Pontos turísticos na Alemanha

Post atualizado em 30/09/2025

Se você está planejando sua viagem e se perguntando quais são os principais pontos turísticos da Alemanha, chegou ao lugar certo!

A Alemanha é um dos destinos mais completos da Europa, com opções que agradam a todos os tipos de viajantes: desde cidades históricas e vilarejos medievais, até paisagens naturais deslumbrantes, museus renomados e castelos de contos de fadas.

Nós do Turista Profissional já visitamos o país diversas vezes e preparamos este guia atualizado com mais de 25 atrações imperdíveis para conhecer na Alemanha.

Além de inspirar seu roteiro, você vai encontrar dicas práticas para aproveitar ao máximo cada lugar.

É obrigatório!! => Seguro Viagem Alemanha (com desconto)

Pontos turísticos da Alemanha

No quadro abaixo você tem a lista com as atrações apresentadas neste post. Algumas delas são imperdíveis e não podem ficar de fora do seu roteiro. Outras atrações são bem interessantes e deveriam entrar no seu radar, caso você tenha tempo de explorá-las.

Sabemos que não dá pra ver tudo, então, por isso que organizamos esse artigo, para que você possa escolher e organizar o seu roteiro pela Alemanha!

Sumário:

  • Pontos Turísticos na Alemanha mais visitados:
  • Outros pontos turísticos na Alemanha:

Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking?

Importante => VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO!

Clique aqui que a RESOLVVI te ajuda

Pontos turísticos na Alemanha mais visitados

A Alemanha é um país que conta com belas paisagens, além de possuir uma rica cultura, uma gastronomia bastante característica e uma história mundialmente marcante. Os pontos turísticos na Alemanha irão te ajudar a conhecer um pouco de cada particularidade do país, e sair de lá querendo voltar mais vezes.

A seguir, confira os pontos turísticos na Alemanha mais visitados e que você também deveria visitar em sua viagem ao país:

1. Portão de Brandemburgo (Berlim)

Símbolo da vitória da paz diante das armas, o Portão de Brandemburgo, em Berlim, é um dos pontos turísticos mais fotografados da Alemanha. O monumento, também conhecido como Arco do Triunfo de Berlim, foi inaugurado em 1791, construído a pedido do Rei da Prússia, Frederico Guilherme II.

Localizado no coração da cidade, o Portão de Brandemburgo possui mais de 20 metros de altura e é coroado por uma estátua no topo, réplica da original danificada na Segunda Guerra Mundial, onde a Deusa da Vitória conduz uma carruagem puxada por quatro cavalos em direção à cidade.

O monumento ganhou ainda mais relevância por ter sido palco do histórico evento da queda do Muro de Berlim, em 1989.

Hoje, o local é ponto de encontro para celebrações, festividades e manifestações. Caso tenha oportunidade, não deixe de visitar o Portão de Brandemburgo durante o dia e também à noite.

Conheça toda Berlim com o Tour de ônibus hop-on hop-off

portão de Brandemburgo Berlim
Como pode ver, nós turistamos debaixo de chuva em Berlim… rs

Sumário – TOPO

2. Castelo de Neuschwanstein (Baviera)

Inspiração para inúmeras histórias de fantasia e contos de fadas e princesas, o Castelo de Neuschwanstein é um dos pontos turísticos mais procurados e famosos da Alemanha. Construído no final do século XIX, o castelo foi idealizado por Ludwig II, conhecido como o Rei Louco.

A beleza e a grandiosidade do imponente Castelo de Neuschwanstein são imagens conhecidas e das mais reconhecidas em todo o país. Situado na cidade de Füssen, no estado da Baviera, o Castelo do Rei Louco fica no alto de um penhasco, criando um cenário realmente deslumbrante.

A paisagem que cerca o palácio muda radicalmente do inverno para o verão, tornando a visita ao local totalmente diferente nessas estações. Como ambas são imperdíveis, é recomendado que você repita o passeio, caso tenha oportunidade, e veja de perto o encanto de cada época.

Dica: Quando fui à Alemanha, percebi que comprar ingressos do Neuschwanstein na hora era impossível — aprendi a lição e agora sempre recomendo reservar com antecedência.

Veja aqui diversas excursões para o Castelo de Neuschwanstein

pontos turisticos da alemanha
Fonte: Get Your Guide

Sumário – TOPO

3. Catedral de Colônia (Köln)

A quinta colocada no ranking das igrejas mais altas do mundo, a Catedral de Colônia possui impressionantes 157 metros de altura. Inicialmente projetada para abrigar as relíquias dos Três Reis Magos, sua construção iniciou no século XIII, foi interrompida em 1473 e ficou parada por quase 400 anos, sendo concluída apenas no ano de 1880.

Leia também:

Durante a Segunda Guerra Mundial, a monumental catedral em estilo neogótico foi alvejada pelo menos 14 vezes por bombas inimigas, o que causou severos danos à sua estrutura. Após o fim da guerra, em 1945, foram necessários vários anos para reparar os estragos, com obras que duraram até 1954.

Hoje, a Catedral de Colônia é um dos maiores cartões-postais da Alemanha e é visível de diversos pontos da cidade, em até 30 quilômetros de distância. Designada Patrimônio Mundial da Unesco desde 1996, a Catedral de Colônia é rica em detalhes por dentro e por fora, em cada centímetro de sua estrutura.

Faça um FREE TOUR por Colônia – isso mesmo, grátis!

Colônia Alemanha
Nossas filhas adoraram Colônia, mesmo o dia não estando dos mais bonitos

Sumário – TOPO

4. Muro de Berlim e East Side Gallery (Berlim)

A Alemanha é um país marcado por acontecimentos de notoriedade mundial, e a construção e queda do Muro de Berlim é um deles.

Sua construção aconteceu em 1961, em uma extensão de 155 km, para dividir o território da cidade em oriental e ocidental. Já a sua histórica queda se deu em 1989, marcando o fim da Guerra Fria.

O que sobrou do Muro de Berlim foi transformado em uma galeria ao ar livre, uma das maiores do mundo, a East Side Gallery, com cerca de 1,3 quilômetro de extensão, onde mais de 100 murais pintados por artistas de todo mundo estão expostos.

Ao longo da galeria, além dos murais, você encontra imagens, fotos, textos disponíveis em alemão e em inglês relatando um pedaço da história ocorrida ali e até mesmo pedaços do muro original. Há uma faixa, de aproximadamente 60 metros, onde o muro foi bem preservado e é a principal parte do memorial.

Saindo de Berlim => Campo de concentração de Sachsenhausen e excursão a Potsdam

Berlim Alemanha

Sumário – TOPO

5. Memorial do Holocausto (Berlim)

O Holocausto é, sem dúvidas, o capítulo mais triste da história da Alemanha e um marco para a história mundial. Mas, ao invés de negar e apagar os vestígios dessa trágica lembrança, o país faz questão de manter viva a sua memória e homenagear a todos que passaram pelo sofrimento.

Não à toa, o Memorial do Holocausto, também conhecido como Memorial dos Judeus Mortos na Europa, é um dos principais e mais importantes pontos turísticos da Alemanha.

Em uma sala subterrânea, chamada Local da Informação, acontecem exposições que relatam a triste perseguição e tentativa de extermínio aos judeus.

Homenageando os aproximadamente 6 milhões de judeus mortos pelo regime nazista, o memorial inaugurado em 2005 consiste em 2.711 blocos de concreto de alturas variadas, dispostos lado a lado, formando longos corredores, em uma espécie de labirinto.

Apesar de parecer simples, andar no meio deles nos traz uma perspectiva única e interessante. Veja o vídeo que fizemos por lá.

Leia mais:

memorial do holocausto em berlim

Sumário – TOPO

6. Museu Pergamon (Berlim)

Uma das cinco instituições instaladas na Ilha dos Museus, o Museu Pergamon abriga um acervo de grande importância, com origem no Antigo Oriente Próximo. Entre elas, logo na primeira sala, está o Altar de Pergamon, monumento grego construído há mais de 2 mil anos, em agradecimento a Zeus pelas bençãos.

O Altar foi reconstruído em seu tamanho original e parte da sua estrutura, ainda preservada, veio das escavações realizadas em Pergamon, cidade grega. O destaque de sua construção fica por conta das grandiosas escadarias e colunas em mármore, e por suas esculturas que narram batalhas entre deuses e personagens da mitologia grega.

Outro monumento de destaque no Museu é o Portão do Mercado de Mileto, uma enorme porta de 17 metros de altura e 29 metros de largura, e também a Porta de Ishtar, um dos oito portões que protegiam a Babilônia, datado do século VI a.C. O Museu Pergamon está fechado para reformas desde 2023, e a previsão para a reabertura é 2027.

Levamos cerca de 2 horas para visitar todo o complexo da Ilha dos Museus, mas se você gostar muito de arte, reserve o dia todo

o que fazer em berlim museus

Sumário – TOPO

7. Floresta Negra (Schwarzwald)

A Floresta Negra, situada no sudoeste da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, recebe este nome por conta de sua vegetação fechada e majoritariamente formada por pinheiros, por onde entra pouca luz.

A peculiar região tem sua área, de 6.009 km², dividida em três partes: Nordschwarzwald, Mittlerer Schwarzwald e Südschwarzwald.

Inspiração para lendas e contos de fadas dos Irmãos Grimm, a Floresta Negra também é famosa pela tradição dos famosos relógios cuco, cobiçados no mundo todo.

Além disso, os renomados spas termais atraem não só viajantes do mundo todo, mas também moradores de toda a Alemanha em férias ou em busca de dias relaxantes.

A Floresta Negra possui encantos de todos os tipos, desde os já citados, até a prática de esportes de inverno e, não menos importante, a sua tradicional torta floresta negra, feita com várias camadas de bolo de chocolate umedecido com aguardente à base de cereja, com creme de natas batido e cerejas cozidas entre cada camada.

pontos turísticos da alemanha

Sumário – TOPO

8. Palácio de Sanssouci (Potsdam)

Antiga residência de verão do rei prussiano Frederico II, o Palácio de Sanssouci é a atração mais visitada e mais famosa da cidade de Potsdam. O palácio em estilo rococó é um dos principais neste estilo na Alemanha, e considerado por muitos como o Versalhes prussiano.

O Palácio de Sanssouci é considerado pequeno para os padrões da época, tendo somente um andar. No entanto, juntamente ao seu incrível jardim, o local forma um belo cenário. Situado no alto de uma encosta com escadarias e terraços, há videiras e figueiras.

No andar térreo, há uma grande fonte rodeada por belas esculturas e enfeitada por canteiros ornamentais. A vista panorâmica é realmente imperdível. Nas duas alas laterais do palácio, há ainda a galeria, que abriga uma coleção de pinturas clássicas, e os novos aposentos, onde ficavam alojados os convidados do rei.

Importante => Seguro Viagem Europa (obrigatório)

o que fazer na alemanha
Foto Get Your Guide

Sumário – TOPO

9. Oktoberfest (Munique)

Originada após a festa de casamento do Príncipe Luís I da Baviera e Teresa da Saxônia e Hildburghausen, em 1810, a Oktoberfest, realizada em Munique, cresceu vertiginosamente ano após ano e hoje é uma das mais tradicionais celebrações da Alemanha.

Hospede-se no centro de Munique e aproveite o melhor da cidade

Em mais de 200 anos de tradição, a festa só deixou de acontecer em 24 ocasiões, por causas graves ou excepcionais, como durante os períodos de guerra. Em dias normais, mais de sete milhões de pessoas se reúnem no campo Theresienwiese para festejar e celebrar.

A Oktoberfest é oficialmente aberta quando o prefeito abre o primeiro barril e faz um desfile usando roupas típicas. Após a típica cerimônia de abertura, está liberado o consumo de litros e litros de cerveja, acompanhados de comida, espetáculos, atrações e muita diversão.

Veja aqui passeios, tours, guias, transportes… tudo sobre a Oktoberfest em Munique!

Sumário – TOPO

10. Zugspitze (Alpes Bávaros)

Zugspitze é o ponto mais alto da Alemanha, com 2.962 metros de altura, situado na região dos Alpes Bávaros, no distrito de Garmisch-Partenkirchen e próximo à divisa do país com a Áustria. Além da Áustria, ainda é possível avistar do alto do pico outros dois países: Suíça e Itália.

A boa notícia é que você pode visitar Zugspitze durante o ano todo, em todas as estações. Apesar disso, a alta temporada é durante o inverno, época procurada para a prática dos esportes de inverno na neve, quando as pistas de esqui estão abertas.

Zugspitze é um dos poucos lugares da Alemanha onde há neve durante o ano inteiro, o que atrai muitos turistas. Porém, nos meses mais quentes, não é suficiente para praticar esportes. Nestes períodos, a vista é o maior atrativo, mas você também pode passear de trenó, atravessar a fronteira e curtir as atrações do alto da montanha.

Confira => Excursão ao Zugspitze (de Munique)

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Sumário – TOPO

11. Castelo de Heidelberg (Heidelberg)

Abrigado na cidade homônima, o Castelo de Heidelberg atrai milhões de viajantes durante todo o ano querendo conhecê-lo. No século XVII, durante a invasão francesa, o castelo foi parcialmente destruído. Curiosamente, quem financiou a recuperação de sua estrutura e reconstrução foi um conde francês.

O Castelo de Heidelberg fica sobre uma colina com vista para a cidade, que possui ruas estreitas e preservados prédios históricos, que resguardam a cultura alemã, em sua mais pura essência, em cada detalhe. O castelo combina os estilos gótico e renascentista, típicos do século XIII, embora sua estrutura inicial seja datada do século XIV.

Alguns cômodos da imponente construção foram restaurados e recuperados de maneira a simular exatamente como era habitar ali em outra época, e estes são abertos para visitação. Nela, é possível ver móveis e objetos de sua decoração original.

Confira => Passeios em Heidelberg

viagem para Heidelberg

Leia também:

Sumário – TOPO

12. Lago de Constança (Bodensee) 

Situado na divisa da Alemanha com a Áustria e a Suíça, o Lago de Constança é o maior e mais profundo lago do país. Em alemão, ele é chamado de Bodensee e ele está na pequena e deliciosa cidade de Constança, que conserva suas características medievais.

A região atrai os turistas estrangeiros e principalmente alemães mais exigentes, que buscam fugir da agitação das grandes cidades. O Lago de Constança possui 63 quilômetros e é rodeado de vinhedos, criando uma atmosfera para lá de especial. Apesar de pouco convencional para brasileiros, a região é encantadora e surpreendente.

Entre o Centro Histórico e o Porto de Constança, você encontra bares, restaurantes e sorveterias, onde é possível saborear a gastronomia local, belas e preservadas construções e ainda paisagens encantadoras, que podem ser apreciadas enquanto caminha.

roupas de frio
Clique na imagem e ache aquele acessório e roupa de frio para sua viagem

Sumário – TOPO

13. Residência de Würzburg (Würzburger Residenz)

A Residência de Würzburg é uma construção barroca, localizada na parte antiga da cidade de Würzburg, que teve sua construção iniciada em 1719 e concluída em 1780, uma raridade para a época. Com detalhes minuciosos e acabamentos preciosos, muitos artistas e profissionais participaram da composição da residência.

A Residência de Würzburg carrega uma história polêmica e curiosa. Projetada por Balthasar Neumann, sua escadaria leva a uma abóbada de 18×30 metros quadrados e é paramentada com afrescos de quase 600 metros quadrados, pelas mãos de Giovanni Battista Tiepolo.

A resistência da abóbada recebeu muitas dúvidas e críticas, por não possuir colunas de sustentação. Para afastar qualquer questionamento dos céticos, Neumann sugeriu que tiros de canhão fossem atirados em direção aos cofres, para testar sua força.

Powered by GetYourGuide

Sumário – TOPO

14. Catedral de Aachen (Aquisgrano)

Primeiro monumento alemão a ser reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, a Catedral de Aachen teve sua construção iniciada por ordem de Carlos Magno, em 796. Concluída em 805, a capela octogonal recebeu os restos mortais do imperador em 814.

Hoje absolutamente impecável, a Catedral de Aachen carrega um grande histórico de catástrofes e destruições, tendo sido reconstruída diversas vezes. Os estilos perpetuados em sua estética são os Bizantino, Carolíngio e Gótico, que foram sendo acrescentados ao longo do tempo.

A Catedral de Aachen é uma das mais antigas capelas da Europa e seus detalhes são impressionantes. A antiga Capela Palatina, parte central da visitação, é revestida com mosaicos de fundo dourado. Ao centro, há um belíssimo candelabro, que foi presente do imperador Frederico I, conhecido como Barba Ruiva.

Grátis => Free tour por Aachen

Catedral de Aachen
Fonte: Wikimedia

Sumário – TOPO

15. Rothenburg ob der Tauber (Rota Romântica)

A pitoresca Rothenburg parece saída dos contos de fada. Muralhas, torres, casinhas de enxaimel e o rio ali presente fazem parecer que a cidade é uma viagem diretamente para a Idade Média. Conhecida como a grande estrela da Rota Romântica da Alemanha, Rothenburg é encantadora.

O nome Rothenburg ob der Tauber significa “fortaleza vermelha acima do rio Tauber”, o rio existente na região. As muralhas da cidade e algumas de suas construções datam do século XIV. É possível visitar algumas partes da muralha e suas torres, todos muito bem preservados.

Super passeio => Excursão pela Rota Romântica e Rothenburg a partir de Munique

Rothenburg ob der Tauber, um dos pontos turísticos da Alemanha mais visitados
Foto do blog Viajoteca

Na entrada do Centro Histórico, ficam as duas famosas torres Markusturm e Weisser Turm, que formavam o portal de entrada da primeira fortificação da cidade. Rothenburg também é palco de grandes acontecimentos, como o histórico Festival Meistertrunk (gole de mestre) e os mercados de Natal mais famosos da Alemanha.

Powered by GetYourGuide

Sumário – TOPO

Outros pontos turísticos na Alemanha

A Alemanha possui pontos turísticos mais badalados, que são muito visitados e costumam entrar em roteiros de viagens de todos os turistas, mas também conta com outros pontos turísticos menos disputados e populares. Nem por isso eles devem ficar de fora do seu roteiro.

A seguir, conheça pontos turísticos na Alemanha que merecem a sua atenção para um roteiro diversificado e alternativo.

Burg Eltz

Considerado por muitos como o castelo mais bonito da Europa, o Burg Eltz ou Castelo de Eltz fica bem no meio da Floresta de Eltz. Se algum castelo existente nos dias de hoje consegue capturar a atmosfera dos castelos de contos de fadas, este é o Burg Eltz.

Suas grossas paredes de pedras, altas torres e grandes salões de cavaleiros são um deleite para o imaginário dos amantes das histórias de princesas. A vista oferecida pelo local, um vale estreito, cortado pelo rio Elzbach, é a cereja do bolo.

Castelo de Eltz
Foto GetYourGuide

Baden-Baden

A cidade de Baden-Baden, situada no coração da Floresta Negra na Alemanha, é um destino famoso e luxuoso por conta das suas fontes de águas termais. As termas da cidade são conhecidas mundialmente e atraem milhares de turistas para os seus spas.

Mas nem só de luxo vive Baden-Baden. A cidade também é famosa pelo seu ecoturismo, privilegiado pela sua localização na Floresta Negra. Entre as opções estão trilhas a pé com vista panorâmica, trilhas de mountain bike e caminhadas pelos parques floridos.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


BMW Welt (Munique)

Os amantes de carros não podem deixar de incluir o BMW Welt no roteiro. Localizado em Munique, o edifício de arquitetura extraordinária e futurística apresenta os modelos mais recentes da BMW, BMW Motorrad, MINI, Rolls-Royce Motor Cars, além de trazer histórias emocionantes sobre a marca BMW. A entrada é gratuita.

O edifício fica em frente ao Museu BMW, que reúne a história da marca desde o início até os dias atuais, trazendo modelos antigos, designs, protótipos e memórias da marca a cada sala em que se passa. O Museu conta com uma exposição permanente, além de exposições temporárias.

Vale a pena => Visita exclusiva aos bastidores da fábrica da BMW e MINI

Museu da BMW, um dos pontos turísticos da Alemanha
Foto oficial da BMW Welt

Sumário – TOPO

Autostadt (Wolfsburg)

Outro passeio imperdível para os amantes de carros, Autostadt é a maior fábrica da Volkswagen, literalmente uma cidade dos carros, situada no coração da Alemanha. O local mede impressionantes 250 mil m². Por lá, há um centro de atendimento ao cliente, museu, cinemas, restaurantes e escolas de pilotagem.

O prédio conta com um pavilhão para cada marca do Grupo Volkswagen, então prepare-se para ver belos exemplares de Porsche, Lamborghini, Audi e afins. Além de admirar os designs inconfundíveis da marca, você pode conhecer diversos modelos dos motores fabricados ali, desenvolvidos ano após ano.

Tenha internet 100% do tempo na Alemanha!

Sumário – TOPO

Mercedes-Benz Museum (Stuttgart)

Para fechar os passeios dedicados aos apaixonados por quatro rodas, o Mercedes-Benz Museum é dedicado à história de Carl Benz, inventor do automóvel e sua marca, desde 1886 até os dias atuais. O museu mescla tecnologia, história social e cultura popular.

O acervo do Mercedez-Benz Museum conta com mais de 160 veículos, entre modelos mais antigos, raros e lendários, até veículos de pesquisa futuristas. Ao todo, são 12 salas e 16.500 m² onde ficam a exposição permanente e onde são expostas as exibições temporárias.

fábrica da mercedez benz
Fonte: Get Your Guide

Sumário – TOPO

Europa-Park (Rust)

Indiscutivelmente o melhor parque de diversões da Alemanha, o premiado Europa-Park fica na cidade de Rust, no estado de Baden-Württemberg, ao sul da Alemanha e na fronteira com a França.

O parque é dividido em 18 áreas temáticas, a maioria dividida em países europeus, replicando a gastronomia, arquitetura e vegetação de cada país.

Em cada uma das áreas temáticas estão espalhadas mais de 100 atrações e brinquedos para crianças e adultos de todas as idades. O parque ainda conta com atrações sazonais, como patinação no gelo, shows no gelo e esculturas no gelo durante o inverno.

atrações da alemanha
Compre aqui o seu ingresso para o Europa Park

Sumário – TOPO

Beethoven-Haus (Bonn)

A Beethoven-Haus, ou Casa de Beeethoven, é um instituto que abrange um museu, reúne arquivos originais de Beethoven e possui o Chamber Music Hall. O visitante tem a oportunidade de ver retratos, manuscritos originais, instrumentos e objetos cotidianos do compositor.

A instituição conta ainda com uma biblioteca, além de disponibilizar uma biblioteca de mídia e arquivo digital em seu site oficial.

Os concertos acontecem por temporadas na Beethoven-Haus, no festival conhecido como BTHVN WEEK, que acontece anualmente desde 2014.

Grátis => Free tour por Bonn

Pontos turísticos na Alemanha: Beethoven-Haus, em Bonn
Pra mim, que adoro Beethoven, é sempre bem emocionante uma visita assim!

Sumário – TOPO

Ilha de Sylt (Mar do Norte)

A cobiçada Ilha de Sylt ostenta uma das praias mais bonitas da Alemanha, formada por areia branca fininha por uma extensão de 40 quilômetros. O que torna a praia ainda mais especial é toda a estrutura de lazer disponível ali, como passeios de bike e a prática de esportes como surfe e windsurfe.

A Ilha de Sylt oferece diversas opções de lazer como restaurantes, cafeterias e lojas. Além disso, as belezas naturais da ilha são imperdíveis, como o pôr do sol e a vista para as praias e fazendas da Dinamarca. Ricos e famosos são o público constante e fiel da Ilha de Sylt.

Já imaginou ter uma conta internacional com cartão de crédito e débito que te faça automaticamente o câmbio em mais de 40 moedas??

Sim, ela existe! Com uma conta WISE, você não precisa ficar se preocupando com que moeda levar ou com o câmbio quando vai viajar. Tudo é feito automaticamente, em qualquer lugar do mudo!

SAIBA MAIS SOBRE A WISE AQUI

Sumário – TOPO

Vale do Rio Mosela

Recheada de belas paisagens, charmosas vilas, castelos medievais, pequenas cidades e vinhedos de destaque, a região do vale do Rio Mosela é a terceira maior quando se trata da produção de vinhos na Alemanha.

Os vinhedos ficam às margens do rio Mosela, que se estende pelo nordeste da França, sudoeste da Alemanha e leste de Luxemburgo.

Você pode escolher entre passear de barco pelo Rio Mosela ou visitar os vinhedos, onde são produzidos vinhos Riesling de excelência.

Os Centros Históricos das cidades por ali também merecem uma visitação, para ver as casinhas de enxaimel, catedrais, entre outros monumentos de valor inestimável para a história do país.

alemanha pontos turisticos

Sumário – TOPO

Monastério Maulbronn (Baden-Württemberg)

Um dos complexos monásticos medievais mais completos e bem preservados da Europa, o Monastério Maulbronn foi fundado em 1147 e fica dentro do vale do rio Salzach, com colinas ao redor embelezando a paisagem. Os edifícios principais foram construídos entre os séculos XII e XVI.

A igreja do mosteiro teve uma grande influência na disseminação da arquitetura gótica por grande parte do norte e centro da Europa. O Monastério Maulbronn possui um impressionante sistema de gerenciamento de água cisterciense extenso e bem preservado.

Economia => Seguro Viagem Europa Barato

Sumário – TOPO

Caverna das Fadas (Saalfeld)

Descoberta por acidente centenas de anos atrás por mineiros em busca de ouro, prata e outros tesouros, a Caverna das Fadas, que antes era fonte de minério preto, foi lapidada pela natureza até se transformar em um subterrâneo mundo colorido.

Redescoberta em 1910, hoje em dia a Caverna das Fadas é conhecida como uma das cavernas e grutas mais coloridas do mundo. Os tons de bege, marrom, vermelho e cinza refletidos pelas piscina subterrâneas da caverna atraem visitantes e admiradores de todos os cantos do mundo.

 

PASSAGENS DE TREM NA EUROPA

Todo mundo sabe que o trem é um meio de transporte muito utilizado na Europa. Para comprar suas passagens, não deixe de pesquisar no site da RAIL EUROPE

 

Sumário – TOPO

Karl-Marx-Haus (Trier)

Apesar de não ter sido a casa onde o pai do marxismo passou grande parte da vida, o Karl-Marx-Haus está instalado na casa onde o filósofo revolucionário nasceu, em Trier.

A casa barroca abriga uma exposição permanente dedicada a Karl Marx, que traça a sua vida e faz um passeio por sua trajetória em vida além de sua importância até os dias atuais.

Na casa, construída por volta de 1727, os visitantes podem conhecer objetos pessoais de Karl Marx, como seu relógio de bolso e sua antiga cadeira de leitura de madeira escura com revestimento de tecido bege-amarelado e decorada com flores, onde supostamente o homem veio a falecer.

Pontos turísticos na Alemanha: Jardim da casa de Karl Marx em Trier
Foto oficial

Sumário – TOPO

Com tantas opções incríveis de pontos turísticos na Alemanha, a dificuldade vai ser escolher o que deixar de fora do seu roteiro! A única certeza é a de que sua viagem será marcante e inesquecível.

Dicas extras para organizar seu roteiro pela Alemanha

Melhor época para visitar a Alemanha

A Alemanha é um destino que vale a pena em qualquer época do ano, mas cada estação tem seu charme:

  • Primavera (abril a junho) – flores por toda parte, clima gostoso para andar a pé e preços ainda razoáveis.
  • Verão (julho e agosto) – dias longos, cheios de festivais e vida ao ar livre, mas também é quando tudo fica mais cheio.
  • Outono (setembro a novembro) – cores lindas nas florestas e vinhedos, temperaturas agradáveis e menos turistas.
  • Inverno (dezembro a março) – frio, sim, mas é quando acontecem os famosos mercados de Natal, que são uma atração à parte.

Minha sugestão: se for sua primeira vez, a primavera ou o outono são perfeitos. E se quiser sentir a magia dos mercados natalinos, pode planejar uma viagem em dezembro.

Como se locomover entre cidades

Viajar pela Alemanha é fácil e prático, porque o sistema de transporte é excelente.

  • Trem (Deutsche Bahn) – rápido, confortável e conecta as principais cidades. Comprando com antecedência no site oficial, você consegue tarifas bem mais baixas.
  • ÔnibusFlixBus, por exemplo) – ótima opção para economizar, mesmo que leve um pouco mais de tempo.
  • Carro alugado – ideal para explorar a Rota Romântica, castelos e cidades menores. Você pode comparar preços neste site de aluguel de carro antes da viagem.
  • Voos internos – às vezes compensam, mas, sinceramente, o trem resolve quase tudo.

Dica prática: se você pretende usar bastante trem, vale conferir o German Rail Pass, que pode sair mais em conta. Veja aqui os valores e condições.

Passeios que valem a pena comprar antecipadamente

Algumas atrações da Alemanha são super concorridas, então não deixe para comprar na hora:

  • Castelo de Neuschwanstein – o famoso “castelo da Disney”. Os ingressos acabam rápido, principalmente no verão. Compre aqui seu ingresso com antecedência.
  • Museus de Berlim – a Ilha dos Museus costuma ter filas grandes. Garanta seu bilhete online.
  • Cúpula do Reichstag (Parlamento Alemão) – é gratuito, mas exige reserva prévia. Reserve aqui pelo site oficial.
  • Tours guiados – caminhadas históricas em Berlim, excursões para campos de concentração ou bate-voltas para cidades próximas. Veja as opções de tours.

Assim, você evita filas, garante seu lugar e ainda organiza melhor seu roteiro.

Powered by GetYourGuide

Boa viagem!

Deixe um comentário