Vamos falar sobre o Museu do Amanhã.
Se você está com sua viagem marcada para o Rio de Janeiro, com certeza já tem muitas ideias de lugares para conhecer… afinal, o Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa!
Mas, sem dúvida, um passeio que não deve ficar de fora do seu roteiro é a região portuária recém-revitalizada do Rio – o Porto Maravilha -, onde está situado o Museu do Amanhã.
E é sobre ele que falaremos neste artigo.
Mas antes… que tal umas rápidas dicas sobre o Rio?
Há MUITA COISA LEGAL para fazer e visitar no Rio de Janeiro!
Importante => Seguro Viagem Nacional
Algumas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro, além do Museu do Amanhã…
Você DEVE conhecer o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar (e aproveitar para dar um giro pela Urca e Praia Vermelha, e também para caminhar pela Pista Cláudio Coutinho), as praias do Rio de Janeiro, como a de Copacabana, Ipanema, Leme etc etc etc… deve também conhecer o Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas… fazer umas trilhas pela Floresta da Tijuca (existem visitas guiadas, é preciso verificar os horários)… curtir os bares, boates e points da Lapa à noite (com opções para todos os gostos e tribos)… são tantas tantas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro!
- Leia também: O que fazer em um dia no Rio de Janeiro
Além disso, se quiser sair da Cidade Maravilhosa e dar um rolezinho pelos arredores, Niterói também é uma cidade incrível, com muitas trilhas pela Serra da Tiririca, com vistas de tirar o fôlego (os aventureiros de plantão não devem perder!) e lindas praias, como Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga…
Garanta => Ingresso e trem para o Cristo Redentor
Você pode também esticar seu rolezinho até a Região dos Lagos e conhecer Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio… não há como se arrepender!
Ou, ainda, dar uma esticada até a Costa Verde e conhecer Ilha Grande, Angra dos Reis, Paraty, Trindade, o Saco de Mamanguá…
Sim, caro leitor, já sei… já estou escrevendo demais! É que, se for para escrever sobre o Rio, eu tenho muuuuuuuita história para contar… rsrs
Todavia, esse artigo é sobre o Museu do Amanhã, na Cidade Maravilhosa. E com certeza ele é uma das boas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro.
Então, vamos a ele!
Garanta seu ingresso para o Pão de Açúcar agora!
Breve “capítulo” sobre a história de Revitalização da Zona Portuária do Rio
O projeto do Porto Maravilha teve seu início no ano de 2009, quando leis municipais criaram a Operação Urbana e a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).
Todavia, grandes passos para a construção do Porto Maravilha foram dados mesmo a partir 2011, com a urbanização do Píer Mauá, a revitalização da Praça Mauá, e a posterior construção do MAR (Museu de Arte do Rio), que foi inaugurado em 1º de março de 2013.
O Porto Maravilha ganhou ainda mais destaque após a criação e inauguração do Museu do Amanhã, no ano de 2015.
O programa de revitalização da região teve como objetivo a recuperação do potencial econômico, turístico e habitacional da região, além da mudança do conceito de mobilidade urbana na cidade do Rio, colocando o uso de automóveis particulares em segundo plano e incentivando o uso do transporte coletivo e do ciclismo (com a ampliação da malha cicloviária).
O projeto também objetivou promover a acessibilidade através diferentes meios de transporte, o que inclui hoje o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), inserido na malha de transportes da cidade após as obras do Porto Maravilha.
Para mais informações, acesse o site http://www.portomaravilha.com.br/.
Museu do Amanhã, o que é?
Com o prédio projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã recebeu esse nome justamente porque seu conceito é o de um museu de ciências diferente, que trabalha em cima de questionamentos e ideias acerca da época de grandes mudanças em que vivemos e nos faz refletir sobre as possibilidades de caminhos para o futuro que se abre à nossa frente.
Focado em Sustentabilidade e Convivência – palavras-chave para a construção de um futuro ideal -, o Museu do Amanhã divulga avanços da ciência, leva a refletir sobre os sinais vitais da Terra, sempre buscando promover a inovação em suas exposições. Ele amplia nossos saberes e transforma nosso modo de pensar e agir – e de tratar nosso planeta.
O site do próprio Museu do Amanhã apresenta a seguinte justificativa para a sua proposta:
“[…] Somos capazes de intervir na escala de moléculas e de continentes. Manejamos átomos e criamos micro-organismos artificiais. Desviamos o curso de grandes rios, alteramos florestas, influenciamos a atmosfera, transformamos o clima. Habitamos um planeta que vem sendo profundamente modificado por nossas ações. Que amanhãs serão gerados a partir de nossas próprias escolhas?”
O Museu do Amanhã é o museu do presente, para a construção de um futuro melhor.
Leia mais sobre o ele em http://museudoamanha.org.br/pt-br/sobre-o-museu.
Como chegar ao Museu do Amanhã?
Há muitas maneiras de chegar ao Museu do Amanhã. Você pode ir de carro, de Uber, de táxi, de ônibus, barca, metrô… abaixo detalho cada opção de transporte para você escolher a melhor para seu passeio e chegar ao local sem erro.
Carro
Se você estiver de carro, saiba que o Museu do Amanhã não conta com estacionamento próprio. Todavia, há estacionamentos particulares na região.
Como escrevi acima, um dos objetivos do projeto do Porto Maravilha é justamente incentivar o uso dos transportes coletivos – o que significa deixar o carro em casa.
Mas se você quiser ir de carro, o estacionamento mais próximo fica no edifício RB1 (Av. Rio Branco, 1), a cerca de 100 metros da entrada do Museu. Mas ainda há outros no local.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Barcas
As pessoas que moram do outro lado da Baía de Guanabara (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí etc), na Ilha do Governador ou em Paquetá, podem se dirigir ao Museu do Amanhã de barcas.
E é bem fácil. As barcas deixam os visitantes na Praça XV e, de lá até o Museu do Amanhã, você poderá fazer uma caminhada (é bem rápida, leva cerca de 20 minutos) ou ir de ônibus (cerca de 20 linhas ligam a Praça XV à Praça Mauá).
Eu sempre vou a pé mesmo. E indico que você faça isso.
Imperdível => Destaques do Rio em 6 paradas com almoço incluído
VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)
Se você pretende chegar ao Museu do Amanhã de VLT, caro leitor, pegue uma composição da linha 1 (azul) – sentido aeroporto Santos Dumont ou sentido rodoviária|Praia Formosa – e desça na “Parada dos Museus”.
A estação do VLT fica a cerca de 200 metros de distância do Museu do Amanhã. Você pode acessar o mapa com todas as paradas do VLT no site www.vltrio.rio.
Bicicletas
Para os amantes do pedal, há bicicletários na Praça Mauá, com um total de 120 vagas para ciclistas. E também há a opção de aluguel de bicicletas na cidade. Excelente pedida.
Ônibus
Para visitar o Museu do Amanhã de ônibus, consulte antes o site http://www.vadeonibus.com.br/vdo/#!home para saber qual a melhor opção de linha partindo de sua localização até o Museu.
Trem
Se quiser ir ao Museu do Amanhã de trem, desça na estação da Central do Brasil. De lá, pegue o ônibus (linha 225) ou ande aproximadamente 15 minutos até o local.
Metrô
Se você for ao Museu do Amanhã de metrô, descendo na Estação Uruguaiana, terá duas opções de caminhos a pé:
1ª – atravessando a Avenida Presidente Vargas, siga pela Rua Acre até chegar à Praça Mauá / Museu do Amanhã;
2ª – seguindo pela Avenida Presidente Vargas no sentido Igreja da Candelária, dobre à esquerda na Av. Rio Branco e siga em frente até chegar à Praça Mauá / Museu do Amanhã.
Aeroporto
Se você for visitar o Museu do Amanhã direto do aeroporto (o que acho improvável, mas vamos lá… rsrs), o mais próximo é o Santos Dumont, que se localiza a aproximadamente de 3 km de distância. De lá, pegue um ônibus, um táxi ou um Uber até o local. Endereço do Aeroporto Santos Dumont: Praça Senador Salgado Filho, s/n° – Rio de Janeiro, RJ.
Museu do Amanhã – Informações úteis
- Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20081-240
- Horário: aberto de terça a domingo, de 10h às 18h. A bilheteria fica aberta até as 17h.
- Preços: Inteira: R$ 26,00; meia-entrada: R$ 13,00; gratuidade para estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio, professores da rede pública de ensino e de universidades públicas, pessoas com idade até 5 anos e a partir de 60 anos, acompanhante necessário de pessoas com deficiência, funcionários de museus ou associados do ICOM com selo da anuidade, guias de turismo, funcionários Santander, funcionários Shell, grupos em Vulnerabilidade Social (entrar em contato pelo email visitas@museudoamanha.org.br)
Às terças-feiras a entrada no Museu é gratuita para todos.
Em todos os casos, é preciso apresentar a documentação de comprovação de gratuidade.
- Leia também: Hotéis no Rio de Janeiro (que não vão te levar à falência)
Outras visitas interessantes próximas ao Museu do Amanhã
Se você planeja visitar o Museu do Amanhã, não deixe de visitar também o MAR (Museu de Arte do Rio), que fica quase em frente, e o AquaRio (Aquário Marinho do Rio de Janeiro), o maior aquário marinho da América do Sul e a Rio Star.
Visite também o Cais do Valongo (sítio arqueológico resgatado no período das obras do Porto Maravilha, agora monumento preservado e aberto, atendendo a uma antiga reivindicação do Movimento Negro) – reconhecido pela UNESCO – e a Pedra do Sal, no Morro da Conceição (que faz parte da região conhecida historicamente por “Pequena África”, que se estendia do entorno da Praça Mauá até a Cidade Nova), e aproveite as incríveis rodas de samba do local!
Ingresso para a Roda Gigante do Rio de Janeiro aqui!!!
Para mais informações, Consulte os sites da Unesco e do Mapa de Cultura.
E, claro, não deixe de passear e se encantar com a região revitalizada do Porto Maravilha!
E também de apreciar a vista que se tem da Baía de Guanabara, com a Ponte Presidente Costa e Silva (a famosa Rio-Niterói) ao fundo… é uma paisagem linda!
Aproveite seu passeio ao Museu do Amanhã!
E boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.