Como é ficar em uma casa particular em Cuba?

Hotel, pousada, Airbnb e hostel, o preferido dos mochileiros. As opções de acomodação são muitas quando se planeja uma viagem.

Mas, em Cuba, há um tipo de hospedagem único e recomendado por muitos viajantes que já passaram pela ilha caribenha: a casa particular ou, em espanhol, renta de habitación.

A casa particular em Cuba nada mais é do que a casa do próprio cubano que abre suas portas para receber os turistas por um preço justo.

Casa particular em Cuba

Por questões políticas e econômicas do país, alugar um quarto da própria casa é uma maneira dos cubanos aumentarem a renda da família, portanto, é muito comum em toda Cuba, mas muito comum mesmo. É só dar uma andada básica pelas ruas que já é possível ver as plaquinhas indicativas nas casas.

As casas particulares em Cuba precisam ser cadastradas no governo e ter uma identificação oficial na porta que consiste em um símbolo azul.

casa particular em cuba

Outra coisa a se observar é o endereço das casas e também em Cuba em geral. Os nomes das ruas têm o número da casa junto com o nome das ruas em volta também. É bem interessante! É uma forma de melhorar a identificação para saberem exatamente em que quadra que está o endereço procurado, então, não se assuste se vir um endereço muito grande e vários nomes.

Como fazer a reserva em uma casa particular em Cuba?

Em uma busca básica no Google, aparecem vários sites onde se pode buscar as casas, contactar os moradores e fazer a reserva antecipadamente, mas nem todos são oficiais.

O site mais antigo que encontrei é o http://www.casaparticularcuba.org/, que me parece ter sido o primeiro, mas há outros, inclusive AirbnB.

Atente-se para sites oficiais, afinal, as casas particulares precisam ser cadastradas pelo governo. Inclusive, quando se chega na casa é preciso entregar o passaporte para o morador fazer o cadastro em um livrinho de controle que o governo tem acesso.

A reserva geralmente é feita no “boca a boca” mesmo, ou seja, combinando as datas com o morador por mensagens pela internet em e-mail, Facebook ou pelo telefone (o que é mais complicado quando ainda se está no Brasil).

casa particular em cuba

Com as mudanças em relação ao embargo com os EUA, uma opção mais prática e moderna tem sido bastante utilizada também em Cuba, inclusive com a possibilidade de acertar todo o valor da hospedagem antecipadamente: o site AirBnB. Eu mesma reservei a primeira casa por ele e deu tudo certo, não precisei acertar nada em Cuba, pois já havia pago pelo cartão no site.

Na hora de pesquisar, utilize todos os sites disponíveis na procura. Às vezes uma foto ou informação está mais bem colocada em um do que em outro e é bastante útil essa pesquisa pra gente conseguir escolher. Existem muitas opções legais e fica até difícil de decidir! O bacana também é prestar muita atenção nos comentários e o AirBnB é ótimo para isso.

Como meu roteiro tinha datas aproximadas, eu não reservei tudo porque queria ter flexibilidade. Então, pesquisei as casas que me interessaram e peguei o telefone e endereço das que consegui, com a intenção de resolver na hora quando chegasse em cada cidade. Como fui em baixa temporada, não me preocupei com a possibilidade de ficar sem casa.

Dica: O Airbnb só mostra o endereço real depois de reservar oficialmente, então, isso foi um pequeno problema porque eu não tinha como anotar os dados das que me interessaram pra deixar pra ver na hora. A saída é pegar o nome da casa, por exemplo “Casa da Mery y Luis, quarto 1” e jogar no Google. Alguns sites mostram o endereço e telefone.

☛ Leia também:

Como é a infraestrutura das casas particulares em Cuba?

Durante toda minha pesquisa (olhei casas em Havana, Santiago, Trinidad e Baracoa, ou seja, bastantes e em diferentes regiões de Cuba), constatei que os quartos geralmente seguem um padrão.

Basicamente, a acomodação conta com uma cama de casal e uma de solteiro. Ou seja, se você estiver viajando com amigos ou família, o quarto vai sair mais barato ainda, já que o valor é justamente POR QUARTO. O banheiro é dentro do próprio quarto, que tem ar condicionado e muitas vezes um frigobar com algumas coisinhas básicas dentro (cobrado a parte, claro). Todos ofereciam toalha, papel higiênico e alguns até sabonete. Tudo muito bem arrumadinho e limpo.

hospedagem em cuba casa de morador
Um dos quartos em que fiquei em Cuba – foto: Luciana Console

O café da manhã é sempre à parte, geralmente no valor de 5 CUC e conta com pão, um mix de frutas, café, leite, suco natural, geleia e ovos mexidos ou omelete. Dependendo do lugar, rola umas bolachinhas e um docinho. Vale a pena pedir o café da manhã, ele é bem servido, o preço é bom e você já sai da casa de barriga cheia.

cafe da manha casa particular em cuba

Alguns cubanos alugam somente um único quarto na casa, outros alugam mais de um e outros ainda ampliaram o serviço e o lugar acaba tendo um clima de pensão mesmo, com vários quartos.

Isso vai fazer com que a relação do hóspede com a família cubana varie de casa em casa, ou seja, vão ter casas onde você vai ser tratado praticamente como da família e vão ter casas onde você quase nem vai ver os moradores.

Motivos para ficar em uma casa particular em Cuba

Além de ser mais barato que um hotel, você tem contato com o dia a dia dos cubanos, o estilo de vida deles, descobrir como é uma casa cubana, etc.

Mesmo que você acabe pegando uma casa particular dessas em que os donos não aparecem muito, eles são atenciosos e sempre rola uma conversa, com indicações de lugares e até mesmo sobre o que eles acham de viver em Cuba. Nada disso seria possível se a escolha fosse ficar em um hotel.

Os valores na baixa temporada variam de 15 CUC a 30 CUC. Já na alta temporada os valores chegam a 40 CUC. Eles aceitam somente dinheiro, já que a internet e a tecnologia em Cuba, no geral, não são coisas tão comuns, então, esqueça a maquininha de cartão.

Caso não reserve pelo AirBnB, o esquema é na confiança mesmo, contactando os donos da casa, combinando as datas e horários e deixando para pagar quando chegar lá. Isso inclusive é muito bacana, pois faz parte da experiência e vivência cubana. É um modo também de o dinheiro ir direto para eles, sem ter descontos das taxas do AirBnB.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


A menos que você seja uma pessoa que ama luxo, ficar em uma casa particular em Cuba é muito bom e a infraestrutura é ótima. Se for viajar para lá, opte por ficar na casa de um cubano! Além de tudo, você ainda ajuda a girar a economia entre os próprios cubanos, que contam com o dinheiro do aluguel das casas e do café da manhã para complementar a renda.

Se, mesmo assim, você preferir ficar em um hotel – por conta de privacidade, conforto ou quaisquer outros motivos – sem problemas, pesquise aqui:

Pesquise opções de hospedagem em Cuba aqui

E antes de embarcar, não deixe de ler todas as nossas dicas de Cuba.

Boa viagem!

Texto: Luciana Console – Fotos: Shuterstock

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here