Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 29/03/2020

Todo mundo já ouviu falar no Círio de Nazaré, um dos eventos religiosos mais famosos e concorridos do Brasil.

São mais de dois séculos de tradição em uma das maiores e mais bonitas procissões da Igreja Católica no país, que ocorre todos os anos em Belém do Pará. Isso mesmo: há mais de 200 anos!!

Cerca de dois milhões de romeiros caminham pelas ruas da cidade em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio.

A procissão ocorre no segundo domingo de outubro, saindo da Catedral de Belém e seguindo até a Praça Santuário de Nazaré. Lá, a imagem de Nossa Senhora fica exposta aos fiéis durante 15 dias, quando então retorna ao seu lugar de origem. É uma caminhada de 3,6 quilômetros de puras e emocionantes demonstrações de fé.

O Círio de Belém foi considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial em setembro de 2004 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As ruas e casas ficam enfeitadas em homenagem à Santa:

Economia => Seguro Viagem Cotação (dicas + desconto)

Círio de Nazaré - Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará

O primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793.  Mas tudo começou em 1700, quando o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da Senhora de Nazaré, às margens do igarapé Murutucú, no local onde hoje se encontra a Basílica. Neste local ele construiu uma pequena capela, em homenagem à Santa.

Leia mais: Características do Círio de Nazaré: curiosidades da festa em Belém

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

Depois, com quantidade dos fiéis, uma igreja foi erguida em 1852 no mesmo lugar. Já em 1884 ela era pequena para receber a quantidade de romeiros. Em 24 de Outubro de 1909 foi dado início à construção da nova Basílica, a atual, inaugurada em 1923, sendo esta a terceira Basílica do Brasil (na época existiam apenas a da Sé, na Bahia e a de São Bento, em São Paulo).

Hoje a Basílica é um dos principais patrimônios históricos de Belém.

Basílica de Nazaré Belém - Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará

Desde 31 de maio de 2006, a Basílica é denominada Santuário, sendo então chamada de Basílica Santuário de Nazaré. Na fachada, o prédio apresenta duas inscrições em latim: “Deiparae Virgini a Nazareth“, que significa “Virgem de Nazaré Mãe de Deus”; e “Salve Regina Mater Misericordiae“, que significa “Salve Rainha Mãe Misericordiosa”.

Dica => De Manaus a Belém: Viagem de Barco Local de 5 Dias

o que ver em Belém1 - Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará

Nas grades da frente da igreja, assim como nas grades da Praça Santuário de Nazaré (em frente à Basílica), os fiéis amarram as famosas fitinhas, fazendo seus pedidos e suas promessas, no estilo do que acontece também na Igreja de Nosso Senhor do Bomfim, em Salvador.

o que visitar em Belém1 - Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará
Acima, o pátio da Praça Santuário de Nazaré. À esquerda, detalhe da fachada da Basílica. Nas outras, detalhes das fitas amarradas pelos fieis nas grades do Santuário.

A Basílica é linda por dentro. São cinco naves repletas de lindos vitrais franceses (53 no total) e com as paredes superiores todas em mosaicos italianos. As imagens da Via Crucis que estão em suas laterais, dentro de grandes círculos, representam as contas de um enorme Terço, que tem nas grandiosas portas de bronze a representação do crucifixo.

Pesquise hospedagem em Belém aqui!

dicas Belém - Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará

Quando eu fui, estava ocorrendo uma celebração de Primeira Comunhão, com dezenas de crianças. Foi um presente poder estar presente em tal acontecimento, vendo de perto a fé das pessoas e sua devoção. Confesso que me emocionei, assim como já aconteceu em diversos locais de devoção religiosa que já fomos, como no Muro das Lamentações; na Igreja da Natividade, em Belém (só que em Belém na Palestina); quando vimos o Papa, no Vaticano;  em Fátima, em Portugal; entre outros.

como chegar na Basílica em Belém - Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará

Fiquem com mais algumas imagens desta linda igreja:

atrações1 - Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará

o que fazer em Belém1 - Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará

como chegar - Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará

E, por fim, a imagem original que foi achada em 1700, dando origem a tudo. Ela tem 28 cm de altura e  fica em redoma de cristal no altar-mor, o Glória:

turista profissional2 - Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará

Durante o Círio a imagem da Santa é levada da Catedral de Belém à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Mas a que vai na procissão não é esta, chamada de imagem “autêntica”. Desde 1969 ela foi substituída por outra, que é chamada de “imagem peregrina”, a que sai em todas as procissões e outras cerimônias.

Mas você quer ver a original? Basta ir à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré! Vale à pena.

Informações úteis:

Endereço: Avenida Nazaré, 1300 – Belém – PA, 66035-140

Site: http://www.basilicadenazare.com.br/

Boa viagem!

Sobre Belém, leia também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *