Conheça Itaúnas, a vila capixaba das dunas e do forró!

Descubra aqui o que fazer em Itaúnas, a terra do forró!

Foi assim que eu ouvi falar pela primeira vez desta pequena vila no Espírito Santo: “a terra do forró”.

Situada no litoral do estado, a cerca de 260 km da capital, Vitória, Itaúnas é conhecida também por suas dunas e seu pôr-do-sol maravilhoso que pode ser apreciado de cima das areias.

Mas a origem das dunas de Itaúnas tem uma história interessante e um pouco trágica.

A vila se encontrava antigamente na beira da praia e tinha como padroeiro um santo negro. Porém, um padre novo chegou à cidade e quis substituir o santo negro por um santo branco. A população não permitiu tal sacrilégio e expulsou o padre, que, ao sair da cidade, teria dito: “Hoje, sou eu que saio, mas não vai tardar para em breve serem vocês”.

Praga ou não, as areias da praia começaram, aos poucos, a invadir a vila, de modo que os moradores precisaram deixar suas casas e reconstruir Itaúnas mais longe da praia, atrás de um rio que passa por lá. Ou seja, embaixo das dunas de Itaúnas existe a vila antiga inteirinha! Não muito tempo atrás, inclusive, dava pra ver a cruz da igreja “enterrada” (na verdade, semi-coberta) na areia.

ponta da Igreja dunas itaunas
A ponta da igreja na vila antiga, ainda aparecendo sob a areia…

Histórias à parte, Itaúnas é muito pequena e as principais atividades giram em torno das dunas, do forró e de passeios pela região. É um lugar bem gostoso de se passar alguns dias para desacelerar do stress das grandes cidades e curtir um forrozinho durante a noite.

Itaúnas é muito bem servida de pousadas e restaurantes com comida típica. Os estabelecimentos aceitam cartões, porém, não há caixa eletrônico e nem banco por lá, então vá prevenido com dinheiro vivo, principalmente para os passeios de bugue!

Confira agora o que fazer em Itaúnas!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


O que fazer em Itaúnas

Dunas de Itaúnas

As dunas de Itaúnas ficam pertinho da vila e, apesar de muita gente ir de carro, dá pra ir a pé tranquilamente, em uma caminhadinha em linha reta que não chega a dar 20 minutos.

É só ir em direção ao rio, atravessar a ponte e seguir reto que logo se chega na “entrada” das dunas. Aí sim que você vai sentir o esforço, a subida é curta, mas cansa, ainda mais porque é na areia fofa.

dunas de itaunas

A vista lá de cima compensa o esforcinho e a praia fica visível assim que se chega ao topo. Os grandes quiosques de praia também ficam à vista e dá pra escolher a trilha direto pro quiosque desejado. Isso porque a praia é bem grande, então foram construídos caminhos que levam direto pro ponto da praia que se deseja. Muita gente nem vai até a praia e fica direto nas dunas, onde algumas pessoas estendem cangas, esteiras e levam até cadeiras.

dunas em itaunas

Praia de Itaúnas

Itaúnas em si possui uma única praia, que é a que se acessa pelas dunas. É uma praia bem extensa e de areia curta, então, quando a maré sobe, a faixa de areia fica ainda menor.

A cor da água é levemente amarronzada, mas que nada tem a ver com o desastre de Mariana, quando a lama da mineradora Samarco se espalhou por praticamente todo o Espírito Santo. A cor é da geologia local mesmo, já lá pro fundo do mar dá pra ver um verde bem bonito.

Obviamente, é a grande atração local, que não fica de fora quando se pensa em o que fazer em Itaúnas.

o que fazer em itaunas

Noite em Itaúnas: forró

O que fazer em Itaúnas? Oras, dançar forró! Afinal, ela não tem essa fama à toa. Toda noite você vai se deparar com forró rolando solto em algum bar ou casa de forró em Itaúnas. Pergunte em qualquer comércio onde vai ser “o rolê” da noite e eles vão te indicar, pois a vila é bem pequena.

itaunas espirito santo

Um lugar que chama bastante a atenção é um bar de reggae logo em frente à ponte que vai para as dunas. O som alto, com discotecagem e banda ao vivo (dependendo da noite), anima a esquina, fazendo do bar do reggae um ponto onde as pessoas começam o ‘esquenta’ antes de ir para o forró.

Um dos locais de forró é o Café Brasil, lugarzinho bem gostoso com um pequeno palco e uma pista de dança para forrozear das 22h até quase amanhecer!

Forró em Itaúnas Café Brasil

Apesar de o forró acontecer sempre, durante o mês de julho Itaúnas fica lotadíssima por conta do FENFIT, o Festival Nacional Forró de Itaúnas, grande evento que traz bandas de forró-pé-de-serra do Brasil todo e enche a cidade de turistas.

Você já segue o nosso Instagram?

Trilhas do Parque Estadual de Itaúnas

Em Itaúnas existe o Parque Estadual de Itaúnas, com algumas trilhas de acesso à praia da vila, as quais te levam a pontos diferentes dela, que é extensa. Uma das trilhas, por exemplo, que é também a mais curtinha e é a primeira que aparece na estrada, faz com que se chegue até a única casa que “sobreviveu” da antiga vila. A casinha está abandonada e só ficou de pé porque fica um pouco afastada da região onde as dunas tomaram tudo. É a trilha do Tamandaré.

praia de Itaúnas

Já outras trilhas, como a Trilha do Pescador e a Trilha do Buraco do Bicho, ficam ao longo da estradinha de terra que segue após a ponte que dá acesso às dunas. A primeira também é tranquila, mais curta, já a segunda exige mais tempo e condicionamento físico por ser mais extensa. Mas em relação ao grau de dificuldade, elas são trilhas bem simples e dá pra seguir tranquilamente, não é um trekking.

trilhas do parque estadual de itaunas

Ao caminhar pela estrada para acessar as trilhas, dá pra ver as casas dos quilombolas da região, onde alguns moradores trabalham vendendo artesanato.

👉 Leia também: Seguro Viagem Nacional: é necessário fazer?

Passeio de bugue pelas praias baianas

Agora, a dica de o que fazer em Itaúnas na verdade é fora de Itaúnas, mas não pode faltar no seu roteiro: é o passeio de bugue pelas praias na divisa com a Bahia e o passeio até o Riacho Doce.

Já na fronteira com o sul da Bahia, o Riacho Doce é um pequeno rio que deságua no mar e chama a atenção pela peculiaridade de que um lado da margem é Espírito Santo e o outro é Bahia, ou seja, dá pra brincar de estar em dois lugares ao mesmo tempo! 😊

Já o passeio até as praias – que são Coqueiros, Costa Dourada e Dois – proporcionam uma paisagem muito bonita por conta das falésias das praias. Se der sorte de pegar maré baixa, o bugue faz o trajeto pela areia mesmo!

o que ver em itaunas

O passeio até o Riacho Doce e as praias baianas até pode ser feito no mesmo dia, mas é preciso de tempo, já que Riacho Doce é fora do trajeto das outras praias.

Existe uma questão dos quilombolas com a empresa de celulose da região. Itaúnas é rodeada por plantações de eucalipto, que é uma monocultura agressiva para a natureza. Durante o trajeto até as praias mais distantes a gente passa por estradas bem no meio das plantações.

eucalipto no espirito santo

Aliás, você pode visitar a Comunidade Quilombola do Angelim, conhecer sua história e visitar a fábrica de farinha e de beijus.

Como chegar em Itaúnas

Vitória é a capital do Espírito Santo e é onde fica o aeroporto mais próximo (266 km), mas as cidades mais próximas de Itaúnas são Conceição da Barra (26 km) e São Mateus (53 km). A estrada que leva até Itaúnas, a partir das cidades próximas, é de terra.

Se você não for de carro direto a partir de Vitória, que é a maneira mais rápida (cerca de 4h) e com menos “baldeação”, a opção é utilizar os ônibus entre as cidadezinhas próximas. É preciso chegar até elas e de lá pegar um ônibus até Itaúnas.

Por exemplo, ir de Vitória até Conceição da Barra (pela Viação Águia Branca) e, de Conceição da Barra, pega-se o ônibus para Itaúnas, que vai passar pela estradinha de terra. São poucas opções de horários por dia, portanto, fique atento.

Procure a sua pousada em Itaúnas aqui!

É muita estrada pra chegar lá, eu sei, mas, pode ter certeza de que vale a pena, porque, além do que apresentamos, tem muito mais o que fazer em Itaúnas!

Boa viagem!

Texto e fotos: Luciana Console

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here