Como conseguir o convite para a audiência com o Papa

Semana passada participamos da audiência com o Papa Francisco em Roma, ou melhor, no Vaticano, que acontece todas as quartas-feiras. Quando postei as fotos da cerimônia recebi muitos pedidos para explicar como conseguir o convite para a audiência com o Papa, então, aqui vai:

1. você precisa solicitar o seu convite com bastante antecedência, diria que pelo menos uns 3 ou 4 meses;

2. a solicitação é feita através de um formulário que você baixa no próprio site do Vaticano (link aqui);

audiência com o Papa

3. uma vez tudo preenchido, você deve enviar a solicitação por fax;

4. depois, é esperar para receber uma carta do Vaticano confirmando os seus convites*;

5. quando estiver em Roma, vá na véspera da audiência pegar os seus convites lá no Vaticano. Eles são entregues pela Guarda Suíça no Portão de Bronze (colunata da direita, na Praça de S. Pedro). Para chegar até lá, pegue o metrô até a estação Ottaviano e caminhe um pouquinho. A entrega dos convites é feita entre 15h e 19h da véspera ou no dia mesmo, entre 8h e 10h; mas aconselho ir no dia anterior e, de quebra, aproveitar para visitar a Basílica mais tranquilamente, pois no dia da audiência fica tudo uma loucura;

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


*6. caso a sua carta de confirmação não chegue a tempo – e isso aconteceu comigo – não se preocupe. Vá do mesmo modo até o local de entrega e peça o seu convite. Eles vão te perguntar em nome de quem está e quantos são. Para nossa felicidade, estava tudo lá direitinho;

dicas de Roma

7. a audiência com o Papa está marcada para as 10:30h, mas chegue antes, pois além dos melhores lugares lotarem logo, o Papa pode chegar antes da hora. Foi o que aconteceu no nosso dia, em que ele começou a passear de Papa Móvel às 9:45h;

Como ver o Papa

Não se preocupe se não conseguir um lugar na fila do gargarejo, pois o Papa fica passeando entre as pessoas por bastante tempo. Super atencioso como é, para pra beijar algumas pessoas, em especial crianças, desce do carro e caminha um pouco, portanto, todo mundo tem a oportunidade de chegar pertinho dele.

Tenho aqui que confessar uma coisa: não sou uma pessoa religiosa e fui à audiência mais pela curiosidade e para levar a minha mãe, mas tenho que admitir que foi emocionante. Quando dizem que o “Papa é pop” não é mentira, ele é mesmo. Quando estava cara a cara com ele quase chorei e nem sei explicar porquê!

Sabia que o seguro viagem é obrigatório na Itália?! Cote o seu aqui!

Roma dicas

A cerimônia dura quase duas horas, pois primeiro tem essa parte em que ele fica se locomovendo entre o público e isso demora uma meia hora. Enquanto isso acontece, um clérigo fica no palco lendo a lista de todas as congregações e países que estão ali presentes. Na vez do Brasil (e Portugal) não havia nenhuma, ainda assim eles agradeceram às “pessoas e famílias que foram até lá de modo independente”: éramos nós!!!

Depois o Papa toma seu lugar no palco e diz uma pequena mensagem. Em seguida, algum cardeal (eu acho) de cada idioma traduz tudo o ele disse. Essa é a parte que demora mais. No nosso dia foram 8.

roteiro Roma

No final, todos rezam um Pai Nosso em latim (que está escrito no verso do convite) e o Papa dá a sua benção. Fim!

Como viram, não é difícil conseguir, basta se programar com antecedência.

Fique agora com uns vídeos que fizemos lá.  Apesar das imagens não serem das melhores, pode-se ouvir bem a mensagem do Papa.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Não deixe de ler todos os nossos posts com dicas da Itália em geral, bem como de conhecer o nosso “Roteiros de 7 dias em Roma e arredores“!

guia de roma

E aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida.

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem para Roma aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

104 COMENTÁRIOS

  1. Acompanho o seu maravilhoso trabalho que vc desenvolve com o site turista profissional… parabéns! Que a sua aproximacao com o Papa pop tenha levado muita energia positiva para a sua alma do bem e abencoada! Axé!

  2. Olá como vai?
    Estou com uma dúvida: o formulario pede a data da audiência. Como faço para saber o calendário.
    Um abraço e agradeço por compartilhar essas informações.

    • Dulce, a cerimônia só acontece às quartas-feiras, como escrito no post, logo, não tem calendário nenhum. Você simplesmente deve selecionar a data da quarta-feira que estará lá. Simples assim! Boa viagem!

  3. Ana, assim como você, não sou religiosa, mas assim como você, acho que vale ir à Roma levar a mãe pra assistir. Excelente ideia, vou me programar direitinho! Passo a passo perfeito!

  4. Olá Ana tudo bem???/
    Estou com algumas duvidas sobre preencher o formulário será que você pode me ajudar????
    Segue:
    1º Esse endereço do correiro que pede no formulário e nosso e-mail ou endereço da nossa residencia?

    2º Eu iriei Solicitar 2 Bilhetes para data 24/09/2014 e uma quarta feria, então no campo nome eu coloco meu nome e o nome da outra pessoa que irá me acompanhar e no campo grupo eu deixo em branco porque são 2 pessoas ou tenho que criar um nome?

    3º No meu caso eu não tenho fax irei utilizar um fax de uma lojinha, então não preciso preencher no campo fax e no campo telefone eu coloco meu telefone particular.

    • Sim, seu endereço do correio, caso contrário, como receberá a carta deles?! rsrsrsrs
      Coloque o nome onde preferir e sobre o fax, o que interessa é enviar, pois eles não vão te contactar, apenas mandar a carta. Boa viagem!

  5. Ana,
    obrigada pelas dicas, são sempre otimas!!
    Estou preenchendo esse formulario e irei enviar pelo fax. Sera que consigo? Estarei la em Roma dia 09/04 (quarta). To na expectativa de conseguir. Se eu não receber resposta nenhuma, mesmo assim vale a pena arriscar e ir ate a bilheteria?
    Parabens pelas dicas.
    Bjs

  6. Ana
    Muito Obrigado pela suas dicas elas estão me ajudando muito, seu blog esta de parabéns!
    irei mandar fax hoje mesmo!

  7. Ana, parabéns pelas informações, mas infelizmente só tomei conhecimento sobre a possibilidade de participar de uma audiência com o Papa agora. Surgiu uma possibilidade de estar em Roma muito em cima da hora. Não enviei a solicitação de bilhete e nem dará mais tempo. Amanhã, dia 15 de março estarei em Roma. Você acha que é mesmo impossível conseguir algum bilhete para a próxima quarta-feira?

  8. Ana, obrigado. Fomos até o Vaticano hoje e conseguimos os bilhetes para amanhã. Felizmente não houve nenhuma dificuldade para conseguir 4 bilhetes. Mas é claro que a reserva antecipada é mais garantida. Mas resolvemos informá-la para que sempre incentive também aqueles que, por diferentes motivos, não puderam fazer a solicitação antecipada. Programamos para o período da manhã e início da tarde visitar os museus do Vaticano e Capela Sistina, de forma que até no máximo às 15 horas estivéssemos com a guarda Suíça, no portão ao lado da Basílica de São Pedro. Foi o que fizemos e às 14:20 conseguimos nossos bilhetes.

  9. Ana , pode me ajudar? Irei para italia no dia 22 de Dezembro. ainda nao fiz meu roteiro, entao eu iria montar meu roteiro em função de estar em Roma na quarta feira, mas o que acontece é o seguinte, as quartas feiras serão 24 de Dezembro e 31 de Dezembro ( vespera de natal e de Ano novo) no dia 7 estarei vindo embora (que sera a próxima quarta feira) vc sabe me dizer se mesmo sendo vespera de feriado , terá a Audiência? ou se tem um modo que eu consiga saber? Muito Obrigada.

  10. Boa noite, estarei em Roma em agosto e não sei se marco a audiencia para a quarta pq ouvi dizer q em agosto as vezes o Papa esta em outro local, aos domingos consigo visitar o Vaticano? e o Papa faz a passagem com o papa-móvel?

    • No domingo não, só na quarta mesmo. Veja no calendário do Vaticano se ele estará lá ou não. Boa viagem!

  11. Não consegui de jeito nenhum, mandei duas vezes o fax, e não me responderam… será que fiz algo errado?

  12. Olá Ana, tudo bem?
    Primeiramente quando surge uma viagem recorro ao teu blog para sanar tooodas as dúvidas possíveis.
    Nesta não será diferente.
    Ao ver o post sobre a audiência com o Papa fiquei bem interessada porém me surgiram algumas dúvidas.
    Vou em fevereiro/15 é um bom tempo para conseguir a carta?
    Existe algum tipo de custo ou encargo?
    Devo apenas preencher o formulário e aguardar?

    Mais uma vez obrigada.
    Emma.

  13. Olá Ana,
    Parabens pelas dicas… Muito úteis e praticas.
    Tenho uma duvida: se a confirmação só chega por correio alguns meses depois, só vou saber se tem o convite no dia anterior quando for buscar? Então porque a recomendação de fazer o pedido com 3 a 4 meses de antecedência??
    Grata
    Carla

  14. Olá Ana! Tudo bem?
    Estou buscando informações sobre como conseguir convites para a audiência papal e encontrei seu site. As informações são preciosas! Fiquei apenas com uma dúvida: devemos traduzir e submete-las em italiano?
    um abraço!

  15. Olá, Ana!
    Obrigada pelo post, fico muito feliz de descobrir essa audiência!
    Gostaria de saber se preciso colocar o nome de todas as pessoas no formulário ou só de uma? E o que eu coloco no nome do grupo?
    Desde já obrigada!
    Abraço

  16. Olá Ana!
    Primeiramente parabéns por compartilhar suas experiências conosco, são sempre muito úteis!
    Vou com minha família à Roma em outubro/2014, fiquei sabendo agora da possibilidade da audiência papal, você acha que se eu enviar a solicitação ainda essa semana será possível conseguirmos para o dia 29/10/2014, ou já é muito tarde?

    Grata!

        • Olá Ana, tudo bem?
          Estou voltando pra avisar que enviei o fax dia 5 de setembro e recebi minha carta ontem (19/07), fiquei muito feliz, obrigada pelas informações. Eu pedi 6 bilhetes (para mim e minha família) e na carta diz para eu retirar 2 bilhetes necessários para a Audiência. Será que só 2 de nós teremos direito a participar, ou é necessário só 2 bilhetes mesmo para que todos entrem?
          Muito obrigada,
          Abraços,

          Marina

          • Marina, se eles mandaram assim é porque é o suficiente, 🙂 Boa viagem!

  17. Olá!!! Tentei enviar o fax para o numero que consta no formulário, mas não completa a ligação. Será que o numero está errado? 39 06 698 85863

    obrigada.

      • Ana, gostaria de agradecer suas dicas… Infelizmente não tivemos sucesso com o fax, porém 2 dias antes da audiência nos dirigimos a guarda ao lado da basílica e conseguimos nossos convites. A audiência foi realizada num auditório e tive a felicidade de tocar na mão do Papa. Foi a maior emoção que já senti… Além disso, durante os 4 dias que estive em Roma, tive a oportunidade de assistir 2 Angelus, no domingo e no dia de Reis, e ainda a missa de reis celebrada pelo próprio Papa na basílica. Seu blog foi fundamental para que eu pudesse entender o funcionamento das visitas no vaticano, o que me permitiu viver momentos únicos, que jamais serão esquecidos. Obrigada

    • Olá Mara!
      Li seu comentário e tive o mesmo problema, porém me informaram que isso ocorre porque nem todos os aparelhos tem o serviço de fax internacional.
      Então fui à uma agência dos correios e enviei por lá, o serviço custa R$ 16,00 a folha para envio de fax INTERNACIONAL, foi o que me salvou rsrs
      Abraço,

      Marina

      • Estava em busca exatamente desta informação. Tentei enviar pela OAB (o que custaria R$ 4,50 por minuto), mas talvez eles não tenham serviço de fax internacional. Agora, R$ 16,00 por folha!!!! Caríssimo! Mas, se não encontrar outro lugar, vai ser o jeito! Muito obrigada, foi muito útil essa informação!

  18. Olá Ana
    Quero agradecer pela suas dicas,
    No ultimo dia 24/09 eu estive em Roma e segui seu passo a passo e conseguir pegar ons convite para audiencia da forma que você explicou.
    Muito obrigado mesmo por todas suas dicar estive 15 dias na europa passei por Portugal e Italia e seu blog me ajudou muito, ja estou me programando para proxima viagem Para Londres e Paris e vou seguir suas dicas de novo!
    Mais uma vez agradeço e Parabéns pelo seu blog!

  19. Olá! Tenho algumas dúvidas:
    1) O envio via fax do formulário foi o suficiente para garantir as reservas?
    2) A carta de confirmação é enviada como?

    Obrigada!

  20. Ana
    Estarei em Roma em abril de 2015 e já mandei o pedido via correio desde outubro/2014. Até hoje não recebi o convite. Vou fazer o que vc fez. Outra pergunta uma excursão de um dia a Capri vale a pena. estou vendo pela viatur. vc sabe outra empresa ?

  21. Boa Tarde!

    Adorei todas as dicas.
    Uma pergunta, na verdade gostaria de me certificar:
    Os passeios oferecidos pela ticketbar (passeios como Pompeia) é de um dia?
    Saída e retorno no mesmo dia?
    Um abraço e sucesso para ti.

  22. Olá Ana
    Parabéns pelo site.
    Pedi reserva para audiência papal para o dia 1 de abril, mas não recebi resposta.
    Quanto tempo demorou toda a cerimônia?
    Obrigado

  23. Olá, Ana! Adorei suas dicas. Você acha que tem chances de conseguir convites para o dia 18 de fevereiro, quarta-feira de cinzas? Seremos um grupo de 8 pessoas. Você acha melhor pedir os convites separados de 4 em 4, em dois fax? Ou tento todos juntos? Obrigada

    • Pode pedir junto (eu pedi 9, rsrsrs), mas acho que tá bem em cima da hora. De todo modo tenta, ou vai lá direto no dia. Boa viagem!

  24. Oi Ana, até o momento essa é a dica mais preciosa que recebi sobre Roma, vou com meu marido em Out/15 e gostaria muito de participar da audiencia.
    Uma pergunta, o que você colocou no campo Informações Suplementares? Nos enviamos essa parte em branco, acha que vale incluir alguma informação e reenviar o pedido?

    parabens pelo site!!!!

  25. Oi Ana, valeu pela dica! Pesquisei à beça antes de chegar aqui, essa página foi a que explicou tudo sobre a audiencia papal de forma mais clara e detalhada, além de vc ser super atenciosa! Viajo no mês que vem, vou tentar a sorte e enviar o fax amanhã 🙂 Depois volto aqui para contar. Vou ler o resto do conteúdo sobre Italia, já favoritei sua página! Obrigada!

  26. Olá Ana, tudo bem? Adorei o post! Uma dúvida, sem o convite é possível assistir, mesmo que de beeeem longe, a entrada do Papa? Obrigada!

  27. Ana, estou amando suas dicas. Gostaria de adquirir o roteiro de 7 dias pois estou indo em Setembro e gostaria também de conhecer Cortona, Autodromo de Imola . Como posso adquirir, eu cliquei em comprar mas o valor é em euro, vc não tem conta no Banco do Brasil? Gostaria de um jeito mais fácil de adquirir. Aguardo seu contato

  28. Ana acabei de comprar o roteiro Italia 7 dias pelo paypal. Estou anciosa para recebe-lo pois vou viajar dia 15/09/15 e vou chegar por Milão. Quero aproveitar o máximo estes dias na Italia. Quero saber como comprar estas passagens de trem pela Italia que saem baratas. Um abraço,

  29. Olá,

    Enviei o fax a uns 20 dias, como você oienta do blog e hoje recebi a carta do Vaticano confirmando os convites e informando a data e hora para buscá-los.
    É emocionante demais ver o selo do vaticano com o Papa Francisco. Muito, muito, muito obrigada pela dica.

  30. Enviei o fax no dia 27 de agosto (viajo em novembro) e até agora não recebi resposta 🙁

    Mas vou fazer isso que vc falou, Ana. Se não chegar a tempo, vou lá na véspera.

    Parabéns pelo blog! É maravilhoso!!

  31. Oi Ana, vou estar em Roma no dia 10/02/2016 e só agora descobri sobre a necessidade de convites para a audiência. Você acha que eu ainda consigo alguma coisa?

    • Acho que deve tentar, mas qq coisa, tenta ir lá na véspera ver se tem convite sobrando. Boa viagem!

  32. Boa tarde!!
    Vou a Roma a semana que vem… Chegarei quarta feira ja em cima da hora! Enviarei o formulario,!vejo que so posso levantar o formulario ate as 10,30! A minha pergunta é se é possivel eu estar presente na cerimonia mesmo sem convite?? A praça de Sao Pedro fica fechada???agradecia uma resposta… Obrigado

    • Não, ela não fica fechada, mas entrar na área com as cadeiras para assistir a audiência, só com o convite. Provavelmente você conseguirá ver o Papa, de longe, mas verá! Boa viagem!

  33. Ana,

    você sabe me dizer como enviar o fax? é para digitar exatamente o número que está no requerimento ou tenho que colocar 0 +número da operadora+ 39…? é que moro numa cidade pequena e o correio não soube fazer.

    att

    luciana

    • Ou Luciana, eu fiz pelo correio e deu tudo certo e pela lógica é isso mesmo 00 + operador + 39 + telefone. Boa sorte!

  34. Ana,

    tenho mais uma dúvida. Fiz aquele cadastro para passar pela porta santa na basílica de São Pedro. Ontem fiz o cadastro com a data que gostaria de passar, e ainda não recebi a resposta da disponibilidade da data. Você sabe se demora muito para responderem?

    obrigada

    • Oi Luciana, não sei te dizer se demora ou não, pois nunca fiz isso. Me diz depois como foi, 😉

  35. Ana, primeiro Parabéns pelo site! Tô amando!
    Vou enviar o fax amanhã, mas como vou saber se consegui as reservas para audiência?
    Vou fazer minha primeira viagem pra fora no início de Novembro, vou com meu filho de 3 anos, minha irmã e um amigo que tem dificuldades para andar. Qual cidade você acha que não devo ir por ser complicada a acessibilidade para esse meu amigo.
    Vou a Itália e Portugal, você acha que em Novembro é muito frio para o meu filho? Desculpa tantas perguntas.
    Um abraço,
    Obrigada,

    • Oi Daniela! O retorno costuma ser em uns 3 meses e provavelmente vc não receberá a tempo, então, vá direto lá. Novembro em geral ainda não é muito frio, mas não tem regra com clima. Sobre a cidade, talvez Veneza seja uma pouco complicada e as ladeiras de Alfama, em Lisboa. 🙁

  36. Olá Ana!
    Muito bacana a oportunidade da audiencia com o Papa! Mas me diga, qual você acha mais legal, a audiência ou a missa?
    Obrigada!
    Parabéns pelo blog 🙂

  37. Olá Ana,

    Muito obrigado pelas dicas! Eu tenho duas dúvidas:

    1) Preenchi o formulário e enviei com duas opções de datas (12 ou 16 de Abril de 2017), só que a cerimónia ocorre somente na quarta (dia 12). Achas que eu devo reenviar o documento somente com o dia 12?

    2) Em quanto tempo eu devo receber a confirmação? Ela virá em cima da data pedida ou com antecedência para nos organizarmos? Pergunto isso porque estou talvez fazendo o inverso do que muitos fazem: pedi os ingressos para depois emitir minhas passagens, pois moro em Portugal.

    Aguardo suas respostas.

    Obrigado.

    Mauro Bastos

    • Como escrito no texto, pode demorar de 3 a 4 meses e em geral chega em cima da hora ou só depois que já embarcou e nesse caso, você pega os convires lá. Boa sorte!

  38. oi Ana,
    irei para a Itália em julho e adoraria esta visita ao Papa mas no site no ano de 2016 não houve audiência ,vc sabe se será assim também em 2017?
    muito obrigada
    e um bacione

  39. Olá Ana; Antes de mais, parabéns pela maneira clara e pormenorizada de explicar os percursos e cidades que tem visita. Uma pergunta: Gostaria de fazer a viagem de 10 dias pelo sul de Itália( de carro), mas não domino muito o ingles (apenas o português e o Espanhol) Acha que será um impedimento? Isto Vai complicar a minha vida!?
    Obrigada!
    Maria

  40. Oi Ana,

    Irei para Italia em Abril e gostaria de saber se é possivel solicitar o convite chegando lá? No caso chego dia 01/04 e gostaria de participar da audiencia em 05/04. Acha que é possivel?
    Tentei mandar o fax diversas vezes, porém não consegui. E acho que se mandar via carta agora, pode ser que não receba o retorno à tempo.

    Obrigada pelas dicas!
    E parabens pelo site 🙂
    Michele

  41. Oi Ana!
    Estou em dúvida pois no site do Vaticano aparece a seguinte mensagem.
    “Todos os pedidos de bilhetes de ingresso para participar das celebrações litúrgicas acima indicadas, que cheguem a esta Prefeitura depois do dia 31 de março de 2017, não serão tidos em consideração.”
    Como devo solicitar então os convites???

  42. ANA, Já estou com os convites.
    Gostaria de saber se temos que entrar em alguma fila antes da missa para ingressar na Basilica?
    Esta fila fica onde? E quanto tempo temos que chegar antes, pois sera na noite de Natal? ALi, tem banheiro? Me falaram que devemos ficar em torno de 4 horas na fila. Como estou sozinha com duas crianças preciso me organizar.

    • Eu não peguei fila nenhuma, pois a audiência de toda quarta é do lado de fora da Basílica. Como vc vai numa data especial, tudo pode ser diferente, então, não sei te dizer. Boa viagem!

  43. Olá Ana tudo bem?

    o formulário para enviar ao vaticano para os convites da audiência geral pode ser preenchido e enviado em português?

  44. Obrigada pelas dicas. Se me permite, coloco a minha experiência que pode ajudar aos demais também…
    Estive presente na Audiência Geral com o Papa Francisco do dia 26/09/2018. Vou contar um pouco da minha experiência e acredito que eu possa ajudar alguns que também queiram vê-lo, especialmente esse Francisco que é super carismático, vem levantando a Igreja Católica e conquistando a todos fora dela também.
    Bom, li muito sobre como conseguir convite, quando ir, onde ficar, etc… Todas essas informações estão bem explicadas por várias sites, então vou relatar aqui o que eu fiz para conseguir ver o Papa de pertinho. E vale a pena o esforço, é emocionante.

    Primeiro: garanti que eu estivesse em Roma numa quarta-feira, e que nessa mesma quarta-feira haveria a Audiência Geral. Checar a agenda do Papa no site do Vaticano. ✔

    Era dia 02 de Setembro quando me contaram que é possível solicitar a participação na Audiência Geral do Papa as quartas feiras através de e-mail e não via fax, e que também não precisaria dos tais 4 meses de antecedência. E foi isso mesmo. Enviei um e-mail em inglês para spagnolo@pontificalisdomus.va me apresentando e solicitando a participação com as informações de quantidade de ingressos e data, e o e-mail foi retornado no dia seguinte, em espanhol, dizendo:

    “De nuestra mayor consideración:

    Esta Prefectura tiene el agrado de confirmar su participación en la Audiencia General del Santo Padre del próximo miércoles 26 de septiembre (en el Vaticano, hora 10.00). 

    Presentando este folio, R.N.xxxxxx, se podrán retirar 2 billetes en el Portone di Bronzo cuyo acceso se encuentra al comienzo de la columnata derecha de la Plaza de San Pedro. Las entradas estarán disponibles el día anterior a la audiencia de 15.00 a 19.00 h. o el mismo día a partir de las 7.00 h. En el reverso de las mismas se encuentran textos que son útiles para los peregrinos.

     Con cordiales saludos en Cristo,

    La Prefectura de la Casa Pontificia

    Ciudad del Vaticano,03 de septiembre de 2018

    Já fiquei feliz aí, com tanta agilidade, atenção e carinho. ✔

    Então, seguindo as instruções, fui a Praça São Pedro no dia anterior a Audiência. Cheguei ao local indicado (Portão de Bronze ao lado direito da Praça) na hora indicada (15h.) e já estava uma fila imensa que se confundia com a de entrada para a Basílica. Embora eu estivesse ali apenas para retirar os ingressos (todo o turismo no Vaticano eu havia feito no dia anterior), pedi para a minha mãe, que estava comigo, para que ficasse na fila enquanto eu ia atrás de informação. Os italianos não são bons em organizar uma fila como os americanos, e também tem pouca paciência para falar mil vezes a mesma coisa por dia para tanta gente, mas deu certo. Naquela ocasião, a fila era a mesma para entrar na Basílica e para ter acesso ao Portão de Bronze. Para mim, não fez o menor sentido, mas foi assim. O ponto é que para entrar em qualquer parte do Vaticano (o Portão de Bronze faz parte dele), passa-se pela área de segurança, detector de metal, e isso leva tempo. Todas as regras são aplicadas nesse momento, então, mesmo que for apenas para retirar os bilhetes, vá com roupa adequada para não correr o risco de não entrar depois de encarar uns 40 minutos de fila (esse foi meu tempo). Entrei pelo Portão de Bronze, que é lindo por sinal, passei pela Guarda Suíça e logo estava a sala para retirada dos bilhetes. Uma fila de nem 10 minutos. Apresentei o email que eu havia recebido de confirmação, minha carteira de motorista e pronto. Recebi um envelope da Prefeitura do Vaticano, em meu nome, e dentro os 2 bilhetes solicitados com data, local e horário.
    Fiquei muito feliz novamente, pela forma carinhosa de entrega e personalizado. ✔

    Sobre o dia da Audiência Geral… peguei muitas dicas de como ir, que horas chegar, etc., compilei tudo e também deu certo.
    Cheguei ao Vaticano as 07:30h., de metrô. Da estação Barberini, onde eu estava, levou menos de 30 minutos até a estação Ottaviano (mais próxima a Praça São Pedro, lado de uma das entradas). Há quem chegue antes desse horário, há quem chegue depois. Eu cheguei as 07:30h. e entrei na praça as 08:10h. mais ou menos. Isso por que, mais uma vez, os italianos não sabem organizar uma fila, fica uma pequena confusão, mas vai entrando. A fila é para entrar na Praça, que novamente passa pela área de segurança e detector de metal, e é a mesma para quem tem o bilhete ou não tem. E, depois de entrar na praça, os bilhetes te dão acesso às sessões dos assentos, que não são marcados.
    Não fiquei muito feliz com a confusão na fila e as filas serem as mesmas para com ou sem bilhete, mas entramos até que bem. ✔

    Entrando na praça, já se vê pessoas correndo para pegar o melhor lugar. E qual o melhor lugar, já que os assentos não são marcados? Perto das divisórias de madeira, por onde o Papa passa no Papa móvel. Eu entrei pelo lado direito, fui lá na frente e peguei um lugar até que muito bom… Mais ou menos na 15° fileira, 5° cadeira do corredor. E ali fiquei até o Papa chegar. Nesse tempo, se vê a praça lotando, pessoas com bandeiras de seus países, cadeirantes chegando para o local especial, orquestra aquecendo… Não dá pra sentir o tempo passar…
    Muito feliz com o lugar que pegamos. ✔

    Por volta das 09:30h., começou um alvoroço… Era ele chegando no papa móvel acenando e sorrindo a todos. Um pouco antes das 10h., a audiência começou, e durou por volta de 1 hora. Mas ele só arredou o pé dali depois de cumprimentar a todos os ali presentes próximos a ele e dar um último cumprimento aos que ficaram até o final, que foi o meu caso. Pude ve-lo bem de pertinho. Saí do Vaticano quase as 13h., mas valeu muito o esforço. O que acontece na audiência? Sem spoiler rs.
    Uma experiência inesquecível sem dúvida, e muito emocionante!!!! Esse Papa realmente é Pop!!! ✔

    Dicas gerais:
    1. Em todas essas filas, não há fila preferencial.
    2. Leve água e um lanchinho caso haja necessidade.
    3. Leve um boné/chapéu e uma pachimina/casaquinho. Não pode entrar de shorts, regata, saia curta e decotes.
    4. Os bilhetes são gratuitos e as filas únicas para todos. Não aceite qualquer oferta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here