais de 1h e o guia é bastante simpático.
  • Site: http://equidesafios.direnor.pt/
  • Custo: A partir de 18 euros

Leia também: Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores (e-Book)

guia de lisboa

Se não tem medo de altura, vá de teleférico

Eu sempre gostei muito de teleféricos, por vários motivos: a possibilidade de ver uma cidade do alto e, dessa forma, de um ângulo diferente, além do passeio ser seguro e emocionante.

Portugal possui teleféricos em diversos lugares (Lisboa, Guimarães, Vila Nova de Gaia etc) e eu fiz em todos esses 3 lugares. Porém, o que eu mais gostei foi em Vila Nova de Gaia.

O motivo? O visitante pode ver belas paisagens tanto do Porto como de Vila Nova de Gaia que, em terra firme, não veria. Além disso, ao atingir a Estação Alta o visitante pode atravessar a pé a ponte D. Luís que liga o Porto à Vila Nova de Gaia. Vale a pena!

o que fazer em Portugal

Informações úteis:

  • Teleférico de Gaia: A viagem dura alguns minutos e são vários bondinhos, o que significa que você não precisa pegá-lo na companhia de estranhos. Na estação alta recomendo atravessar a ponte ou conhecer alguns locais turísticos ao redor. O melhor mesmo é a vista que se tem de ambos os lugares.
  • Site: http://www.gaiacablecar.com/
  • Custo: 9 euros

Visitar o rio Zêzere

Antes de falar sobre o rio Zêzere, é preciso falar sobre a histórica e charmosa vila de Dornes, uma vila composta por diversas casinhas brancas e, no alto, uma igreja de onde se tem uma vista de 360 graus para o rio Zêzere. Dornes pertence ao conselho de Ferreira do Zêzere, mas ainda é um destino pouco visitado por brasileiros.

O rio é belo, sua cor esverdeada é um convite ao banho, porém, como no dia estava um pouco frio, tive que optar pelo passeio de barco e valeu a pena.

Em um pequeno barco motorizado, pude conhecer melhor esse majestoso rio que no verão atrai turistas de todas as partes da Europa em busca de diversão.

experiências em portugal

o que ver em portugal

Informações úteis:

  • Alventura: Existem várias opções de passeios, desde barcos, mergulho, canoagem etc. Eu quis fazer o passeio de barco porque achei interessante o barco ser motorizado (rápido) e seria melhor para conhecer melhor o rio Zêzere. Eu fiz 2 passeios, de barco e land-rover pela região montanhosa do Zêzere.
  • Site: http://www.alventura.pt/

Então, gostou das minhas super experiências e passeios em Portugal? Não foram incríveis?

Mas, tenha certeza: tem MUITO mais a se fazer em Portugal!

  • Veja aqui todas as nossas dicas de Portugal já publicadas no blog pra ajudar no seu roteiro!

Boa viagem!!

Este texto foi escrito por André Araújo, Consultor de Turismo, natural do Rio de Janeiro, que tem passagens pela África, Europa e América do Sul/Norte. [Fotos do autor]

“Viajar para mim é mais do que um lazer, é um aprendizado.”

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Turista Convidado

Os “turistas convidados” são amigos que viajam e querem contar e mostrar suas aventuras, encontrando no blog Turista Profissional um espaço para isso. São autores diversos, citados no início de cada artigo.

Leia também

Torre de Belém Lisboa

Quanto custa passar uma semana em Lisboa (no mínimo)?

Essa é uma das perguntas super frequentes aqui no blog: quanto custa passar uma semana …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *