Pupusas: a comida típica de El Salvador

No caminho do aeroporto de San Salvador até o centro da cidade observei diversas barraquinhas na beira da estrada vendendo algo que do carro não conseguia identificar. Ao perguntar ao meu motorista, eis que descubro que são pupusas, o quitute mais típico de El Salvador: uma paixão nacional.

A pupusa é uma espécie de tortilha feita com massa de maiz (milho) ou arroz e recheadas com queijo, feijão com queijo ou com carne de porco moída, mas existem outras ou, simplesmente, você pode comê-la pura.

DSC_0708Em qualquer lugar do país que você vá encontrará muitas pupuserias, desde lugares mais chiques até barraquinhas na rua – elas estão por todas as partes.

Ir a El Salvador e não experimentar, é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel.

No dia em que cheguei fui comê-la em um restaurante que fica no alto do vulcão San Salvador, o Las Brumas. A vista da cidade já vale a visita e o lugar em si é muito bonito.

vulcão San SalvadorPupusas

Se tentarem procurar a receita em sites brasileiros, desista, pois as poucas que existem apresentam a pupusa como um recheio para se colocar em pão árabe. Nada mais distante do que elas são de fato. A pupusa não é apenas um recheio, mas sim a massa em si, com um gosto bem diferente de uma panqueca, tortilha ou de uma pão árabe.

Abaixo você tem um vídeo ensinando a fazer, caso tenha essa curiosidade.

Se um dia for lá e prová-las, me diga o que achou.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

5 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pela publicação. Sou de El Salvador mas moro cá em Portugal, fiquei com saudades de ler teu reportagem.

  2. Provei aqui em El Cuco sem recheio. E não gostei muito. Parece muito com as Arepas da Colômbia.

    • Rafael, sem recheio chama-se tortillas. Nós acompanhamos as comidas com elas, tipo pão francés.

Comments are closed.