Dicas de Cuba para quem vai a primeira vez

Se você está planejando uma viagem para Cuba, não pode perder as dicas de Cuba que vamos começar a publicar aqui no blog.

A nossa estagiária, Luciana Console, passou vários dias na ilha e, podemos dizer, com  toda a certeza, que suas dicas de Cuba são imperdíveis!

A Luciana é super competente e tomou para si a tarefa de anotar TUDO o que o viajante precisa saber sobre o famoso país comunista para fazer uma viagem com segurança e sem preder nada.

Afinal, não é tão simples conseguir boas informações sobre uma viagem para Cuba, assim como, chegando lá, percebe-se que há várias aspectos sui generis, que são importantes de ser observados.

Vamos começar por este post, o Dicas de Cuba para quem vai a primeira vez, mas virão muitos outros.

Pode ter certeza: você vai amar!

dicas de Havana cuba

Dicas de Cuba para ter uma viagem perfeita!

Como chegar em Cuba?

O aeroporto mais conhecido e utilizado para vôos internacionais é o Aeroporto Internacional de José Martí, localizado a 18 km do centro de Havana, capital de Cuba. Apesar de existirem outros aeroportos em outras cidades, é bem provável que você entre por José Martí mesmo.

Aeroporto de Cuba José Martí
Foto Shutterstock

Os vôos saindo do Brasil geralmente fazem escala no Panamá, no Peru ou então nos Estados Unidos, então, uma das nossas dicas de Cuba é se atentar na conexão/escala das suas passagens.

Isso porque somente para pisar em solo estadunidense é preciso ter visto, mesmo que só vá passar pelo país na troca de avião. Então, caso não tenha o visto para os EUA, procure pegar passagens para Cuba que façam conexão por outros países.

Veja abaixo algumas opções de passagens para Cuba. Clique na imagem para ver mais:

Passagens aéreas saindo de

Quando visitar Cuba?

Em relação ao clima, Cuba é sempre quente, ainda mais durante o verão cubano, entre os meses de junho a agosto.

Setembro e outubro é a época mais propícia de furacões, então outra dica de Cuba é, preferencialmente, fugir destes meses… rs.

A época de alta temporada em Cuba ocorre entre dezembro e fevereiro e julho e agosto, o que encarece a viagem. Portanto, em relação ao período bacana para visitar o país é ir entre novembro e abril, mesmo pegando um período de alta temporada, por conta do calor mais ameno e menos probabilidade de chuvas.

☛ Leia também: Qual a melhor época para viajar para Cuba?

praia Ancón em Cuba

Precisa de visto para Cuba?

Sim, precisa de visto para Cuba.

Mas, basicamente, o visto para Cuba é um documento parecido com um ticket de passagem onde você coloca seus dados básicos. Não é nada burocrático como o visto para os EUA, por exemplo. Ele inclusive pode ser comprado no próprio guichê da companhia aérea na hora de fazer o check in, seja no Brasil ou nos países onde ocorre conexão, como o Panamá.

A Copa Airlines, por exemplo, faz a venda no guichê do aeroporto no Brasil pelo valor de R$100,00 (junho 2018).

visto de Cuba
Foto Shutterstock

Seguro viagem é obrigatório para Cuba?

Sim, o seguro viagem para Cuba é obrigatório.

Porém, no meu caso, não foi pedido documento algum na imigração e nem me perguntaram se eu tinha seguro viagem de fato.

Ou seja, se eu não tivesse, não teria dado em nada, mas é bom não arriscar, não é?! Até porque o seguro viagem é importante, independente de ser obrigatório ou não.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Precisa de alguma vacina?

Mesmo caso do seguro viagem.

É obrigatório a vacina de febre amarela para entrar em Cuba, portanto, leve a carteira de vacinação com o comprovante internacional da vacina. Mas também não pediram para ver a minha.

vacina da febre amarela

Qual moeda levar para Cuba?

É quase unânime a opinião de que levar euros para Cuba é a melhor opção. Isso porque, na hora de trocar euro por CUC – que é uma das moedas de Cuba e é a que o turista vai usar -, o câmbio é melhor.

Por exemplo, quando eu fui (junho 2018), 1 euro equivalia a 1,14 CUC. Já o dólar é sempre mais desvalorizado por conta de uma taxa cobrada em cima da moeda (questões políticas); então, 1 dólar valia sempre menos que 1 CUC nas casas de câmbio.

 ☛ Leia também: Que moeda levar para Cuba (câmbio e outras dicas)

Que moeda evar para Cuba

O que visitar em Cuba?

Vai depender do estilo da sua viagem, já que Cuba oferece lindas praias, museus, dança e música e um estilo de vida completamente diferente de nós, acostumados com um modo de vida bem consumista.

Mas os principais pontos turísticos de toda a ilha acabam sendo as cidades de Havana, Trinidad, Varadero, Santa Clara, os Cayos, Baracoa, Cienfuegos e Santiago de Cuba, cada uma com suas atrações.

☛ Leia também: 

Museu da Revolução em Havana
Museu da Revolução em Havana

Por exemplo, se você quer curtir as lindas praias caribenhas, vá para Varadero ou, então, para os chamados Cayos. Já se seu estilo for mais histórico/cultural, vá para Santa Clara, Cienfuegos e Santiago.

Hospedagem em Cuba: qual a melhor opção?

Se a sua intenção é conhecer Cuba de verdade, sem sombra de dúvidas fique nas Casas Particulares e fuja dos hotéis.

Devido à economia do país, muitos cubanos alugam quartos das próprias casas para complementar a renda. Elas são identificadas por uma plaquinha na porta, pois precisam ser cadastradas pelo governo, mas é só dar uma volta no quarteirão que você vai ver muitas dessa placas nas casas.

A acomodação é basicamente um quarto grande com mais de uma cama e com banheiro privativo. Praticamente todas oferecem café da manhã, que também é outra forma de os cubanos complementarem a renda. Leia mais detalhes no post:

hospedagem em cuba casa de morador

Se, mesmo assim, você preferir ficar em um hotel – por conta de privacidade, conforto ou quaisquer outros motivos – pesquise aqui:

Pesquise opções de hospedagem em Cuba aqui

Como se locomover por Cuba?

Existe uma empresa de ônibus em Cuba somente para os turistas, chamada Via Azul. Ela atende bem a ilha e oferece trajetos entre as principais cidades cubanas e algumas outras menores.

Ônibus em Cuba

Há também a opção dos táxis coletivos, que é quando várias pessoas que querem ir para o mesmo destino dividem o mesmo carro para sair mais barato. A vantagem é a velocidade, já que os ônibus demoram mais nas estradas.

Como é o uso da internet em Cuba?

Essa é a grande questão, principalmente para turistas viciados em tecnologia.

Cuba é um país onde você precisa desapegar da internet. Ela existe e nem é difícil de ter acesso, porém, se for comparar com grandes centros urbanos como São Paulo, você vai considerar difícil.

Para usar internet em Cuba é preciso comprar um cartão (cujo custo varia de 1 CUC até 3 CUC), raspar o código, ir até um dos pontos de wifi espalhados pelas cidades e se conectar. Cada cartão dá direito a uma hora de acesso à internet, mas a conexão é lenta.

como é a internet em Cuba

Se você vai usar somente para atualizar as redes, falar com a família e amigos pelo whatsapp e checar e-mails, ou seja, coisas básicas, dá tranquilo.

Internet em Cuba
Parque Fe del Valle no centro de Havana, um dos pontos de acesso Wi-Fi em Cuba. Foto: Shutterstock

Cuba é um país seguro para viajar?

COM CERTEZA Cuba é um país seguro para Viajar, e digo isso com a boca cheia mesmo!

Cuba já tem a fama de ser um país super seguro e de fato o é. Dá pra andar sozinha pelas ruas durante a noite tranquilamente, por exemplo, pegar táxi e viver normalmente sem medo de sofrer violências.

Claro que todo cuidado é pouco e é sempre prudente ficar atendo, mas além da sensação de segurança ser forte, os crimes que acontecem lá não chegam nem perto dos que ocorrem no Brasil, por exemplo.

Compras em Cuba: o que vale a pena?

Cuba não é um lugar para compras, a menos que a sua intenção de compras seja charutos, rum e souveniers.

Você não vai encontrar grandes supermercados e lojas e toda a variedade capitalista que se vê em outros países.

Já as feirinhas de artesanato e lojas de lembrancinhas se encontram em toda parte, principalmente nas cidades mais turísticas. Aproveite para adquirir um artesanato local e ajudar a girar a economia e arte cubanas ou comprar os melhores charutos e rum do mundo!

☛ Leia também: Preços em Cuba: quanto se gasta em uma viagem para lá?

feirinha de artesanato de Cuba
Feirinha Trinidad

Os cubanos são receptivos?

São bastante amigáveis e receptivos, às vezes chega até a irritar, pois percebem que você é turista, então, chegam sempre pra conversar, tentar vender coisas e ajudar.

O bacana é que mesmo que você não “caia” nos golpes (que geralmente é fazer você comprar algo mais caro porque vai beneficiar ele mesmo ou um colega), eles mantêm a conversa e te respondem o que você quer saber e aí o papo vai longe!

dicas de Cuba

Uma das minhas últimas dicas de Cuba, então, é você aproveitar essa receptividade para conhecer de fato como é o dia a dia dos cubanos e algumas atividades ou pontos turísticos fora do padrão.

Então, gostou de nossas dicas de Cuba? Vá sem medo e não deixe de acompanhar o blog para ver os próximos posts que escreverei sobre a mais famosa ilha comunista do mundo.

Boa viagem!

Texto e imagens de Luciana Console

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here