Home / Canadá / Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Quebec é uma pequena cidade localizada perto da costa, no sudeste do Canadá, e é uma das cidades mais antigas da América do Norte, fundada em 1608.

É uma cidade bastante conhecida pelos turistas, estando geralmente no roteiro de quem visita a parte leste do Canadá.

Lá é onde você vai ouvir muito a língua francesa, muito mais do que o inglês, por conta da predominância da colonização francesa.

Inclusive, uma das dicas Quebec é falar pelo menos um “bom dia” em francês (Bonjour) ao entrar nos comércios, pois dizem que o tratamento dos funcionários é mais simpático quando eles percebem que você se esforça pra falar a língua. Acredite, se você já chegar falando inglês logo de cara, algumas pessoas podem torcer o nariz por conta da rixa entre os idiomas.

No mais, Quebec é uma cidade linda e temos certeza de que você vai adorar.

Dicas de Quebec

Como ela é uma cidade super turística (para nós, uma das mais bonitas do país), aqui vão várias dicas práticas para começar a organizar a sua viagem para lá.

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Como chegar em Quebec?

É possível chegar em Quebec de avião, carro, ônibus e trem. Do Brasil para Quebec não há voos diretos, então, se for pelos ares terá que fazer alguma conexão em outra cidade canadense ou americana. O aeroporto da cidade, o Québec City Jean Lesage Internacional Airport, fica a 17 km do centro da cidade , que é conhecido como Old Quebec e é onde ficam as principais atrações para os turistas.

Pra quem já está no Canadá, principalmente na costa leste, uma dica é ir por terra, de ônibus, trem ou carro, pois é um belo passeio. As distâncias entre as principais cidades desse lado do país são relativamente curtas, o que faz com que o avião não valha a pena em alguns casos. Quebec fica perto, por exemplo, de Montreal, com distância de 255 km, o que dá cerca de duas horas e meia de carro.

A estação de trem fica no mesmo lugar que a rodoviária e se chama Gare du Palais, localizada na cidade baixa, em Old Quebec. Para verificar horários e preços de trem, consulte o site da VIA Rail. Já para ônibus, o site da Orléans Express.

Não viaje para o Canadá sem um seguro viagem. Faça a sua cotação aqui! Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe 5% de desconto!

Como ir do aeroporto até o centro de Quebec?

As opções são táxi ou transporte público. De táxi, o trajeto até o centro dura cerca de 25 minutos e você já encontra as empresas logo na saída do aeroporto (custo de cerca de $ 35). A opção de transporte público é o ônibus da Linha 80 – Place Jacques-Carter e dura cerca de 50 minutos.

E, claro, há também a opção do Uber! Este aplicativo e seus motoristas são sempre uma boa opção. Se você ainda não se cadastrou, sugiro fortemente a fazer, porque pode te salvar em diversas ocasiões. Nós já o utilizamos em diversas cidades do mundo, desde Toronto até Bangkok! Veja aqui como fazer: Quero me cadastrar no Uber

Qual a média de temperatura por lá?

As quatro estações são bem definidas no Canadá e ele é um país conhecido por seu inverno rigoroso, com temperaturas que chegam a -25º C. Mas não se engane, o verão canadense chega a passar dos 30º C. Se você não aprecia temperaturas “extremas”, procure fugir dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro (inverno) ou julho e agosto (verão).

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Siga também o nosso perfil no Instagram: @turistaprof

O que fazer em Quebec: as principais atrações turísticas

✓ Basílica de Notre Dame du Québec

✓ Place Royale

✓ Igreja Notre-Dame-des-Victoires

✓ Quartier Petit Champlain

✓ Le Marché du Vieux-Port

✓ Château Frontenac

✓ Terraço Dufferin

✓ Observatoire de la Capitale de Quebec

✓ Citadelle

✓ Musée National Des Beaux-Arts Du Québec

✓ Musée de la Civilisation

✓ Batterfields Park

✓ Plaines d’Abraham

✓ Fortificações de Quebec

✓ Hôtel du Parlament

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!Hotel Château Frontenac, em Quebec

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!Um dos belos e enormes painéis pintados pela cidade de Quebec

Onde ficar em Quebec?

A melhor localização é Old Quebec, ou Vieux-Québec, como eles preferem dizer. Ali você estará perto das atrações turísticas, das lojinhas, restaurantes e tudo o que um turista gostaria de ver. E, o melhor: tudo podendo ser feito a pé. Porém, é claro, as acomodações ficam um pouco mais caras.

Uma boa referência para saber se a localização é nota 10 é o Châteu Frontenac. Se conseguir algo ali por perto, você estará muito bem instalado. Nós ficamos a poucos metros de lá, no Hotel Maison du Général e achei que foi um excelente custo x benefício. Indico!

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Pesquise outras opções de hospedagem em Quebec aqui!

Quantos dias são necessários para visitar Quebec?

Quebec é uma cidade relativamente pequena e as atrações são todas próximas umas das outras, por isso, dois dias são mais que suficientes para andar pelas ruazinhas de Old Quebec com tranquilidade. Mas, se quiser explorar um pouco mais a região próxima, acrescente um ou dois dias a mais, conforme os seus planos.

Como se locomover em Quebec?

Uma das dicas de Quebec mais importantes: a cidade tem que ser conhecida a pé.

A parte turística e mais charmosinha, definitivamente, é a Old Quebec, que é dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa. Andar pelas ruas já é o passeio por si só, portanto, use e abuse das pernas! Além disso, como já dissemos antes, quase todas as atrações são pertinho umas das outras, então, é super tranquilo conhecer com pequenas caminhadas.

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Qual o preço do transporte público?

Caso queira ir um pouco além, aí sim o transporte público é indicado. A tarifa dos ônibus é $ 3,25 e você deve ter o valor exato em mãos e depositá-lo na urna logo na entrada do transporte; o motorista não dá troco.

Esse valor permite a transferência pra outro ônibus no período de duas horas, então, guarde o ticket que se recebe após depositar as moedas.

Quais são os melhores passeios de um dia a partir de Quebec (bate e volta)?

Levis:

Cidadedezinha em frente a Quebec, do outro lado do rio Laurent, de onde se tem a melhor vista da cidade. Basta atravessar de barco (uns 10 minutos). Lá também há algumas coisinhas para visitar, mas, se não tiver tempo, faça ao menos a travessia de barco para garantir uma boa foto. 😉

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!Vista de Quebec de dentro do barco, com o hotel Château Frontenac dominando a paisagem

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber! A TuristaProfBaby adorou atravessar pra Levis: mesmo com frio, quis brincar na água!

Cachoeira de Montmorency:

Uma cachoeira aos arredores da cidade que conta com uma infraestrutura na entrada com restaurantes e banheiros. Dá pra deixar o carro por ali e seguir pela trilha que dá acesso a cachoeira, que tem uma ponte suspensa por cima da queda d’água.

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Île d´Orleans:

É uma ilha que se acessa atravessando uma ponte em Quebec, super perto (uns 20 km). A atração por lá é o agroturismo, produção local de queijos, doces, pães, frutas e orgânicos.

Charlevoix:

Localizada a cerca de 130 km de Quebec, é considerada Patrimônio da Unesco. Uma curiosidade sobre a cidade é que as características geográficas de lá foram criadas por conta de um meteorito caído há milhões de anos, e hoje Charlevoix encontra-se dentro da cratera formada pela queda.

Dicas de Quebec para compras

Quebec não é o lugar ideal pra quem gosta de compras. É uma cidade pequena e muito charmosa, ideal para passeios culturais e gastronômicos, portanto, as compras que se faz na cidade são mais lembrancinhas nas várias lojas diferentes que existem na área mais visitada pelos turistas. As ruas Saint Jean, Saint Louis, Saint Paul e Du Petit-Champlain são onde as lojas se concentram.

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Onde comer em Quebec?

Há ótimos restaurantes e pubs em Quebec. Nada muito agitado como Nova York ou São Paulo, por exemplo, mas o suficiente para poder apreciar a noite e curtir a gastronomia local, que tem muita influencia francesa.

A ruas das compras é a mesma onde se encontram as opções gastronômicas como o Saint Patrick, um pub irlandês que funciona tanto no almoço quanto durante a noite, e o Saint Alexandre Pub. Tem também o antigão L’Oncle Antoine, Maurice, Dagobert.

Mas se sair um pouquinho desse parte e for caminhando ao longo da avenida Grande Allé irá encontrar muitos lugares bacanas e que são super perto também. Nós fomos ali num lugar chamado “3 Brasseur”, que é uma cervejaria bem legal e estilosa.

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

E uma vez na cidade, não deixe de experimentar o Poutine, uma prato a base de batatas, que tem origem na região.

Bom, espero que tenha curtido as nossa dicas de Quebec e que a partir daqui já consiga começar a organizar o seu roteiro por lá.

Boa viagem!

✈️ Continue a sua viagem pelo Canadá aqui:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

o que ver em Ottawa

O que fazer em Ottawa: as principais atrações turísticas

Está se perguntando o que fazer em Ottawa?! Acha que tem pouca coisa lá para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *