Home / Brasil / O que e onde comer em Porto de Galinhas

O que e onde comer em Porto de Galinhas

Todo mundo sabe que a comida nordestina é uma delícia, certo? É praticamente uma unanimidade. A culinária é, inclusive, uma das atrações turísticas do Nordeste.

Em Porto de Galinhas, a gastronomia nordestina é muito bem tratada, com restaurantes que dão toques especiais a pratos tradicionais. Elementos da culinária nordestina compõem novos pratos em versões autorais.

Então, pra ajudar a você organizar o seu roteiro, vamos dar umas dicas de o que comer e onde comer em Porto de Galinhas. Vamos apresentar os restaurantes que conhecemos quando fomos e alguns de seus pratos principais.

Só de pensar, já quero ir de novo! rs

passeios de jangada em porto de galinhasAs piscinas naturais são a sensação de Porto de Galinhas, mas a culinária é também um grande atrativo!

Pesquise aqui a sua hospedagem em Porto de Galinhas

Se você ainda está em dúvidas de onde se hospedar, veja este post com alguns dos melhores hotéis e pousadas em Porto de Galinhas:

O que e onde comer em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas, em Pernambuco, está a cerca de 50 km do Recife e é um dos mais famosos destinos turísticos do Brasil. Todos os anos, mais de 1,2 milhão de visitantes vão pra lá – muitos deles estrangeiros, cerca de 20% – atraídos por tudo o que o nordeste tem a oferecer: praias paradisíacas de areias brancas, águas claras e mornas, muito sol o ano inteiro, comidas características e maravilhosas.

O sucesso do destino e todo esse fluxo de turistas em busca de novidades fez surgir uma cena gastronômica variada e exclusiva. Afinal,  a gastronomia faz, sim, parte da viagem.

Hoje, a região de Porto de Galinhas tem dezenas de restaurantes espalhados pela cidade e redondezas (mais de 80), e muitos são premiados. Como dissemos, muitos trazem uma cozinha própria, criativa, com produções autorais e adaptações exclusivas feitas pelos chefs de cada que os estabelecimentos oferecem para seus clientes. Mas tem opções para todos os gostos e bolsos, desde as mais baratas até as mais requintadas e exclusivas, perfeitas para um almoço com a família ou mesmo um romântico jantar a dois.

Não é difícil achar onde comer em Porto de Galinhas. Você escolhe: quer passar um tempo agradável com os amigos tomando uma cerveja com tira-gostos? Quer comer algo simples e rápido, como um crepe ou uma pizza? Quer comer ao som de uma música de boa qualidade? Ou quer ir a um lugar para degustar uma comida mais requintada, à luz de velas?

Tem.

Logicamente, Elementos da comida nordestina estão presentes em quase todos os pratos, como não poderia deixar de ser: mandioca, farinha, frutas locais, queijos (especialmente o coalho), milho, cuscus, carne de sol, tapioca e muito mais.

Onde comer em Porto de Galinhas - Gratinado de Macaxeira do BarCaxeiraGratinado de Macaxeira com recheio de Carne de Sol – o carro-chefe do BarCaxeira

Mas o interessante é que eles são combinados aos frutos do mar – afinal, é um destino lar de pescadores e os frutos do mar também são típicos do nordeste – com um toque exclusivo dado pelos chefs de cada estabelecimento. E nós podemos apreciar, então, pratos com sabores maravilhosos.

o que comer em porto de galinhasPeixe na Telha Gratinado, delícia do restaurante… Peixe na Telha!

O que comer em Porto de Galinhas, então, você quer saber. Alguns exemplos de pratos que podemos encontrar por lá, em diversos restaurantes, frutos de toda essa construção gastronômica própria e com seus toques especiais, são: casquinhas de siri ou caranguejo; trouxinhas recheadas com molho de maracujá; peixe na telha com molho branco; escondidinhos super especiais; camarão no maracujá; camarão ao coco; moqueca com banana; carne de sol com queijo coalho; charque com feijão verde…

pratos típicos de porto de galinhasA Carne de Sol na chapa com queijo Coalho e macaxeira, no João Bar e Restaurante, em frente à praia de Maracaípe

São muitas opções a serem exploradas. E, se você pensa que as sobremesas são esquecidas, não se engane. Da mesma forma que os pratos salgados, receitas tradicionais ganham novos formatos e sabores nas misturas de elementos regionais e internacionais.

Então, podemos encontrar desde o tradicionalíssimo bolo de rolo até criações como a cartola com brigadeiro, o escondidinho de caju, o carpaccio de abacaxi, o queijo coalho com sorvete… que seja doce sua visita!!

O que comer em POrto de Galinhas - Cartola de Brigadeiro o Bar JoãoCartola de Brigadeiro do Restaurante do João = Banana frita coberta com queijo manteiga e brigadeiro

Agora, veja abaixo os restaurantes que conhecemos e mais alguns pratos que comemos.

Dicas de restaurantes em Porto de Galinhas

Peixe na Telha

A especialidade, como o nome diz, é o peixe na telha, com diversos pratos. Mas lá se pode também comer outros frutos do mar, além de petiscos como casquinha de siri e iscas de peixe empanadas. A entrada é pela rua, mas, lá dentro, você percebe que ele está à beira do mar, com uma vista incrível.

restaurante Peixe na Telha, em Porto de GalinhasEntrada do Peixe na Telha

casquinha de siriCasquinha de Siri do Peixe na Telha

João Restaurante

Na orla de Maracaípe, este restaurante fica em uma vila de frente para o mar. Tem uma piscina à disposição dos clientes e pratos bem diferentes, todos maravilhosos. Ótimo para uma pausa da praia pro almoço.

restaurante Porto de GalinhasÉ isso mesmo: em frente ao mar, com uma piscina – que se pode utilizar – e com comidas maravilhosas!

o que comer em porto de galinhasO fantástico Camarão Havaiano. Servido no abacaxi, é carregado no azeite, misturado com cubos de abacaxi e gratinado com queijo muçarela.

Donna Gi

Numa das principais ruas da vila, o Donna Gi é especializado em crepes e pizzas, mas também tem outros pratos e tira-gostos. São mais de 30 sabores de crepes deliciosos, só dos salgados, fora os doces. Então, se você quer beliscar algo e tomar uma cerveja ou um bom vinho com os amigos, – e não um jantar formal, com pratos a la carte – esta pode ser uma boa parada. E com um crepe doce de sobremesa!

onde comer em Porto de Galinhas

o que comer em porto de galinhasCrepe de charque com catupiry, um dos mais de 30 sabores salgados disponíveis no Donna Gi

BarCaxeira

Restaurante Barcaxeira em Porto de Galinhas

o que fazer em Porto de GalinhasSão diversos sabores do gratinado de macaxeira, recheadas com delícias

Beijupirá

Considerado um dos melhores restaurantes de Porto de Galinhas, senão o melhor, o Beijupirá faz jus à fama. Tem diversos pratos exclusivos e uma cozinha criativa, com uma mistura de elementos na media certa, desde frutos do mar às frutas da região. Com seu estilo de decoração que vai do rústico ao sofisticado (utilizando elementos regionais, como palha, madeira e objetos de barro), tem um ambiente propício para um bom jantar a dois, romântico, ou um encontro entre amigos, descontraído.

restaurante Beijupirá Porto de GalinhasEntrada do Beijupurá

restaurante beijupirá em Porto de GalinhasUma das entradas: queijo coalho temperado e assado… por nós mesmos!

restaurante beijupirá porto de galinhasBeijucastanha é um dos pratos autorais e diferentes do Beijupirá: filé de peixe grelhado com manteiga de castanha de caju, batata flambada e arroz de espinafre

Indo embora de Porto de Galinhas, você vai voltar pra casa com vários pratos “preferidos”. Eu tenho o meu! Os sabores ficam na memória e nos dão vontade de voltar.

Aliás, é uma coisa que quero muito: descobrir onde comer em Porto de Galinhas para além de onde já fui. Voltar para Porto de Galinhas e fazer outro tour gastronômico, conhecendo mais alguns dos melhores restaurantes e suas criações.

Pode acreditar, a parte gastronômica vai deixar saudades da sua viagem a Porto de Galinhas!

Mesmo sendo um destino nacional, nós aconselhamos a não viajar sem um bom Seguro Viagem. Afinal, a gente nunca sabe quando pode precisar de uma ajudinha… e o valor é tão baixo que não vale a pena arriscar.

Pesquise aqui o seu Seguro Viagem

E veja também nossas outras dicas de Porto de Galinhas, com indicações de passeios, hospedagens etc.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.

Leia também

museu do aleijadinho

O que visitar em Ouro Preto: as principais atrações turísticas

Você pode não ter ideia, mas há muito o que visitar em Ouro Preto. Não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *