Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 04/09/2020

Decidimos fazer a viagem para a Polônia meio de improviso. Aproveitamos uma promoção da Ryanair quando estávamos fazendo um intercâmbio em Dublin e fomos durante um fim de semana. Então, tive que pesquisar rapidamente o que fazer em Cracóvia, que seria a nossa cidade base.

O interesse primeiro era fazer a visita aos campos de concentração de Auschwitz, mas logo percebemos que havia muitos outros lugares legais para visitar na cidade.

Como não tínhamos muito tempo, organizamos um roteiro de 3 dias na Cracóvia, ou quase, pois chegamos à cidade às 10h da manhã de uma sexta-feira e fomos embora no domino às 21h. Mas deu para visitar tudo o que planejamos e até alguns lugares que nem estavam na programação, mas que acabaram por se tornar boas surpresas.

activites - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

=> Importante: Por que contratar um seguro viagem?

O que fazer em Cracóvia?

Estrategicamente, escolhemos uma hospedagem bem na praça Rynek Glówny, datada de 1257, que é o coração do centro histórico da cidade e que concentra na sua região a maioria das atrações turísticas da Cracóvia, assim poderíamos conhecer quase tudo a pé.

Confira => Passeio na Cracóvia

Alugamos um apartamento que foi um grande achado – pela sua excelente localização, preço e qualidade (era enorme e com um baita visual!). Já escrevemos um post sobre ele e também publicamos um vídeo mostrando-o todinho por dentro:

Vamos, então, ao roteiro em Cracóvia:

Dia 1: Castelo Wawel e centro histórico da Cracóvia

Como você poderá perceber, fomos durante o inverno e por isso tínhamos que aproveitar bem o dia, pois anoitece mais cedo por lá, por volta das 16h30. Então, assim que deixamos a mala no apartamento, já fomos logo bater perna.

dicas da cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

o que visitar na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Primeiramente demos uma rodada geral pela praça, mas sem nos deter muito a nenhuma das atrações que existem ali, visto que estaríamos no local durante todos os dias.

Fomos depois caminhando para a nossa primeira visita, o Complexo Wawel, onde estão o castelo e a catedral.

O lugar é enorme e na hora de comprar o ingresso existem várias versões, dependendo do que o turista pretende visitar lá dentro.

Nós optamos apenas pela catedral e pela visita ao quadro “A Dama do Arminho”, de Leonardo da Vinci, que fica atualmente lá, além de rodar as áreas externas.

castelo da cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

o que ver na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Como ainda ficamos bastante tempo lá, quando saímos o sol já estava começando a ir embora, então voltamos para a Praça e aproveitamos a luz para fazer algumas fotos.

Há 3 construções importantes ali: um mercado, a Basílica de Santa Maria, ambos do século XIII, e a Torre da Prefeitura.

Para finalizar, fomos dar um passeio pelo mercado e logo voltamos para casa, pois como acordamos de madrugada para pegar o avião, estávamos bem cansados nesse dia.

mercado na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)Mercado

compras na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Dia 2: Auschwitz, Basílica de Santa Maria e museu subterrâneo

Nesse dia saímos cedo para a razão principal que nos levou até a Polônia: Auschwitz.

Os campos de Auschwitz ficam a cerca de 75 km da Cracóvia, em Oswiecim, e a viagem até lá de carro leva em torno de 1 hora, mas também é possível ir de trem ou ônibus.

Nós optamos por um tour organizado porque, além da comodidade no deslocamento, queríamos um guia para nos mostrar e “explicar” tudo o que veríamos. Ficar andando aleatoriamente por Auschwitz sem um direcionamento pode tornar a visita meio sem sentido e muitos fatos e detalhes importantes podem passar despercebidos.

Imperdível => Excursão guiada para Auschwitz-Birkenau

onde ir na cracóvia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

como chegar em auschwitz - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Não é preciso dizer que é uma visita muito impactante e demoramos bastante tempo para, de fato, perceber tudo o que se passou ali.

Além de estranho, por vezes é meio constrangedor estar naquele lugar, mas definitivamente é uma visita necessária e que “gostamos” muito de fazer. Você sai de lá pensando muito na vida e no que o homem é capaz de fazer.

auschwitz - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

campo de concentracao - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Ainda escreveremos um post completinho sobre Auschwitz, mas, enquanto isso, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos mostrando como é essa visita:

Por volta das 14h30, já estávamos de volta à Cracóvia e fomos visitar a Basílica de Santa Maria. Vale a pena prestar atenção numa coisa: de hora em hora aparece um soldado numa janela lá no alto da torre da igreja e ele toca uma música. Como o nosso apartamento era quase em frente, escutávamos a noite toda.

cracóvia com bebê - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)Visual da basílica de dia…

o que ver na cracóvia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)… e à noite.

Depois fomos fazer uma visita muito legal e que nem estava indicada no nosso guia, só descobrimos que existia quando chegamos à cidade.

Por baixo do mercado e da praça, há um grande museu subterrâneo (claro!) instalado num sítio arqueológico que conta a história medieval da cidade, o Podziemia Rynku. Ele é bem interativo e foi uma grata surpresa.

museu subterraneo cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

museu cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Dia 3: Mina de Sal, Muralhas de Cracóvia e Fábrica de Schindler

Iniciamos o nosso passeio pela famosa Mina de Sal de Wieliczka, a uns 20 minutos de distância do centro da Cracóvia. A visita é guiada e leva em torno de 2 horas, dependendo do grupo. É lá embaixo que fica a Catedral de Sal, lindíssima.

salt mine krakow - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

cracovia dicas - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Quando voltamos, tratamos logo de almoçar num restaurante típico e em seguida fomos dar uma última volta pelo centro histórico, indo em direção às Muralhas de Cracóvia e ao Portão Medieval.

o que fazer na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

centro historico da cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Para finalizar, pegamos um táxi e fomos para a nossa última visita, a Fábrica de Schindler, que fica fora do centro, mas não muito distante.

No lugar onde a fábrica funcionou, hoje temos uma espécie de museu contanto a história da ocupação nazista e dos guetos judeus.

a lista de schindler - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)Os “listados” de Schindler.

krakow travel - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)O escritório de Schindler.

dicas da polonia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

viagem para a cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

roteiro de 3 dias na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

museu schindler - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

O único lugar que não conseguimos visitar foi o bairro judeu de Kazimierz, pois como anoitecia muito cedo e fazia bastante frio, acabamos desanimando de ir. Mas passamos por lá de carro quando voltávamos da Mina de Sal e pudemos ver o único pedaço original do muro que cercava o gueto e que, curiosamente, fica no quintal de um jardim de infância. É interessante observar o simbolismo no formato de lápides que as partes do muro têm.

gueto judeu cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)É aquele muro lá nos fundos do prédio, com as partes arredondadas em cima.

Apesar do frio, gostamos muito de ter feito essa viagem para a Cracóvia e esse roteiro de 3 dias nos atendeu bem. Nós fomos com a TuristaProfBaby, nossa filha de 1 ano e 3 meses à época, o que tornava os passeios um pouco mais lentos. Se você estiver só com adultos, provavelmente ainda conseguirá visitar muitos outros lugares.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!

Gostou das nossas dicas de o que fazer em Cracóvia? Se você tiver oportunidade, não deixe de ir, porque a experiência é fantástica!

Boa viagem!

activites - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.