Roteiro de 5 dias em Balneário Camboriú e arredores

O blog Turista Profissional foi convidado a conhecer as belezas do litoral de Santa Catarina participando de um super roteiro de 5 dias em Balneário Camboriú e cidades dos arredores.

A região toda é belíssima, com muitas praias, mirantes, ilhas, parque temático, teleférico, ótimos restaurantes e muito mais.

Ideal para uma temporada de férias em família. Se você ainda não sabe o que fazer nas próximas férias – ou, quem sabe, no próximo feriadão -, veja este roteiro escrito pela nossa colaboradora Isadôra Gremião e inspire-se.

Você não vai se arrepender!

Leia também: 10 dicas de Balneário Camboriú, em SC: tudo o que você precisa saber!

Roteiro de 5 dias em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú Santa Catarina

Primeiro dia

Chegamos ao aeroporto de Navegantes, que é o mais próximo do Balneário Camboriú, e fomos direto para o Balneário, uma distância de 35 km, que dão mais ou menos 40 minutos de carro pela BR-101.

Fomos direto fazer o nosso check-in no Sibara Flat Hotel, nossa casa durante estes 5 dias. O hotel é super bem localizado, para os que gostam, ele fica bem no coração do comércio, perto de tudo e a 2 minutos a pé da principal praia da cidade.

onde ficar em Balneário Camboriú

À noite fomos para o Chaplin Bar, começar os trabalhos 😀. Localizado na Avenida Atlântica 2200, de frente para o mar, o bar é um anexo do famoso restaurante Chaplin, especializado em frutos do mar.

Com todo carinho, fomos muito bem recebidos com um cardápio degustativo de petiscos: Batata na Casca (fabulosa, um dos carros chefes do bar), Nachos, Fisches and Chips, Parmegiana (um farto pedaço de carne de boi servido na tábua, espetacular), Risoto de carne seca com feijão fradinho e provolone e, de sobremesa, Churros. Como drink, recomendamos o Moscow Mule, feito com vodka, suco de limão e gengibre. Super refrescante!

Segundo Dia

Hoje foi o dia de conhecer algumas atrações na região próxima ao Balneário Camboriú, como o Museu Oceanográfico da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e o parque Beto Carrero World. Os dois são ótimas opções para famílias, com certeza a criançada vai adorar.

✔ Museu Oceanográfico Univali (MOVI)

O Museu localiza-se em Balneário Piçarras, a aproximadamente 40 minutos de carro de Balneário Camboriú, sem trânsito.

Criado em 1987, o MOVI – Museu Oceanográfico Univali (https://www.univali.br/museuoceanografico) – está entre os quatro principais acervos de história natural do Brasil, sendo que na temática oceanográfica é o maior da América Latina. Sua coleção é composta essencialmente por espécies marinhas, com aproximadamente 200 mil animais em coleção, a maior parte espécimes representativas da fauna brasileira.

Museu Univali

✔ Beto Carrero World

Saindo de Piçarras, seguimos em direção ao Parque Beto Carrero, localizado na cidade de Penha, a aproximadamente uns 15 minutos de distância do Museu, sem trânsito também.

Praticamente chegamos na hora exata: horário do almoço e da exibição do Extreme Show, (também conhecido como Velozes e Furiosos), adrenalina do começo ao fim. O show tem início às 13 horas, mas recomendamos chegar um pouco mais cedo já que o show tem bastante procura e é assistido na arquibancada. Nós fomos recebidos pelo Restaurante Velozes e Furiosos que, com vista privilegiada, oferece pratos executivos e também tem opção de lanches.

velozes e furiosos

De lá seguimos para o famoso Madasgacar Circus Show, recomendado para todas as idades. O show tem início às 14 horas, mas, igualmente, é bom chegar um pouco antes por causa da fila. Apresentação divertida e com figurinos impecáveis. Amei!

show Madagascar no Beto Carrero

Do show fomos aproveitar algumas atrações do parque, tais como: as montanhas russas FireWhip e Star Mountain, Portal da Escuridão (atração bem assustadora, paga por fora: R$ 20,00), o elevador em queda livre Big Tower, o Crazy River Adventure, o Zoológico, a Vila Germânica, o Velho Oeste, a Avenida das Nações e, por fim, assistimo ao Show Sonho do Cowboy, que conta a história do Beto Carrero (com início às 18 horas, também tem bastante procura).

beto carrero world

Beto Carrero World

O Parque Beto Carrero é enorme e cheio de atrações. Dá pra ficar o dia todo por lá ou mesmo dois dias inteiros e, mesmo assim, e capaz de não ver tudo. Veja aqui tudo para você que quer visitar o Parque:

🎢🎡🎠 Dicas do Beto Carrero World 🎢🎡🎠

Na volta, como o dia foi bem cansativo, optamos por jantar no hotel mesmo, pra descansar pro dia seguinte.

Terceiro dia

Hoje o dia foi dedicado a conhecer dois municípios vizinhos a Balneário Camboriú: Bombinhas e Porto Belo. Os dois com lindas praias e muitas atrações. E, de quebra, ainda jantamos em outro: Itapema.

 Bombinhas

Acordamos bem cedo para aproveitar o dia e fomos para o Município de Bombinhas, a aproximadamente 50 minutos de distância de Balneário Camboriú.

Fizemos uma rápida visita pelas praias da cidade. Nossa primeira parada foi na Prainha, um paraíso do mergulho, onde se localiza o Trapiche, de onde partem os barcos de passeio e com mergulhadores.

dicas de Santa Catarina

Em seguida fomos para a Praia de Quatro Ilhas, onde fica a Cruz da Praia de Fora, encontrada por pescadores locais. Segundo a lenda, após terem fincado na areia a cruz de madeira que encontraram na praia de Quatro Ilhas, os pescadores tiveram uma pesca de tainhas super abundante, após muito tempo de escassez. Desde então, eles a mantém no mesmo lugar e todo ano a adornam com flores e fazem preces, para que a pesca seja sempre abundante.

o que fazer em bombinhas

Seguindo nosso trajeto, passamos pela Ilha de Mariscal, para chegarmos à Praia de Canto Grande (imprópria para banho), uma pequena vila de pescadores e maricultores.

trapiche praiaMariscal

praia em balneário camboriú

Ainda deslumbrados com as praias, seguimos para o Museu Charles Darwin e o Mirante Eco 360º. O museu funciona na base do Mirante 360º e conta com espécimes da fauna local, conchas, rochas, objetos encontrados em naufrágios (arqueologia submarina) e muito mais.

Para chegar ao museu dá pra ir de carro. De lá, sobre-se ao Mirante Eco 360º percorrendo-se pé uma trilha de uns 200 metros. Lá em cima é de uma beleza estonteante, você vislumbra a vista, de fato, em 360º. Para pessoas com mobilidade reduzida talvez seja complicado subir, é bom se informar antes de ir, pois é bem íngreme.

mirante eco 360Vista do Mirante Eco 360º em Bombinhas

Na volta, ainda demos uma parada no Mirante de Bombinhas, onde também se tem uma vista linda!

✔ Porto Belo

De Bombinhas seguimos nosso destino para o Município de Porto Belo, a 15 minutinhos de distância apenas.

Fomos para a Ilha de Porto Belo (http://www.ilhadeportobelo.com.br), para a qual o único acesso é uma travessia rapidinha de 7 minutos em barco de pescadores.

Pasmem: quando você acha que já viu de tudo, mais a natureza te surpreende. Neste caso não somente a natureza, mas também o receptivo da ilha. A ilha é super preservada, com praias lindas, e tem atrações como o Ecomuseu Univali, uma Trilha Ecológica (por cima de um caminho de madeira suspenso), esportes náuticos e uma gastronomia sensacional. A entrada na ilha é gratuita, mas paga-se pelo aluguel de equipamentos, atrativos e demais serviços oferecidos.

ilha de Porto Belo

ilha de Porto Belo Santa Catarina

Nós almoçamos próprio restaurante da Ilha. Fomos servidos com Camarão no Abacaxi, Filé de Salmão ao Molho Mediterrâneo, Camarão a Ilha Porto Belo, Medalhão de Mignon ao Molho Madeira, Frango Grelhado com Legumes e, claro, não poderia faltar a Caipira das Cores. Tarefa difícil escolher o melhor.

o que comer em Balneário Camboriú

Infelizmente, fomos pegos por uma forte chuva, o que fez antecipar nosso retorno 😭

✔  Itapema

Mas, apesar da chuva, nosso dia terminou tão especial como começou: um fantástico jantar no Restaurante Indaiá (https://www.restauranteindaia.com.br/), localizado no Município de Itapema, a uns 15 minutos de distância.

A vista do restaurante é deslumbrante, sua arquitetura e decoração são lindas, e, é claro, não podemos deixar de falar no Rodízio de Foundue Prime, o mais vendido. Nos fartamos com uma sequência de foundue de queijos especiais, carnes e frutos do ma. Ao final, ainda provamos os foundues de chocolate.

o que fazer em Itajaí

Quarto Dia

E quem disse que a gente para ou cansa? Temos muito ainda para conhecer, ainda mais com esse dia lindo e ensolarado que fez neste penúltimo dia do nosso roteiro de 5 dias em Balneário Camboriú!

Hoje o dia foi dedicado mesmo ao Balneário e ao Parque Unipraias, com um passada também em Itajaí.

Começamos no Molhe da Barra Sul, um ponto turístico que deve ser visitado por todos. Com 452 metros de comprimento, você tem a vista deslumbrante de toda orla de Balneário Camboriú, perfeito para esquecer da vida, tirar belas fotos, tanto pela manhã como para aproveitar o pôr-do-sol.

molhe da Barra Sul em Balneário Camboriú

De lá mesmo caminhamos para, literalmente, embarcamos na nossa próxima aventura. O Barco Pirata, cuja tripulação é super receptiva, é um passeio bem divertido com muita animação para todas as idades. Navegamos pela Baía da Praia Central, passando pela linda Ilha das Cabras, para chegarmos ao nosso destino, a linda praia de Laranjeiras.

dicas de Balneário Camboriú

praia de Laranjeiras

Lá, fomos recebidos pela Equipe do Parque Unipraias (http://www.unipraias.com.br), e almoçamos no Restaurante Sabores do Mar, gastronomia espetacular também. Fomos servidos com uma farta entrada de frutos do mar empanados, como filé de peixe, camarão, lula, bolinhos de siri. Os pratos principais foram frango grelhado com legumes, frango gratinado ao molho e filé de peixe grelhado com camarão, acompanhados de um refrescante suco de abacaxi com hortelã.

Mesmo depois de tanta comilança, não podemos parar! Pela praia mesmo, pegamos o Bondinho para o Parque Unipraias, que é cheio de atrações – e, claro, o passeio no bondinho já é uma delas. Que vista!

bondinho Parque Unipraias

Já lá no parque fomos direto aproveitar o Youhoo!, uma descida num trenó radical em meio à Mata Atlântica. Muito legal mesmo, até para quem não é tão fã de adrenalina, já que você controla a velocidade através dos freios.

Para os que curtem mesmo adrenalina, não poderia faltar a ZipRider, uma aventura pelos céus, já que é feita em cabos: uma tirolesa feita em cadeira, com uma descida também em meio à Mata Atlântica, com vista linda. Dá um medinho, mas é super seguro!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Claro que não poderia faltar a visita à Fantastic Forest, a Floresta Secreta do Parque Unipraias, projetada em especial para os pequenos visitantes. Transitamos por um vilarejo de seres encantados, com duendes, árvores encantadas, playground em tapete emborrachado imitando grama, para maior proteção das crianças. Simplesmente linda, um sonho!

E ainda fizemos uma trilha ecológica pelo parque. Recomendamos uma parada no Mirante Camboriú (que tem acesso bem íngreme), para se maravilhar com a vista e tirar lindas fotos.

Mirante Camboriú

✔ Leia mais sobre o Parque Unipraias:

☛ Parque Unipraias em Balneário Camboriú: dicas e atrações

O tempo é curto, mas continuamos aproveitando. Descemos pelo Bondinho para fazer o passeio City Tour BC By Bus, (http://bcbybus.com.br/), naqueles ônibus de dois andares abertos em cima. O legal é ir no segundo andar pra tirar fotos.

O passeio tem aproximadamente 3 horas de duração e passa pelas principais avenidas e praias de Balneário Camboriú e de Itajaí, parando em alguns pontos por 20 ou 30 minutos, como na Praia de Cabeçudas onde está a Capela de Santa Teresinha, no Mercado Público de Itajaí (para quem gosta de musica ao vivo e bares é uma opção bem legal) e finalizando na Paróquia Santíssimo Sacramento, com uma arquitetura e vitrais maravilhosos.

o que fazer em Balneário Camboriú

roteiro de 5 dias em balneário camboriú

De volta a Balneário Camboriú, aproveitando a linda noite que fazia, fomos conhecer o Cristo Luz (http://www.cristoluz.com.br/cristo-luz/), um complexo turístico localizado em dos pontos mais altos da cidade, a 150 metros de altura. Já na subida nos deparamos com um Presépio permanente e, lá em cima, temos uma vista espetacular da cidade.

O Cristo é uma linda estátua de 33 metros de altura, todo esculpido artesanalmente. Ele se destaca principalmente à noite, devido a sua iluminação toda especial, uma hora verde, outra vermelha, outra azul. Um show à parte.

Cristo Rei Balneário Camboriú

Nosso dia se encerra no Soleil Pizza, em Praia Brava, em Itajaí. A pizzaria fica na charmosíssima Pousada Soleil da Brava, à beira mar. A pizza tem sua massa bem fininha, super crocante, feita no forno a lenha. Com um cardápio super variado, começamos logo pelo carro chefe: a pizza de queijo brie com linguiça Blumenau. Depois provamos a de salmão defumado, frango com catupiry, abobrinha com parma e, de sobremesa, a de frutas vermelhas!

Quinto dia

Hoje foi nosso último dia… ☹, mas não pense que não tivemos ainda uma programação intensa 🙂

Nossa primeira parada foi na Praia de Estaleirinho, que vem se destacando como destino de luxo. Uma praia pequena e bem tranquila, caprichada pela natureza. Logo ao lado, nossa parada foi na Praia de Estaleiro, localizada em área residencial, uma praia bem tranquila para quem quer aproveitar com a família, com um visual espetacular e Mata Atlântica preservada, com várias opções de restaurantes.

roteiro Balneário Camboriú

roteiro de 5 dias em Balneário Camboriú

Seguindo, vimos somente pela estrada a Praia do Pinho, que é a primeira praia oficial de nudismo no Brasil. Não, não fomos nesta praia 😂 Para os naturalistas, possui camping e a Pousada Nudista Praia do Pinho.

A próxima parada foi a Praia de Taquaras. Com um visual bem rústico por ser cercada por restinga, é outra praia linda com águas transparentes e bem tranquilas. Logo em seguida, a Praia de Taquarinhas, outra beleza. Um ponto curioso: na estrada podemos ver a Pedra do Ovo, que divide as duas praias, Taquara e Taquarinha.

praia de Taquaras Balneário CamboriúPraia de taquaras…

pedra do ovo balneário camboriú… a Pedra do Ovo…

roteiro em balneário camboriú… e a praia de Taquarinhas.

No caminho de volta, outra breve passada na Praia Central, da Avenida Atlântica, retornando então para a Barra Sul, para a Passarela Estaiada da Barra, outra atração turística do Balneário. A passarela faz a travessia sobre o Rio Camboriú, onde pegamos o elevador direto para o quarto andar, de onde podemos ver direitinho a divisa do rio com o mar e a beleza da cidade.

Balneário Camboriú

Próxima parada: Morro do Careca, outro complexo turístico de Balneário. Com uma altitude de 104 metros, situado na divisa entre Balneário e Itajaí, oferece uma vista privilegiada, além de estrutura para atividades como a prática de voô livre, caminhada e lanchonete. Seu acesso é asfaltado e também dispõe de estacionamento.

morro do CarecaVista do Morro do Careca

Nosso almoço foi no Charmoso Passeio San Miguel, o primeiro Boulevard de Balneário Camboriú. Fomos recebidos no restaurante Kombina Felice, especializado em comida Italiana. Destaques para a Brusqueta de Gorgonzola com Cebola Caramelizada e o nhoque de batata doce com molho Gorgonzola com Filé Mignon.

Após uma breve pausa (merecemos um descanso, rs), terminamos nosso dia com um jantar no Infinity Blue Resort & Spa, no restaurante Acqualina Bistrô, onde o prato principal preparado especialmente para nós, um delicioso foundue de carne, queijo e chocolate.

Com isso, terminamos o nosso roteiro de 5 dias em Balneário Camboriú e arredores.

turista profissionalIsadôra Gremião pelas lentes de Rafael Carvalho, do blog Esse Mundo é Nosso

Escrevemos esse post bem detalhado pra inspirar você a fazer um roteiro parecido. Dá pra conhecer bastante coisa na região e, com esse roteiro em mãos, você pode escolher o que quer ver, selecionar e montar a sua própria viagem.

Que tal? Gostou?

Boa viagem!

* Texto e fotos: Isadôra Gremião

Nossa colaboradora viajou a convite do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here