Visita ao Rio Jordão – o local do batismo de Jesus

Todo cristão lembra da história do batismo de Jesus, às margens do Rio Jordão, certo?

A gente fica imaginando a cena descrita pela Bíblia… João Batista jogando a água sobre Jesus, o Espírito Santo descendo sobre ele…

E aí dá aquela vontade de ir até o Rio Jordão, o rio onde Jesus foi batizado, para conhecer o lugar e, quiçá, também se batizar no local onde ocorreu o batismo de Jesus.

E você sabe o significado de “Jordão”?

O nome “Jordão” vem da palavra hebraica Yarden – “rio que desce”. O nome não é à toa, já que o rio cai quase 1000 metros de nível no seu percurso, desde sua nascente até a foz.

Estivemos por lá e contamos um pouquinho dessa visita para você.

=> Economia: Seguro Viagem Israel (com desconto!)

Yardenit

Onde fica o Rio Jordão?

O rio Jordão é um dos principais rios de todo o Oriente Médio.

Apesar de não ser considerado muito extenso, o local onde nasce o Rio Jordão é uma área montanhosa ao sul da Síria, num monte chamado Hermon, que tem aproximadamente 2.800 metros de altitude.

A travessia do Rio Jordão é acidentada, seu leito corre por cerca de 200 km, atravessa trechos da Síria, de Israel e da Jordânia, passa pelo lago Hulé, pela Galileia e deságua no Mar Morto.

O Vale do Jordão é a fronteira natural entre Israel e Jordânia.

O rio Jordão hoje é a principal fonte de água de Israel. Suas margens são aproveitadas para a agricultura, tanto do lado da Jordânia como do lado de Israel.

O crescimento de ações humanas vêm trazendo consequências para o Jordão. Atualmente, governos e população enfrentam problemas de aumento da poluição e diminuição do volume original da água no rio.

rio Jordão em Israel

Como chegar ao Rio Jordão?

Saindo de Jerusalém, você percorrerá cerca de 170 km para chegar ao Rio Jordão. Há pedágios no trajeto. A melhor opção é ir de carro.

Nós fizemos quase todo o nosso percurso em Israel de carro alugado (o Google Maps indica as direções, exceto para territórios palestinos). Só contratamos guias e fomos em seus veículos quando visitamos a Cisjordânia. De resto, tudo tranquilo.

Você também pode contratar um tour, se preferir. Existem empresas que fecham pacotes para toda a sua estada no país, mas também oferecem pacotes de um dia só. Fica a seu critério.

Saindo de Tel-Aviv, são aproximadamente 130 km e também há pedágios no caminho.

+++ Veja aqui algumas opções de excursão que poderá fazer para lá +++

O Rio Jordão na Bíblia

São muitas as histórias bíblicas que fazem referência ao Rio Jordão.

Rio Jordão no Antigo Testamento

escolheu a área do Jordão porque percebeu o seu valor potencial: “Então Ló ergueu os olhos e observou toda a planície do Jordão, que era toda irrigada, até Zoar; era como o jardim do SENHOR, como as terras férteis do Egito.” (Gênesis 13:10).

Josué atravessou o Jordão com seu povo atrás “Terra Prometida”. “Os sacerdotes que carregavam a Arca da Aliança de Yahweh ficaram parados sobre a terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava pelo seco, até que toda a nação o atravessou […]”.(Josué 3:17). Leia o texto sobre Jericó, a cidade mais antiga do mundo.

Os profetas Elias e Eliseu atravessaram o Rio Jordão com os pés enxutos: “7 Cinquenta discípulos dos profetas foram também e ficaram observando a distância o que se passava, quando Elias e Eliseu se detiveram à beira do rio Jordão. 8 Então Elias tomou seu manto, dobrou-o e bateu nas águas com ele, as quais, imediatamente, se dividiram; e os dois atravessaram sobre terra seca.” (2 Reis 2: 7,8).

local do batismo de Jesus em Israel

Leia também:

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Rio Jordão no Novo Testamento

O maior acontecimento ocorrido no Rio Jordão, no entanto, foi o batismo de Jesus. E é por causa desse acontecimento que o Rio Jordão recebe até hoje inúmeros peregrinos, que buscam o batismo nas águas onde Cristo foi batizado por João.

Segundo a tradição cristã e os relatos bíblicos, João Batista realizava o “batismo pela água” para a remissão dos pecados. Ele se autodeclarava precursor do homem que viria para batizar a todos com o Espírito Santo.

Um dia, Jesus foi até o Rio Jordão e pediu para ser batizado por João. Tradicionalmente, acredita-se que o lugar do batismo de Jesus seja um local conhecido hoje como Qasr al-Yahud, que fica dentro de território palestino, próximo a Jericó.

O evento do batismo de Jesus Cristo por João Batista termina com o céu se abrindo e o Espírito Santo descendo sobre Jesus sob a forma de uma pomba. “E João testemunhou, dizendo: ‘Vi o Espírito descendo do céu como uma pomba e permaneceu sobre Ele.’ ” (João 1:32).

Yardenit em Israel

Como ser batizado no Rio Jordão?

Se você é cristão e está com viagem marcada para a Terra Santa, com certeza vai querer se batizar (ou rebatizar… sempre aprendi que batismo é um só, mas as pessoas vão até lá para fazê-lo novamente) no rio onde Jesus foi batizado por João.

E para fazer isso, temos algumas dicas para vocês!

Existem dois locais onde os turistas costumam se dirigir para o batismo: Yardenit e Qasr al-Yahud.

Batismo de Jesus em Israel
Foto: Get Your Guide

Batismo em Yardenit

Yardenit fica a 10 km ao sul de Tiberíades e a 1 km do kibutz Degania Alef, o mais antigo do mundo.

Não é o local original do batismo de Jesus, mas é um sítio com boa estrutura para receber turistas e é para onde a maioria dos tours contratados levam os cristãos que querem se batizar ou rebatizar.

A água em Yardenit é linda, de um verde que eu não imaginava! Além disso, é lindamente sombreado por eucaliptos… uma bonita surpresa! Foi muito emocionante a nossa visita.

Nós não nos rebatizamos, mas trouxemos para casa um pouquinho da água desse histórico rio por onde Jesus passou e se batizou.

O batismo em Yardenit é gratuito, mas há um custo para aluguel de batas de batismo e de toalhas (cerca de 10 dólares). Você também pode optar pela compra, que sai pelo valor de 23 dólares americanos. Há boa estrutura de vestiários e banheiros no local.

Batismo de Jesus em Israel

Dias e horários:

No verão: de março a novembro
* de sábado a quinta-feira, de 8h às 18h (cerimônias de batismo até as 17h)
* sexta-feira, de 8h às 16h (cerimônias de batismo até as 15h).

No inverno: de dezembro a fevereiro
* de sábado a quinta-feira, das 8h às 17h (cerimônias de batismo até as 17h)
* sexta-feira, de 8h às 16h (cerimônias de batismo até as 15h).

Há alguns feriados em que o sítio não abre ou pode fechar mais cedo. Para mais informações, acesse o site: https://www.yardenit.com/visit/opening-times/.

Água do rio Jordão

Batismo em Qasr El Yahud

Qasr El Yahud é o outro sítio de batismo no Rio Jordão. Fica na região de Jericó, na Cisjordânia e, segundo a tradição cristã, é o local exato onde Jesus foi batizado.

Em Qasr El Yahud, a água é barrenta e a vista não é bonita como a de Yardenit. O local não tem uma estrutura muito organizada.

Mas no final das contas, para quem busca ser batizado como Jesus, Qasr El Yahud é mais original, mais próximo da experiência vivida por Cristo no Novo Testamento. Qasr El Yahud é, sem dúvida, menos “turistão”.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!

 

O local fica aberto todos os dias na semana. É administrado pela Autoridade da Natureza e de Parques de Israel.

Recebe os turistas gratuitamente, incluindo sábados (das 9h às 17h). Nas sextas-feiras e nas vésperas de festas, das 9h às 15h – no inverno – e das 9h às 16h no horário de verão.

O local não aluga toalhas nem batas, mas elas são vendidas por 27 shekels (a bata) e 25 shekels (a toalha).

E então, caro leitor? Pronto para planejar sua visita ao Rio Jordão?

Agora APERTA O PLAY e assista a nossa entrevista ao Fábio Porchat no Mundo Afora. Lá mostramos um pouquinho do que resta da água que trouxemos do rio Jordão, além de darmos muitas dicas de Israel.

Porta Afora Israel

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas
Artigo anteriorOnde ficar em Madrid: dicas de hotéis e bairros
Próximo artigoO que fazer em Foz do Iguaçu e arredores
Evelyn Coutinho de Almeida é formada em Língua Portuguesa e Literatura pela UERJ. Reside no Estado Rio de Janeiro, onde trabalha como professora. Apaixonada por culturas, histórias, viagens e fotografias, é "tripulante" frequente das aventuras do Turista pelo mundo. Com um currículo de mais de trinta países já visitados, escreve como colaboradora do blog desde maio de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here