Muita gente me perguntou por quê eu tinha escolhido El Salvador como destino turístico: “o que tem lá de interessante para visitar?” ou “não sabemos quase nada dessa região”…
Confesso até que alguns me chamaram de maluca, pois iria embarcar rumo ao desconhecido. E sim, essa foi uma das minhas grandes razões: o desconhecido.
Afinal, na época em que fomos, nem mesmo nos blogs de turismo – onde costumamos pesquisar para fazer nossas viagens – encontramos dicas de El Salvador.
É muito fácil fazer as malas para um lugar que já estamos familiarizados, que faz parte dos top 10, que vemos diariamente na televisão, revistas… Quase não há surpresa, pois já sabemos boa parte do que nos aguarda. Mas eu queria a surpresa, o inesperado.
É um tiro no escuro, mas eu queria arriscar esse tiro. E tenho que dizer a vocês: foi um tiro certeiro.
Importante => Seguro Viagem Internacional (dicas + desconto)
Descobrindo El Salvador
El Salvador é um país com pouco mais de 20.000 km², ou seja, ele é menor do que Sergipe, por exemplo, o qual, para quem não sabe, é o menor estado brasileiro.
No entanto, esta pequena faixa de terra possui uma imensa riqueza de paisagens: tem mar, florestas muito bem preservadas, lagos, rios, cachoeiras, vulcões, cidades coloniais, ruínas maias… A lista é grande! Sem contar o povo, que é muito hospitaleiro.
Não há voos diretos do Brasil. Saímos do Rio de Janeiro num voo às 7 da manhã até Lima, onde, então, pegamos uma conexão para San Salvador, a capital do país. No total foram 10 horas de viagem.
Como nosso voo chegou durante o dia, já pudemos avistar parte da cadeia vulcânica que se estende pelo país. Havia em mim um misto de excitação e receio.
Ao desembarcar, os estrangeiros têm que seguir por uma fila separada para o serviço de imigração, como é normal. Para brasileiros, é preciso pagar uma taxa de US$10 para entrar no país, como uma espécie de “cartão turístico”.
Confira => Passeios em El Salvador
O aeroporto internacional de San Salvador fica numa área isolada, distante quase 1 hora de carro da capital. Recomendo pegar um táxi oficial ou já sair do Brasil com um serviço de transfer, que tem preços razoáveis e são mais confortáveis e confiáveis.
No caminho até a cidade passamos por várias barraquinhas de beira de estrada que vendiam a comida mais típica de El Salvador: as pupusas.
Por recomendação de um amigo, escolhi um hotel na chamada Zona Rosa de San Salvador, perto do World Trade Center (sim, eles têm um por lá), uma das áreas nobres da cidade.
Lá encontram-se boa parte dos melhores restaurantes (o país tem uma cena gastronômica importante), redes hoteleiras, bares, enfim, é possivelmente a melhor parte da cidade para um turista se hospedar.
Imperdível => Tour Arqueológico Para as Ruínas Maias
Uma coisa que me assustou bastante, num primeiro momento, foi perceber a existência de seguranças armados em quase todos os lugares: esquinas das ruas, entrada de restaurantes, lojas…
Depois relaxei, pois apesar do primeiro contato ser amedrontador, logo percebi que em sua maioria eles são muito simpáticos e são eles quem, no final das contas, promovem a segurança de todos nós, já que o país ainda recebe o título de um dos mais perigosos do mundo.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Mas preciso confessar aqui que não percebi nada que desse margem a essa fama, ou, pelo menos, não há nada por lá que seja muito diferente de grandes cidades brasileiras como Rio e São Paulo. Para falar a verdade, me senti mais segura lá do que me sinto aqui.
De qualquer forma, tem que tomar cuidado, procurar agências de turismo e seguir as recomendações de segurança, como não andar com câmeras grandes ou em lugares escuros e vazios.
Pesquise sua hospedagem em El Salvador aqui
Tirando a capital, que tem todos os defeitos e qualidades de uma grande cidade, o restante do país é formado por pequenas cidades, todas acolhedoras e tranquilas: típicas cidades de interior.
Passeio => Excursão Privada de Dia Inteiro à Rota da Paz
Ficamos no país quase uma semana e minhas visitas incluíram a praia La Liberdad, Lago Coatepeque, Complejo Los Volcanes, ruínas maias (Joya de Céren, San Andres e Tazumal), Suchitoto (cidade colonial), cachoeiras (em especial Los Chorros de las Caleras), fiz a Ruta de las Flores (visita a pequenos povoados nas montanhas, como a colorida Ataco) e a capital San Salvador, claro.
Visitamos muita coisa, mas ainda há muito o que ver, o que para mim é ótimo, pois terei um bom motivo para voltar em breve.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Veja o roteiro de 5 dias em El Salvador e leia todas as dicas de El Salvador que damos aqui no blog.
Você verá que, para quem gosta de aventura, história e natureza, El Salvador é um destino que deve ser colocado na lista de países a visitar. Embarquem rumo ao “desconhecido” e preparem-se para se apaixonar.
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Muito boa suas informações. Acabo de descobrir no aeroporto a taxa de 10 dólares para entrar no país, estou em conexão e paguei para aguardar meu voo pela manhã no hotel próximo.
Parabéns pela bela viagem!
Fico muito feliz em conhecer um pouco mais desse belo país. Estou programando uma possível ida a El Salvador, saindo de Manaus Am , minha dúvida é quanto à questão de passaporte e vistos você saberia me informar como se procede.
Grato desde já.
O visto era concedido direto no aeroporto na chegada, mas verifique nos sies oficiais do país se teve alguma mudança. Boa viagem!
Olá gostei do depoimento e deste site sou consultora de viagens, estas informações me ajudarão.
Estou em El Salvador agora de 19/07 a 08/08. Sou de João Pessoa-PB tenho família aqui. Realmente eu também me assustei quando fui ao Restaurante La Pampa e no estacionamento rstava o segurança com uma espingarda 12.