Por: Turista Profissional - Atualizado em 28/05/2019

Carinhosamente chamado de Subte, o metrô de Buenos Aires é uma das melhores opções de transporte para quem está na cidade, tanto turistas quanto moradores.

Sua inauguração ocorreu em 1913 e foi o primeiro transporte subterrâneo do Hemisfério Sul.

O metrô de Buenos Aires não é considerado um dos mais limpos e modernos, mas é eficiente e atende aos principais pontos da cidade.

Conta com 6 linhas identificadas por letras e cores, completando 52 km de extensão, são elas: Linha A (azul clara), Linha B (vermelha), Linha C (azul escura), Linha D (verde), Linha E (roxa), Linha H (amarela).

metro de Buenos Aires - Metrô de Buenos Aires: tudo o que você precisa saber para usá-lo

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Metrô de Buenos Aires: tudo o que você precisa saber para usá-loQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Tarifas do metrô de Buenos Aires

Para “viajar” (sim, eles usam essa palavra para se referir às locomoções diárias) no metrô de Buenos Aires é necessário ter um cartão chamado SUBE, que serve para os ônibus também.

Você pode comprar o SUBE nas estações de metrô ou nos famosos kioscos (tipo lojinhas de conveniência) e o valor oficial é de 90 pesos.

Cartão em mãos, é preciso colocar crédito nele (pra quem mora em São Paulo – capital, é como se fosse o bilhete único), que pode ser feito nas próprias estações, kioscos, lotéricas e mais alguns outros lugares. Uma vantagem do SUBE: quanto maior o valor carregado, mais barata sai a passagem.

Segue a tabelinha pra facilitar:

Número de viagens          Valor da passagem

1 a 20                                       $ 19

21 a 30                                      $ 15,20

31 a 40                                      $ 13,39

41 ou mais                                   $ 11,40

como usar metro em buenos aires - Metrô de Buenos Aires: tudo o que você precisa saber para usá-lo

=> Economia: Seguro Viagem Argentina (com desconto)

Horário de funcionamento

O metrô de Buenos Aires abre às 5:00h e fecha às 23:00h, geralmente, e no domingo abre às 8:00h. Digo geralmente por que esse horário varia um pouco de estação para estação. Verifique a grade neste link: http://www.metrovias.com.ar/

turista profissional 5 - Metrô de Buenos Aires: tudo o que você precisa saber para usá-lo

Acessibilidade

O metrô de Buenos Aires não é dos mais acessíveis para todos. Nem todas as estações possuem elevadores e escadas rolantes, portanto, cheque no site oficial as informações sobre a estação que pretende usar, caso for realmente necessário uma acessibilidade maior: https://www.metrovias.com.ar/index.php/mapa-accesibilidad/

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Aplicativo para celular

– BA Subte: é o app do próprio metrô. Desenvolvido pela prefeitura, ele mostra o estado das linhas, trens em tempo real, roteiros, horários e etc. Disponível para IOS, Android e Blackberry.

– Cómo Llego: é um mapa da cidade. Útil para se localizar e traçar rotas, tanto de transporte público quanto a pé e de carro. Funciona em IOS, Android e Windows Phone.

buenos aires metro - Metrô de Buenos Aires: tudo o que você precisa saber para usá-lo

Pesquise opções de hospedagem em Buenos Aires aqui!

Curiosidades e dicas

O metrô de Buenos Aires é, além de transporte, uma atração artística. Várias estações são cobertas de murais e obras diversas, algumas inclusive sendo consideradas patrimônio cultural.

Na linha A as obras são mais históricas, na B temos arte urbana, na C são retratadas as paisagens do país, na D são os bairros, na E a arte contemporânea predomina e a linha H é onde o famoso tango é homenageado, existindo inclusive o “Passeio do tango”.

Ultimamente alguns abusos por parte dos comerciantes têm acontecido em relação ao preço do SUBE e as recargas. Oficialmente o valor do cartão é 25 pesos e é proibido cobrar pra recarregar, portanto, se acontecer isso, não aceite e se dirija a outro local.

O famoso bairro Recoleta não é atendido pelo metrô, o que gera grande insatisfação por parte de muitos turistas. As estações Callao e Tribunales da Linha D (verde) são as mais “próximas”.

mapa metro de buenos aires - Metrô de Buenos Aires: tudo o que você precisa saber para usá-lo

Atrações turísticas que o metrô de Buenos Aires atende

Aqui você checa as principais atrações de Buenos Aires e as linhas e estações mais próximas.

  • Casa Rosada: Linha A – Estação Plaza de Mayo ou Linha D – Estação Catedral
  • Bairro de San Telmo: Linha C – Estação de San Juan.
  • Plaza de Mayo: Linha A – Estação Plaza de Mayo ou Linha D – Estação Catedral
  • Rua Florida: Linha B – Estação Florida
  • Obelisco: Linha B – Estação Carlos Pellegrini / Linha C – Estação Diagonal Norte / Linha D – Estação de 9 de Julho.
  • Puerto Madero: Linha B – Estação Leandro N. Alem.
  • Plaza Francia (Recoleta): Linha H – Estação Las Heras
  • Jardim Japonês: Linha D – Estação Scalabrini Ortiz
  • Barrio Chino: Linha D – Estação Juramento
  • Alto Palermo Shopping: Linha D – Estação Bulnes.
  • Abasto Shopping: Linha B – Estação Carlos Gardel
  • Praça Cortazar ou Serrano: Linha D – Estação Plaza Italia
  • Teatro Colón: Linha D – Estação Tribunales
  • Zoo de Palermo: Linha D – Estação Plaza Italia
  • Jardim Botânico: Linha D – Estação Plaza Italia
  • Rosedal: Linha D – Estação Plaza Italia
  • Bosques de Palermo: Linha D – Estação Plaza Italia
  • Terminal de Ônibus de Retiro: Linha C – Estação Retiro
  • Congresso Nacional: Linha A – Estação Congreso

roteiro de buenos aires - Metrô de Buenos Aires: tudo o que você precisa saber para usá-lo

Dicas extras para organizar a sua viagem para Buenos Aires

Não vá sem o nosso "Roteiro de 7 dias em Buenos Aires e Arredores", pois é um roteiro completo pela cidade, com muitas informações importantes.

guia de Buenos Aires - Metrô de Buenos Aires: tudo o que você precisa saber para usá-lo

Outra coisa: não vá sem um bom Seguro Viagem, não dê espaço para os incidentes. Aqui a gente te dá desconto:

Compre o seu SEGURO VIAGEM para a Argentina com até 10% de desconto aqui!

Não deixe também de ler todas as nossas dicas de viagem para a Argentina e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.

Em matéria de hospedagem, antes de decidir leia o texto onde ficar em Buenos Aires (dicas de hotéis e os melhores bairros), que vai te ajudar bastante. 😉

✈ ✈ Confira aqui passagens aéreas baratas para Buenos Aires ✈ ✈

Boa viagem!

Continue sua viagem para Buenos Aires aqui:

* Texto de Luciana Console

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
7 Comentários
  1. Oi, to lendo todos os seus post e to adorando.. não entendi na parte que vc fala que não podem cobrar para recarregar o cartão sube.

    1. O estabelecimento só pode cobrar o valor que quer recarregar, mas não pelo serviço da recarga. Boa viagem!

  2. Aproveitando suas dicas sobre o metro gostaria de tirar uma duvida, o cartão SUBE é de uso individual ou podemos adquirir um para ser utilizado por todos os membros da família (4 pessoas).
    Desde já agradeço a atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *