Por: Turista Profissional - Atualizado em 03/11/2020

Acompanhe com a gente o que fazer em Guarapari, ES. Você vai se surpreender, pois o litoral do Espírito Santo não deixa a desejar, não é verdade?

Entre tantas regiões praianas conhecidas no Brasil, está Guarapari. Uma cidade que reserva mais de 50 praias de todos os estilos e gostos para os turistas que também amam a água salgada.

Ainda mais: o local conta com ampla infraestrutura turística! Apenas em questão de acomodação, são mais de 80 hospedagens em Guarapari espalhadas por toda a região. O suficiente para receber cerca de um milhão de pessoas que anualmente visitam as praias de Guarapari durante as férias de verão.

Diante da diversidade de praias e de coisas a se fazer, nesse post você vai descobrir tudo o que precisa saber antes de visitar um dos litorais mais bem frequentados do Espírito Santo.

Em resumo, neste artigo você vai saber:

  • Onde fica Guarapari
  • Como chegar a Guarapari
  • Qual a melhor época para ir a Guarapari
  • As melhores praias de Guarapari
  • O que fazer em Guarapari além das praias
  • Onde se hospedar em Guarapari
  • Onde comer em Guarapari

Prontos, então, para viajar para Guarapari ES?

Importante! => Seguro Viagem Nacional(tem que fazer?)

guarapari espirito santo - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Praia da Cerca ao amanhecer – Foto de Assembleia Legislativa do Espírito Santo 

Onde fica Guarapari?

Guarapari é uma cidade litorânea localizada no Estado do Espírito Santo e faz parte da Região Metropolitana da Grande Vitória.

A cidade está a aproximadamente 53 km de distância da capital capixaba e a cerca de 500 km de distância de outras cidades do sudeste brasileiro, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

onde fica guarapari es - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Clique no mapa se quiser saber a rota – Fonte: Google Maps

Como chegar a Guarapari ES?

O aeroporto mais próximo fica na capital, então, para quem está saindo de Vitória é possível se deslocar para Guarapari de carro pela Rodovia do Sol (ES-060) e Eco BR-101.

Outra opção mais econômica é fazer o deslocamento de ônibus. As empresas Viação Planeta e Viação Alvorada fazem o trajeto entre as cidades diariamente.

Mas para quem chegou à capital capixaba de avião, a Viação Alvorada possui saídas do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles.

Devido à pouca distância entre as cidades é possível também contratar um serviço de táxi ou transporte por aplicativo, mas aconselhamos alugar um carro. Assim, você pode ter a liberdade de se deslocar por entre os pontos turísticos de Guarapari com mais facilidade.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Além disso, para quem está saindo do Rio de Janeiro também é possível chegar a Guarapari, ES, de carro pela Eco BR-101 e de ônibus. De ônibus, a empresa que realiza essa viagem é a Kaissara e o percurso dura aproximadamente 7h30.

A Viação Kaissara também possui viagens disponíveis entre Belo Horizonte e Guarapari com aproximadamente 9h de duração. Aliás, devido ao número de mineiros que frequentam a cidade todos os anos, Guarapari também é conhecida por ser a praia dos mineiros.

passagem aerea para vitoria 1 - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Clique na imagem e encontre a melhor passagem aérea para Vitória, saindo de seu Estado

Qual a melhor época para ir a Guarapari?

A verdade é que em Guarapari ES há motivos de sobra para ir em qualquer período do ano, afinal a cidade é maravilhosa em qualquer mês.

Mas é claro que há aqueles meses em que a cidade está mais tranquila e aqueles em que a cidade está repleta de turistas. Basta você saber o que quer encontrar por lá.

Guarapari possui temperatura média anual ideal para realizar passeios, caminhadas e curtir as atrações naturais da cidade, com maior incidência de chuvas entre os meses de outubro e janeiro.

No verão (dezembro a março) a cidade costuma estar sempre lotada de visitantes, sendo considerada a alta temporada por lá. Então, se esse foi o período escolhido para conhecer Guarapari, planeje a viagem com uma boa antecedência.

Guarapari es - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Praia lotada em Guarapari no verão. Foto de Cleferson Comarela

Contudo, se você é do grupo das pessoas que preferem um destino menos lotado e mais tranquilo, os demais meses do ano serão ideais para conhecer Guarapari e seus encantos.

Dica: se a intenção for realizar mergulhos, nos meses de dezembro a maio o estado das águas oferece uma melhor experiência, proporcionando melhor visibilidade embaixo d’água.

Encontre aqui os melhores pacotes de viagem para Guarapari ES

Melhores Praias de Guarapari

Primeiramente, saiba que Guarapari conta com 52 praias que oferecem propostas e experiências diferentes e distribuídas entre o Centro, Litoral Norte e o Litoral Sul.

Como já é de se esperar, as praias localizadas na região mais central possuem as melhores estruturas para receber os visitantes, além disso, é também no Centro que está a praia mais famosa de Guarapari e do Espírito Santo, a praia da Areia Preta.

Já as regiões do Litoral Sul e Litoral Norte oferecem praias com belezas únicas e características distintas, mas é no Litoral Norte que está uma das praias mais bonitas da região.

Ficou curioso para saber qual é a praia mais bonita, não é? Então acompanha mais abaixo que vamos falar tudo sobre ela.

Vamos conhecer as melhores praias de Guarapari?

Praia Areia Preta

Com suas areias em tons castanhos devido à presença do mineral monazita, a Praia Areia Preta é a praia mais famosa de Guarapari, pois acredita-se que suas areias trazem benefícios à saúde. Por isso, é comum observar pessoas, em sua maioria idosos, cobertos de areia por lá!

A praia é bastante movimentada durante o dia e a noite, já que conta com inúmeros serviços de bares, quiosques e restaurantes em sua orla. Para quem deseja registrar uma fotografia de lembrança em Guarapari, o letreiro da cidade fica na Praia da Areia Preta.

letreiro de guarapari es - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Foto: Gabriely Sant’Ana

Você quer fazer a Rota das Emoções todinha que nem a gente? Clica no link abaixo e insira suas informações que nós entraremos em contato!

Rota das emoções: EU QUERO!

Praia dos Namorados

Com um ar de romantismo, a pequena Praia dos Namorados é bastante convidativa para os casais apaixonados! Com apenas 75 metros de extensão, a praia possui águas calmas com presenças de arrecifes que acabam formando piscinas naturais que fazem a alegria dos banhistas.

Apesar de pequena, há boas estruturas que oferecem comidas, bebidas e petiscos!

praia dos namorados guarapari - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
“Praia dos namorados” – Foto de profcarlos

Praia do Morro

Umas das principais e mais frequentadas praias de Guarapari, a Praia do Morro possui cerca de 3 km de extensão e esse fato faz com que seu mar tenha trechos de águas calmas e trechos de águas agitadas, agradando aos diferentes públicos que frequentam a praia.

Não é apenas o seu marzão de tons azuis e areias fofinhas que atraem os visitantes, mas também a excelente estrutura, com comércios, bares, restaurantes, calçadão ideal para caminhadas e pedaladas e a feira de artesanato!

A Praia do Morro fica já na região norte, mas bem pertinho do centro de Guarapari, são apenas 4 km de distância.

praia do morro guarapari - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Praia do Morro – Foto de Bruno Matos

Praia da Bacutia

Fazendo parte do complexo de praias que formam a Enseada Azul, a Praia da Bacutia com certeza ostenta com louvor o título de uma das praias mais lindas do Espírito Santo!

O acesso à praia se dá por alguns caminhos que cortam a vegetação, mas que valem muito a pena serem feitos tranquilamente, com pausas, inclusive, para fotos.

A água é azul, calma e cristalina. São apenas 450 metros de areia, emoldurada por castanheiras e vegetação rasteira. É um verdadeiro paraíso, afinal!

No verão, é difícil encontrar um espaço na areia e, como a areia não é muito extensa, logo a água do mar toma conta de todo o espaço, portanto, chegue cedo na Praia da Bacutia e esteja atento à tábua de maré.

Uma das principais características da praia é que nela não existem quiosques ou restaurantes, mas não é difícil encontrar vendedores ambulantes vendendo salgados.

Contudo, indicamos levar seu próprio lanche, chegar cedo para conseguir um lugarzinho na areia e aproveitar ao máximo seu dia em uma das praias mais bonitas do Espírito Santo.

Procure aqui opções de hotel em Guarapari

praia da bacutia guarapari espirito santo - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Praia da Bacutia, Guarapari ES – Foto de “MarceloMoryan MTur Destinos

Praia dos Padres

Pequena e charmosa praia rodeada pela natureza e famosa por sua tranquilidade, a Praia dos Padres é um verdadeiro refúgio!

Com água transparente e tranquila, é uma praia perfeita para se deliciar durante todo o dia, haja vista a quantidade de espaço e sombra que tem a disposição dos visitantes.

Para chegar a Praia dos Padres basta fazer uma curta trilha que se inicia na Rua Onze, por trás da pousada Enseada do Corsário.

pontos turisticos de guarapari - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
“Praia dos Padres” – Foto de: Joalpe 

O que fazer em Guarapari além das praias?

Muito embora a cidade seja imensamente conhecida devido às suas praias, há muito o que se fazer em Guarapari e região além de desfrutar da vida marinha.

Pensando nisso, preparamos um check list com várias atividades legais. Olha só:

Poço dos Jesuítas

Localizado no Morro do Atalaia, nas pedras próximo à beira mar, é o único poço que ainda resta de vários que foram construídos pelos jesuítas no século XVI. Em um lindo formato de cúpula, era utilizado pela população quando faltava água na cidade.

Vê-lo de perto, sem dúvida alguma, faz parte de um grande momento histórico-cultural da viagem!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Ruínas da Igreja

Dedicada a Santa Virgem Nossa Senhora da Conceição, a igreja foi construída em 1677, mas sofreu um incêndio que a impediu de ser terminada. Agora, ficam as ruínas para contar história.

Edificada com pedras sobrepostas, unidas por massa feita de barro, areia, conchas trituradas e óleo de baleia, as ruínas já chegaram a ser utilizadas como cemitério, horta, escola e até como cadeia. No entanto, em 1989, foi tomada pelo Conselho Estadual de Cultura.

ruinas da igreja guarapari - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari ES – Foto de José Luiz Pizzol

Lagoa dos Caraís

Também conhecida como lagoa Coca-Cola, a Lagoa dos Caraís é a principal atração do Parque Estadual Paulo César Vinha, devido à coloração avermelhada de suas águas.

Se você busca um ambiente tranquilo, o lugar é ideal para tomar um banho em sua água calma de cor Coca-Cola. Além disso, como se não bastasse essa oportunidade maravilhosa, ainda é possível subir o mirante e ter uma vista deslumbrante da lagoa.

Para chegar até a Lagoa, siga caminhando durante 30 minutos a partir da orla da Praia do Setibão.

lagoa da coca cola espirito santo - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Lagoa dos Guaraís, ou Lagoa Coca-Cola – Foto: Leonardo Merçon

Parque Natural Municipal Morro da Pescaria

Essa unidade de conservação ambiental com 73 hectares de pura Mata Atlântica e Restinga está localizada no final da Praia do Morro, sendo que a principal atração no Parque é uma trilha em puro contato com a natureza que te leva a algumas praias.

Após a caminhada, os visitantes encontram um verdadeiro oásis: a Praia do Ermitão, com sua pequena faixa de areia cercada pela vegetação nativa.

O local é bastante famoso e recebe cerca de 150 mil visitantes durante a alta temporada. Abre todos os dias às 7 horas e fecha às 18 horas e a entrada custa apenas R$ 2,00.

o que fazer em guarapari es - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Vista do alto do Morro da Pescaria – Foto de Adrienne Baeta

Onde ficar em Guarapari ES?

Guarapari possui uma excelente estrutura para receber os visitantes e é a segunda cidade do Espírito Santo em tamanho da rede hoteleira. Portanto, que opções de hospedagem em Guarapari ES não vão faltar, mas claro, na alta temporada é sempre bom fazer a sua reserva com antecedência.

E diante de tantas opções disponíveis, fizemos uma seleção especial para você escolher o melhor lugar para se hospedar em Guarapari e aproveitar o máximo a sua viagem! Confira:

Hotel Atlântico:

Está localizado na região central e a poucos metros da Praia dos Namorados. O hotel dispõe de piscina, sala de jogos e estacionamento. Os quartos são equipados com TV, ar condicionado e alguns possuem varanda com vista pro mar.

hotel em guarapari - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Praia dos Namorados, em frete ao Hotel Atlântico – Foto: Booking

Fragata Hotel:

É uma das principais opções da Praia do Morro e está localizado a poucos minutos de caminhada até a Ilha da Raposa. Os hospedes podem usufruir de piscina ao ar livre, Wi-Fi, estacionamento gratuito e suítes com ar-condicionado, guarda-roupa, frigobar e TV.

onde ficar em guarapari - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Fragata Hotel, o interessante é que o prédio tem o formato mesmo de um barco; essa é a proa – Foto: Booking

Pousada Enseada do Corsário:

A poucos metros da Praia dos Padres, Praia da Bacutia, Praia de Meaípe e Igreja de Sant’Ana, a pousada conta com piscinas para crianças e adultos, área para churrasco, café da manhã e suítes com ar-condicionado, varanda, TV e frigobar.

onde dormir em guarapari espirito santo - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Pousada enseada do Corsário em Guarapari

Pousada Blue Marina:

com opções de camas em quarto compartilhado e quartos privativos, a pousada oferece um ambiente descolado, bicicletas gratuitas, bar, lounge, piscina e jardim. Com uma ótima localização central, os hospedes estarão próximos da Praia dos Namorados, do Mercado de Artesanato, da antiga Igreja Matriz e do Clube Atalaia.

Leia também: Booking é confiável?

pousada em guarapari - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
Pousada Blue Marina em Guarapari, com sua localização privilegiada

Onde comer em Guarapari

A gastronomia em Guarapari é bastante importante para a cidade, já que alguns pratos típicos, como a Moqueca Capixaba, atraem os turistas que adoram apreciar a culinária local.

Todas devidamente feitas nas panelas de barro produzidas pelas paneleiras, que é uma tradição do Espírito Santo.

Mas não é só isso, as opções gastronômicas da cidade vão muito além da cozinha local, com várias opções da culinária nacional e internacional também.

Pensando nisso, selecionamos restaurantes que não podem ficar de fora de um saboroso roteiro gastronômico em Guarapari. Confira:

Restaurante Gaeta:

Quando o assunto é a tradicional moqueca capixaba acompanhada da moquequinha de banana-da-terra, o Restaurante Gaeta é referência. É um dos mais tradicionais restaurantes do Espírito Santo. No seu cardápio também está a sobremesa mais famosa da região, a torta de coco Gaeta.

moqueca capixaba restaurante gaeta - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
A verdadeira moqueca capixaba sendo preparada no restaurante Gaeta – foto do facebook

Recanto da Zezé:

Com mesas à beira mar, os clientes podem apreciar os famosos bolinhos de aipim de diversos sabores, como camarão e carne de sol, criados pela Zezé (já falecida). Além dos bolinhos, também há pratos com frutos do mar e bebidas.

Procure aqui outras opções de hotel em Guarapari

Casa Marracini:

O restaurante conta com um cardápio sofisticado e diversificado entre pratos da culinária local, brasileira e italiana, em sua maioria com frutos do mar e carnes, além de opções de sobremesas, drinks e vinhos.

Instalado em um casarão próximo à Praia da Areia Preta é umas das principais opções gastronômicas da região.

comida capixaba - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
O prato Al Mare, da Casa Marrracini – Foto do Facebook

Kibe Lanches:

Essa é uma dica para os amantes da culinária árabe, já que o Kibe Lanches é um restaurante libanês e o mais tradicional da região. Além dos kibes, também é possível encontrar esfirras, kafta, coalhada seca e arroz marroquino. Há opções de pratos individuais (executivo).

onde comer em guarapari - O que fazer em Guarapari ES: dicas e onde ficar!
O carro chefe do Kibe Lanches, tradicional casa de comida árabe em Guarapari – foto do Facebook

Além das opções acima, há diversas opções de lugares para comer bons doces e sobremesas, como a doceria Sonho de Mel e para lanches rápidos como a Chespirito Burguer e a lanchonete Hamburgão, por exemplo.

Guarapari é sem dúvidas um destino imperdível no Espirito Santo. Daqueles lugares que a gente frequenta uma vez e a vontade de voltar para desbravar ainda mais é enorme.

Procure aqui os melhores Seguros Viagem com desconto

Lugar cheio de cultura, história e uma beleza natural sem igual, Guarapari é parada obrigatória na sua viagem pelo litoral capixaba. Aproveite ao máximo! E compartilhe esse post com os seus amigos.

Leia mais sobre o Espírito Santo:

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *