O que é e como é o Círio de Nazaré em Belém – roteiro completo

Muita gente conhece o Círio de Nazaré, em Belém, apesar de ter gente que, inacreditavelmente, nunca ouviu falar. Mas, você sabe exatamente o que é e como é o Círio de Nazaré?

Parece uma resposta simples de dar, do tipo “é uma procissão que acontece em Belém em louvor à Nossa Senhora de Nazaré”. Sim, isso é verdade, mas é apenas uma meia verdade. Aliás, é menos do que meia verdade, porque o Círio de Nazaré é MUITO mais do que isso.

Nós fomos até Belém conferir o que acontece durante o Círio de Nazaré, a convite da Secretaria de Estado de Turismo e ficamos absolutamente maravilhados e surpresos com toda a festa.

Você quer saber, então, o que é realmente o Círio de Nazaré? Embarque comigo!

Fiéis saudando a Nossa Senhora de Nazaré durante a Trasladação
Fiéis saudando a Nossa Senhora de Nazaré durante a Trasladação

As duas Imagens de Nazaré

Primeiro, vamos entender qual é a Santa que sai nas procissões. Sim, porque existem duas imagens de Nossa Senhora de Nazaré em Belém.

Uma é a Santa “do achado”, a original, a que foi achado pelo ribeirinho no local onde hoje se encontra a Basílica de Nazaré.

Esta Santa fica dentro da igreja e não sai pra nada. Ela fica no “Glória”, um compartimento fechado acima do altar-mor. Só se pode vê-la de longe.

nossa senhora de nazare
A imagem original no Glória, compartimento fechado acima do altar-mor

Ela desce de lá somente em duas ocasiões: em maio, na comemoração da elevação da Basílica à Santuário Mariano, e durante a época do Círio.

Nestes dois momentos ela desce do Glória e fica em uma redoma de vidro em frente ao altar, bem pertinho do povo, mas não sai dali.

nossa senhora de nazare
A mesma imagem original, agora em uma caixa de vidro à frente do altar, perto de todos

Uma observação que muita gente não sabe: pra falar a verdade, ela foi apenas 3 vezes em todos estes anos de festejos, a própria santa que acompanhou todas as procissões; mas “ninguém” sabia disso durante o trajeto.

A outra santa é a “Peregrina”. É esta que faz toda a peregrinação do Círio de Nazaré, vai em todas as procissões, é a que recebe um novo manto todo ano, etc.

Imagem peregrina já vestida com o manto de 2018
Imagem peregrina já vestida com o manto de 2018

Então, apesar da devoção à Santa que está na Basílica – que foi a achada pelo caçador -, é a imagem peregrina que arrasta multidões por toda Belém e cidades próximas.

O que é e como é o Círio de Nazaré?

Pra começar, fique sabendo que o Círio de Nazaré é muito mais do que aquela procissão famosa com as pessoas ‘esmagadas’ umas às outras para segurar a famosa corda. Isso faz parte, mas há muito mais.

Vamos por partes.

Você já segue o nosso Instagram? Dá um alô pra gente lá: @TuristaProf

O Círio é um conjunto de celebrações envolvendo a Nossa Senhora de Nazaré que acontece durante 15 dias na cidade de Belém e em outras cidades do entorno. São cerca de 12 procissões ao todo!

Os quinze dias de celebração do Círio de Nazaré são chamados de Quadra Nazarena.

A quadra Nazarena tem seu inicio na quinta-feira antecedente ao segundo domingo de outubro. Nesta dia temos a apresentação do novo manto de Nossa Senhora de Nazaré, a peregrina, que participa das 12 romarias oficiais.

Detalhes do manto 2018 da imagem Peregrina
Detalhes do manto 2018 da imagem Peregrina

Detalhe: o manto é sempre confeccionado por um artista local, com muitos brilhantes, fios de ouro, pedras semi preciosas, entre outros adereços. O financiador do manto é sempre mantido em segredo.

manto nazare cirio belem
Alguns mantos de edições passadas, expostos no museu Memória de Nazaré, ao lado da Basílica

No dia seguinte, sexta-feira, após a missa, a partir das 8h da manhã, a peregrina parte, saindo da frente da Basílica e vestindo o novo manto, em direção aos municípios de Ananindeua e Marituba, que fazem parte da região metropolitana de Belém.

Seguida de centenas de pedestres e ciclistas, a imagem passa pelas Avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Almirante Barroso e Rodovia BR-316 em direção a Marituba. De lá, parte novamente e retorna à Ananindeua até a Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, onde passará a noite. Muita gente passa a noite em vigília.

cirio de nazare como é
A primeira saída da Santa em direção aos municípios vizinhos, começando a Quadra Nazarena…
romaria nazare belem cirio
… é seguida de centenas de ciclistas e pedestres.

No sábado pela manhã, após a missa, a partir das 5:30 ela sai em Romaria Rodoviária (com carros da diretoria do círio, polícia, bombeiros, ambulâncias, outros carros oficiais e carros de civis) em direção ao Trapiche do Distrito de Icoaraci.

É de Icoaraci que a Santa é embarcada em navio da marinha e sai, às 9h, para a grande Romaria do Círio Fluvial.

romaria fluvial do cirio de nazare

São cerca de 400 embarcações que seguem a fragata da marinha que leva a Nossa Senhora de volta ao porto em Belém. São barcos desde pequenas embarcações a grandes balsas, passando por lanchas e iates. Todos vão enfeitados, de acordo com suas possibilidades, com faixas, missas, cantos…

romaria fluvial cirio de nazare

Milhares de pessoas esperam o barco da marinha que traz a Nossa Senhora de Nazaré em seu ponto de chegada, a escadinha da Praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas.

cirio de nazare romaria fluvial
Chegada de Nossa Senhora de Nazaré (no círculo) à escadinha da Praça Pedro Teixeira

Assim que desembarca, tem início a Moto Romaria de Nossa Senhora de Nazaré, que segue, em carro aberto, em direção ao colégio Gentil Bittencourt, localizado na Av. Magalhães Barata. No caminho, milhares de pessoas saúdam a Santa e outra multidão a espera no colégio.

Ao final da Moto Romaria, no interior da Basílica Santuário de Nazaré, temos a descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do “Glória”, onde ela fica, sobre o altar-mor.

Todos os anos, milhares de pessoas vão à Basílica para ver de perto a imagem de 28 centímetros. A Imagem permanece em um nicho no presbitério durante os 15 dias da festa, retornando para o Glória apenas no Recírio.

Pela parte da tarde do sábado, a partir das 16:30, dá-se início à missa no colégio onde se encontra a imagem peregrina e, após a celebração, a santa sai na procissão da Trasladação.

A Trasladação é uma procissão à luz de velas que faz o percurso inverso à procissão do Círio (que será no dia seguinte, domingo de manhã) e finaliza na Catedral da Sé, onde a imagem ficará até o dia seguinte.

A Berlinda trazendo a Nossa Senhora de Nazaré na Trasladação
A Berlinda trazendo a Nossa Senhora de Nazaré na Trasladação

É neste momento também que a Fafá de Belém faz um show, em um camarote ao lado do camarote oficial do Estado, antes da passagem da Berlinda em frente ao local.

show de fafa cirio de nazare
Show da Fafá de Belém durante a Trasladação

Então, no domingo temos a grande e mais famosa Procissão do Círio de Nazaré, a qual tem início às 6h da manhã com a celebração de uma missa. Após a missa, o Arcebispo coloca a imagem na Berlinda e a imagem sai da Catedral da Sé em procissão, faz o percurso pelas principais vias da cidade até finalizar na Basílica Santuário de Nazaré.

Essa é a procissão mais famosa, onde a população compete para segurar na corda, leva objetos de suas promessas e agradecimentos. Ela leva a imagem peregrina da Catedral da Sé, onde estava desde ontem, até a Basílica de Nazaré.

como é o Círio de Nazaré

Círio de Nazaré em Belém

Uma curiosidade: As duas imagens não são colocadas no mesmo espaço, então ela não fica dentro da Basílica. Lá, ela fica exposta em um altar construído em um lugar na praça da Basílica (Praça Santuário), de frente para a igreja. 

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré
Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, onde está a santa original
sobre o cirio de nazare
De frente para a Basílica, é neste espaço que fica a peregrina durante o Círio
como e o cirio de nazare
Fiéis observando e louvado a imagem peregrina, após a procissão do Círio

Mas você pensa que acabou com a Procissão do Círio propriamente dita? Não! Ainda tem mais!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


No sábado seguinte temos a Ciclo Romaria de Nossa Senhora de Nazaré, que tem saída da Praça Santuário, percorrendo ruas do bairro de Nazaré até o bairro de Fátima, retornando ao mesmo local de onde saiu.

Neste mesmo dia, mas durante a tarde, acontece a Romaria da Juventude, que sai  de alguma paróquia de Belém a ser definida ano a ano, percorre os principais bairros da cidade e finaliza em direção à Basílica Santuário. Participam integrantes de comunidades juvenis de várias paróquias de Belém e adjacências.

Procissão do Círio de Nazaré

No domingo temos a Romaria das Crianças. Começando cerca de 8h da manhã e saindo da Praça Santuário, a romaria percorre um pequeno percurso no entorno da Basílica de Nazaré, retornando ao ponto de partida. Esta romaria tem a intenção de dar vez às crianças demonstrarem suas homenagens à Nossa Senhora, além de fortalecer a devoção. Também tem a adesão de muitos idosos que não conseguem acompanhar as outras procissões.

👉 Leia também:

No sábado da semana seguinte, último fim de semana do Círio e de romarias, há a Romaria dos Corredores, que ocorre a partir das 05:30h saindo da Praça Santuário, percorrendo algumas ruas do bairro (a definir), retornando ao ponto de partida. A corrida, obviamente, é sem caráter competitivo e em baixa velocidade, estilo trote, para que todos os atletas possam acompanhar a santa.

Na manhã do domingo acontece a Procissão da Festa, a penúltima Romaria Nazarena e a terceira romaria mais antiga da festividade, depois apenas do Círio e da Trasladação. A procissão é acompanhada pela Diretoria da Festa e comunidades da Paróquia de Nazaré. O percurso é diferente a cada ano para poder abranger todas as comunidades que integram a Paróquia. A imagem Peregrina segue em um andor.

Nossa Senhora de Nazaré no Círio em BelémDepois de quinze dias após o Círio, a quadra Nazarena se encerra na segunda-feira, quando ocorre a procissão de despedida, chamada de Recírio.

A procissão começa após a missa a céu aberto, na Praça Santuário, às 6h. Durante a missa, acontece a Incineração das Súplicas, a queima dos pedidos depositados pelos fiéis diante das duas imagens de Nossa Senhora de Nazaré.

Após a missa, então, a Imagem Peregrina é levada novamente para a Capela do Colégio Gentil Bittencourt, onde ficará até o próximo Círio, sendo saudada pela multidão pelas ruas.

Simultaneamente, outro evento acontece também, que é o retorno da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, acima do altar-mor da Basílica Santuário.

👉 Você vai gostar de ler: Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará

Corda do Círio de Nazaré Belém

E assim terminam as duas semanas de duração do Círio de Nazaré. Agora que você já sabe como é o Círio de Nazaré, está animado para conhecer?

Eu confesso que foi uma experiência SUPER emocionante. Eu já conhecia Belém, que tem muita coisa pra fazer e ver, mas nunca tinha ido na época do Círio. Acho que você também vai gostar.

Ah, nós ficamos hospedados no Hotel Princesa Louçã. O hotel é razoável, mas, se você quer mesmo assistir ao Círio de Nazaré de perto e com conforto, você TEM que ficar neste hotel e comprar o acesso VIP ao balcão que eles montam na calçada, pois é um dos melhores lugares para ver.

Boa viagem!

O Blog Turista Profissional viajou a convite da Secretaria de Estado de Turismo – SETUR – do Governo do Estado do Pará.

Estiveram comigo nesta aventura os blogs Aventure-se, Um Viajante e Melhores Destinos

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

2 COMENTÁRIOS

  1. Deve ser emocionante estar presente nesta festa. Ainda não conheço o Norte do país, mas já quero. O texto mostrou muita emoção, as fotos então nem se fala. Adorei…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here