Quinta das Lágrimas em Coimbra: o cenário da história de amor entre Inês e Pedro

Existe um ditado popular que diz assim: “agora Inês é morta”, no entanto, o que a maioria das pessoas não conhece é a linda e trágica história de amor por trás dessa expressão.

Foi durante o século XIV que aconteceu em Portugal uma clássica história digna de ser imortalizada por Shakespeare, pois trata-se de um “Romeu e Julieta” lusitano.

Pedro era o filho do rei de Portugal, herdeiro do trono, e Inês uma aia que veio acompanhando a princesa espanhola D. Constança Manuel, futura esposa de Pedro. Mas, por acidente do destino, Pedro I e Inês de Castro acabam se apaixonando e iniciando um romance, dando início a um grande drama político.

Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

ines e pedro

O rei não teve outra alternativa a não ser mandar exilar Inês no castelo de Albuquerque, na fronteira castelhana. Mas, apesar da distância entre o casal, o amor entre eles não se desfez. Algum tempo depois D. Constança faleceu durante o parto e então, viúvo, Pedro fez com que Inês regressasse e foi viver com ela na Quinta das Lágrimas em Coimbra, causando um grande escândalo na corte.

Confira => Passeios em Coimbra e arredores

Quinta das Lágrimas em Coimbra

Quinta das Lágrimas em Coimbra

Juntos, Inês e Pedro tiveram quatro filhos, o que só agravava a situação política e o desagrado popular. O pai de Pedro tentou de diversas maneiras separar o casal, tentou inclusive arrumar um novo casamento para o príncipe, que recusou veementemente. Então, pressionado pela corte, o rei D. Afonso IV manda que executem Inês de Castro, para dar fim ao problema de uma vez por todas.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Quinta das Lágrimas

Foi durante uma viagem de caça de D. Pedro que o assassinato aconteceu. Reza a lenda que foram as lágrimas derramadas por Inês durante a sua morte que deram origem à Fonte dos Amores, localizada nos fundos da Quinta das Lágrimas, e a todas as lendas que envolvem essa história.

Passeio => Excursão a pé pela Universidade de Coimbra

o que fazer em coimbra

o que visitar em Coimbra

Há ainda um fato bem curioso sobre essa história. Me lembro de que, quando eu era criança e ia brincar na Quinta das Lágrimas, existia um senhor bem velhinho que cuidava do jardim e gostava muito de contar a história de Inês. A minha parte favorita era quando ele chegava até à beira do pequeno lago que há lá e mostrava uns fungos vermelhos no fundo, jurando piamente que era o sangue dela que tinha ficado ali durante todos estes séculos.

Lendas à parte, o fato é que estes ditos fungos já foram estudados por cientistas de diferentes universidades e, até onde se sabe, eles existem apenas ali nessa pequena parte do lago. Mistério!

+++ Pesquise opções de hospedagem em Coimbra aqui! +++

o que ver em coimbra: Quinta das Lágrimas

Com a morte de Inês, aparentemente, a história do casal teria fim, mas na realidade, ela só estava começando.

Algum tempo depois o próprio rei faleceu, tornando-se Pedro, então, o novo rei de Portugal. Após ser coroado, ele iniciou uma caçada aos assassinos de Inês, mas dos três algozes, ele só conseguiu capturar dois.

Não satisfeito, Pedro, em uma última homenagem ao seu grande amor, mandou que desenterrassem Inês, que a vestissem com os trajes reais e a coroou rainha, mesmo depois de morta, obrigando que toda a corte beijasse a mão daquela que tanto desprezaram.

Por isso a frase que até hoje persiste, pois diziam para ele: “Pedro, agora Inês é morta!”. Tal atitude só ajudou a aumentar a aura lendária em torno dessa história, que foi imortalizada pelo poeta Camões.

Dica de moradora=> Onde ficar em Coimbra

quinta das lágrimas coimbra

Depois disso, mandou que construíssem no Mosteiro de Alcobaça um magnífico túmulo onde seus restos mortais descansam até hoje. Ao visitar o mosteiro hoje em dia, é possível ver os dois túmulos, um em frente ao outro, para que, segundo a lenda, «possam olhar-se nos olhos quando despertarem no dia do juízo final.»

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Para quem quiser conhecer o cenário dessa linda história de amor, não deixe de visitar a Quinta das Lágrimas em Coimbra. Hoje a propriedade tornou-se um hotel e, com algumas mudanças que foram feitas no local, acabou por perder uma boa parte da atmosfera misteriosa que tinha até há alguns anos, mas, ainda assim, é bom caminhar pelo jardim e ir até a beira do lago, tentando imaginar os fatos que ocorreram ali há mais de 650 anos.

Dizem os ditos populares que a alma de Inês ainda percorre os jardins a procura de Pedro, quem sabe você não a encontra?!

dicas de coimbra

Embora o palacete da Quinta hoje funcione como um hotel de luxo e não seja aberto para visitar, é possível dar uma escapada e ir até a frente dele para tirar uma foto na escadaria da entrada. Outro destaque é o jardim medieval que foi recentemente feito lá.

? Leia também: 

Informações úteis:

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

23 comentários em “Quinta das Lágrimas em Coimbra: o cenário da história de amor entre Inês e Pedro”

  1. Ah que história bonita para ler e reler! Triste mas muito linda. Escrita assim com simplicidade e clareza ainda melhor.
    Estou voltando a
    Portugal mês que vem e certamente irei visitar a Quinta das lágrimas, pois já visitei o mosteiro de Alcobaça e vi os
    Túmulos de Inês e Pedro!

    Responder
    • Infelizmente Portugal vive praticamente do turismo. E sempre ao primeiro Domingo do mês tem alguns lugares que não cobram entrada. Mesmo pagando vale muito a pena visitar

      Responder
  2. Parabéns pelo texto, muito bem escrito. A narrativa dessa história de amor encanta qualquer pessoa. Da próxima vez que for a Portugal visitarei a “Quinta das Lágrimas”. Em 2017, visitei o mosteiro de Alcobaça, vi os túmulos de Inês de Castro e Pedro. Vale a pena conhecer. Tudo é grandioso e impressionante!

    Grata

    Responder

Deixe um comentário