Diversas cidades pelo mundo têm restaurado suas antigas e abandonadas áreas de portos e docas, transformando-as em áreas de lazer, gastronomia e turismo.
Em geral, estas regiões sofrem grande mudanças e passam a ser um ponto de encontro e uma atração turística, gerando emprego e renda para a cidade.
Elas passam a ser parte viva da cidade e um local muito bom para passear.
Podemos dar como exemplo a região de Puerto Madero em Buenos Aires; o Pier 17 em Nova York; o porto de Baltimore; em Lisboa, onde se construiu o Parque da EXPO 98; a região do porto em Barcelona, onde se pode comer uma maravilhosa paella nas dezenas de restaurantes, entre outros.
Economia => Seguro Viagem Cotação (dicas + desconto)
Estação das Docas em Belém do Pará
Belém iniciou a revitalização da sua região portuária em 2000, recuperando construções centenárias. Foi, provavelmente, a primeira cidade brasileira a investir neste novo segmento, tendo construído um complexo de entretenimento, com diversos restaurantes que “bombam” à noite, galerias de arte, centro de convenções, teatro, etc. A Estação das Docas de Belém, hoje, é ponto super badalado e descolado da cidade, valendo à pena a visita.
Confira => Passeios em Belém e arredores
Na mesma ocasião, integrando o conjunto, também se recuperou o Mercado Ver-o-Peso e as construções históricas que o compõem.
Tive a oportunidade de ir uma noite às Docas com uns amigos. De cara dá pra perceber que é um local seguro, gostoso e muito frequentado. Há áreas fechadas e com ar condicionado – o que pode ser fundamental naquela região, quente o ano inteiro! – e outras abertas, bem à margem do Rio Guajará.
Pesquise hospedagem em Belém aqui!
Em sua extensão, bares e restaurantes para todos os gostos, inclusive com música ao vivo, tocando canções regionais e outros sucessos. Ah, claro, e casais dançando! Circulam por entre as suas atrações mais de um milhão de turistas ao ano.
No 2º piso podemos encontrar um shopping com lojas e produtos diferenciados como perfumaria, lembrancinhas, jóias, moda, salão de beleza e outros.
Nós paramos, é óbvio, numa cervejaria artesanal, a Amazon Beer. Eu já falei por aqui da cerveja artesanal de Niterói, a Noi, e também da fábrica da Bohemia, em Petrópolis. Agora apresento a cerveja artesanal do Pará.
A fábrica é ali mesmo das docas, no próprio bar. Foi inaugurada em 2000, quando da recuperação do espaço. e se tornou um dos principais pontos turísticos de Belém.
São diversos tipos de cervejas diferentes, inspiradas em frutas e elementos da própria região da Amazônia, sem ter nada parecido. As produções já foram aprovadas por especialistas, pois várias são premiadas.
O Bar Amazon Beer tem uma parte interna, no ar condicionado, e uma parte externa, bem à beira do Rio Guajará. Nós ficamos do lado de fora.
Os diversos tipos de cerveja, seja em garrafa ou em chopp, são servidos à mesa, assim como muitos tira-gostos pra todos os gostos. Destaque para o queijo da região, que vem em em uma chapa quente e a linguiça à metro, recheada de queijo. Mas também servem pratos à la carte. Veja o cardápio aqui.
Dica => De Manaus a Belém: Viagem de Barco Local de 5 Dias
Quando for à Belém, já sabe: Estação das Docas é o point. Se gosta de cerveja, não deixe de experimentar a Amazon Beer.
Informações úteis:
Estação das Docas:
Amazon Beer
Endereço: Rua Boulevard Castilhos França, s/n – Estação das Docas, Armazém 1
Funcionamento: de 2ª a 5ª a partir das 17h; 6ª a partir das 16h; sábado e domingo a partir das 11h. Fecha com as Docas.
Boa viagem!
Sobre Belém e Pará, leia também:
- Basílica Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará
- Mercado Ver-o-Peso em Belém do Pará
- Círio de Nazaré em Belém: o que é e como é o – roteiro completo
- Características do Círio de Nazaré: curiosidades da festa em Belém
- Dica de hotel em Belém do Pará
- O que fazer em Alter do Chão
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.