Qual a melhor época para viajar para Cuba?

Quando a gente pensa em viajar, uma das coisas que influencia em nosso planejamento é o clima do destino, certo? Então, qual seria, por exemplo, a melhor época para viajar para Cuba?

Cuba fica no meio do Caribe, então já deu pra entender que você vai encarar calor o ano todo, né?

Apesar disso, a ilha possui algumas diferenças de acordo com a época do ano que é interessante de se saber para escolher as datas da viagem.

Vamos tentar deixar isso mais claro pra vocês.

Melhor época para viajar para Cuba

Na verdade, é bom viajar para Cuba, de forma geral, quase o ano inteiro! Depende do que você quer e gosta: se mais calor ou menos calor, com a ilha mais cheia ou com menos turistas…

Entenda aqui as razões.

praias de Cuba

Clima em Cuba

O sol e o calor são marcas em Cuba, o que pode ser ótimo para curtir as praias, mas um pouco cansativo. Imagine andar debaixo de um sol forte o dia inteiro?

A sensação de calor com a umidade que acontece durante o verão cubano pode atrapalhar quem não está muito acostumado ou quem simplesmente não é tão fã assim de alta temperaturas.

Sendo assim, os meses de novembro a maio, que é a estação de seca, são os mais indicados como melhor época para viajar para Cuba. São estações do outono, inverno e primavera e é quando as temperaturas estão mais amenas em todo o país, além de pouca probabilidade de chuvas. A temperatura varia de 19ºC à 27ºC.

praia Ancón em Cuba

Já durante o verão em Cuba, que ocorre entre os meses de junho, julho e agosto, o calor é bastante intenso e as chuvas começam a acontecer com mais frequência. As temperaturas chegam facilmente aos 32ºC, com mínimas de 22ºC. Um temporal no final da tarde pode ser comum, ou até mesmo dias nublados seguidos. Mas, também, nada que impeça a viagem.

Na verdade, pra quem já mora em lugares quentes do Brasil, o calor forte não será muita novidade. Procure se hidratar bastante, usar chapéu, sombrinha e protetor solar e dar pausas esporádicas nas andanças.

Só evite ir nos meses de setembro e outubro por conta da temporada de furacões na ilha. Não é que seja certo que vá acontecer algum desastre, mas ninguém quer dar de cara com um deles em plena férias, né?

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Tem ar condicionado em Cuba?

Sim, tem, e é muito forte! Este é um ponto que deve ser destacado. Claro que não é em todo lugar que há ar condicionado, mas é bastante comum encontrá-lo em muitos estabelecimentos como pequenos mercados, restaurantes, cafeterias maiores, bancos e casas noturnas fechadas. As casas particulares, geralmente, também possuem.

Nos estabelecimentos, acredito que justamente pelo forte calor, eles colocam o ar condicionado no máximo e chega a ser frio dentro de alguns lugares. Eu comecei a levar uma echarpe na minha mochila em pleno verão cubano por conta disso. É um choque térmico bem forte pro organismo quando se está andando nas ruas cubanas sob o forte sol e, de repente, se entra em um restaurante com o ar condicionado no máximo do gelo. Atenção para a imunidade para aguentar essas trocas de temperaturas!

melhor época para viajar para Cuba
Vista de Baracoa

Quando é baixa e alta temporada em Cuba?

O período de alta temporada na ilha cubana é durante os meses de dezembro a fevereiro e também julho e agosto, sendo que em julho são as férias dos cubanos.

Nada de muitas surpresas já que, afinal, acaba sendo o período de férias escolares na maioria dos países do mundo. Nestas épocas os preços sobem e a procura por hospedagens fica mais disputada. É bem recomendado reservar os hotéis ou as casas particulares com antecedência e se preparar para ver muitos estrangeiros pelas ruas!

Durante os outros meses, os preços baixam e as cidades ficam com menos turistas, o que é ótimo para o bolso e também para observar melhor o dia a dia dos cubanos sem aquela muvuca estrangeira.

 ☛ Leia também: 

A parte negativa é que, fora dos finais de semana, na baixa temporada em Cuba algumas atividades noturnas, por exemplo, são um pouco mais “miadas”, justamente pela falta de turistas.

Alguns lugares para dançar salsa, por exemplo, estavam mais vazios do que o normal e com menos rapazes para dançar, segundo me informou um senhor salseiro em Trinidad. Eu estava na cidade em plena segunda e terça-feira e, apesar de as casas de salsas funcionarem à pleno vapor, eu praticamente dancei todos os dias só com a mesma pessoa por conta da falta de parceiros de dança. Já durante a alta temporada, ele disse que fica bem mais cheio todos os dias da semana.

melhor época para viajar para Cuba
Casa de salsa em Santiago

Como é viajar no mês de junho para Cuba?

Troquei as festas juninas pelo início do verão cubano e não foi uma má ideia. Pude ter noção do que realmente é o calor é forte, mas não encarei como um bicho de sete cabeças. Moro em São Paulo e, apesar de ser a região sudeste do país, muitas vezes o calor na capital paulista chega na mesma temperatura da que eu senti em Cuba.

Eu começava a andar pelas cidades por volta das 11 da manhã e retornava para a hospedagem por volta das 16h, aí sim, já bastante cansada pelo sol o dia todo. Fazia umas pausas para descansar nas praças durante os passeios e, no final da tarde, procurava dar uma cochilada para depois aproveitar a noite cubana, que é quente também, mas já em uma temperatura mais agradável.

melhor época para viajar para Cuba

As chuvas que encarei também foram poucas e aconteceram nos finais de tarde. Consegui também pegar os preços mais baixos por ainda não ser alta temporada e não tive problema algum nas buscas por hospedagem.

Pesquise opções de hospedagem em Cuba aqui

Festivais em Cuba

Cuba é um país em que a cultura é muito rica, sendo possível se deparar com diversos festivais, eventos e manifestações culturais ao longo do ano.

A capital Havana é um dos principais polos de grandes eventos, como o Festival Internacional de Cinema Latino Americano, que acontece anualmente desde 1979 durante o mês de dezembro. O evento realiza concursos, encontros e seminários sobre o tema, além de mostra de filmes da América Latina.

☛ Leia também: Roteiro de 3 dias em Havana

Também na capital e com início no mesmo ano, acontece o Festival Internacional de Jazz, com grandes shows do estilo, que é bem presente no país por conta da sua história, que permitiu o intercâmbio musical com os Estados Unidos, principalmente de New Orleans, considerada o berço do jazz.

festival de jazz em Cuba
Foto Shutterstock

Já indo para o lado mais de cultura tradicional, em Santiago de Cuba acontece, durante o início do mês de julho, o Festival do Caribe, também chamado de Fiesta del Fuego. Ele dura cinco dias e conta com apresentações de música, dança e cultura dos países caribenhos pelas ruas da cidade.

Na cidade de Remedios acontece um tipo de festival de Natal considerado o mais antigo festival em toda Cuba, “Las Parrandas de Remedios”. A celebração acontece todas as noites dos dias 16 a 26 de dezembro com apresentações de grupos de conga na rua, desfiles de dança rumba, carros alegóricos e shows de fogos de artifício.

Também no final de todo ano, na cidade de Bejucal, aos arredores de Havana, acontece o festival Charangas, com a festa Los Tambores de Bejucal, que consiste em uma disputa de dois tradicionais grupos de percussão cubana.

É comum também se deparar em Cuba com festas dedicadas aos orixás, já que as religiões de origem Yorubá são bem fortes na ilha.

85170,90900,35508,117903: Get Your Guide

Então, para quem estava se perguntando qual a melhor época para viajar para Cuba, deu para perceber que dá pra ir o ano inteiro e sempre com coisa para fazer. Para quem gosta de mais agitação, pode procurar os meses de mais alta temporada ou os festivais. Quem gosta de fazer tudo com mais calma, pode escolher os meses com menos turistas.

Uma coisa é certa: a temperatura é sempre amena, as praias sempre maravilhosas e o povo sempre amigável!

E antes de embarcar, não deixe de ler todas as nossas dicas de Cuba!

Boa viagem!

Texto e fotos: Luciana Console

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here