Venha conosco agora conhecer Jericó, a cidade mais antiga do mundo!!
Visitar a Terra Santa é um grande sonho para muitos cristãos – mas não só para eles: Jerusalém e arredores (incluindo territórios pertencentes à Palestina, como Jericó) são locais sagrados também para o Judaísmo e o Islamismo, o que torna a região importante para muita gente no mundo.
Jericó faz parte do roteiro religioso dos arredores de Jerusalém. A cidade fica na Cisjordânia e, se você está de viagem marcada para lá, com certeza é um destino que não pode (e não deve!) ficar de fora do seu roteiro.
Mas o que você deve saber antes de visitar a cidade mais antiga do mundo? Há muitos detalhes que não devem ser esquecidos na hora de planejar uma viagem para Jericó. Fique atento.
Estivemos por lá e contamos sobre nossa visita nesse post.
=> Economia: Seguro viagem Israel (com 20% de desconto)
Jericó – guia completo
Veja abaixo tudo o que abordaremos aqui neste post:
|
Onde fica Jericó?
Jericó encontra-se a aproximadamente 13 km a nordeste do Mar Morto e a aproximadamente 40 km de Jerusalém.
Situada às margens do Rio Jordão, próxima a Judá, a cidade mais antiga do mundo é hoje a região habitada de mais baixa altitude na Terra, pois fica a cerca de 250 m abaixo do nível do Mar Mediterrâneo.
O clima em Jericó é quente, se comparado ao clima de Jerusalém.
Passeio => Veja as excursões e passeios em Jericó
Como chegar a Jericó?
Como já contei lá no meu post sobre a Basílica do Santo Sepulcro, estávamos em grupo e alugamos dois carros para o nosso roteiro por Israel. Rodamos o país de norte a sul, de leste a oeste, mas é preciso tomar alguns cuidados básicos quando se visita a região.
Há territórios que são israelenses e outros que são palestinos, e os carros israelitas não devem entrar na Palestina.
Já até li em alguns sites que a entrada é possível se estiver tudo calmo, que é preciso checar a ocorrência de conflitos antes de se dirigir a um território palestino e, se não houver problemas no dia, a entrada dos carros é liberada… mas eu não arriscaria.
Mas, no caso de Jericó, nós não fomos por conta própria. Foi muito bom e tranquilo do jeito que fizemos, que explicamos mais abaixo.
Pesquise opções de hospedagem em Jerusalém aqui!
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Tour de um dia pela cidade mais antiga do mundo
Para conhecer a cidade mais antiga do mundo, nós contratamos um tour de um dia a Jericó. Existem muitas agências que fazem o tour Belém/Jericó, não é difícil conseguir.
O guia era palestino, mas tinha permissão para transitar nos dois territórios.
E quer saber? Fomos muito bem recebidos! A comunidade palestina em Belém e Jericó nos recebeu com muito carinho. Todos foram muito receptivos e carismáticos. Foi um dia muito tranquilo e inesquecível.
Primeiro, fizemos a visita a Belém, à Igreja da Natividade (local onde, segundo a tradição cristã, Jesus nasceu). Linda – exatamente como eu achei que seria. E sentimos todos muita emoção.
Depois de conhecer outros importantes pontos em Belém, dirigimo-nos a Jericó.
Visita independente a Jericó
Se você quiser visitar a região de Jericó por conta própria, não será difícil. Você pode ir de transporte público ou de carro.
De carro:
De Jerusalém a Jericó, indo de carro alugado, são cerca de 40 km e 55 minutos, pegando o Trajeto 1 até o Trajeto 4570 (veja o caminho no mapa).
De ônibus:
Dirija-se ao Portão de Damasco, na Cidade Velha de Jerusalém, e pegue um ônibus, no terminal de ônibus árabe, para Belém. O custo da passagem é de 1,75 (euros).
Depois, já em Belém, contrate um táxi para passar o dia com você. O valor de um táxi para o dia inteiro na região de Belém e Jericó fica em torno de 200 euros.
Israel e Cisjordânia não são destinos baratos. Mas se você estiver num grupo de quatro pessoas, esse valor é dividido pelos quatro e fica mais suave.
Como dissemos, se não quiser ir por conta própria, faça como fizemos, contrate um tour de um dia. Valeu a pena.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Breve história de Jericó
Segundo o Antigo Testamento da Bíblia, Jericó, na antiga Cannaã, era uma cidade habitada por população de costumes, cultura e religião diferentes do povo de Moisés. Mas o povo de Deus, na época, acreditava que ela era a Terra Prometida, por ser uma espécie de oásis no meio do deserto.
A população de Jericó plantava, colhia e criava animais – foi o que descobriu a arqueologia, através dos vestígios encontrados nas ruínas -, numa época em que muitos povos ainda eram nômades, vivendo apenas do que caçavam e coletavam, num constante movimento sazonal.
Estamos falando de muuuuuito tempo atrás.
A Ciência calcula que a cidade de Jericó tenha surgido há cerca de 10.000 a.C., o que a faz beeeeem antiga. Por isso, ela é tida ainda como a cidade mais antiga do mundo.
Leia também: Dicas de Israel para quem vai a primeira vez
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
E como era a vida em Jericó?
Sobre como viviam os habitantes, há especulações no campo da Ciência, feitas através de análises de tudo o que foi encontrado no sítio arqueológico. Todavia, não há registro escrito pelo povo de lá (na época da narrativa do Antigo Testamento), porque Jericó é mais antiga que a escrita.
Tudo o que se sabe, historicamente falando, é resultado do estudo arqueológico lá desenvolvido.
Através desse estudo, chegou-se à conclusão de que Jericó era uma cidade civilizada, porque os muros que cercavam a antiga cidade e a enorme torre de pedra são sinais explícitos de que os habitantes trabalhavam em equipe, buscando alcançar seu objetivo: defender a cidade.
E trabalhar coletivamente é um sinal de civilização, óbvio.
Dica => Excursão de um dia a Belém e Jericó saindo de Jerusalém
Claro que, tendo crenças diferentes do que pregavam os descendentes de Moisés, seus costumes e cultura deviam também ser bastante diferentes.
Como escrevi anteriormente, não há muitos registros históricos da cidade em si, só o que descobriram os arqueólogos e paleontólogos, analisando o sítio arqueológico e os objetos encontrados lá. O registro comum, quando se pesquisa a cidade mais antiga do mundo, é o registro bíblico.
E o registro bíblico, no Antigo Testamento, é o da batalha de Jericó: diz que Josué levou seu exército e passou sete dias e sete noites fazendo um cerco às muralhas (o cerco de Jericó). No sétimo dia, o povo de Deus tocou sete trombetas, e depois todos gritaram juntos. E a grande muralha despencou.
Josué e seu povo tomaram a cidade, queimaram tudo e levaram as riquezas, em nome de Deus.
Se quiser mais detalhes, leia o livro de Josué, capítulo VI.
Leia também:
Jericó e o Novo Testamento
Mas essa é a Jericó mais antiga, da época de Josué. A Jericó da época de Jesus traz outras histórias: de cura, de vida, de amor.
Foi lá que Jesus curou Bartimeu, o cego de Jericó.
Foi lá também que Zaqueu, o baixinho, subiu numa árvore para ver a passagem de Jesus. Zaqueu era um cobrador de impostos, homem rico, mas era um cego espiritual.
Quando subiu na árvore e Jesus o viu, chamou-o e foi para sua casa. Zaqueu, então, passou a enxergar com os olhos da alma.
Lembram-se da música?
“Como Zaqueu, quero subir
o mais alto que eu puder,
só para te ver, olhar para ti
e chamar sua atenção para mim…”
E sabe o que é mais interessante? A ÁRVORE AINDA EXISTE! Sim, a árvore está lá (o tronco dela), cercada e protegida. Mostramos a Árvore de Zaqueu maida abaixo.
Ah, e foi de lá também que Jesus saiu peregrinando, a caminho de Jerusalém, nos seus últimos dias caminhando sobre a Terra.
Imperdível => De Jerusalém: Tour de Jericó, Rio Jordão e Mar Morto
Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking? Importante => VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO! |
O que fazer em Jericó?
A cidade mais antiga do mundo possui pontos turísticos imperdíveis – principalmente para as pessoas que seguem uma das três religiões dominantes na região.
Listei abaixo o que fazer em Jericó, num tour de um dia.
A árvore de Zaqueu
Lembram-se de Zaqueu, o homem que subiu na árvore para conseguir ver Jesus? Pois é. Nós visitamos o local onde ficava a árvore e parte do tronco em que o pequeno homem subiu ainda está lá.
Segundo o Novo Testamento, após conhecer Jesus, Zaqueu – o cobrador de impostos – tornou-se um homem generoso e temente a Deus, restituindo às pessoas os bens que outrora lhes tomara.
Gostei dessa visita. Foi bem emocionante para mim.
Tenha internet 100% do tempo em seu telefone no exterior
A Fonte de Eliseu
A Fonte de Eliseu é uma nascente que fornece água para toda a cidade de Jericó. Mas, por que a fonte recebeu esse nome?
Eliseu foi um profeta que realizou muitos milagres. O mais famoso deles foi transformar uma fonte de água impura em uma fonte de água potável.
Há uma placa de azulejo azul ao lado da fonte, onde se lê “Elisha’s Drink Water“… algumas pessoas dizem que a fonte tem poderes de rejuvenescimento… bebi da água, claro! Mas o tempo continua atuando sobre mim! rsrsrs
Segundo a tradição, essa é a Fonte de Eliseu, que até hoje abastece a cidade mais antiga do mundo.
É obrigatório! => Seguro viagem Israel (com 20% de desconto)
Ruínas da cidade de Jericó (Antigo Testamento)
Lembram-se da batalha de Jericó, cuja história citei no início desse post? Pois é. É possível visitar suas ruínas.
Milênios e milênios de História, enterrados nas areias e descobertos pelos arqueólogos: as Muralhas de Jericó! Nosso tour guiado nos levou até lá.
Quem me acompanha aqui no Turista Profissional já sabe que eu amo arqueologia, certo? Dessa forma, gostei muito de conhecer essas ruínas. Mais um sítio arqueológico visitado!
Que tal ter uma Conta Internacional de graça com câmbio automático de moedas??
Monte das Tentações (Novo Testamento)
Segundo a tradição cristã, o Monte das Tentações foi o lugar onde Jesus passou quarenta dias peregrinando e foi tentado pelo diabo.
Conta a Bíblia que, depois de quarenta dias de jejum, o diabo apareceu a Jesus e o desafiou, propondo que, se fosse mesmo o Filho de Deus, Jesus transformasse pedras em pão e matasse sua própria fome. E Jesus resistiu à tentação.
Por essa razão, o local é chamado de Monte das Tentações. Lugar de extrema importância para todos os cristãos, o Monte fica a aproximadamente 11 km a noroeste de Jericó e é um dos pontos turísticos mais procurados por lá.
Há um teleférico que leva os visitantes desde as ruínas da cidade antiga de Tel-al-Sultan até o Monte das Tentações e o Monastério Qurantul.
O Monte fica aberto das 8h às 21h.
Imperdível => Excursão de um dia a Belém e Jericó saindo de Jerusalém
Para visitar o Monastério, é preciso subir escadas, não tem jeito. O melhor horário é pela manhã.
O teleférico pode fechar sem previsão e, se isso acontecer, você terá que subir cerca de 400m para fazer essa visita. Mas não se preocupe: há um restaurante perto do Monastério, onde você poderá descansar e comer alguma coisa, caso aconteça de pegar o teleférico fechado no dia de sua visita.
Não tivemos a oportunidade de subir até lá, porque faltou tempo no nosso tour de um dia. E reconheço que não achei isso bom.
Portanto, se você está com viagem marcada para Jericó, não deixe de incluir essa atração no seu roteiro.
Já imaginou ter uma conta internacional com cartão de crédito e débito que te faça automaticamente o câmbio em mais de 40 moedas?? Sim, ela existe! Com uma conta WISE, você não precisa ficar se preocupando com que moeda levar ou com o câmbio quando vai viajar. Tudo é feito automaticamente, em qualquer lugar do mudo! |
Palácio de Hisham
O Palácio de Hisham é o sítio arqueológico islâmico mais importante de toda a Palestina.
O chão do Palácio de Hisham é todo feito em mosaicos – um trabalho incrível que, se você está de viagem marcada para lá, vai querer ver e com certeza vai incluir no seu roteiro de Israel!
Tem lindos mosaicos, como este, da Árvore da Vida:
O Palácio tem 827 m² e trinta e oito painéis. Todos lindíssimos.
São 1.300 anos de História. Destruído pelo terremoto de 747d.C., ficou durante séculos coberto por camadas e camadas de areia, até que foi redescoberto sob os escombros.
Curiosidade: Quais as cidades mais antigas do mundo?
Seria mesmo Jericó a cidade mais antiga do mundo?
Segundo as pesquisas realizadas por historiadores, arqueólogos e paleontólogos, sim. Esse título é hoje atribuído a Jericó.
Mas existem outras cidades muuuuuuito antigas também! Só por curiosidade, confira a lista abaixo:
10 – Beirute, no Líbano
9 – Argos, na Grécia
8 – Sidon, no Líbano
7 – Plovdiv, na Bulgária
6 – Gaziantep, na Turquia
5 – Xian, na China
4 – Aleppo, na Síria
3 – Biblos, no Líbano
2 – Damasco, na Síria
1- Jericó, na Cisjordânia – a cidade mais antiga do mundo!
Deu água na boca, caro leitor?
Apesar de ser um destino caro, a visita à cidade mais antiga do mundo vale muito a pena!
O que você está esperando??? Comece logo a planejar o seu roteiro…
E boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Amei saber mais sobre Jericó.
Obrigada!
Amei sua explicação.