Quebec é uma pequena cidade localizada perto da costa, no sudeste do Canadá, e é uma das cidades mais antigas da América do Norte, fundada em 1608.
É uma cidade bastante conhecida pelos turistas, estando geralmente no roteiro de quem visita a parte leste do Canadá.
Lá é onde você vai ouvir muito a língua francesa, muito mais do que o inglês, por conta da predominância da colonização francesa.
Inclusive, uma das dicas de Quebec é falar pelo menos um “bom dia” em francês (Bonjour) ao entrar nos comércios, pois dizem que o tratamento dos funcionários é mais simpático quando eles percebem que você se esforça pra falar a língua. Acredite, se você já chegar falando inglês logo de cara, algumas pessoas podem torcer o nariz por conta da rixa entre os idiomas.
No mais, Quebec é uma cidade linda e temos certeza de que você vai adorar.
Economia => Seguro Viagem Canadá (dicas + 20% de desconto)
Dicas de Quebec
Como ela é uma cidade super turística (para nós, uma das mais bonitas do país), aqui vão várias dicas práticas para começar a organizar a sua viagem para lá.
Como chegar a Quebec?
É possível chegar em Quebec de avião, carro, ônibus e trem. Do Brasil para Quebec não há voos diretos, então, se for pelos ares terá que fazer alguma conexão em outra cidade canadense ou americana.
O aeroporto da cidade, o Québec City Jean Lesage Internacional Airport, fica a 17 km do centro da cidade , que é conhecido como Old Quebec e é onde ficam as principais atrações para os turistas.
Pra quem já está no Canadá, principalmente na costa leste, uma dica é ir por terra, de ônibus, trem ou carro, pois é um belo passeio.
As distâncias entre as principais cidades desse lado do país são relativamente curtas, o que faz com que o avião não valha a pena em alguns casos. Quebec fica perto, por exemplo, de Montreal, com distância de 255 km, o que dá cerca de duas horas e meia de carro.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
A estação de trem fica no mesmo lugar que a rodoviária e se chama Gare du Palais, localizada na cidade baixa, em Old Quebec. Para verificar horários e preços de trem, consulte o site da VIA Rail. Já para ônibus, o site da Orléans Express.
Como ir do aeroporto até o centro de Quebec?
Para sair do aeroporto de Quebec as opções são táxi ou transporte público. De táxi, o trajeto até o centro dura cerca de 25 minutos e você já encontra as empresas logo na saída do aeroporto (custo de cerca de $ 35).
A opção de transporte público é o ônibus da Linha 80 – Place Jacques-Carter e dura cerca de 50 minutos.
E, claro, há também a opção do Uber! Este aplicativo e seus motoristas são sempre uma boa opção. Se você ainda não se cadastrou, sugiro fortemente a fazer, porque pode te salvar em diversas ocasiões.
Nós já o utilizamos em diversas cidades do mundo, desde Toronto até Bangkok! Veja aqui como fazer: Quero me cadastrar no Uber
Qual a média de temperatura em Quebec?
As quatro estações são bem definidas no Canadá e ele é um país conhecido por seu inverno rigoroso, com temperaturas que chegam a -25º C.
Mas não se engane, o verão canadense chega a passar dos 30º C. Se você não aprecia temperaturas “extremas”, procure fugir dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro (inverno) ou julho e agosto (verão).
O que fazer em Quebec: as principais atrações turísticas
- Basílica de Notre Dame du Québec
- Place Royale
- Igreja Notre-Dame-des-Victoires
- Quartier Petit Champlain
- Le Marché du Vieux-Port
- Château Frontenac
- Terraço Dufferin
- Observatoire de la Capitale de Quebec
- Citadelle
- Musée National Des Beaux-Arts Du Québec
- Musée de la Civilisation
- Batterfields Park
- Plaines d’Abraham
- Fortificações de Quebec
- Hôtel du Parlament
Leia com mais detalhes: O que fazer em Quebec
Hotel Château Frontenac, em Quebec
Um dos belos e enormes painéis pintados pela cidade de Quebec
Onde ficar em Quebec?
A melhor localização é Old Quebec, ou Vieux-Québec, como eles preferem dizer. Ali você estará perto das atrações turísticas, das lojinhas, restaurantes e tudo o que um turista gostaria de ver. E, o melhor: tudo podendo ser feito a pé. Porém, é claro, as acomodações ficam um pouco mais caras.
Uma boa referência para saber se a localização é nota 10 é o Châteu Frontenac. Se conseguir algo ali por perto, você estará muito bem instalado. Nós ficamos a poucos metros de lá, no Hotel Maison du Général e achei que foi um excelente custo x benefício. Indico!
Pesquise outras opções de hospedagem em Quebec aqui!
Quantos dias são necessários para visitar Quebec?
Quebec é uma cidade relativamente pequena e as atrações são todas próximas umas das outras, por isso, dois dias são mais que suficientes para andar pelas ruazinhas de Old Quebec com tranquilidade.
Mas, se quiser explorar um pouco mais a região próxima, acrescente um ou dois dias a mais, conforme os seus planos.
Como se locomover em Quebec?
Uma das dicas de Quebec mais importantes: a cidade tem que ser conhecida a pé.
A parte turística e mais charmosinha, definitivamente, é a Old Quebec, que é dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa.
Andar pelas ruas já é o passeio por si só, portanto, use e abuse das pernas! Além disso, como já dissemos antes, quase todas as atrações são pertinho umas das outras, então, é super tranquilo conhecer com pequenas caminhadas.
=> Economia: Seguro Viagem Mais Barato (com desconto)
Qual o preço do transporte público em Quebec?
Caso queira ir um pouco além, aí sim o transporte público é indicado. A tarifa dos ônibus é $ 3,25 e você deve ter o valor exato em mãos e depositá-lo na urna logo na entrada do transporte; o motorista não dá troco.
Esse valor permite a transferência pra outro ônibus no período de duas horas, então, guarde o ticket que se recebe após depositar as moedas.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Quais são os melhores passeios de um dia a partir de Quebec (bate e volta)?
Entre as dicas de Quebec que podemos dar estão alguns passeios para lugares próximos e que valem a visitar.
Levis:
Cidadedezinha em frente a Quebec, do outro lado do rio Laurent, de onde se tem a melhor vista da cidade. Basta atravessar de barco (uns 10 minutos). Lá também há algumas coisinhas para visitar, mas, se não tiver tempo, faça ao menos a travessia de barco para garantir uma boa foto. 😉
Vale a pena=> Cruzeiro com jantar em Quebec City
Vista de Quebec de dentro do barco, com o hotel Château Frontenac dominando a paisagem
A TuristaProfBaby adorou atravessar pra Levis: mesmo com frio, quis brincar na água!
Cachoeira de Montmorency:
Uma cachoeira aos arredores da cidade que conta com uma infraestrutura na entrada com restaurantes e banheiros. Dá pra deixar o carro por ali e seguir pela trilha que dá acesso a cachoeira, que tem uma ponte suspensa por cima da queda d’água.
Imperdível => Cataratas de Montmorency com Passeio de Teleférico
Île d´Orleans:
É uma ilha que se acessa atravessando uma ponte em Quebec, super perto (uns 20 km). A atração por lá é o agroturismo, produção local de queijos, doces, pães, frutas e orgânicos.
Dica => Excursão gastronômica de 3 horas em Ile d’Orleans
Charlevoix:
Localizada a cerca de 130 km de Quebec, é considerada Patrimônio da Unesco. Uma curiosidade sobre a cidade é que as características geográficas de lá foram criadas por conta de um meteorito caído há milhões de anos, e hoje Charlevoix encontra-se dentro da cratera formada pela queda.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Dicas de Quebec para compras
Quebec não é o lugar ideal pra quem gosta de compras. É uma cidade pequena e muito charmosa, ideal para passeios culturais e gastronômicos, portanto, as compras que se faz na cidade são mais lembrancinhas nas várias lojas diferentes que existem na área mais visitada pelos turistas.
As ruas Saint Jean, Saint Louis, Saint Paul e Du Petit-Champlain são onde as lojas se concentram.
Onde comer em Quebec?
Há ótimos restaurantes e pubs em Quebec. Nada muito agitado como Nova York ou São Paulo, por exemplo, mas o suficiente para poder apreciar a noite e curtir a gastronomia local, que tem muita influencia francesa.
A ruas das compras é a mesma onde se encontram as opções gastronômicas como o Saint Patrick, um pub irlandês que funciona tanto no almoço quanto durante a noite, e o Saint Alexandre Pub. Tem também o antigão L’Oncle Antoine, Maurice, Dagobert.
Mas se sair um pouquinho desse parte e for caminhando ao longo da avenida Grande Allé irá encontrar muitos lugares bacanas e que são super perto também. Nós fomos ali num lugar chamado “3 Brasseur”, que é uma cervejaria bem legal e estilosa.
E uma vez na cidade, não deixe de experimentar o Poutine, uma prato a base de batatas, que tem origem na região.
Bom, espero que tenha curtido as nossa dicas de Quebec e que a partir daqui já consiga começar a organizar o seu roteiro por lá.
Boa viagem!
Continue a sua viagem pelo Canadá aqui:
- Dicas de Montreal
- 10 dicas de Niagara Falls (lado canadense)
- Vancouver, Canadá (o que fazer, onde ficar e outras dicas)
- O que fazer em Toronto: roteiro de 2 dias
- Dicas de Ottawa
- Heritage Park, lição de história ao vivo em Calgary, Canadá
- A wildlife do Canadá – como ver ursos na natureza
- 7 motivos para estudar e trabalhar no Canadá
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.