Como tirar o passaporte de um bebê ou criança

Atualizado em 17/05/2019

Hoje a nossa #TuristaProfBaby completa 3 meses de vida e, acredite se quiser, antes dos 2 meses ela já tinha passaporte e viagens compradas para 4 países.

Algumas pessoas estranharam o fato de ser precisar de passaporte para bebê e de termos conseguido tirar tão rápido, mas que fique claro: com exceção dos países do Mercosul, para onde um bebê pode viajar só com a carteira de identidade (certidão não serve para viagens internacionais), para qualquer outro é preciso passaporte (e visto, se for o caso).

O procedimento para tirar o passaporte de um bebê ou criança é praticamente o mesmo, a diferença está na validade dele e na fotografia.

Vamos ao passo a passo!

=> Compre aqui: Seguro Viagem Mais Barato

Como tirar o passaporte de um bebê ou criança

passaporte de bebê

☛ Leia também: Dicas para comprar o melhor seguro viagem para grávida

Documentos para passaporte de menor

  • certidão de nascimento;
  • identidade do pai e da mãe;
  • CPF dos responsáveis;
  • se a mãe tiver adotado o sobrenome do marido e não tiver documento com o novo nome, deverá levar também a certidão de casamento;
  • para menores de 3 anos, uma foto 5×7 com fundo branco, recente, colorida e sem data; para os demais, a foto é tirada lá na hora;
  • protocolo e comprovante do pagamento da GRU;
  • autorização de expedição de passaporte para menores com inclusão – ou não – de autorização de viagem internacional. (Isso é uma novidade que explicarei mais abaixo).

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Procedimentos para tirar o passaporte de um bebê:

  • você deve entrar no site da Polícia Federal, escolher a opção requerer passaporte e preencher a solicitação;
  • caso o bebê ou criança não tenha CPF, você deverá preencher com o CPF de um dos responsáveis (mas é muito fácil tirar o CPF, em qualquer agência dos correios);
  • depois de tudo preenchido, você fará o agendamento para apresentar a documentação na Polícia Federal;
  • por fim, você deverá imprimir o protocolo e a GRU e realizar o pagamento da taxa no valor de R$257,25;
  • no dia marcado, mesmo sendo apenas um bebê, o menor deverá estar presente, além dos pais, claro.

Autorização de viagem de menores

Até o final de 2014, para um menor de idade fazer uma viagem internacional com apenas um dos pais, com outra pessoa ou sozinho, era preciso fazer uma autorização em cartório.

Mas com as novas regras, isso não será sempre necessário. Agora, quando você preenche o pedido de emissão do passaporte, tem que escolher entre 2 opções de autorização. São elas:

  • autorizando o menor a viajar com apenas um dos genitores, indistintamente (esta foi a nossa opção);
  • autorizando o menor a viajar com apenas um dos genitores ou desacompanhado.

autorização de viagem passaporte

Há ainda uma terceira opção, a de não ter impresso no passaporte nenhum tipo de autorização. Nesse caso, continuará sendo necessário a apresentação da autorização de viagem feita em cartório para o menor poder viajar.

Outra novidade, muito boa aliás, é que nos novos passaportes virá constando a filiação do menor. O da nossa filha já veio assim: com nossos nomes e com a opção de autorização.

como tirar passaporte de criançaLeia mais:

Validade do passaporte de criança

Esse quesito depende da idade da criança. No caso da nossa filha, que ainda é uma bebê, a validade é de apenas 1 ano, mas veja qual o seu caso na tabela abaixo:

Captura de Tela 2015-01-16 às 15.31.59

Dicas para o agendamento do passaporte

Não sei se o que vou falar é uma regra geral, mas me falaram isso e funcionou comigo.

Quando estava tentando agendar a data para ir lá fazer o passaporte dela, nunca havia horário disponível no site – e olha que eu entrava todo dia.

Então, um primo me disse que nas madrugadas e domingo bem cedo costumava ter mais opções. Dito e feito!

Num dia, quando estava amamentando às 5h20 da manhã, tentei só por tentar, e não é que havia mais de 10 horários liberados?! Consegui marcar logo para 2 dias depois. Pode ter sido mera sorte, mas não custa tentar!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!

 

Depois, no dia que fomos à Polícia Federal levar tudo, ouvi uma funcionária dizendo que às 14h das terças e quintas eles liberavam horários para o fim de semana (aqui, no caso, era para o posto do aeroporto Galeão no Rio de Janeiro, que funciona sábado e domingo).

O fato é que você tem que tentar toda hora, não tem jeito. E, no dia marcado, lembre-se de que com criança pequena você tem prioridade.

Ah, outra coisa: no dia de pegar o passaporte, você tem que levar seu filho junto, independente da idade, pois a presença dele é obrigatória.

Viu como não é tão complicado tirar o passaporte de um bebê?

Boa viagem!

LEIA TAMBÉM:

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

40 COMENTÁRIOS

  1. Como a validade do passaporte é de um ano, como faço para viajar para lugares que exigem passaporte com mais de 6 meses de validade (meu bebê tem passaporte válido até março de 2020, consigo embarcar em outubro de 2019?)

    • Ih, já passei por esse problema duas vezes. Infelizmente essa é a realidade de viajar com bebê com menos de 1 ano. Vai ter que renovar o passaporte, caso vá viajar depois de setembro. Isso já me aconteceu. Depois que ele(a) completar 1 ano, o passaporte vai durar 2 anos, mas antes disso não tem jeito. 🙁

  2. POR FAVOR PODE ME DAR UMA ORIENTACAO ??
    no caso dos pais nunca terem casado , a guarda da criança esta no nome da mae.

    isso faz algum diferenca ???
    posso tirar APENAS O PASSAPORTE MESMO ???
    ou seria necessaria a DECLARAO COM FIRMA RECONHECIDA POR PARTE DA MAE ????

    OBRIGADO

    • O fato de não terem sido casados não faz qq diferença, mas para tirar o passaporte é preciso a autorização de ambos os pais, independente de quem tem a guarda, ok?! Maiores dúvidas e casos específicos, melhor entrar em contato com Polícia Federal.

  3. Oi Ana
    Muito bom este post , bem esclarecedor , mais eu tenho uma perguntinha, vou viajar com meu irmão menor e no passaporte consta autorização para viajar com um dos pais,e ele não esta indo com nenhum dos pais , o que fazer , eu tenho que levar uma autorização ? Obrigada

  4. Gente!! Ainda não tinha encontrado um site tão esclarecedor. Muiiiiito obrigada, foi muito útil, super recomendo. A dica da farmacinha é super válida. É minha primeira viagem internacional, eu estou muito insegura porque estou levando minha filha cadeirante e não acho nenhuma informação sobre como proceder. Se tiverem alguma informação por favor compartilhem aqui. Muiiito obrigada.

    • Temos alguns posts sobre acessibilidade em Paris, Lisboa e Nova York, mas não sei se te ajudam. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here