Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 11/05/2020

Se você não tem muito tempo e nem muito dinheiro, aqui vai a dica de um roteiro de um dia em Istambul. Eu o fiz da maneira como vou descrever e garanto que dá para fazê-lo todo e sem correrias.

Apesar disso, a cidade merece um pouco mais. Afinal, há muita coisa que se fazer em Istambul, uma cidade que tem centenas e centenas de anos de história, que já foi chamada de Bizâncio e Constantinopla, já foi Capital do Império Otomano…

Enfim, com tudo isso, obviamente, ela é repleta de monumentos e atrações diversas. E ela é tudo de bom, imperdível. Se você tiver oportunidade, vá!

E, para te ajudar, montamos este roteiro que, inclusive, foi testado e aprovado.

Economia => Seguro Viagem Mais Barato (com desconto)

istambul - Roteiro de um dia em Istambul
Santa Sofia, em Istambul

Roteiro de um dia em Istambul

Bom, o ideal é você chegar à cidade num dia à noite e ter o dia seguinte todo pra passear. Seu embarque pode ser no dia seguinte à noite, depois das 20h, ou mesmo no outro dia pela manhã – o que é melhor, pois, assim, você fica com um dia inteiro de passeio.

Procure uma hospedagem na região histórica da cidade, em Sultanahmet, pois todas as principais atrações ficam juntas nessa parte. Desta forma, você poderá aproveitar melhor o seu tempo e fazer muita coisa a pé.

Você pode começar logo cedo visitando a Mesquita Azul (grátis – abre às 9h). Chegue cedo para aproveitar o dia.

Confira => Passeios em Istambul e arredores

roteiro de um dia em istambul - Roteiro de um dia em IstambulMesquita Azul com sua iluminação noturna

Na saída da Mesquita Azul há uma praça onde ficam o Obelisco Egípcio, a Coluna Serpentina e a Coluna de Trajano. São monumentos históricos importantíssimos, não deixe de ver e tirar fotos.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Roteiro de um dia em Istambul

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Depois, vá visitar a grande Santa Sofia, uma majestosa mesquita bizantina (a entrada custa 11,00 , mas vale cada centavo). Ela fica bem em frente à Mesquita Azul – de uma você vê a outra.

Dica => Visita guiada e sem fila

dicas de istambul - Roteiro de um dia em Istambul

Virando-se para o outro lado da praça, você vê a Santa Sophia

Ao lado esquerdo da Santa Sofia, fica a Cisterna de Yerebatab (6,00 ), a sua próxima atração. É uma imensa cisterna muuuuuito antiga, feita com colunas saqueadas de templos gregos ou egípcios e que está por debaixo de uma grande área dessa região da cidade. Lindo e fantástico! É impressionante como podem ter construído há tanto tempo essa engenhosidade e estar ainda tão firme e forte.

roteiro istambul - Roteiro de um dia em Istambul

Lá dentro, não deixem de reparar a enorme cabeça de medusa que serve de sustentação a uma das colunas. Você vai achar fácil, pois fica cheio de gente fotografando.

o que fazer em istambul - Roteiro de um dia em Istambul

Do outro lado da Santa Sofia fica a entrada do Palácio Topkapi. Era aí que vivia o sultão. Enorme, suntuoso e com lindas vistas! De lá você consegue ver o Bósforo e o outro lado de Istambul, já na Ásia.

Imperdível => Visita guiada com entrada rápida

istambul dicas - Roteiro de um dia em Istambul

Tudo isso foi feito entre 8:30h e 13h. Parece pouco tempo para tanto, mas não é. Dá pra ver tudo direitinho, pois é tudo perto uns dos outros. Lembre-se que sendo um roteiro de um dia em Istambul, uma cidade com tantas atrações, tem que aproveitar o tempo!

Depois do almoço, pegue o metrô de superfície e vá até o porto (pertinho) e faça um mini cruzeiro (dura 1 hora) pelo Estreito de Bósforo. Eles vão da parte europeia de Istambul até a parte asiática. Os preços variam um pouco, mas custam entre 10,00 e 15,00 euros.

Passeio => Cruzeiro pelo Bósforo com Jantar e Entretenimento

roteiro de istambul - Roteiro de um dia em IstambulVista da cidade do passeio de barco

Por fim, pegue o metrô de volta e desça 2 estações depois da praça Sultanahmet. Você chegará ao Grand Bazar. Aí, prepare-se pra enlouquecer com tanta coisa linda e para negociar muito. Na região fora do Bazar as coisas são mais baratas, mas se você for bom de negócio pode conseguir boas pechinchas.

grand bazar instambul - Roteiro de um dia em Istambul

Istambul vale cada centavo gasto para visitá-la. É uma cidade linda, cheia de HISTÓRIA!!!

Este roteiro de um dia em Istambul pode te dar uma boa ideia do que ela tem a oferecer, mas, se tiver mais tempo, fique ao menos mais um ou dois dias.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


E na hora de começar a organizar o seu roteiro, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Istambul e da Turquia e nem de verificar os passeios e ingressos que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
28 Comentários
  1. Oi Ana, adorei suas dicas de Istambul, viajo sempre a trabalho e tenho pouquíssimo tempo p/ conhecer as cidades. Dificil achar um texto util … vou aproveitar semana que vem, estava meio desanimada com mais uma viagem, me animei com Istambul …

  2. Oi! Estou indo para Dubai e tenho uma escala em Istambul..
    o avião tem previsão de pouso 21h25 e sai 20h05 do dia seguinte.
    Gostei do roteiro que indicou já que está mais ou menos dentro do tempo que tenho..
    você saberia me dizer se é perigoso pegar o metrô/bonde de noite com malas para ir ao hotel? estava vendo que os translados são bem caros e não quero gastar muito já q seria uma conexão..
    algum hostel ou hotel para indicar?
    em que ponto do seu roteiro seria melhor para almoçar?

    Obrigaada!

    1. Olá Bárbara, perigoso não é, mas alguns hoteis e hostels disponibilizam serviço de transfer. Eu fiquei no Bauhaus Guesthouse. Boa viagem!

  3. oi estou indo fazer um intercambio em Malta e vai sobrar 3 dias no final do curso para uma escapadinha,estou entre Paris , Londres e Istambul mais confesso que Istambul me dá mais ânimo talvez pq já estive na Turquia e conheço um pouco da cultura e do povo de lá que é maravilhoso mais infelizmente não conheci Istambul quando fui.
    meu medo é que estou indo sozinha , será que terei problemas??
    vc me indicaria quais dos 3 países??
    Agradeço!!

  4. Ah, só uma coisa (que pode ajudar outras pessoas a se programarem também): o Grand Bazar não abre aos domingos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *